Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!As tecnologias da informação e da comunicação nas aulas de Educação Física Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CHANAN, Douglas dos Santos; NASCIMENTO, Ronaldo José; CHANAN, Aline de Abreu Curunzi

As novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) aplicadas à Educação, têm influência em professores e em seus objetivos. A educação física é parte deste avanço, com o uso dos computadores e do Internet além de programas da televisão com o objetivo de melhorar a educação com melhores materiais didáticos. Esta pesquisa verificou o uso das TICs especificamente ao contexto da escola assim como no cotidiano dos professores e alunos, verificando a inserção das TICs nas várias áreas que constituem a Educação Física. A metodologia usada foi a aplicação de questionários aos professores que trabalham em escolas com o ensino médio. Nestes questionários aplicados verificou-se também o conhecimento tecnológico prévio daqueles professores, bem como a qualificação para a aplicação das tecnologias em suas aulas. A maioria dos professores tem o acesso aos computadores e ao Internet em casa, mas somente 20% das escolas têm o equipamento disponível e oferecem o acesso aos estudantes e aos professores. O governo ofereceu cursos de treinamento para os professores, mas estes não podem usar este conhecimento no ensino médio porque não há nenhum equipamento disponível; os programas oferecidos pela TvEscola é insuficiente para estimular professores a planejar aulas inovadoras, porém reconhecem que quando a usam recursos o desempenho dos estudantes é superior à aula tradicional. Além disso, o planejamento da aula e o conhecimento das TICs são considerados frutíferos pelos professores. A pesquisa aponta também ao desenvolvimento de novas políticas educacionais mais pesquisas nesta área.

Palavras-chave: Educação.Tecnologias.Qualificação.




Downloads 3484  3484  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 22nd ICDE World Conference on Distance Education  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O jogo simbólico na primeira infância Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
HERMIDA AVEIRO, Jorge Fernando

A pretensão de compreender e pensar a complexidade das ações humanas na primeira infância motivou-me a abordar, como objeto de estudo desta pesquisa, as expressões simbólicas nas atividades lúdicas oferecidas a crianças de quatro, cinco e seis anos de idade na Pré-escola. A concepção e organização da investigação basearam-se em princípios de pesquisa delineados por Thiollent (1985). O modo de investigação utilizado foi o estudo de caso. O trabalho de investigação foi planejado para a realização de um estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação. Do ponto de vista teórico, as diferentes experiências lúdicas realizadas permitiram comprovar a validade da teoria da formação do símbolo na criança de Jean Piaget, para a explicação das diferentes condutas das crianças definidas como jogo simbólico. Além disso, foi interessante comprovar como a teoria de Piaget explica as diferentes condutas que caracterizam o referido jogo e a maioria das condutas das crianças. A pesquisa realizada permitiu que se discutisse na escola o valor e o lugar do jogo, da brincadeira e do movimento nos currículos educacionais existentes.

Palavras-chave: Jogo simbólico. Educação Infantil. Pesquisa-ação.


Downloads 3433  3433  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa   Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Exercício Físico: prevenção da Síndrome Metabólica Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
QUADROS, Fabricio Felipe Quadros; RIBEIRO, Jerri Luiz

A síndrome metabólica é caracterizada pelo agrupamento de fatores de risco cardiovascular, tais como hipertensão arterial, obesidade, dislipidemia (LDL - colesterol alto, triglicérides altos e HDL - colesterol baixo), alteração do metabolismo da glicose (intolerância à glicose ou hiperinsulinemia e resistência à insulina ou diabete) e microalbuminúrica. Essa síndrome foi descrita, pela primeira vez, em 1922. Em 1988, Reaven descreveu a síndrome e caracterizando a resistência á insulina como um de seus principais mecanismos. A etiologia está associada a componentes genéticos e ambientais. A prevalência é relativamente alta na população adulta e a mortalidade cardiovascular nos pacientes portadores da síndrome é significativamente mais alta se comparada com os fatores de risco cardiovascular que compõem a síndrome separadamente. Do ponto de vista mecanicista, a obesidade visceral parece ter importante papel e contribuir com várias alterações bioquímicas e hormonais encontradas nos portadores da síndrome. Ap rincipal recomendação para pacientes portadores da síndrome metabólica é a modificação no estilo de vida, visando primordialmente à redução do peso através de uma dieta controlada e a realização de exercícios físicos.

Palavras-chaves: Síndrome metabólica. Obesidade. Resistência à insulina. Exercício físico.


Downloads 3399  3399  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A influência do exercício físico e esporte no rendeimento acadêmico do Ensino Fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
CÁRDENAS, Ramón Núñez

Segundo VASCONCELLOS (2002) são alarmantes os índices de evasão e repetência nas séries iniciais do ensino fundamental pertinentes com os setores mais pobres da população escolar. Tal motivo nos conduz a escolher este tema com o objetivo geral de investigar a influência do exercício físico e esporte no rendimento acadêmico das crianças de ensino fundamental da Escola Municipal João Afro Vieira, na Vila Princesa do Município de Porto Velho-RO. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado o método experimental segundo COZBY (2003), conformando um grupo experimental (5 alunos) e um grupo de controle (5 alunos) onde segundo a secretaria da escola são os 10 alunos que mais deficiência têm no rendimento escolar. Para o processamento estatístico foi utilizado o teste “t de student” e o teste “Z”. Ambos os testes concluem que ao umbral de significação Alfa=0,050 pode-se rechaçar a hipóteses nulas de igualdade das meias. Dito de outro modo, a hipótese alternativa segundo a qual Media 1< média 2 é significativa.

