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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Exercício Físico: prevenção da Síndrome Metabólica Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
QUADROS, Fabricio Felipe Quadros; RIBEIRO, Jerri Luiz

A síndrome metabólica é caracterizada pelo agrupamento de fatores de risco cardiovascular, tais como hipertensão arterial, obesidade, dislipidemia (LDL - colesterol alto, triglicérides altos e HDL - colesterol baixo), alteração do metabolismo da glicose (intolerância à glicose ou hiperinsulinemia e resistência à insulina ou diabete) e microalbuminúrica. Essa síndrome foi descrita, pela primeira vez, em 1922. Em 1988, Reaven descreveu a síndrome e caracterizando a resistência á insulina como um de seus principais mecanismos. A etiologia está associada a componentes genéticos e ambientais. A prevalência é relativamente alta na população adulta e a mortalidade cardiovascular nos pacientes portadores da síndrome é significativamente mais alta se comparada com os fatores de risco cardiovascular que compõem a síndrome separadamente. Do ponto de vista mecanicista, a obesidade visceral parece ter importante papel e contribuir com várias alterações bioquímicas e hormonais encontradas nos portadores da síndrome. Ap rincipal recomendação para pacientes portadores da síndrome metabólica é a modificação no estilo de vida, visando primordialmente à redução do peso através de uma dieta controlada e a realização de exercícios físicos.

Palavras-chaves: Síndrome metabólica. Obesidade. Resistência à insulina. Exercício físico.


Downloads 3389  3389  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Evolução no nível de atividade física de escolares observados pelo período de 1 ano Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JENOVESI, Jefferson Ferreira

O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de atividade física (NAF) entre escolares de diferentes estados nutricionais, matriculados nas 1ª e 2ª séries de 8 escolas públicas estaduais da cidade de São Paulo, após 1 ano de observação.

Downloads 712  712  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ciência e Movimento  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Evolução histórica da Legislação Esportiva Brasileira: do estado Novo ao século XXI Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Diego Augusto Santos

O objetivo do presente estudo foi descrever a evolução da Legislação Desportiva Brasileira desde o Estado Novo até o século XXI. Foram realizados levantamentos bibliográficos em livros de Educação Física que tratam da história do esporte, na legislação brasileira relacionada à área. Foi feito também levantamentos na internet, com o intuito de subsidiar as discussões do presente estudo. Das leis responsáveis pelo esporte brasileiro encontrou-se relatos de seis, onde pode considerar que a partir da Lei Zico ocorreram alterações bruscas na administração e regência do esporte nacional.

Palavras-chaves: História. Esporte. Brasil.


Downloads 2129  2129  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Eu corpo a corpo comigo mesma: Des(H)armonizando o espaço do invisível Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
REIS, Andréia Maria Ferreira

Nesta comunicação faço uma análise do meu processo na criação de Hibridus Corpus (Salvador, 2006). Atuei nesta performance - como diretora, criadora e performer - juntamente com o artista plástico Wagner Lacerda. Esta análise parte da não polaridade, incluindo harmonicamente a (des)proporção e a diferença em inter-Ação. Muito citado atualmente, Deleuze utiliza o termo devir como zona de indiscernibilidade, do entre e da desterritorialização, o próprio processo. Neste contexto estão, o Corpo Paradoxal de Gil (2005), o Corpo Efervescente de Banes (1999) e os estudos do corpo no espaço dinâmico de Laban (1978).

Palavras-chave: Corpo, híbrido, inter-Ação.

Downloads 671  671  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGAC/UFBA  Site http://portalabrace.org/portal/
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Ética, estigma e discriminação de grupos vulneráveis no processo educacional Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MONTE, Naira Baccarelli; VARGAS, Carla Regiane; GUTIERRES FILHO, Paulo José Barbosa; MATOS, José Claúdio Morelli; SILVA, Rudney da; FERNANDES, Jorge Manuel Gomes de Azevedo

Este trabalho teve como objetivo analisar o estigma e a discriminação de grupos vulneráveis no processo educacional inserido no contexto sócio-político e cultural vigente, respaldando-se nos fundamentos da ética como forma de compreender e transformar a própria condição de vulnerabilidade. Portanto, o presente artigo faz uma reflexão sobre o processo de estigmatização durante os contatos sociais presentes no cotidiano escolar. Evidencia, em conseqüência disso, a necessidade de uma abordagem ética durante as situações de tensão geradas pela existência dos estigmas. Nesse sentido, a escola, como colaboradora no processo de construção de identidade de cada um dos educandos, torna-se o espaço ideal para a efetiva prática de valores éticos, haja vista a necessidade de enfrentamento e busca de soluções para os conflitos gerados no contato com o outro.

