Categoria: Educação Fisica Artigos |
Verificação e comparação do nível de atividade física obtidos com pedômetro e o Teste de Milha |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GZGIK, Zelir Marizette
O objetivo deste trabalho foi verificar o nível de atividade física de professores aparentemente saudáveis e que não se ocupam com atividades físicas, a não ser as laborais. Esta pesquisa descritiva foi aplicada em 6 professores com idade média de 43 anos. A população em questão são os 31 professores de um colégio estadual da cidade de Salto do Lontra – PR. A amostra, constituída por 3 homens e 3 mulheres, foi monitorada durante 1 dia de trabalho laboral, utilizando-se um pedômetro. O teste de caminhada de 1 milha foi realizado em dias subsequentes (sem o uso do pedômetro) a fim de comparamos o nível de atividade física, obtidos conforme classificação estipulada pelo equipamento e o teste em questão. O pedômetro demonstrou que os homens realizaram em média 6.248 e as mulheres 7.010 passos/dia. Estes valores referenciam uma classificação de “pouco ativo – sem esporte” para ambos os gêneros. Já o teste da caminhada de 1 milha, o qual proporciona uma classificação baseado em valores de VO2máx., apresentou uma média de 43,64 ml/kg/min (± 1,54) para homens (classificação boa) e 32,14 ml/kg/min (± 7,64) para mulheres (classificação média). Concluiu-se que as duas formas de investigação do nível de atividade física (pedômetro e teste da milha) indicam classificação inadequada para a amostragem e que estes professores precisam melhorar seus hábitos de vida, principalmente as mulheres. Sugere-se que sejam buscadas atividades compensatórias ao sedentarismo laboral, típico da categoria, como forma de prevenir doenças e melhorar o nível de atividade física.
Palavras-chave: Atividade física. Pedômetro. Hábitos de vida. Aptidão física.
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4826 0 bytes Faculdade: União de Ensino do Sudoeste do Paraná ( http://www.revistajopef.com.br/sumario.htm |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estudo comparativo da força de preensão isométrica máxima em diferentes modalidades esportivas |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BORGES JUNIOR, Noé Gomes; DOMENECH, Susana Cristina; SILVA, Affonso Celso Kulevicz da; Jonathan Ache Dias, SAGAWA JUNIOR, Yoshimasa
O objetivo deste estudo foi comparar a força de preensão isométrica máxima (Fmax) entre diferentes esportes e entre mão dominante (FmaxD) e não dominante (FmaxND). Participaram do estudo 29 atletas (homens) das modalidades de aikidô (AI), jiu-jitsu (JJ), judô (JU) e remo (RE) e 21 não atletas (NA). O teste de preensão consistiu na manutenção da força isométrica máxima em um dinamômetro de preensão manual durante 10 s. O posicionamento dos sujeitos foi o sugerido pela Sociedade Americana de Terapia da Mão (ASHT). Para análise dos dados, utilizou-se o teste ANOVA fatorial 2X5 com correção de Bonferroni, seguido dos testes t pareado e de Tukey. Foi verificado que existem maiores valores de Fmax quando o esporte praticado é JJ e quando usam a mão dominante, seguido dos grupos de JU, RE, AI e NA. Foi detectado que 30,9% da variação da Fmax pode ser atribuída à dominância das mãos, 39,9% às diferenças entre as modalidades esportivas e 21,3% à interação entre a dominância de mãos e grupo de indivíduos. Os resultados do presente estudo permitiram verificar diferenças significativas na Fmax somente entre os grupos de JJ e AI, e JJ e NA, tanto na mão dominante quanto na não-dominante, e entre mão dominante e não dominante somente nos grupos de AI e NA. Os resultados deste estudo indicam que a Fmax pode ser empregada para comparação entre diferentes modalidades esportivas, e entre mão dominante e não dominante. Estudos com maior número de indivíduos permitirão identificar diferenças entre outras modalidades.
Palavras-chave: Biomecânica. Força da mão. Esportes.
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906 0 bytes Rev Bras Cineantrop Desempenho Hum 11 (3): 2009 http://www.rbcdh.ufsc.br/MostraEdicao.do?edicao=41 |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Programas de educação pelo esporte: qual formação está em jogo? |
Versão: PDF Atualização: 29/2/2012 |
Descrição:
NEIRA, Marcos Garcia
O esporte, enquanto fenômeno cultural multifacetado, foi transformado por determinados setores da sociedade capitalista pós-industrial em produto de consumo, meio de promoção social e instrumento de educação. Os grupos interessados na formação para uma certa cidadania, recorrem a instituições sociais governamentais ou não, para organizar programas que divulgam o potencial educativo do esporte e alentam suas qualidades pedagógicas e sua dimensão socializadora. Este breve ensaio, denuncia os equívocos dos pressupostos que fundamentam tais iniciativas e questiona seu potencial formativo, a partir do confronto do discurso do senso comum que relaciona educação e esporte, com exemplos extraídos do cotidiano e conceitos da sociologia, pedagogia e filosofia.
Palavras-chave: esporte, educação, cidadania.