Downloads 3390  3390  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cuadernos de psicología del deporte  Site http://psicodeporte.net
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Obesidade infanto-juvenil: uma epidemia contemporânea Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Ana Carolina et al.

O aumento da prevalência da obesidade infantil e sua permanência na vida adulta faz aumentar o interesse na prevenção dessa epidemia, estudos realizados em algumas cidades brasileiras mostram que o sobrepeso e a obesidade já atingem 30% ou mais das crianças e adolescentes. O objetivo desse estudo é através de revisão de literatura conscientizar da importância de se prevenir, identificar e tratar a obesidade desde a infância e adolescência, evitando assim uma série de complicações provenientes do excesso de gordura corporal nesta fase ou na posterior vida adulta. Nesse trabalho foram relatados estudos que comprovam a prevalência da obesidade em crianças e adolescentes e as complicações que essa doença pode acarretar. Confirmou-se a necessitada de quanto mais cedo se detectar a obesidade, maior será o exito para a reversão do quadro. Estudos mostram atualmente que o exercício físico agregado a uma dieta balanceada seja a melhor opção para o combate da obesidade. Contudo, é necessário analisar caso a caso individualmente, para assim propor um tratamento diferenciado e eficiente para cada pessoa.

Palavras-chave:Obesidade. Crianças. Adolescentes.

Downloads 3371  3371  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA U  Site http://
Avaliação: 5.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física e inclusão: considerações para a prática pedagógica na escola Popular Versão: 
Atualização:  9/7/2010
Descrição:
CIDADE, Ruth Eugênia

Trata-se de uma discussão sobre Educação Física e inclusão.

Downloads 3193  3193  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNESP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O papel educativo da ginástica militarizada na filosofia crítica de Karl Marx Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GAMA, Dirceu Ribeiro Nogueira da

O presente artigo busca desenvolver uma linha de reflexão temática sobre o virtual papel pedagógico assumido pela ginástica militar no seio das análises históricas e projeções filosóficas de Karl Marx (1818-1883) sobre o capitalismo, tendo-se em vista um pronunciamento seu no I Congresso da Internacional de Trabalhadores, realizado no ano de 1866.

Palavras-chave: Ginástica. Educação Física. Filosofia. Karl Marx.

Downloads 3168  3168  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 116 -  Site http://www.efdeportes.com
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Inclusão e Exclusão no Contexto da Educação Física Escolar Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CHICON, José Francisco

O artigo elenca os principais acontecimentos históricos quanto ao caminho percorrido pela Educação Física no âmbito escolar analisando aspectos relacionados com o eixo inclusão/exclusão que permeou a Educação Física na trajetória sócio-histórica. Esse diálogo com o passado não implica esclarecer o presente, não supõe ensinar como deveria ter sido, apenas relata o que foi e mostra que os acontecimentos não se dão de forma arbitrária, mas existe relacionamento entre eles. O estudo revela o quanto na história da Educação Física os alunos com deficiência foram excluídos do processo ensino-aprendizagem e deixa pistas para a superação dessa exclusão.

Palavras-chave: Educação Física. História. Pessoas portadoras de deficiência.

Downloads 2971  2971  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimento  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Copa do Mundo de 1958 e os discursos raciais: o caso Pelé  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
SILVA, Ana Paula da

Este artigo tem como objetivo mapear os discursos raciais na década de 50, no ano da Copa de 1958, para entender quais as principais ideias em voga no momento em que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, surgiu como grande astro nacional e internacionalmente famoso. Argumento que suas declarações sobre as questões raciais no Brasil estão inscritas nos discursos proferidos nos anos 50 pelos meios acadêmicos e os movimentos negros da época. Seu ascetismo profissional e sua crença no individuo como um valor positivo cultivado desde os tempos de juvenil na cidade de Bauru, interior paulista, foi reforçado pelos discursos raciais dos anos 50, e, deu-lhe a certeza que as discriminações que pudesse encontrar por ser negro e de família pobre, era possível de serem vencidas, por uma postura disciplinada e profissional. Atualmente, tais ideias têm sido combatidas por alguns setores dos movimentos negros que argumentam ser as desigualdades entre bancos e negros intransponíveis, mesmo que os negros sejam ascéticos. Pelé, contudo, não mudou sua posição sobre o problema da discriminação do negro, este ainda acredita no profissionalismo e disciplina como saída possível para combater as desigualdades.

Palavras-chave: Copa de 1958. Pelé. Discursos raciais. Movimentos negros. Intelectuais.

Downloads 2960  2960  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Esporte e Sociedade ano 3, n.9, Jul.2008/Out.2008  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O conteúdo "Danças" em aulas de Educação Física : temos o que ensinar? Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRASILEIRO, Lívia Tenório

Analisamos a dança como conteúdo nas aulas de Educação Física escolar por reconhecermos a ausência de discussões sobre o assunto. Apesar de a dança estar presente na escola, seja na Educação Física, seja na Educação Artística/Arte Educação, ela é descontextualizada da discussão sobre seleção cultural, realizada pelos currículos escolares.

Palavras-chave: Dança. Educação Física. Prática pedagógica.

Downloads 2920  2920  Tamanho do arquivo 90.11 KB  Plataforma Pensar a Prática 6: 45-58  Site http://www.revistas.ufg.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 »