Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atividade física e osteoporose: proposta de intervenção e de atuação da Educaçao Física |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NETTO, Francisco dos Santos Ribeiro; FANTINI, Luciano; TAGLIATI, Juliano; NOVO JR. Jose Marques
Vários estudos têm indicado que devido à morbidade e à redução da expectativa de vida associadas à presença de fraturas, a intervenção mais apropriada é a prevenção da osteoporose. No entanto, entendemos que dentre as ações médicas, temos as intervenções específicas seguidas de algumas orientações que sugeriram mudanças de hábitos de vida. Ao profissional de Educação Física caberia, portanto, a prescrição de atividades físicas de tal modo a estimular a remodelação óssea por sobrecarga mecânica, menos em alguns casos restritos. Por conta dessa necessidade de intervenção multiprofissional, a adoção e a instituição de medidas gerais de saúde pública poderiam beneficiar toda a população. Dados do IBGE de 1994 estimavam que no ano 2000 teríamos uma população de osteoporóticos em torno de 4,3 milhões, decorrentes da ausência de programas de prevenção. Porém, é necessário que haja uma metodologia de avaliação física do osteoporótico para que essa prevenção e tratamento sejam bem-feitos. Por isso, tivemos como objetivo revelar alguns dos requisitos necessários à atuação do profissional de Educação Física na prevenção da osteoporose por meio da avaliação para uma prescrição mais eficaz da atividade física.
Palavras-chave: Osteoporose. Atividade física e avaliação.
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1953 0 bytes Universidade Gama Filho http://efartigos.atspace.org/osteoporose.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogo carimbador: esquemas de resolução e importância educacional |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CARRACEDO, Valquíria Aparecida; MACEDO, Lino de
Neste trabalho estudou-se o Carimbador, jogo pertencente à família dos pegadores, que se caracterizam por ações de ataque e defesa. Os objetivos foram: a) apresentar um modelo de dinâmica do jogo; b) analisar diferenças e semelhanças em grupos de crianças de quatro a cinco (GI), seis a sete (GII) e 12-13 anos (GIII), na consideração das regras do jogo e nos esquemas de resolução de problemas (procedimentos) utilizados e c) analisar a importância educacional dos jogos. Para essas análises foram selecionadas duas partidas do jogo de cada grupo, gravadas em vídeo. Quanto ao modelo, foi proposta uma figura descrevendo a dinâmica do jogo. A análise das regras foi feita de forma quantitativa (número de regras consideradas) e qualitativa (exemplos em cada grupo). Os esquemas de resolução foram analisados de acordo com os aspectos de ocupação espacial, sistema de marcação, passes, arremessos e salvamento dos jogadores. De modo geral, os resultados indicaram que o GI realizou ações individuais e jogadas sem participação coletiva; o GII apresentou esboços de ações coordenadas e tentativas de jogo de equipe; o GIII realizou jogadas coordenadas, mas sem estratégias mais elaboradas ou táticas. Foram duas as principais contribuições deste estudo. Primeiro, propor – na perspectiva da criança - uma análise de procedimentos para resolver problemas, desenvolvendo habilidades motoras em um contexto de regulação ativa. Segundo, na perspectiva do professor, a partir das diferenças entre os grupos, sugerir um modo de observação e intervenção nas aulas de Educação Física, em que se valorize níveis de jogos e de consideração das regras.
Palavras-chave: Jogo. Esquemas de resolução. Importância educacional.
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2137 0 bytes Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 14(1):29-44, jan http://efartigos.atspace.org/jogos.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Futebol e Cinema: relações |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MELO, Victor A. de.
Este artigo tem por objetivo discutir as relações entre futebol e cinema no decorrer da história, bem como identificar representações deste esporte em filmes, de forma a entender uma das vias de sua popularização. A despeito de fatores limitantes e de muitos desafios, o estudo reconhece que o futebol esteve presente na obras de importantes cineastas e em algumas cinematografias mundiais. Só no Brasil, entre 4.500 películas analisadas e entre 204 filmes que de alguma forma representam o esporte, o futebol está presente em 117 produções. Nesse percurso, cinema e futebol se influenciaram mutuamente, algo que permite a pesquisadores entender melhor certos discursos sobre a sociedade.
Palavras-chave: Futebol. Cinema. História do esporte.
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2140 0 bytes Rev. Port. Cien. Desp., out. 2006, vol.6, no.3, http://www.scielo.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Avaliação do Estresse de Idosos Praticantes de Defesa Pessoal |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUEDES, Onacir Carneiro; GUEDES, Rosilene Maria de Lucena
Inúmeros fatores afetam o modo como idoso o desempenha determinada tarefa, incluindo o estado de saúde, as características psicológicas e as exigências da tarefa. Mesmo com as perdas físicas, alguns idosos conseguem superar traumas e dificuldades, sem sofrerem as consequências negativas do estresse. Os idosos, com o objetivo de melhorar seu estresse, praticam tai chi chuan, hidroginástica, natação, além de outras atividades relaxantes. Entretanto, pouco se conhece da Defesa Pessoal como alternativa para reduzir o estresse de pessoas idosas. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo verificar de que modo a Defesa Pessoal contribui para a diminuição do estresse de idosos. Participaram do estudo 39 voluntários, sendo 24 homens e 15 mulheres, selecionados no Programa de Atividades Físicas do Conselho de Educação Permanente da Universidade Livre de Bruxelas. Os idosos participaram, por um período de 12 meses, de um Curso de Defesa Pessoal, adaptado de acordo com as características físicas dos mesmos. Foi empregado o Teste de Eficácia de Reação ao Estresse - Stroop Color-WordTest - de Jensen e Romer (1) , para medir as atitudes dos sujeitos em situações de estresse. Este teste é composto dos fatores de Rapidez Geral (RG), Rapidez Específica (RE) e Interferência (INT), tendo sido aplicado no início e no final do curso. O resultado mostrou que as idosas diferenciaram-se estatisticamente dos homens, no pré-teste de RG (t=2,768 – p= 0,0088), no pré-teste (t=3,864 – p= 0,0004) e pós-teste (t= 7,264 – p= 0,0000) do fator de RE.
Palavras-chave: Idoso. Estresse. Defesa pessoal.
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2140 0 bytes Revista de Educação Física 2008 Set; 142:5-11. Rio http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SADI, Renato Sampaio; COSTA, Janaína Cortês; SACCO, Bárbara Torres O desenvolvimento da Pedagogia do Esporte no Brasil é tratado, neste texto, a partir da discussão do ensino de esporte por meio de jogos. O referencial teórico utilizado é a abordagem americana de Mitchell, Oslin e Griffin (2003). São apresentados procedimentos pedagógicos e metodológicos relativos a jogos de invasão e perspectivas de trabalho aos professores de Educação Física.
Palavras-chave: Esporte. Pedagogia. Educação Física.
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2155 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 17-26, http:// |
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