Categoria: Educação Fisica Artigos |
Índice de massa corporal e dobras cutâneas como indicadores de obesidade em escolares de 8 a 10 anos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JANUÁRIO, Renata Selvatici Borges; et al
O objetivo deste estudo foi comparar a concordância entre dois indicadores de obesidade, IMC e percentual de gordura, em escolares de ambos os sexos. Para tanto, 100 meninas e 100 meninos de 8 a 10 anos, alunos do ensino fundamental do município de Londrina, foram submetidos a medidas antropométricas para subseqüente cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e percentual de gordura como indicadores de obesidade. As variáveis foram analisadas em relação aos critérios de referência apresentados por Williams et al e Cole et al. Os resultados foram analisados pelo índice Kappa, evidenciando que 79% dos meninos e 85% das meninas foram classificados simultaneamente pelos dois procedimentos. Uma concordância moderada entre os dois indicadores de obesidade na classificação para meninos e meninas foi evidenciada (kappa=0,43 e 0,50, respectivamente). Entretanto, os dados encontrados demonstraram que 21% dos meninos e 15% das meninas encontravam-se dentro de uma faixa de peso considerada normal, segundo o IMC, contudo, de acordo com o percentual de gordura corporal, apresentavam um quadro de obesidade. Os resultados demonstraram que o IMC, quando comparado ao percentual de gordura, apresentou concordância moderada para classificar crianças de ambos os sexos, de 8 a 10 anos, em relação à obesidade, acima e dentro do critério de referência para saúde.
Palavras-chave: Obesidade. IMC. Percentual de gordura. Crianças.
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798 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Indústria Cultural e Esporte devem se interligar pela Publicidade |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAPINUSSÚL, José Maurício
O presente trabalho objetiva estabelecer um elo entre esporte e indústria cultural, a partir do instante em que ambos norteiam seus procedimentos, dentro de uma visão moderna e realista, sem mascaramentos e hipocrisia, por princípios de comercialização e lucro, naturalmente obedecendo a princípios éticos e morais, sem apelar para expedientes que a sociedade crítica condena. Tendo origem na década de 40 (1947) na Alemanha, a indústria cultural teve no berlinense Theodor Adorno o seu grande apologista, segundo ele, representando o estudo da comunicação sob o enfoque dos efeitos sociais de caráter ideológico dos meios de comunicação, efeitos esses que subordinam a ideologia ao princípio de comercialização da informação. A influência da indústria cultural, segundo opiniões de intelectuais que se aprofundaram no estudo do problema, pode ser prejudicial para o esporte, exigindo providências capazes de neutralizar este lado negativo, utilizando-se o recurso da publicidade como uma espécie de antídoto, cuja aplicação viria beneficiar o esporte.
Palavras-chave: Cultura. Esporte. Publicidade.
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4718 0 bytes Revista de Educação Física http://www.revistadeeducacaofisica.com.br/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Influência do alongamento sobre a força muscular: uma breve revisão sobre as possíveis causas |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RAMOS, Gracielle Vieira; SANTOS, Rafael Rezende dos; GONÇALVES, Alexandre
Atualmente, o alongamento muscular antes do exercício vem trazendo controvérsias no âmbito científi co, em relação aos seus benefícios, no que diz respeito ao desempenho muscular do indivíduo. Nesta linha de pesquisa, os estudos têm observado uma tendência na diminuição da força muscular como conseqüência do alongamento agudo. Contudo, existe divergências entre os estudos sobre os motivos reais da perda de performance muscular após alongamento. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar, através de uma revisão de literatura nas bases de dados PUBMED, SCIELO, periódicos nacionais e internacionais assim como em livros relacionados à fi siologia neuromuscular a infl uência do alongamento sobre a força muscular e suas possíveis causas.
Palavras-chave: Exercício de alongamento muscular. Força Muscular. Avaliação de desempenho.
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1038 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Intervenção/ação: contribuições da Educação Física no curso normal superior com mídias interativas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid et al
O projeto pedagógico do Curso Normal Superior com Mídias Interativas foi desencadeado por ação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e estruturado para atender professores em exercício na rede oficial de ensino do Estado do Paraná. O curso é desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Universidade Eletrônica do Paraná (UEP), agora Universidade Eletrônica do Brasil (UEB). O projeto pedagógico do curso compreende, entre seus componentes curriculares, elementos caracterizadores da modalidade de educação a distância, tais como: videoconferência (sistema Multicast), monitoramento remoto online, chats e fóruns de discussão, teleconferências, sites interativos, protocolos de atividades – material impresso, tutoria e vivências educadoras. A Educação Física tem participação direta no desenvolvimento dos seguintes temas: Linguagens, Códigos e Tecnologias; Corpo e Movimento e Recursos de Aprendizagem: jogos vivenciais, didáticos e lúdicos.
Palavras-chave: Formação de Professores. Mídias interativas. Educação Física.
