Categoria: Educação Fisica Artigos |
Exercício Físico: prevenção da Síndrome Metabólica |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
QUADROS, Fabricio Felipe Quadros; RIBEIRO, Jerri Luiz
A síndrome metabólica é caracterizada pelo agrupamento de fatores de risco cardiovascular, tais como hipertensão arterial, obesidade, dislipidemia (LDL - colesterol alto, triglicérides altos e HDL - colesterol baixo), alteração do metabolismo da glicose (intolerância à glicose ou hiperinsulinemia e resistência à insulina ou diabete) e microalbuminúrica. Essa síndrome foi descrita, pela primeira vez, em 1922. Em 1988, Reaven descreveu a síndrome e caracterizando a resistência á insulina como um de seus principais mecanismos. A etiologia está associada a componentes genéticos e ambientais. A prevalência é relativamente alta na população adulta e a mortalidade cardiovascular nos pacientes portadores da síndrome é significativamente mais alta se comparada com os fatores de risco cardiovascular que compõem a síndrome separadamente. Do ponto de vista mecanicista, a obesidade visceral parece ter importante papel e contribuir com várias alterações bioquímicas e hormonais encontradas nos portadores da síndrome. Ap rincipal recomendação para pacientes portadores da síndrome metabólica é a modificação no estilo de vida, visando primordialmente à redução do peso através de uma dieta controlada e a realização de exercícios físicos.
Palavras-chaves: Síndrome metabólica. Obesidade. Resistência à insulina. Exercício físico.
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3389 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
As tecnologias da informação e da comunicação nas aulas de Educação Física |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CHANAN, Douglas dos Santos; NASCIMENTO, Ronaldo José; CHANAN, Aline de Abreu Curunzi
As novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) aplicadas à Educação, têm influência em professores e em seus objetivos. A educação física é parte deste avanço, com o uso dos computadores e do Internet além de programas da televisão com o objetivo de melhorar a educação com melhores materiais didáticos. Esta pesquisa verificou o uso das TICs especificamente ao contexto da escola assim como no cotidiano dos professores e alunos, verificando a inserção das TICs nas várias áreas que constituem a Educação Física. A metodologia usada foi a aplicação de questionários aos professores que trabalham em escolas com o ensino médio. Nestes questionários aplicados verificou-se também o conhecimento tecnológico prévio daqueles professores, bem como a qualificação para a aplicação das tecnologias em suas aulas. A maioria dos professores tem o acesso aos computadores e ao Internet em casa, mas somente 20% das escolas têm o equipamento disponível e oferecem o acesso aos estudantes e aos professores. O governo ofereceu cursos de treinamento para os professores, mas estes não podem usar este conhecimento no ensino médio porque não há nenhum equipamento disponível; os programas oferecidos pela TvEscola é insuficiente para estimular professores a planejar aulas inovadoras, porém reconhecem que quando a usam recursos o desempenho dos estudantes é superior à aula tradicional. Além disso, o planejamento da aula e o conhecimento das TICs são considerados frutíferos pelos professores. A pesquisa aponta também ao desenvolvimento de novas políticas educacionais mais pesquisas nesta área.
Palavras-chave: Educação.Tecnologias.Qualificação.
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3479 0 bytes 22nd ICDE World Conference on Distance Education http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Bocha Adaptado: fatores motivacionais na deficiência física |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
LIMA, Sonia Maria Toyoshima; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; NAKADA, Karenn Patrícia A pesquisa, de caráter descritivo com ênfase exploratória, objetivou descrever os fatores que motivaram as pessoas com deficiência física a participarem da modalidade de Bocha Adaptado na cidade de Maringá-PR. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista com questões abertas e fechadas junto aos seus praticantes. Fizeram parte da pesquisa cinco pessoas que praticam o bocha adaptado, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino. Os resultados demonstraram que os motivos que os levaram a praticar o bocha adaptado foi o de praticar um esporte para competir, ocupar o tempo e provar para si mesmos o potencial individual. Contudo, para a prática há dificuldades e, dentre elas, a maior dificuldade apontada para a participação na modalidade foi o deslocamento até as atividades, uma constante reclamação dos deficientes físicos em nosso país. Por outro lado, como aspecto positivo, foi citado que a prática do bocha adaptado contribuiu para identificação das potencialidades, assim como, estimulou e oportunizou a convivência principalmente com seus pares.
Palavras-chave: Bocha adaptado. Deficiência física. Aspectos motivacionais.
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3586 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 11 - N° 95 - http://www.efdeportes.com/efd95/bocha.htm |
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