Categoria: Educação Fisica Artigos |
Constrangimentos na articulação escápula-umeral em escolares do Ensino Fundamental: um problema de i |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
REIS, Pedro Ferreira
Este estudo de caso, veio procurar mostrar, o quanto é danoso para a saúde das nossas crianças, a utilização de mobiliários inadequados, em especial o plano de trabalho alto, e suas consequências na articulação umeral, mostrando através de questionário, os sintomas de dores, e altura da mesa utilizada e qual deveria ser a altura mais confortável, que menos danos causava na saúde das crianças, revisando na literatura o quanto é maléfico trabalhar com ombros abduzidos, prejudicando não só o aprendizado, mas também a saúde, em uma fase tão importante na vida do ser humano.
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2316 0 bytes 3º ERGODESIGN http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Os espaços verdes e os equipamentos de lazer: um panorama de Belém |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BAHIA, Mirleide Chaar; FIGUEIREDO, Silvio Lima
A cidade representa formas múltiplas de exercício de poder, de ocupação do espaço e de apropriação de seus recursos e, por isso, locus de tensão, de competitividade e de diferenciações que afetam a organização social no seu conjunto. As cidades na Amazônia, e Belém como um de seus expoentes, vêm passando por processos contínuos de transformação onde há escassez de parques e áreas de lazer; as unidades de conservação não oferecem segurança e têm infra-estrutura precária e o acesso às poucas áreas verdes é restrito. Sem políticas públicas voltadas à resolução desses problemas, Belém tende a se transformar em uma cidade com poucas áreas de lazer arborizadas. Também é necessário refletir até que ponto os espaços públicos adquirem “tons” de privados ou “turistificados”. Algumas ações vêm sendo implementadas, no que se refere às áreas de lazer e outras que fazem interface com o mesmo, mas há necessidade de aprofundar estudos na área. A pesquisa ora apresentada em resultados parciais tem como objetivo levantar a relação entre as áreas verdes e de lazer em Belém e a localização e utilização das mesmas, além dos discursos de suas implementações, percebendo como as áreas mais recentes foram criadas sob o discurso da implementação do turismo, mas com objetivos de atender as elites da cidade, deixando a periferia com poucas opções e qualidade menor.
Palavras-chave: Lazer. Instalação. Políticas. Ecologia. Parque.
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2291 0 bytes Licere, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, ago. 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Agentes antioxidantes: seu papel na nutrição e saúde dos atletas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FANHANI, Ana Paula; FERREIRA, Márcia, P.
O exercício físico, com a devida moderação, traz benefícios orgânicos. Entretanto, atividades físicas que ultrapassam os limites fisiológicos promovem um aumento na produção de radicais livres de oxigênio, os quais, quando não são devidamente neutralizados, podem iniciar um processo deletério nas células e tecidos, denominado estresse oxidativo. Esse processo degenerativo pode originar diversas doenças e, além disso, parece desempenhar um papel importante no processo de envelhecimento precoce. O objetivo deste trabalho foi avaliar os níveis de consumo de alimentos antioxidantes e de conhecimento sobre seus benefícios em atletas, praticantes de diferentes modalidades esportivas, de ambos os sexos, da cidade de Umuarama-Paraná.
Palavras-chave: Radicais livres. Antioxidantes. Envelhecimento precoce.
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2290 0 bytes SaBios-Rev. Saúde e Biol., v. 1, n. 2 p. 33-41 http://www.pluridoc.com |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
As determinações do Estatuto de Defesa do Torcedor sobre a questão da violência: a segurança do torc |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Priscila Augusta Ferreira et al O artigo analisa as determinações do Estatuto de Defesa do Torcedor (EDT) sobre violência e segurança, a fi m de compreender quais sentidos os torcedores mineiros atribuem a tais aspectos na assistência ao futebol no estádio Mineirão. Para tanto, foram analisados: artigos do EDT que se referem à segurança e ao controle de atos violentos; entrevistas com torcedores no Campeonato Brasileiro de 2007, em Belo Horizonte (MG); além de se buscar um diálogo entre os discursos dos torcedores e as fontes ofi ciais relativas a ocorrências, audiências e atendimentos médicos nesse estádio. O EDT prevê mecanismos para fornecer segurança ao torcedor. Contudo, a sensação de segurança deste, durante a competição, não foi plena, contrariando os dados ofi ciais relativos à violência e à segurança nesse estádio.
Palavras-chave: Estatuto de Defesa do Torcedor. Futebol. Violência. Segurança.
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2277 0 bytes Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campina http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física dialógica: uma experiência de intervenção no ensino fundamental |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CARMO, Clayton da Silva; GONÇALVES JUNIOR, Luiz
As diversas dificuldades enfrentadas durante a prática profissional em Educação Física escolar, dentre elas o baixo índice de participação e interesse das crianças nas aulas, fizeram com que surgissem algumas inquietações que remetem à revisão de nossa metodologia e estratégias de ensino e de aprendizagem. Assim, realizamos intervenção baseados pela pedagogia dialógica, após levantamento de tema gerador junto a comunidade escolar, em aulas regulares do componente curricular educação física em uma turma de 3ª série do ensino fundamental de uma escola pública. O objetivo deste estudo foi o de analisar a aceitação, participação e significação dos/as educandos/as na utilização da perspectiva dialógica na educação física escolar. A metodologia de pesquisa adotada foi qualitativa com inspiração na fenomenologia. As intervenções foram sistematicamente registradas em diários de campo, dos quais, após a identificação das unidades de significado, emergiram cinco categorias: A) “Escolhendo o tema gerador”, B) “Dialogicidade nas aulas de Educação Física”, C) “Contribuições da professora de sala”, D) “Atividades originadas a partir da dialogicidade” e E) “Resistência na realização das tarefas”. Tais categorias possibilitaram a construção dos resultados. Consideramos que, dentre as dificuldades encontradas na intervenção, uma das mais preocupantes foi a resistência inicial das crianças em realizarem as tarefas de casa e as atividades em aula, bem como condutas que atrapalhavam a conversação. Favoravelmente observamos o desenvolvimento da autonomia e o rompimento gradual da resistência das crianças em realizar atividades nas aulas, com mudanças na conduta gerando situações de cooperação, solidariedade e responsabilidade, nova conduta que entendemos dever-se ao trabalho desenvolvido com a temática respeito, mais do que isso, nos indicam a aceitação e significação dos/as educandos/as do transcurso da intervenção com a pedagogia dialógica.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Educação Física Escolar. Pedagogia Dialógica.
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2208 0 bytes CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONGRESSO IBERO–A http:// |
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