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2707 0 bytes Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 13, n http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogo carimbador: esquemas de resolução e importância educacional |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CARRACEDO, Valquíria Aparecida; MACEDO, Lino de
Neste trabalho estudou-se o Carimbador, jogo pertencente à família dos pegadores, que se caracterizam por ações de ataque e defesa. Os objetivos foram: a) apresentar um modelo de dinâmica do jogo; b) analisar diferenças e semelhanças em grupos de crianças de quatro a cinco (GI), seis a sete (GII) e 12-13 anos (GIII), na consideração das regras do jogo e nos esquemas de resolução de problemas (procedimentos) utilizados e c) analisar a importância educacional dos jogos. Para essas análises foram selecionadas duas partidas do jogo de cada grupo, gravadas em vídeo. Quanto ao modelo, foi proposta uma figura descrevendo a dinâmica do jogo. A análise das regras foi feita de forma quantitativa (número de regras consideradas) e qualitativa (exemplos em cada grupo). Os esquemas de resolução foram analisados de acordo com os aspectos de ocupação espacial, sistema de marcação, passes, arremessos e salvamento dos jogadores. De modo geral, os resultados indicaram que o GI realizou ações individuais e jogadas sem participação coletiva; o GII apresentou esboços de ações coordenadas e tentativas de jogo de equipe; o GIII realizou jogadas coordenadas, mas sem estratégias mais elaboradas ou táticas. Foram duas as principais contribuições deste estudo. Primeiro, propor – na perspectiva da criança - uma análise de procedimentos para resolver problemas, desenvolvendo habilidades motoras em um contexto de regulação ativa. Segundo, na perspectiva do professor, a partir das diferenças entre os grupos, sugerir um modo de observação e intervenção nas aulas de Educação Física, em que se valorize níveis de jogos e de consideração das regras.
Palavras-chave: Jogo. Esquemas de resolução. Importância educacional.
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2099 0 bytes Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 14(1):29-44, jan http://efartigos.atspace.org/jogos.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogos competitivos e cooperativos: um estudo nas Escolas Municipais de Cascavel/PR |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRANDL, Inácio Neto; ALVES, Cristhiane Marcia Maciel Kaminski
Este estudo foi relativo aos jogos ministrados por professores nas aulas de Educação Física nas 3a e 4a séries de nove escolas da rede pública, situadas na região sul do município de Cascavel/PR. O objetivo geral foi analisar se os jogos e brincadeiras ministradas por professores nas aulas de Educação Física em nove escolas da rede pública, eram competitivos, de transição ou cooperativos. Além disso, foi verificada a formação destes docentes e o conhecimento sobre os jogos cooperativos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação/descrição de aulas e entrevista semi-estruturada com questões relativas ao tema. Nas trinta aulas observadas, somente dois docentes utilizaram, em algum momento das aulas, jogos de caráter cooperativo. Nenhum docente utilizou jogos de transição e os demais utilizaram jogos competitivos, sendo que das 65 atividades observadas, 52 (80%) foram competitivas, demonstrando os valores que estão sendo repassados as crianças. É importante que os docentes compreendam a validade dos jogos na construção do relacionamento social por meio da vivência nas situações de liderança e de cooperação, no pensar em equipe e na busca de estratégias para a obtenção de objetivos comuns, deixando de lado a questão de que vencer é o mais importante.
Palavras-chave: Cooperação. Competição. Jogos. Educação Física.
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1006 0 bytes Caderno de Educação Física (ISSN: 1676-2533) Marec http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogos cooperativos x jogos competitivos: um desafio entre o ideal e o real |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MAIA, Raquel Ferreira; MAIA, Jusselma Ferreira; MARQUES, Maria Teresa da Silva Pinto.
A prática do jogo nas aulas de Educação Física, muitas vezes, caracteriza-se sob a forma de competição, e professores com uma visão reduzida, não desenvolvem os Jogos Cooperativos (JC), nos quais o contrário de competir, o objetivo é cooperar. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições dos JC no processo educacional, avaliando o envolvimento e grau de aceitação dos alunos por meio de Jogos Competitivos X Cooperativos. Com isso, oferecer aos professores, subsídios para ampliar sua visão quanto à utilização destes jogos, mostrando que uma pequena mudança na regra do mesmo jogo pode trazer grandes benefícios no processo dos relacionamentos. Participaram desta pesquisa 95 alunos da 2o a 4o série, com idade de 7 a 10. As aulas foram realizadas em 2 semanas, 2 x por semana com duração de 50 minutos cada. A conclusão foi que os jogos cooperativos devem ser mais explorados, pelo fato da boa aceitação dos alunos. Por outro lado, a competição no jogo também faz parte do aprendizado, pois precisam aprender a vencer e a perder. Portanto, é preciso cultivar equilíbrio na utilização dos jogos, pois um grande desafio na educação física escolar é a aproximar o ideal (Jogos Cooperativos) do real a (Jogos competitivos).
Palavras chave: Cooperativos. Jogos Competitivos. Educação Física Escolar.
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21815 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http://www.refeld.com.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogos Populares infantis e Cultura de Massa |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GOMES, Daniel Pinto
Na atualidade a indústria cultural com o auxilio da linguagem midiática e do processo de racionalização das técnicas de produção e do comércio, têm se inserido de forma massiva no universo cultural infantil, concretizando efetivas mudanças, tanto de costumes, como de valores, do lúdico. O presente artigo intitulado Jogos populares infantis e cultura de massa trata-se de uma pesquisa antropológica desenvolvida em grupos infantis das cidades de Fortaleza e Caucaia. O estudo etnográfico e etnológico da pesquisa desenvolveu respectivamente a descrição e a análise dos jogos populares infantis que confirmam traços da cultura de massa, resultando num material crítico e reflexivo sobre o tema.
Palavras-chave: indústria cultural, cultura de massa, infância, e jogos populares infantis
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708 0 bytes http://iseepdf.com/jogos-infantis-pdf/ |
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