Categoria: Educação Fisica Artigos |
Associação Brasileira de Masters de Natação (ABMN): ponto de referência na história da natação maste |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DEVIDE, Fabiano Pries
Os objetivos do presente estudo foram investigar os fatores responsáveis pela fundação da ABMN e sua importância para a natação master brasileira. Através do método da história oral, foram feitas quatro entrevistas com sócios-fundadores e dirigentes da entidade desde a sua fundação em 1984. Após transcrição, reenvio aos colaboradores, conferência e análise dos dados, concluímos que a ABMN foi de extrema importância para a profissionalização da natação master no Brasil, que possui importância educacional e cultural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos nadadores e para uma transformação no estigma social da velhice por parte de seus praticantes, amigos e familiares.
Palavras-chave: Natação master. História oral.
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2169 0 bytes Movimento, Porto Alegre, v. 5, n. 11, p. 33-44, de http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Diretrizes Curriculares do Paraná: Uma intervenção no Ensino Fundamental com a Ginástica |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
KRUPCZAK,Janaina Cristina; CARARO,Luciane Gorete
A presente pesquisa caracteriza-se como sendo pré-experimental, teve como objetivo compreender o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares de Educação Física para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e o suporte teórico por ela apresentado, bem como verificar a possibilidade de uma ação docente com o conteúdo Ginástica, pautada em suas orientações. Para sua realização foi selecionada uma turma de 8o série do Ensino Fundamental Séries Finais, do Colégio Estadual Joana Dárc, situado no distrito de São Vicente, pertencente ao município de Araruna – PR., sendo a amostra composta por 21 alunos de ambos os gêneros. Para coleta de dados foram elaboradas e realizadas 14 intervenções docentes, sendo estas transcritas para um Diário de Campo, além de um questionário aplicado antes e após o término de todas as intervenções, como forma de verificar o nível de conhecimento e aprendizagem dos educandos em relação ao conteúdo. Tanto os planos de aula como o questionário foram elaborados pelas pesquisadoras. Os dados foram analisados mediante as anotações do Diário de Campo e pela comparação das respostas obtidas nos questionários. Obteve-se como conclusão a partir das respostas dos questionários e das anotações no Diário de Campo que, existe sim a possibilidade de uma ação docente de qualidade mediante proposta apresentada pelas Diretrizes Curriculares de Educação Física. Houve também uma satisfatória aceitação dos alunos pelo conteúdo estruturante ginástica, além de uma participação expressiva, mostrando que é possível trabalhar este conteúdo no ambiente escolar, mesmo com a falta de recursos materiais.
Palavras-chave: Educação Física. Diretrizes Curriculares. Ginástica.
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2139 0 bytes Universidade Estadual de Londrina http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Correlação entre medidas antropométricas e aceitação pessoal da imagem corporal em bailarinas de dan |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Alexandre; BERGAMIN, Renata Aparecida; GONZAGA, Tatiana Lima
O presente estudo teve como objetivo avaliar o tipo físico atual através do IMC e %G e verificar o nível de percepção e satisfação individual da imagem corporal, numa amostra de bailarinas adolescentes praticantes de Dança Moderna. Para tal, 16 bailarinas de uma academia da cidade de Campinas foram submetidas a avaliações antropométricas e a aplicação do Questionnarie-BSQ e a escala proposta por Stunkard et al, (1983). Os resultados encontrados evidenciam que 50% das bailarinas se encontram com o IMC normal e a outra metade abaixo do padrão de normalidade e, em relação ao %G a maioria está dentro da faixa normal, porém 43,75% estão abaixo. Ao verificar os dados subjetivos (BSQ e silhuetas), apesar dos anteriores, percebe-se que há uma busca por uma silhueta mais magra e insatisfação com a forma de seus corpos.
Palavras-chave: Bailarinas. Adolescentes. Imagem corporal. Percepção individual. Distorção.
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2121 0 bytes MOVIMENTO e PERCEPÇÃO > Vol. 9, Nº 12 (2008) http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Controle e monitoramento no triathlon: estudo a partir da percepção subjetiva do atleta no período p |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
LEITE, Gerson dos Santos et al
A busca por indicadores das respostas imediatas obtidas durante as sessões de treinamento tem sido alvo de investigações no âmbito científico atual, neste sentido o objetivo do estudo foi verificar correlação entre indicadores da carga de treinamento de um triatleta no período pré-competitivo. Para análise dos dados utilizou-se medidas descritivas de centralidade e dispersão e o coeficiente (r) de correlação de Pearson (p<0,05). Os resultados apontam tendência de aumento do volume, da carga e das percepções de cansaço ao longo dos dias de treinamento. Em relação as semanas, verifica-se uma tendência de aumento para a carga, de diminuição da monotonia e manutenção do strain. Pode-se concluir que as variáveis analisadas parecem permitir o monitoramento das alterações no treinamento possibilitando sua caracterização.
Palavras-chave:Treinamento desportivo. Triathlon. Preparação.
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2086 0 bytes Conexões, Campinas, v. 6, p. 96-109, 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SADI, Renato Sampaio; COSTA, Janaína Cortês; SACCO, Bárbara Torres O desenvolvimento da Pedagogia do Esporte no Brasil é tratado, neste texto, a partir da discussão do ensino de esporte por meio de jogos. O referencial teórico utilizado é a abordagem americana de Mitchell, Oslin e Griffin (2003). São apresentados procedimentos pedagógicos e metodológicos relativos a jogos de invasão e perspectivas de trabalho aos professores de Educação Física.
Palavras-chave: Esporte. Pedagogia. Educação Física.
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2083 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 17-26, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Avaliação do Estresse de Idosos Praticantes de Defesa Pessoal |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUEDES, Onacir Carneiro; GUEDES, Rosilene Maria de Lucena
Inúmeros fatores afetam o modo como idoso o desempenha determinada tarefa, incluindo o estado de saúde, as características psicológicas e as exigências da tarefa. Mesmo com as perdas físicas, alguns idosos conseguem superar traumas e dificuldades, sem sofrerem as consequências negativas do estresse. Os idosos, com o objetivo de melhorar seu estresse, praticam tai chi chuan, hidroginástica, natação, além de outras atividades relaxantes. Entretanto, pouco se conhece da Defesa Pessoal como alternativa para reduzir o estresse de pessoas idosas. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo verificar de que modo a Defesa Pessoal contribui para a diminuição do estresse de idosos. Participaram do estudo 39 voluntários, sendo 24 homens e 15 mulheres, selecionados no Programa de Atividades Físicas do Conselho de Educação Permanente da Universidade Livre de Bruxelas. Os idosos participaram, por um período de 12 meses, de um Curso de Defesa Pessoal, adaptado de acordo com as características físicas dos mesmos. Foi empregado o Teste de Eficácia de Reação ao Estresse - Stroop Color-WordTest - de Jensen e Romer (1) , para medir as atitudes dos sujeitos em situações de estresse. Este teste é composto dos fatores de Rapidez Geral (RG), Rapidez Específica (RE) e Interferência (INT), tendo sido aplicado no início e no final do curso. O resultado mostrou que as idosas diferenciaram-se estatisticamente dos homens, no pré-teste de RG (t=2,768 – p= 0,0088), no pré-teste (t=3,864 – p= 0,0004) e pós-teste (t= 7,264 – p= 0,0000) do fator de RE.
Palavras-chave: Idoso. Estresse. Defesa pessoal.
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2049 0 bytes Revista de Educação Física 2008 Set; 142:5-11. Rio http:// |
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