Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estudo das emoções dos atletas juvenis de Futsal, durante treinamentos e competições |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRIDI, Isabel Cristina; CÁRDENAS, Ramón Nunez
A pesquisa foi desenvolvida visando identificar as emoções apresentadas pelos atletas juvenis de futsal, durante treinamentos e competições. No período, os dados individuais e grupais foram obtidos através de vários instrumentos. Primeiramente, foi feita, uma entrevista inicial com todos os atletas da equipe para apurar dados pessoais. Em seguida, realizaram-se testagens para verificar qual é o temperamento predominante e o perfil psicológico de cada atleta. Logo após, foram observados treinamentos antes e durante o período competitivo, com medição da freqüência cardíaca e respiratória, antes, durante e depois dos treinamentos; e, ao final do qual, cada atleta respondeu a um questionário sobre seu comportamento emocional naquele treinamento específico.
Palavras-chave: Emoções. Categoria juvenil.
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2626 0 bytes Psicodeporte.Net http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estudo dos benefícios da improvisação nas aulas de dança do curso de Educação Física Unileste-MG |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GOMES, Ariane de Castro et al
Saber improvisar nos dias de hoje é muito importante, pois imprevistos acontecem a todo momento. A improvisação foi trazida para a dança por alguns professores e coreógrafos, pois achava-se que a dança estava ficando cheia de gestos mecânicos e repetitivos. Daí surgiu a necessidade de se estudar a improvisação bem como suas técnicas, sua aplicação nas aulas de dança e seus benefícios. Este estudo objetivou analisar a importância da prática da improvisação para intérpretes de dança, verificando a criatividade, a espontaneidade, a comunicação e observando fatores cognitivos e sensitivos. A amostra foi realizada com 20 (vinte) alunos que cursavam a disciplina Contato-Improvisação e Estudo Sobre o Corpo, do curso de Educação Física do UnilesteMG. Foi aplicado um questionário semiestruturado que continha 15 (quinze) questões e os dados colhidos foram tratados pela estatística descritiva. Conclui-se que a improvisação é de suma importância para a dança, pois dá oportunidade para que o dançarino possa criar seus próprios movimentos de acordo com seus sentimentos e sensações em um contexto bem natural.
Palavras-chave: Improvisação. Dança.
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20160 0 bytes Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estudo longitudinal do crescimento corporal de escolares de 10 a 14 anos: dimorfismo sexual e pico d |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BERGMANN, Gabriel Gustavo; et al
O acompanhamento do crescimento corporal durante a adolescência é um importante indicador de saúde, além de possibilitar a identificação do estado maturacional dos indivíduos. Frente a isso, os objetivos do estudo foram: a) descrever o desenvolvimento da estatura e de massa corporal de meninas e meninos dos 10 aos 14 anos de idade e suas diferenças nesse processo, e; b) identificar o momento e a magnitude do pico de velocidade em altura (PVA) e do pico de velocidade em massa corporal (PVP) de meninos e meninas. Para tanto, foram acompanhados dos 10 aos 14 anos de idade, 70 escolares dos dois sexos. Foram medidas a estatura (cm) e a massa corporal (kg) dos mesmos indivíduos, anualmente, de 2001 a 2005. Os resultados demonstram que até os 12 anos não existem diferenças consistentes entre os sexos, e que aos 13 e 14 anos, os meninos são maiores e mais pesados que as meninas. O PVA e PVP ocorreram no mesmo período, sendo nos meninos dos 12 para os 13 anos, e nas meninas dos 10 para os 11 anos. Frente aos resultados, concluímos que, até o PVA dos meninos, não existem diferenças expressivas no crescimento corporal entre os sexos e que, a partir desse evento, os meninos ficam maiores e mais pesados que as meninas. Além disso, concluímos que o PVA e o PVP ocorrem cerca de dois anos antes nas meninas.
Palavras-chave: Dimorfismo sexual. Crescimento físico. Pico de velocidade.
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704 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Ética, estigma e discriminação de grupos vulneráveis no processo educacional |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MONTE, Naira Baccarelli; VARGAS, Carla Regiane; GUTIERRES FILHO, Paulo José Barbosa; MATOS, José Claúdio Morelli; SILVA, Rudney da; FERNANDES, Jorge Manuel Gomes de Azevedo
Este trabalho teve como objetivo analisar o estigma e a discriminação de grupos vulneráveis no processo educacional inserido no contexto sócio-político e cultural vigente, respaldando-se nos fundamentos da ética como forma de compreender e transformar a própria condição de vulnerabilidade. Portanto, o presente artigo faz uma reflexão sobre o processo de estigmatização durante os contatos sociais presentes no cotidiano escolar. Evidencia, em conseqüência disso, a necessidade de uma abordagem ética durante as situações de tensão geradas pela existência dos estigmas. Nesse sentido, a escola, como colaboradora no processo de construção de identidade de cada um dos educandos, torna-se o espaço ideal para a efetiva prática de valores éticos, haja vista a necessidade de enfrentamento e busca de soluções para os conflitos gerados no contato com o outro.
