Categoria: Educação Fisica Artigos |
Neoplasias presentes em idosos: A importância da atividade física |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DEPIERI, Paula Gizeli; VAGETTI,Gislaine Cristina
O objetivo deste trabalho é estudar os cânceres presentes na terceira idade, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Recentes estudos apontam um aumento de pacientes idosos com diversos tipos de câncer devido ao aumento da expectativa de vida. Através dos avanços da medicina e do aumento da expectativa de vida dos homens, estabelece-se a melhor possibilidade de cura para os tipos câncer, apesar das causas e fatores de riscos serem diversificados. Os fatores ligados ao estilo de vida, comportamento e meio ambiente parecem ser fundamentais. Os cânceres mais desenvolvidos em idosos, segundo estudos são: câncer de pulmão, mama, próstata, de pele, bexiga, cólon e estômago. O tratamento do câncer pode ter caráter de cura, prolongar a vida ou melhorá-la (aliviar os sintomas).
Palavras-chave: Envelhecimento. Idoso. Neoplasia. Atividade física.
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22113 0 bytes FAFIPA- Faculdade Estadual de Educação, Ciências e http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
As tecnologias da informação e da comunicação nas aulas de Educação Física |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CHANAN, Douglas dos Santos; NASCIMENTO, Ronaldo José; CHANAN, Aline de Abreu Curunzi
As novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) aplicadas à Educação, têm influência em professores e em seus objetivos. A educação física é parte deste avanço, com o uso dos computadores e do Internet além de programas da televisão com o objetivo de melhorar a educação com melhores materiais didáticos. Esta pesquisa verificou o uso das TICs especificamente ao contexto da escola assim como no cotidiano dos professores e alunos, verificando a inserção das TICs nas várias áreas que constituem a Educação Física. A metodologia usada foi a aplicação de questionários aos professores que trabalham em escolas com o ensino médio. Nestes questionários aplicados verificou-se também o conhecimento tecnológico prévio daqueles professores, bem como a qualificação para a aplicação das tecnologias em suas aulas. A maioria dos professores tem o acesso aos computadores e ao Internet em casa, mas somente 20% das escolas têm o equipamento disponível e oferecem o acesso aos estudantes e aos professores. O governo ofereceu cursos de treinamento para os professores, mas estes não podem usar este conhecimento no ensino médio porque não há nenhum equipamento disponível; os programas oferecidos pela TvEscola é insuficiente para estimular professores a planejar aulas inovadoras, porém reconhecem que quando a usam recursos o desempenho dos estudantes é superior à aula tradicional. Além disso, o planejamento da aula e o conhecimento das TICs são considerados frutíferos pelos professores. A pesquisa aponta também ao desenvolvimento de novas políticas educacionais mais pesquisas nesta área.
Palavras-chave: Educação.Tecnologias.Qualificação.
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3479 0 bytes 22nd ICDE World Conference on Distance Education http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Futebol, cultura e arte: clubes esportivos, estilo de vida e a moda das tribos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
KOWALSKI, Marizabel
FUTEBOL - esta imagem forte, triunfal, aureolada de prestígio e amplamente difundida, oferece um apoio das fórmulas discursivas, desde a retórica até a imprensa popular, posta na contingência de se comunicar com os grupos sociais compostos das mais diversas origens, tradições e níveis de informações. O futebol também oferece uma alternativa de vitalidade e perspectivas de uma atitude física e mental. A multidão torcedora se constitui numa manifestação em si mesma, o que acrescenta uma dimensão extra-evento, multiplicando a intensidade das emoções que ele suscita. Os encontros futebolísticos tornaram-se a principal fonte desse duplo ensejo – físico e mental – fixando modelos, tanto para o cidadão comum, quanto para a sociedade, assim como para as autoridades, onde é produzido em diversas outras oportunidades e circunstâncias. Uma imagem de interpretação surrealista. Esta imagem caracterizada pelo desprezo das construções refletidas ou dos encadeamentos lógicos e pela ativação sistemática do inconsciente e do irracional, do sonho e dos estados mórbidos, valendo-se de uma interpretação psicanalítica do momento do êxtase, tem como ponto positivo a renovação dos valores comportamentais coletivos e sociais (em menor grau), artísticos, morais, políticos, literários e filosóficos, baseados no supra–realismo e não no super-realismo.
Palavras-chave: Futebol. Cultura. Arte. Brasil.
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11159 0 bytes Revista Brasileira de Futebol, Viçosa, v. 1, n. 2, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A Copa do Mundo de 1958 e os discursos raciais: o caso Pelé |
Versão: pdf Atualização: 27/2/2013 |
Descrição:
SILVA, Ana Paula da
Este artigo tem como objetivo mapear os discursos raciais na década de 50, no ano da Copa de 1958, para entender quais as principais ideias em voga no momento em que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, surgiu como grande astro nacional e internacionalmente famoso. Argumento que suas declarações sobre as questões raciais no Brasil estão inscritas nos discursos proferidos nos anos 50 pelos meios acadêmicos e os movimentos negros da época. Seu ascetismo profissional e sua crença no individuo como um valor positivo cultivado desde os tempos de juvenil na cidade de Bauru, interior paulista, foi reforçado pelos discursos raciais dos anos 50, e, deu-lhe a certeza que as discriminações que pudesse encontrar por ser negro e de família pobre, era possível de serem vencidas, por uma postura disciplinada e profissional. Atualmente, tais ideias têm sido combatidas por alguns setores dos movimentos negros que argumentam ser as desigualdades entre bancos e negros intransponíveis, mesmo que os negros sejam ascéticos. Pelé, contudo, não mudou sua posição sobre o problema da discriminação do negro, este ainda acredita no profissionalismo e disciplina como saída possível para combater as desigualdades.
