Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física e fenomenologia: aproximações e distanciamentos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FOLLE, Alexandra; BOSCATO, Juliano Daniel; BIANCHI, Paula
A produção do conhecimento na área da Educação Física tem gerado, atualmente, diversos debates e reflexões no meio acadêmico. Nesse sentido, apresentar subsídios teóricos que contribuam com uma análise e discussão mais aprofundada das relações entre a produção de conhecimento em Educação Física e a abordagem fenomenológica é o objetivo central deste estudo. Através, de análises bibliográficas e empíricas identificou-se que a Fenomenologia, constitui-se em uma perspectiva abrangente que se propõe a descrever os fenômenos como eles se mostram. As pesquisas que se propõem a investigar, através da Fenomenologia tem se mostrado de forma superficial cometendo equívocos no que tange a conceitos e características e, muitas vezes, confundindo métodos naturalistas com a Fenomenologia. Conclui-se que a Fenomenologia contribui com estudos sobre o movimento humano, devido às características que este possui, como intencionalidade, sentido e significado. Além disso, exige dos sujeitos uma "nova" forma de compreender o mundo, sendo que através da apropriação de leituras, discussões e a própria vivência, esses sujeitos podem tornarem-se pesquisadores fenomenológicos.
Palavras-chave: Educação Física. Fenomenologia. Produção do conhecimento.
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6723 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 116 - http://www.efdeportes.com |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física escolar: análise do cotidiano pedagógico e possibilidades de intervenção |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid
Este artigo refere-se ao projeto de pesquisa elaborado, pelo autor (a), para ser desenvolvido no período do ano de 2007 a 2009. A pesquisa tratará da análise do cotidiano pedagógico (prática pedagógica) efetivado pelo professor de Educação Física, na educação infantil, no ensino fundamental e médio, nas Escolas Públicas Estaduais e Municipais, da cidade de Ponta Grossa. A pesquisa é qualitativa, de campo, participativa, de cunho etnográfico. A questão problemática central, norteadora da pesquisa, a ser investigada, refere-se a questão de como os professores de Educação Física têm efetivado sua prática pedagógica nas Escolas Públicas Estaduais e Municipais na cidade de Ponta Grossa.
Palavras-chave: Educação Física. Escola. Cotidiano pedagógico. Formação de professores.
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11358 0 bytes Encontro Paranaense de Pesquisa e extensão em Ciên http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Efeito de um programa de treinamento utilizando o método Pilates® na flexibilidade de atletas juveni |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BERTOLLA, Flávia, BARONI, Bruno Manfredini, LEAL JUNIOR, Ernesto Cesar Pinto et al.
A flexibilidade consiste na capacidade motora relacionada com a amplitude de movimento atingida por cada articulação. A flexibilidade sofre decréscimo com a idade; durante a adolescência, devido ao estirão de crescimento puberal, ocorre considerável perda dessa característica. Sabe-se, também, que atletas de futebol e futsal, como resultado dos programas de fortalecimento visando o gesto do chute, tendem a apresentar considerável encurtamento da musculatura posterior da coxa, o que promove perda de rendimento e predispõe o atleta a lesões musculares. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito sobre a flexibilidade proporcionado por um programa de Pilates® em uma equipe de futsal da categoria juvenil (17-20 anos), considerada uma população altamente propensa a limitações dessa capacidade e que pode usufruir de inúmeros benefícios com o incremento da mesma.
Palavras-chave: Esporte. Adolescentes. Prevenção. Encurtamento muscular.
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1392 0 bytes Rev Bras Med Esporte, jul./ago. 2007, vol.13, no.4 http://www.scielo.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Efeitos da intervenção psicomotora em uma criança com diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SARMENTO, Renata de Oliveira Vasconcelos et al O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos de um programa de estimulação psicomotora desenvolvido para uma criança portadora do Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade na melhora de seus aspectos psicomotores. A amostra foi composta por uma criança de 8 anos de idade, do sexo masculino, sendo encaminhada ao Núcleo de Estimulação Psicomotora do Unileste, pela médica responsável por seu acompanhamento. Foi utilizada como instrumento de avaliação a Bateria Psicomotora (FONSECA, 1995), que analisa e avalia os fatores tonicidade, praxia global, praxia fina, lateralização, equilibração, estruturação espaço-temporal e noção do corpo. Com base nos resultados foi realizado um Programa de Estimulação Psicomotora. Verificaram-se melhorias dos perfis psicomotores quando se comparam os resultados anteriores e posteriores ao Programa. Como a amostra foi composta por apenas um indivíduo, não houve possibilidade de análise por métodos estatísticos. Nos fatores tonicidade, praxia global, equilibração e estruturação espaço-temporal, a criança evoluiu de perfil dispráxico (satisfatório) para eupráxico (bom). No fator lateralização houve uma mudança de perfil eupráxico para hiperpráxico (excelente). Nos demais fatores, noção do corpo e praxia fina não se observaram mudanças, ela já apresentava e manteve um perfil dispráxico. Podemos concluir que a estimulação psicomotora atuou de forma significativa na maioria dos fatores analisados.
