Categoria: Educação Fisica Artigos |
Mexendo as Cadeiras: em que o Sistema Laban/Bartenieff pode ser bom para tudo? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FERNANDES, Ciane
Este título inspira-se na obra de Raimund Hoghe Bandoneon – em que o tango pode ser bom para tudo? (Attar, 1989), a respeito do processo criativo da obra de mesmo nome da coreógrafa Pina Bausch (n.1940), uma das fundadoras da vertente estética conhecida como dança-teatro contemporânea. Em uma cena da peça, casais dançam o tango de maneira bem peculiar: as mulheres sentam-se de pernas abertas nos ombros dos homens, de frente para estes, que se levantam e as carregam nesta posição, ao ritmo do tango, pelo palco, com expressões faciais sérias e tranquilas, todos vestidos a rigor.
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5719 0 bytes www.malestarnacultura.ufrgs.br http://www.difusaocultural.ufrgs.br/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Medindo a fidelidade das torcidas brasileiras: uma análise econômica no futebol |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GIOVANNETTI, Bruno, ROCHA, Bruno de Paula, SANCHES, Fábio Miessi et al.
Este trabalho modela o comportamento de torcidas do futebol profissional brasileiro no que se refere à presença nos estádios. A partir daí, busca testar a fidelidade das mesmas no campeonato brasileiro de 2004. Para isso estima, para os grandes times nacionais, quais foram as torcidas cujo número de torcedores presentes nos jogos pode ser explicado pela expectativa da torcida com relação ao resultado do jogo. Assim, dois passos são seguidos, ambos baseados no nacional de 2004: o primeiro procura estimar, jogo a jogo, um vetor de probabilidade de vitória, empate e derrota do time, através de um Logit Ordenado; o segundo busca estimar, torcida a torcida, quais têm a presença nos estádios determinada pela expectativa percebida com relação ao resultado do jogo. Para tal campeonato, apenas 3 torcidas aparecem como infiéis, quais sejam, dos clubes Atlético Mineiro, Grêmio e Internacional de Porto Alegre.
Palavras-chave: Microeconomia. Economia do esporte. Modelos Logit multivariados e ordenados. Modelos em painel.
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737 0 bytes Rev. Bras. Econ., out./dez. 2006 http://www.scielo.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Mané Garrincha como síntese da identidade do futebol brasileiro |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BARTHOLO, Tiago Lisboa; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves O objetivo do artigo é analisar a biografia do exjogador de futebol Garrincha como expressão de uma trajetória individual que encarna significados coletivos sobre o futebol nacional e sobre o “ser brasileiro”. Utilizamos como fonte o livro de Ruy Castro “Estrela solitária: Um brasileiro chamado Garrincha”. A análise demonstra que a biografia se transforma em um discurso identitário essencialista. A ancestralidade indígena é chave para interpretar tanto a exuberância e simplicidade do seu futebol, quanto seu comportamento avesso às normas sociais e a disciplina nos treinamentos. O dom e o sucesso no futebol independem, na leitura cultural realizada pelo biógrafo, do treino, da perseverança e do aperfeiçoamento.
Palavras-chave: Futebol. Identidade Nacional. Garrincha. Biografia.
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647 0 bytes Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 169-191, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Lutas na Educação Física escolar: fato ou boato? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
REGO, Jacynara Pessoa de Lima; FREITAS, Lorenna Karen Paiva e; MAIA, Maikon Moises de Oliveira.
As lutas, como um ramo da educação física escolar, reúnem um conjunto de conteúdos e oportunidades que contribuem para o desenvolvimento integral do educando. Se considerado o seu potencial pedagógico, é um instrumento de enorme valor, nas mãos do educador, por sua ação corporal exclusiva, sua natureza histórica, e o rico acervo cultural que traz dos seus povos de origem. O presente estudo buscou verificar se o conteúdo lutas é trabalhado nas escolas do município de Pau dos Ferros – RN, na qual esta pesquisa caracterizou-se como descritiva com abordagem quantitativa, onde foi utilizado como instrumento para a coleta de dados um questionário com perguntas objetivas adaptado de Ferreira (2006).
Palavras-chave: Lutas. Conteúdo. Educação Física escolar.
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5359 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 126 - http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/2011/educac |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Lesões desportivas na elite do atletismo brasileiro: estudo a partir de morbidade referida |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PASTRE, Carlos Marcelo, CARVALHO FILHO, Guaracy, MONTEIRO, Henrique Luiz et al.
Os processos de quantificação e associação das lesões do esporte aos seus possíveis fatores causais são importantes para melhor entendimento sobre assunto. Assim constituiu-se como objetivo do presente estudo a observação das lesões desportivas (LD) em atletas da elite brasileira do atletismo, associando-as aos seus mecanismos de instalação e características da modalidade. Foram entrevistados 86 atletas (47 homens e 39 mulheres) convocados para representar o Brasil durante o ano de 2003. Utilizou-se um inquérito de morbidade referida, validado anteriormente, para obtenção dos dados referentes aos atletas e suas lesões. Para a análise dos resultados adotou-se o teste de Goodman para contrastes entre e dentro de proporções binomiais, sendo todas as conclusões discutidas para 5% de significância estatística.
Palavras-chave : Lesões do esporte; Atletismo; Alta performance.
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913 0 bytes Rev Bras Med Esporte, jan./fev. 2005, vol.11, no.1 http://www.scielo.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Lazer, Cultura e Educação Física: possibilidades dialógicas no espaço Escola-Comunidade |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Maria Cecília de Paula e; MOREIRA, Anália De Jesus
Esse artigo reflete sobre o lazer na escola, analisando manifestações da cultura comunitária e sua relação com a pedagogia tradicional e sugere novas discussões sobre o conceito de lazer como fator oposto ao trabalho, na visão hegemônica. Estudo de natureza qualitativa, descritiva, que analisa o contraste de lazer como tempo livre definido por Marx, a partir do tratamento dado ao lazer na escola e a Educação Física mediando o debate. O recorte é feito por meio das relações multiculturais, considerando a escola publica periférica e as manifestações ditas “sub-cultas” a exemplo do arrocha, pagode, hip hop, rap e seus componentes agregados de valores sociais e políticos da comunidade. Como resultados, apontamos o lazer como aporte histórico construtor das identidades e sua repercussão no ambiente escolar, tendo em vista o que desenha a Lei10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro brasileira, africana e indígena no ensino básico brasileiro. Palavras-chave: Lazer. Cultura Corporal. Escola. Comunidade.
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1320 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http:// |
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