Categoria: Educação Fisica Artigos |
Escola, Educação Física e Esporte: Possibilidades pedagógicas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BARROSO, André Luís Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina
Temos o objetivo de refletir sobre o esporte nas aulas de Educação Física escolar, analisando historicamente a sua inserção, bem como a forma de aplicação no ambiente formal de ensino. Faremos uso da técnica da pesquisa bibliográfica, procurando discutir a importância de uma Educação direcionada para a cidadania e sinalizando para a necessidade de uma Educação Física escolar voltada para a possibilidade de todos terem acesso ao conteúdo esporte, sem restrições de condições físicas ou níveis de habilidades motoras, respeitando as diferenças entre os alunos. Elegendo a cultura corporal de movimento como referência para a Educação Física escolar, procuramos garantir o acesso a essa cultura, propiciando ao aluno condições de conhecê-la, reproduzi-la, reconstruí-la e transformá-la.
Palavras-chave: Cidadania. Educação Física Escolar. Esporte.
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4436 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http://www.refeld.com.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Esporte e cultura: análise acerca da esportivização de práticas corporais nos jogos indígenas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Arthur José Medeiros de; SUASSUNA, Dulce Maria Filgueira de Almeida
O objeto investigado foi constituído por meio de apropriações das técnicas corporais em relação ao esporte, com base na análise da IX Edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O objetivo foi interpretar em que medida esta competição contribuiu para a ressignificação das práticas corporais das diversas etnias indígenas. Os resultados apontam que há um intercâmbio entre valores e práticas tradicionais e modernas, ocorrendo uma ressignificação das práticas corporais dos povos indígenas participantes.
Palavras-chave: Práticas Corporais, Cultura, Jogos Indígenas.
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6993 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, jan./abr. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Esporte entre os índios Kadiwéu |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VINHA, Marina; FERREIRA, Maria Beatriz Rocha
O objetivo deste artigo é compreender o esporte, observando a organização e os sentidos frente às tradições culturais e às tensões, no grupo indígena Kadiwéu, no Mato Grosso do Sul, Brasil. As fontes bibliográficas contemplaram autores de diferentes períodos e as fontes orais foram obtidas em pesquisas de campo, realizadas entre 1997-1999. A mitológica índole guerreira Kadiwéu foi, em determinado período, fortalecida pela inserção do cavalo. Recentemente, o fenômeno esporte adentrou o coletivo Kadiwéu, criando novas tensões. Os idosos percebem o esporte de forma diferente dos jovens, contudo a histórica resistência Kadiwéu está movimentando a dinâmica do grupo, renovando os sentidos sociais do mesmos.
Palavras-chave: Esporte. Jogo. Índios brasileiros. Índios Kadiwéu.
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1565 0 bytes Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campina |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estruturação da Capoeira como conteúdo da Educação Física no Ensino Fundamental e Médio |
Versão: PDF Atualização: 28/2/2012 |
Descrição:
SOUZA, Sérgio Augusto Rosa de; OLIVEIRA, Amauri A. Bássoli de
A capoeira nasceu nas senzalas, como luta de libertação da classe dominada contra o regime de escravidão existente na época. Foi perseguida, e, no plano de resistência ideológica, agrediu, por muitos anos, os códigos das culturas dominantes. Hoje, encontra-se presente em diversos segmentos sociais do mundo, sendo realidade sua prática no ensino fundamental, médio e superior. Entretanto, trata-se de um conteúdo pedagógico pouco estudado e fundamentado em sua estrutura técnica e cultural para o cotidiano escolar. Este estudo objetivou a estruturação da capoeira como conteúdo da Educação Física escolarno ensino fundamental e médio. Na introdução, buscamos apresentar e justificar a capoeira como conteúdo que pode ser contemplado nas escolas. Em um segundo momento, apresentamos alguns aspectos da capoeira que devem ser observados na disciplina Educação Física, possibilitados pela estruturação proposta pelos autores. Finalizamos com a exemplificação de uma aula de capoeira para a 1a série do ensino fundamental, baseada em uma proposta aberta e problematizadora de ação pedagógica.
Palavras-chave: capoeira, conteúdo da Educação Física, ensino fundamental e médio.
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672 0 bytes Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 12, n. http://eduemojs.uem.br/ojs/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estudo comparativo da força de preensão isométrica máxima em diferentes modalidades esportivas |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BORGES JUNIOR, Noé Gomes; DOMENECH, Susana Cristina; SILVA, Affonso Celso Kulevicz da; Jonathan Ache Dias, SAGAWA JUNIOR, Yoshimasa
O objetivo deste estudo foi comparar a força de preensão isométrica máxima (Fmax) entre diferentes esportes e entre mão dominante (FmaxD) e não dominante (FmaxND). Participaram do estudo 29 atletas (homens) das modalidades de aikidô (AI), jiu-jitsu (JJ), judô (JU) e remo (RE) e 21 não atletas (NA). O teste de preensão consistiu na manutenção da força isométrica máxima em um dinamômetro de preensão manual durante 10 s. O posicionamento dos sujeitos foi o sugerido pela Sociedade Americana de Terapia da Mão (ASHT). Para análise dos dados, utilizou-se o teste ANOVA fatorial 2X5 com correção de Bonferroni, seguido dos testes t pareado e de Tukey. Foi verificado que existem maiores valores de Fmax quando o esporte praticado é JJ e quando usam a mão dominante, seguido dos grupos de JU, RE, AI e NA. Foi detectado que 30,9% da variação da Fmax pode ser atribuída à dominância das mãos, 39,9% às diferenças entre as modalidades esportivas e 21,3% à interação entre a dominância de mãos e grupo de indivíduos. Os resultados do presente estudo permitiram verificar diferenças significativas na Fmax somente entre os grupos de JJ e AI, e JJ e NA, tanto na mão dominante quanto na não-dominante, e entre mão dominante e não dominante somente nos grupos de AI e NA. Os resultados deste estudo indicam que a Fmax pode ser empregada para comparação entre diferentes modalidades esportivas, e entre mão dominante e não dominante. Estudos com maior número de indivíduos permitirão identificar diferenças entre outras modalidades.
Palavras-chave: Biomecânica. Força da mão. Esportes.
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835 0 bytes Rev Bras Cineantrop Desempenho Hum 11 (3): 2009 http://www.rbcdh.ufsc.br/MostraEdicao.do?edicao=41 |
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