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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos tradicionais e brincadeiras infantis do Maranhão Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; CRUZ, Reinaldo Conceição

Segundo Huizinga (l980, p. 33) o jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, com fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida cotidiana”. Abrange jogos de força e de destreza, jogos de sorte, de adivinhação, exibições de todo gênero. Por definição do Atlas do Esporte no Brasil (Alexandre Marcos de Mello, 2005, p. 35-36), jogos e esportes tradicionais constituem atividades lúdicas, competitivas e/ou cooperativas que refletem a identidade cultural de um determinado grupo étnico, distinguindo-se dos esportes de apelo internacional sujeito aos padrões organizacionais e regras universais. Já os jogos e brincadeiras tradicionais infantis são atividades passadas de geração a geração, em geral aprendidas pelas crianças mais novas com as de mais idade, durante o ato de brincar. Estas manifestações são também denominadas de jogos populares e neste sentido são descritas a seguir.



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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos tradicionais e brincadeiras infantis Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MELLO, Alexandre Moraes de

Jogos e esportes tradicionais são atividades lúdicas, competitivas e/ou cooperativas, que refletem a identidade cultural de um determinado grupo étnico, distinguindo-se dos esportes de apelo internacional sujeitos a padrões organizacionais e regras universais. Já os jogos e brincadeiras tradicionais infantis são atividades passadas de geração a geração, em geral aprendidas pelas crianças mais novas com as de mais idade, durante o próprio ato de brincar.



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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos teatrais na escola pública Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz

O artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa etnográfica que acompanha aspectos do desenvolvimento cultural de pré-adolescentes com a linguagem teatral em classe multisseriada, através do ensino regular de Teatro, em escola de ensino fundamental da rede pública estadual de São Paulo-SP. Os dados obtidos permitem afirmar que a linguagem cênica contribui na conscientização das novas possibilidades de significação da palavra na prática discursiva.

Palavras-chave: Metodologia do ensino de artes. Teatro-educação. Jogos teatrais. Psicologia cultural.

Downloads 2165  2165  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Escola de Comunicação e Artes da Universidade de S  Site http://efartigos.atspace.org/jogos.html
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos Populares infantis e Cultura de Massa Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GOMES, Daniel Pinto

Na atualidade a indústria cultural com o auxilio da linguagem midiática e do processo de racionalização das técnicas de produção e do comércio, têm se inserido de forma massiva no universo cultural infantil, concretizando efetivas mudanças, tanto de costumes, como de valores, do lúdico. O presente artigo intitulado Jogos populares infantis e cultura de massa trata-se de uma pesquisa antropológica desenvolvida em grupos infantis das cidades de Fortaleza e Caucaia. O estudo etnográfico e etnológico da pesquisa desenvolveu respectivamente a descrição e a análise dos jogos populares infantis que confirmam traços da cultura de massa, resultando num material crítico e reflexivo sobre o tema.

Palavras-chave: indústria cultural, cultura de massa, infância, e jogos populares
infantis

Downloads 646  646  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://iseepdf.com/jogos-infantis-pdf/
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos cooperativos x jogos competitivos: um desafio entre o ideal e o real Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MAIA, Raquel Ferreira; MAIA, Jusselma Ferreira; MARQUES, Maria Teresa da Silva Pinto.

A prática do jogo nas aulas de Educação Física, muitas vezes, caracteriza-se sob a forma de competição, e professores com uma visão reduzida, não desenvolvem os Jogos Cooperativos (JC), nos quais o contrário de competir, o objetivo é cooperar. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições dos JC no processo educacional, avaliando o envolvimento e grau de aceitação dos alunos por meio de Jogos Competitivos X Cooperativos. Com isso, oferecer aos professores, subsídios para ampliar sua visão quanto à utilização destes jogos, mostrando que uma pequena mudança na regra do mesmo jogo pode trazer grandes benefícios no processo dos relacionamentos. Participaram desta pesquisa 95 alunos da 2o a 4o série, com idade de 7 a 10. As aulas foram realizadas em 2 semanas, 2 x por semana com duração de 50 minutos cada. A conclusão foi que os jogos cooperativos devem ser mais explorados, pelo fato da boa aceitação dos alunos. Por outro lado, a competição no jogo também faz parte do aprendizado, pois precisam aprender a vencer e a perder. Portanto, é preciso cultivar equilíbrio na utilização dos jogos, pois um grande desafio na educação física escolar é a aproximar o ideal (Jogos Cooperativos) do real a (Jogos competitivos).

Palavras chave: Cooperativos. Jogos Competitivos. Educação Física Escolar.

Downloads 21684  21684  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://www.refeld.com.br
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos competitivos e cooperativos: um estudo nas Escolas Municipais de Cascavel/PR Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRANDL, Inácio Neto; ALVES, Cristhiane Marcia Maciel Kaminski

Este estudo foi relativo aos jogos ministrados por professores nas aulas de Educação Física nas 3a e 4a séries de nove escolas da rede pública, situadas na região sul do município de Cascavel/PR. O objetivo geral foi analisar se os jogos e brincadeiras ministradas por professores nas aulas de Educação Física em nove escolas da rede pública, eram competitivos, de transição ou cooperativos. Além disso, foi verificada a formação destes docentes e o conhecimento sobre os jogos cooperativos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação/descrição de aulas e entrevista semi-estruturada com questões relativas ao tema. Nas trinta aulas observadas, somente dois docentes utilizaram, em algum momento das aulas, jogos de caráter cooperativo. Nenhum docente utilizou jogos de transição e os demais utilizaram jogos competitivos, sendo que das 65 atividades observadas, 52 (80%) foram competitivas, demonstrando os valores que estão sendo repassados as crianças. É importante que os docentes compreendam a validade dos jogos na construção do relacionamento social por meio da vivência nas situações de liderança e de cooperação, no pensar em equipe e na busca de estratégias para a obtenção de objetivos comuns, deixando de lado a questão de que vencer é o mais importante.