Palavras-chave: Psicomotricidade. Hiperatividade. Estimulação psicomotora. Fatores psicomotores.
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8967 0 bytes Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Eficiência de duas sessões semanais de treinamento com pesos na força muscular de mulheres idosas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Anderson Leandro Peres; ROMBALDI, Airton José; SILVA, Marcelo Cozzensa da; AFONSO, Mariângela da Rosa
Com base em dados estatísticos, constata-se que a população idosa vem crescendo, consideravelmente, nos últimos anos, podendo atingir até 2020, 13% da população mundial. De acordo com essa presença cada vez mais acentuada do idoso no contexto social e, baseando-se em trabalhos já realizados com a Terceira Idade, proporcionados pelo Núcleo de Atividades da Terceira Idade (NATI) e pelo Laboratório de Bioquímica e Fisiologia do Exercício (LABFEX), objetivou-se investigar a eficiência de duas sessões semanais de treinamento de força em mulheres idosas durante 12 semanas. A partir dos dados obtidos, evidenciou-se uma maior capacidade de movimentar cargas mais elevadas após o término do estudo, o que pode indicar uma melhora no nível de força localizada nos idosos.
Palavras-chave: Força. Terceira idade. Exercício físico. Qualidade de vida.
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2786 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 132 - |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física X ensino de Matemática: um modelo interdisciplinar de aprendizagem |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PICCIGUELLI, Joaquim Roberto; RIBAS, Rosineide Marques
Este artigo é o resultado da observação realizada após três anos de estágio supervisionado do Curso de Educação Física, realizado na Rede SESI (Serviço Social da Indústria) de Educação/Unidade Roosevelt, Uberlândia, Minas Gerais. O objetivo principal foi avaliar a importância de um trabalho interdisciplinar entre a Educação Física e a Matemática, favorecendo o desenvolvimento do ensino-aprendizagem para a Educação Infantil. Inicialmente apresenta-se um breve histórico sobre a Educação no SESI, como esta educação foi organizada, o crescimento da Educação Infantil, as mudanças ocorridas frente ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o que nos levou a refletir sobre a importância da aprendizagem significativa, sobretudo nesta faixa etária.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Jogos. Interdisciplinaridade. Construção do conhecimento.
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7643 0 bytes Refeld http://www.refeld.com.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física Escolar: um olhar para a educação infantil |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BÜRGER, Leisa Caetano Bürger; KRUG, Hugo Norberto
A investigação buscou analisar a realidade da disciplina de Educação Física nas turmas de Educação Infantil das escolas da rede privada de Santa Maria-RS, visto ser esse tema de fundamental importância para a Educação, reconhecendo assim, a participação da Educação Física no desenvolvimento infantil. A investigação assumiu um enfoque fenomenológico com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foi composto por três professores de Educação Física que atuam em turmas de Educação Infantil. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas e, a interpretação dos dados se deu pela análise de conteúdo. Quatro constructos nortearam o estudo: o perfil do professor de Educação Física na Educação Infantil, a valorização da Educação Física na Educação Infantil, os aspectos organizacionais e a prática pedagógica. Os resultados do trabalho permitiram concluir que há um pequeno número de escolas que oferecem aulas de Educação Física para as turmas de Educação Infantil, ou seja, poucos professores de Educação Física trabalham com as turmas infantis. Entretanto, evidenciou-se que, os professores pesquisados possuem uma postura didático-pedagógica que valoriza a Educação Física, de tal forma que a mesma não se torna apenas um fazer pelo fazer, mas que possa contribuir para uma Educação integral da criança através do movimento.
Palavras-chave: Educação Física. Educação Física escolar. Educação infantil.
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21563 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - No 130 - http://www.efdeportes.com |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Esporte entre os índios Kadiwéu |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VINHA, Marina; FERREIRA, Maria Beatriz Rocha
O objetivo deste artigo é compreender o esporte, observando a organização e os sentidos frente às tradições culturais e às tensões, no grupo indígena Kadiwéu, no Mato Grosso do Sul, Brasil. As fontes bibliográficas contemplaram autores de diferentes períodos e as fontes orais foram obtidas em pesquisas de campo, realizadas entre 1997-1999. A mitológica índole guerreira Kadiwéu foi, em determinado período, fortalecida pela inserção do cavalo. Recentemente, o fenômeno esporte adentrou o coletivo Kadiwéu, criando novas tensões. Os idosos percebem o esporte de forma diferente dos jovens, contudo a histórica resistência Kadiwéu está movimentando a dinâmica do grupo, renovando os sentidos sociais do mesmos.
Palavras-chave: Esporte. Jogo. Índios brasileiros. Índios Kadiwéu.
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1608 0 bytes Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campina |
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