Categoria: Educação Fisica Artigos |
Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SADI, Renato Sampaio; COSTA, Janaína Cortês; SACCO, Bárbara Torres O desenvolvimento da Pedagogia do Esporte no Brasil é tratado, neste texto, a partir da discussão do ensino de esporte por meio de jogos. O referencial teórico utilizado é a abordagem americana de Mitchell, Oslin e Griffin (2003). São apresentados procedimentos pedagógicos e metodológicos relativos a jogos de invasão e perspectivas de trabalho aos professores de Educação Física.
Palavras-chave: Esporte. Pedagogia. Educação Física.
|
2083 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 17-26, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Escola, Educação Física e Esporte: Possibilidades pedagógicas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BARROSO, André Luís Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina
Temos o objetivo de refletir sobre o esporte nas aulas de Educação Física escolar, analisando historicamente a sua inserção, bem como a forma de aplicação no ambiente formal de ensino. Faremos uso da técnica da pesquisa bibliográfica, procurando discutir a importância de uma Educação direcionada para a cidadania e sinalizando para a necessidade de uma Educação Física escolar voltada para a possibilidade de todos terem acesso ao conteúdo esporte, sem restrições de condições físicas ou níveis de habilidades motoras, respeitando as diferenças entre os alunos. Elegendo a cultura corporal de movimento como referência para a Educação Física escolar, procuramos garantir o acesso a essa cultura, propiciando ao aluno condições de conhecê-la, reproduzi-la, reconstruí-la e transformá-la.
Palavras-chave: Cidadania. Educação Física Escolar. Esporte.
|
4466 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http://www.refeld.com.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Esporte e cultura: análise acerca da esportivização de práticas corporais nos jogos indígenas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Arthur José Medeiros de; SUASSUNA, Dulce Maria Filgueira de Almeida
O objeto investigado foi constituído por meio de apropriações das técnicas corporais em relação ao esporte, com base na análise da IX Edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O objetivo foi interpretar em que medida esta competição contribuiu para a ressignificação das práticas corporais das diversas etnias indígenas. Os resultados apontam que há um intercâmbio entre valores e práticas tradicionais e modernas, ocorrendo uma ressignificação das práticas corporais dos povos indígenas participantes.
Palavras-chave: Práticas Corporais, Cultura, Jogos Indígenas.
|
7078 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, jan./abr. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Ética, estigma e discriminação de grupos vulneráveis no processo educacional |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MONTE, Naira Baccarelli; VARGAS, Carla Regiane; GUTIERRES FILHO, Paulo José Barbosa; MATOS, José Claúdio Morelli; SILVA, Rudney da; FERNANDES, Jorge Manuel Gomes de Azevedo
Este trabalho teve como objetivo analisar o estigma e a discriminação de grupos vulneráveis no processo educacional inserido no contexto sócio-político e cultural vigente, respaldando-se nos fundamentos da ética como forma de compreender e transformar a própria condição de vulnerabilidade. Portanto, o presente artigo faz uma reflexão sobre o processo de estigmatização durante os contatos sociais presentes no cotidiano escolar. Evidencia, em conseqüência disso, a necessidade de uma abordagem ética durante as situações de tensão geradas pela existência dos estigmas. Nesse sentido, a escola, como colaboradora no processo de construção de identidade de cada um dos educandos, torna-se o espaço ideal para a efetiva prática de valores éticos, haja vista a necessidade de enfrentamento e busca de soluções para os conflitos gerados no contato com o outro.
Palavras-chave: Ética. Estigma. Discriminação. Educação. Grupos vulneráveis.
|
6290 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 132 - http:// |
|