Palavras-chave: Ética. Estigma. Discriminação. Educação. Grupos vulneráveis.





Downloads 6281  6281  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 132 -  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Estudo longitudinal do crescimento corporal de escolares de 10 a 14 anos: dimorfismo sexual e pico d Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BERGMANN, Gabriel Gustavo; et al

O acompanhamento do crescimento corporal durante a adolescência é um importante indicador de saúde, além de possibilitar a identificação do estado maturacional dos indivíduos. Frente a isso, os objetivos do estudo foram: a) descrever o desenvolvimento da estatura e de massa corporal de meninas e meninos dos 10 aos 14 anos de idade e suas diferenças nesse processo, e; b) identificar o momento e a magnitude do pico de velocidade em altura (PVA) e do pico de velocidade em massa corporal (PVP) de meninos e meninas. Para tanto, foram acompanhados dos 10 aos 14 anos de idade, 70 escolares dos dois sexos. Foram medidas a estatura (cm) e a massa corporal (kg) dos mesmos indivíduos, anualmente, de 2001 a 2005. Os resultados demonstram que até os 12 anos não existem diferenças consistentes entre os sexos, e que aos 13 e 14 anos, os meninos são maiores e mais pesados que as meninas. O PVA e PVP ocorreram no mesmo período, sendo nos meninos dos 12 para os 13 anos, e nas meninas dos 10 para os 11 anos. Frente aos resultados, concluímos que, até o PVA dos meninos, não existem diferenças expressivas no crescimento corporal entre os sexos e que, a partir desse evento, os meninos ficam maiores e mais pesados que as meninas. Além disso, concluímos que o PVA e o PVP ocorrem cerca de dois anos antes nas meninas.

Palavras-chave: Dimorfismo sexual. Crescimento físico. Pico de velocidade.

Downloads 655  655  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Estudo dos benefícios da improvisação nas aulas de dança do curso de Educação Física Unileste-MG Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GOMES, Ariane de Castro et al

Saber improvisar nos dias de hoje é muito importante, pois imprevistos acontecem a todo momento. A improvisação foi trazida para a dança por alguns professores e coreógrafos, pois achava-se que a dança estava ficando cheia de gestos mecânicos e repetitivos. Daí surgiu a necessidade de se estudar a improvisação bem como suas técnicas, sua aplicação nas aulas de dança e seus benefícios. Este estudo objetivou analisar a importância da prática da improvisação para intérpretes de dança, verificando a criatividade, a espontaneidade, a comunicação e observando fatores cognitivos e sensitivos. A amostra foi realizada com 20 (vinte) alunos que cursavam a disciplina Contato-Improvisação e Estudo Sobre o Corpo, do curso de Educação Física do UnilesteMG. Foi aplicado um questionário semiestruturado que continha 15 (quinze) questões e os dados colhidos foram tratados pela estatística descritiva. Conclui-se que a improvisação é de suma importância para a dança, pois dá oportunidade para que o dançarino possa criar seus próprios movimentos de acordo com seus sentimentos e sensações em um contexto bem natural.

Palavras-chave: Improvisação. Dança.

Downloads 19102  19102  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Estudo das emoções dos atletas juvenis de Futsal, durante treinamentos e competições Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRIDI, Isabel Cristina; CÁRDENAS, Ramón Nunez

A pesquisa foi desenvolvida visando identificar as emoções apresentadas pelos atletas juvenis de futsal, durante treinamentos e competições. No período, os dados individuais e grupais foram obtidos através de vários instrumentos. Primeiramente, foi feita, uma entrevista inicial com todos os atletas da equipe para apurar dados pessoais. Em seguida, realizaram-se testagens para verificar qual é o temperamento predominante e o perfil psicológico de cada atleta. Logo após, foram observados treinamentos antes e durante o período competitivo, com medição da freqüência cardíaca e respiratória, antes, durante e depois dos treinamentos; e, ao final do qual, cada atleta respondeu a um questionário sobre seu comportamento emocional naquele treinamento específico.