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631 0 bytes Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, v http://boletimef.org/biblioteca/2363/Programas-de-educacao-pelo-esporte-qual-formacao-esta-em-jogo |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Preparação física para lutadores de Sanshou: Proposta baseada no sistema de periodização de Tudo O. |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
HIRATA, Daniel Shenji
Atualmente, a preparação física de lutadores em esportes amadores, dentre eles o Kung Fu modalidade Sanshou, é tradicionalmente feita com exercícios específicos (técnicas de socos, chutes e projeções), em geral utilizando o peso do próprio corpo baseado na experiência dos professores e sem nenhum tipo de embasamento científico. Por outro lado, cada vez mais se faz necessária a utilização de exercícios com pesos para o incremento da força nos desportos de combate. Objetiva-se, com o presente estudo, propor método e meios de treinamento de força paro referido esporte. O presente estudo foi realizado na forma de revisão bibliográfica referente ao treinamento físico para a luta Sanshou da arte marcial Kung Fu. A partir da revisão bibliográfica foram elaboradas propostas de microciclos de treinamento para atletas praticantes de Sanshou visando, idealmente, a preparação física e considerando as principais solicitações físicas da modalidade.
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815 0 bytes Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, S http://efartigos.atspace.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Parâmetros dinâmicos de movimentos selecionados da Capoeira |
Versão: PDF Atualização: 29/2/2012 |
Descrição:
BRENNECKE, Allan; AMADIO, Alberto C.; SERRÃO, Júlio C.
Tendo em vista a escassa produção científica com enfoques biológicos sobre a Capoeira, o objetivo deste estudo foi realizar a análise dinâmica de movimentos selecionados da capoeira no âmbito da Força de Reação do Solo (FRS). A amostra constituiu-se de 10 capoeiristas, os quais realizaram sobre uma plataforma de força 4 diferentes movimentos: “Negativa Fechada”, “Martelo”, “Armada Pulada” e “Parafuso”. A análise das curvas de FRS centrou-se: na Força Vertical Máxima (Fy máx), noTempo até o Pico de Fy máx (TFy máx), no Gradiente de Crescimento de Fy (GC Fy) e no Impulso gerado por Fy nos primeiros 50ms de execução dos movimentos (I50).
Palavras-chave: capoeira, força de reação do solo, biomecânica.
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655 0 bytes Rev Port Cien Desp 2(V) 153–159 http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rpcd/v5n2/v5n2a03.pdf |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Hipóteses para a popularização do futebol em São Paulo (1894-1920) |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
STREAPCO, João Paulo França; RÚBIO, Kátia
Este artigo tem por objetivo discutir os aspectos sociais e históricos envolvidos no surgimento do futebol, na cidade de São Paulo no final do século XIX, e seu desenvolvimento na metrópole, a partir das primeiras duas décadas do século XX. Serão analisadas as relações entre a modernização gerada pelo advento da urbanização de São Paulo, levando em consideração o aparecimento dos esportes, de novas modalidades de lazer e as novas formas identitárias relacionadas a este processo modernizador.
Palavras-chave: Modernização. Cultura. Urbanização.
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695 0 bytes Recorde, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, jun. 2009. http://boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Nível de atividade física e comportamento sedentário em escolares |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Diego Augusto Santos; LIMA, Jadson de Oliveira; SILVA, Roberto Jerônimo dos Santos; PRADO,Rosa Luciana
Este trabalho objetivou verificar o nível de atividade física (NAF) e o comportamento sedentário em escolares da cidade de Aracaju (SE). Participaram do estudo 1028 estudantes de ambos os sexos, com uma média de 15,38 (2,44) e 15,24 (2,40) anos de idade para o sexo feminino e masculino, respectivamente. Da amostra, 24,7% eram crianças e 75,3% adolescentes, com uma média de 12,07 (0,88) e 16,39 (1,72) anos de idade, respectivamente. Utilizou-se um instrumento já aplicado em estudos nacionais, com o qual se identificou o tempo médio de horas assistindo TV (hTV) por dia e o NAF – PAQ-C. Para a análise de dados, foram empregados a estatística descritiva, o teste “t” para amostras independentes, o Exato de Fisher e o teste de comparação entre duas proporções. Adotou-se nível de significância de 5% (p≤0,05). O sexo masculino teve um escore de 2,25 (0,60) para atividade física, significativamente, maior que o feminino. A prevalência de sedentarismo foi 72,5, 89,3 e 85,2% para o sexo feminino, considerando os grupos “crianças”, adolescentes” e “todo o grupo”, respectivamente, sendo para o masculino uma prevalência de 55,4, 74,8 e 69,8% para os mesmos grupos considerados. Não houve diferenças quando consideradas as hTV entre os sexos e nem ao comparar escolares sedentários com ativos fisicamente (p>0,05). Concluiu-se que: a) há alta prevalência de crianças e adolescentes caracterizados como “sedentários” e “muito sedentários”; b) o sexo masculino apresentou maiores NAF que o feminino c) adolescentes são menos ativos do que as crianças. d) há grande quantitativo de hTV no grupo estudado.
Palavras-chave: Atividade motora. Estudantes. Estudos transversais.
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683 0 bytes Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2009, 11(3):2 http://rbcdh.ufsc.br/MostraEdicao.do?edicao=41 |
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