Palavras-chave: Ética. Estigma. Discriminação. Educação. Grupos vulneráveis.
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6346 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 132 - http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Eu corpo a corpo comigo mesma: Des(H)armonizando o espaço do invisível |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
REIS, Andréia Maria Ferreira
Nesta comunicação faço uma análise do meu processo na criação de Hibridus Corpus (Salvador, 2006). Atuei nesta performance - como diretora, criadora e performer - juntamente com o artista plástico Wagner Lacerda. Esta análise parte da não polaridade, incluindo harmonicamente a (des)proporção e a diferença em inter-Ação. Muito citado atualmente, Deleuze utiliza o termo devir como zona de indiscernibilidade, do entre e da desterritorialização, o próprio processo. Neste contexto estão, o Corpo Paradoxal de Gil (2005), o Corpo Efervescente de Banes (1999) e os estudos do corpo no espaço dinâmico de Laban (1978).
Palavras-chave: Corpo, híbrido, inter-Ação.
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722 0 bytes PPGAC/UFBA http://portalabrace.org/portal/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Exercício Físico: prevenção da Síndrome Metabólica |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
QUADROS, Fabricio Felipe Quadros; RIBEIRO, Jerri Luiz
A síndrome metabólica é caracterizada pelo agrupamento de fatores de risco cardiovascular, tais como hipertensão arterial, obesidade, dislipidemia (LDL - colesterol alto, triglicérides altos e HDL - colesterol baixo), alteração do metabolismo da glicose (intolerância à glicose ou hiperinsulinemia e resistência à insulina ou diabete) e microalbuminúrica. Essa síndrome foi descrita, pela primeira vez, em 1922. Em 1988, Reaven descreveu a síndrome e caracterizando a resistência á insulina como um de seus principais mecanismos. A etiologia está associada a componentes genéticos e ambientais. A prevalência é relativamente alta na população adulta e a mortalidade cardiovascular nos pacientes portadores da síndrome é significativamente mais alta se comparada com os fatores de risco cardiovascular que compõem a síndrome separadamente. Do ponto de vista mecanicista, a obesidade visceral parece ter importante papel e contribuir com várias alterações bioquímicas e hormonais encontradas nos portadores da síndrome. Ap rincipal recomendação para pacientes portadores da síndrome metabólica é a modificação no estilo de vida, visando primordialmente à redução do peso através de uma dieta controlada e a realização de exercícios físicos.
Palavras-chaves: Síndrome metabólica. Obesidade. Resistência à insulina. Exercício físico.
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3513 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Exercícios multiarticulares para coordenação motora desenvolvida em academias na observação dos prof |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DOSSANTOS, Douglas Costa et al
O presente estudo avalia e discute a associação entre o uso de exercícios multiarticulares nas séries dos alunos iniciantes e alunos que praticam desporto, na visão do profissional de Educação Física para coordenação motora. A metodologia adotada foi de cunho descritivo, com tipologia de questionário internacional de nível de atividade física (IPAQ - versão 6 com adaptação para desempenho motor): estudo piloto em adultos e jovens brasileiros, com 68 profissionais de diferentes municípios preenchendo o questionário. O resultado para análise está em gráficos onde se apresentam as respostas dos profissionais de Educação Física, que mostram uma visão apurada sobre exercícios multiarticulares no desempenho motor de acordo com literaturas científicas do ramo. Observou-se nos gráficos estatísticos que 42% dos profissionais do Rio de Janeiro, 27% de Niterói e 31% de São Gonçalo mostram ter um bom padrão de conhecimento com relação à coordenação motora para as atividades multiarticulares, todavia nas academias de Niterói e São Gonçalo não foi observada uma padronização metodológica de treinamento, que proporcione um aumento específico dessa qualidade física envolvida. Constatou-se a utilização dos exercícios multiarticulares para a necessidade de evoluir a coordenação motora na concepção dos Profissionais de Educação Física.
Palavras-chave: Multiarticular. Desempenho motor. Aptidão física.
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7776 0 bytes FIEP Bulletin, Foz do Iguaçú, v. 79, 2009. Special http:// |
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