Palavras-chave: Emoções. Categoria juvenil.

Downloads 2541  2541  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Psicodeporte.Net  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Estudo comparativo da força de preensão isométrica máxima em diferentes modalidades esportivas Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BORGES JUNIOR, Noé Gomes; DOMENECH, Susana Cristina; SILVA, Affonso Celso Kulevicz da; Jonathan Ache Dias, SAGAWA JUNIOR, Yoshimasa

O objetivo deste estudo foi comparar a força de preensão isométrica máxima (Fmax) entre diferentes esportes e entre mão dominante (FmaxD) e não dominante (FmaxND). Participaram do estudo 29 atletas (homens) das modalidades de aikidô (AI), jiu-jitsu (JJ), judô (JU) e remo (RE) e 21 não atletas (NA). O teste de preensão consistiu na manutenção da força isométrica máxima em um dinamômetro de preensão manual durante 10 s. O posicionamento dos sujeitos foi o sugerido pela Sociedade Americana de Terapia da Mão (ASHT). Para análise dos dados, utilizou-se o teste ANOVA fatorial 2X5 com correção de Bonferroni, seguido dos testes t pareado e de Tukey. Foi verificado que existem maiores valores de Fmax quando o esporte praticado é JJ e quando usam a mão dominante, seguido dos grupos de JU, RE, AI e NA. Foi detectado que 30,9% da variação da Fmax pode ser atribuída à dominância das mãos, 39,9% às diferenças entre as modalidades esportivas e 21,3% à interação entre a dominância de mãos e grupo de indivíduos. Os resultados do presente estudo permitiram verificar diferenças significativas na Fmax somente entre os grupos de JJ e AI, e JJ e NA, tanto na mão dominante quanto na não-dominante, e entre mão dominante e não dominante somente nos grupos de AI e NA. Os resultados deste estudo indicam que a Fmax pode ser empregada para comparação entre diferentes modalidades esportivas, e entre mão dominante e não dominante. Estudos com maior número de indivíduos permitirão identificar diferenças entre outras modalidades.

Palavras-chave: Biomecânica. Força da mão. Esportes.

Downloads 835  835  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev Bras Cineantrop Desempenho Hum 11 (3): 2009  Site http://www.rbcdh.ufsc.br/MostraEdicao.do?edicao=41
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Estruturação da Capoeira como conteúdo da Educação Física no Ensino Fundamental e Médio Popular Versão: PDF
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
SOUZA, Sérgio Augusto Rosa de; OLIVEIRA, Amauri A. Bássoli de

A capoeira nasceu nas senzalas, como luta de libertação da classe dominada contra o regime de escravidão existente na época. Foi perseguida, e, no plano de resistência ideológica, agrediu, por muitos anos, os códigos das culturas dominantes. Hoje, encontra-se presente em diversos segmentos sociais do mundo, sendo realidade sua prática no ensino fundamental, médio e superior. Entretanto, trata-se de um conteúdo pedagógico pouco estudado e fundamentado em sua estrutura técnica e cultural para o cotidiano escolar. Este estudo objetivou a estruturação da capoeira como conteúdo da Educação Física escolarno ensino fundamental e médio. Na introdução, buscamos apresentar e justificar a capoeira como conteúdo que pode ser contemplado nas escolas. Em um segundo momento, apresentamos alguns aspectos da capoeira que devem ser observados na disciplina Educação Física, possibilitados pela estruturação proposta pelos autores. Finalizamos com a exemplificação de uma aula de capoeira para a 1a série do ensino fundamental, baseada em uma proposta aberta e problematizadora de ação pedagógica.

Palavras-chave: capoeira, conteúdo da Educação Física, ensino fundamental e médio.

Downloads 672  672  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 12, n.   Site http://eduemojs.uem.br/ojs/
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