Palavras-chave: Cooperação. Competição. Jogos. Educação Física.



Downloads 965  965  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Caderno de Educação Física (ISSN: 1676-2533) Marec  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogo carimbador: esquemas de resolução e importância educacional Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARRACEDO, Valquíria Aparecida; MACEDO, Lino de

Neste trabalho estudou-se o Carimbador, jogo pertencente à família dos pegadores, que se caracterizam por ações de ataque e defesa. Os objetivos foram: a) apresentar um modelo de dinâmica do jogo; b) analisar diferenças e semelhanças em grupos de crianças de quatro a cinco (GI), seis a sete (GII) e 12-13 anos (GIII), na consideração das regras do jogo e nos esquemas de resolução de problemas (procedimentos) utilizados e c) analisar a importância educacional dos jogos. Para essas análises foram selecionadas duas partidas do jogo de cada grupo, gravadas em vídeo. Quanto ao modelo, foi proposta uma figura descrevendo a dinâmica do jogo. A análise das regras foi feita de forma quantitativa (número de regras consideradas) e qualitativa (exemplos em cada grupo). Os esquemas de resolução foram analisados de acordo com os aspectos de ocupação espacial, sistema de marcação, passes, arremessos e salvamento dos jogadores. De modo geral, os resultados indicaram que o GI realizou ações individuais e jogadas sem participação coletiva; o GII apresentou esboços de ações coordenadas e tentativas de jogo de equipe; o GIII realizou jogadas coordenadas, mas sem estratégias mais elaboradas ou táticas. Foram duas as principais contribuições deste estudo. Primeiro, propor – na perspectiva da criança - uma análise de procedimentos para resolver problemas, desenvolvendo habilidades motoras em um contexto de regulação
ativa. Segundo, na perspectiva do professor, a partir das diferenças entre os grupos, sugerir um modo de observação e intervenção nas aulas de Educação Física, em que se valorize níveis de jogos e de consideração das regras.

Palavras-chave: Jogo. Esquemas de resolução. Importância educacional.

Downloads 2000  2000  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 14(1):29-44, jan  Site http://efartigos.atspace.org/jogos.html
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Intervenção/ação: contribuições da Educação Física no curso normal superior com mídias interativas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid et al

O projeto pedagógico do Curso Normal Superior com Mídias Interativas foi desencadeado por ação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e estruturado para atender professores em exercício na rede oficial de ensino do Estado do Paraná. O curso é desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Universidade Eletrônica do Paraná (UEP), agora Universidade Eletrônica do Brasil (UEB). O projeto pedagógico do curso compreende, entre seus componentes curriculares, elementos caracterizadores da modalidade de educação a distância, tais como: videoconferência (sistema Multicast), monitoramento remoto online, chats e fóruns de discussão, teleconferências, sites interativos, protocolos de atividades – material impresso, tutoria e vivências educadoras. A Educação Física tem participação direta no desenvolvimento dos seguintes temas: Linguagens, Códigos e Tecnologias; Corpo e Movimento e Recursos de Aprendizagem: jogos vivenciais, didáticos e lúdicos.

Palavras-chave: Formação de Professores. Mídias interativas. Educação Física.

Downloads 2677  2677  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 13, n  Site http://www.boletimef.org
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Influência do alongamento sobre a força muscular: uma breve revisão sobre as possíveis causas Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RAMOS, Gracielle Vieira; SANTOS, Rafael Rezende dos; GONÇALVES, Alexandre

Atualmente, o alongamento muscular antes do exercício vem trazendo controvérsias no âmbito científi co, em relação aos seus benefícios, no que diz respeito ao desempenho muscular do indivíduo. Nesta linha de pesquisa, os estudos têm observado uma tendência na diminuição da força muscular como conseqüência do alongamento agudo. Contudo, existe divergências entre os estudos sobre os motivos reais da perda de performance muscular após alongamento. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar, através de uma revisão de literatura nas bases de dados PUBMED, SCIELO, periódicos nacionais e internacionais assim como em livros relacionados à fi siologia neuromuscular a infl uência do alongamento sobre a força muscular e suas possíveis causas.

Palavras-chave: Exercício de alongamento muscular. Força Muscular. Avaliação de desempenho.

Downloads 992  992  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Indústria Cultural e Esporte devem se interligar pela Publicidade Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAPINUSSÚL, José Maurício

O presente trabalho objetiva estabelecer um elo entre esporte e indústria cultural, a partir do instante em que ambos norteiam seus procedimentos, dentro de uma visão moderna e realista, sem mascaramentos e hipocrisia, por princípios de comercialização e lucro, naturalmente obedecendo a princípios éticos e morais, sem apelar para expedientes que a sociedade crítica condena. Tendo origem na década de 40 (1947) na Alemanha, a indústria cultural teve no berlinense Theodor Adorno o seu grande apologista, segundo ele, representando o estudo da comunicação sob o enfoque dos efeitos sociais de caráter ideológico dos meios de comunicação, efeitos esses que subordinam a ideologia ao princípio de comercialização da informação. A influência da indústria cultural, segundo opiniões de intelectuais que se aprofundaram no estudo do problema, pode ser prejudicial para o esporte, exigindo providências capazes de neutralizar este lado negativo, utilizando-se o recurso da publicidade como uma espécie de antídoto, cuja aplicação viria beneficiar o esporte.

Palavras-chave: Cultura. Esporte. Publicidade.

Downloads 4667  4667  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Física  Site http://www.revistadeeducacaofisica.com.br/
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