Palavras-chave: Copa de 1958. Pelé. Discursos raciais. Movimentos negros. Intelectuais.
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2949 0 bytes Esporte e Sociedade ano 3, n.9, Jul.2008/Out.2008 |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A Educação Física na Educação Especial |
Versão: PDF Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
STRAPASSON, Aline Miranda; CARNIEL, Franciele
A pesquisa abordou o tema "Educação Física (EF) na Educação Especial", com o propósito de verificar como a EF evoluiu e como foi inserida na Educação Especial. O estudo foi bibliográfico, com delineamento exploratório. Buscou-se conhecer e pesquisar sobre a Educação Especial, sobre a EF Adaptada e conhecer a EF na Educação Especial. Utilizou-se no estudo autores previamente selecionados para este trabalho, de forma a refletir sobre os pressupostos teóricos dos mesmos, para então encontrar respostas às perguntas que motivaram o presente estudo. Após a conclusão das leituras, constatou-se que houve uma grande evolução da EF na Educação Especial, especialmente do século XX para os dias atuais. A EF deixou de trabalhar apenas com os indivíduos ditos "normais" passando a desenvolver atividades com todos, respeitando as diferenças e dificuldades apresentadas por cada um, rompendo assim a visão deste profissional que visava apenas trabalhar com aqueles que apresentavam condições para as práticas de atividades físicas, buscando a partir de então estratégias, conhecimentos e preparação profissional para assumir um papel transformador, traçando um novo objetivo no sentido de envolver em sua prática pedagógica aqueles considerados especiais. Portanto, conclui-se que a EF evoluiu na Educação Especial através da história em relação às leis determinadas e sancionadas; a inclusão da disciplina nos cursos de graduação, consequentemente a capacitação profissional; cursos de extensão e de pós-graduação; a luta profissional em prol do tema; a conscientização da importância da EF Adaptada no desenvolvimento geral dos praticantes, bem como sua inclusão na sociedade.
Palavras-chave: Educação Especial. Pessoas com deficiência. Educação Física. Educação Física adaptada.
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15998 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 11 - N° 104 http://www.efdeportes.com/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física Escolar: um olhar para a educação infantil |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BÜRGER, Leisa Caetano Bürger; KRUG, Hugo Norberto
A investigação buscou analisar a realidade da disciplina de Educação Física nas turmas de Educação Infantil das escolas da rede privada de Santa Maria-RS, visto ser esse tema de fundamental importância para a Educação, reconhecendo assim, a participação da Educação Física no desenvolvimento infantil. A investigação assumiu um enfoque fenomenológico com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foi composto por três professores de Educação Física que atuam em turmas de Educação Infantil. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas e, a interpretação dos dados se deu pela análise de conteúdo. Quatro constructos nortearam o estudo: o perfil do professor de Educação Física na Educação Infantil, a valorização da Educação Física na Educação Infantil, os aspectos organizacionais e a prática pedagógica. Os resultados do trabalho permitiram concluir que há um pequeno número de escolas que oferecem aulas de Educação Física para as turmas de Educação Infantil, ou seja, poucos professores de Educação Física trabalham com as turmas infantis. Entretanto, evidenciou-se que, os professores pesquisados possuem uma postura didático-pedagógica que valoriza a Educação Física, de tal forma que a mesma não se torna apenas um fazer pelo fazer, mas que possa contribuir para uma Educação integral da criança através do movimento.
Palavras-chave: Educação Física. Educação Física escolar. Educação infantil.
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21478 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - No 130 - http://www.efdeportes.com |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogos competitivos e cooperativos: um estudo nas Escolas Municipais de Cascavel/PR |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRANDL, Inácio Neto; ALVES, Cristhiane Marcia Maciel Kaminski
Este estudo foi relativo aos jogos ministrados por professores nas aulas de Educação Física nas 3a e 4a séries de nove escolas da rede pública, situadas na região sul do município de Cascavel/PR. O objetivo geral foi analisar se os jogos e brincadeiras ministradas por professores nas aulas de Educação Física em nove escolas da rede pública, eram competitivos, de transição ou cooperativos. Além disso, foi verificada a formação destes docentes e o conhecimento sobre os jogos cooperativos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação/descrição de aulas e entrevista semi-estruturada com questões relativas ao tema. Nas trinta aulas observadas, somente dois docentes utilizaram, em algum momento das aulas, jogos de caráter cooperativo. Nenhum docente utilizou jogos de transição e os demais utilizaram jogos competitivos, sendo que das 65 atividades observadas, 52 (80%) foram competitivas, demonstrando os valores que estão sendo repassados as crianças. É importante que os docentes compreendam a validade dos jogos na construção do relacionamento social por meio da vivência nas situações de liderança e de cooperação, no pensar em equipe e na busca de estratégias para a obtenção de objetivos comuns, deixando de lado a questão de que vencer é o mais importante.
Palavras-chave: Cooperação. Competição. Jogos. Educação Física.
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956 0 bytes Caderno de Educação Física (ISSN: 1676-2533) Marec http:// |
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