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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Desempenho de atletas de voleibol do sexo feminino em saltos verticais Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FURTADO, Giselle de Souza; MELO, Rafael Rodrigo Oliveira de; GARCIA, Marco Antonio Cavalcanti

O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da movimentação dos membros superiores (%MMSS), do armazenamento de energia elástica (IE) dos membros inferiores e de um (%C1P), dois (%C2P) e mais passos (s_Livre) de aproximação na realização de saltos verticais. Treze atletas da equipe de voleibol feminino da UFRJ realizaram saltos com livre movimentação dos MMSS (c/MMSS); sem movimentação dos MMSS (s/MMSS); a partir da posição de flexão de joelhos em 90o (S90); e com um, dois e mais passos de aproximação precedidos ao salto. Para a coleta das alturas dos saltos foi utilizado um sistema temporizador, a Plataforma de Salto PS-65. Os resultados foram: 5,37 ± 1,87 cm; %MMSS = 13,82 ± 5,14%; %C1P = 8,26 ± 9,33%; %C2P = 10,32 ± 11,8%; %s_Livre = 11,53 ± 15,47%. Apesar dos resultados médios relativos alcançados serem semelhantes àqueles apresentados por atletas do sexo masculino, estas parecem apresentar menores velocidades de flexão e extensão, além de uma menor transferência da velocidade horizontal alcançada através dos passos. A heterogeneidade observada entre as atletas sugere que as fases positiva e negativa do salto, assim como a mobilização dos MMSS e a corrida de aproximação sejam fortemente considerados no programa de treinamento.

Palavras-chave: Salto vertical. Voleibol. Plataforma de Salto.

Downloads 5117  5117  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ARQUIVOS em MOVIMENTO, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2,  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Desordem da coordenação do desenvolvimento Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Lúcio Fernandes

Desordem da Coordenação do Desenvolvimento (DCD) se caracteriza por problemas no desenvolvimento motor. Seu diagnóstico é feito somente em caso de prejuízo significativo nas atividades acadêmicas e cotidianas. O diagnóstico também está condicionado ao fato de a desordem motora não ser de origem médica, como paralisia cerebral, hemiplegia, distrofia muscular, ou qualquer outra dificuldade desenvolvimental pervasiva.

Downloads 5242  5242  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Motriz, Rio Claro, v. 12, n. 3, p. 283-292, set./d  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Desvelando frankensteins: interpretações dos currículos de licenciatura em Educação Física Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
NEIRA, Marcos Garcia

Diante da constatação de representações distorcidas sobre a docência na Educação Física em um grupo de professores recém-formados, procuramos investigar os currículos que acessaram a fim de averiguar a existência de relações entre a experiência formativa e as identidades docentes. Recorrendo à bricolagem de métodos de pesquisa e aos Estudos Culturais, enquanto referencial teórico, as interpretações realizadas sinalizam que os cursos de Licenciatura são os principais responsáveis pela polifonia e confusão conceitual inicialmente constatadas.

Palavras-chave: Currículo. Estudos Culturais. Formação de Professores.

Downloads 1090  1090  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa   Site http://www.boletimef.org
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Diabetes, Exercício Físico e Esportes de Competição Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FARRELL, Peter A.

O exercício físico regular é altamente recomendado para muitas pessoas que têm diabetes mellitus (DM) tipo 1 ou tipo 2. Os diabéticos devem ser ainda mais cuidadosos ao se preparar para fazer exercícios porque lhes falta insulina (DM tipo 1) ou porque a insulina que possuem não é eficiente para estimular a absorção da glicose (DM tipo 2). A produção e ação normais da insulina são críticas para uma resposta metabólica “correta” ao exercício físico. A pessoa com diabetes pode, no entanto, atingir níveis incríveis de conquistas físicas e há exemplos excepcionais disso na maioria dos esportes universitários, profissionais e olímpicos. Um dos casos mais impressionantes é o de Sir Steven Redgrave, vencedor de medalhas de ouro no remo pela Grã-Bretanha em cinco Jogos Olímpicos consecutivos de 1984 a 2000. Ele foi diagnosticado com diabetes cerca de dois anos antes dos jogos Olímpicos de Sydney em 2000.


Downloads 4923  4923  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Gatorade Sports Science Institute (GSSI)  Site http://efartigos.atspace.org/diabetes.html
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Dilemas e perspectivas da Educação Física, diante do paradigma da inclusão Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Régis Henrique dos Reis; SOUSA, Sônia Bertoni; VIDAL, Maria Helena Candelori

Este artigo tem como objetivo discutir, de forma sucinta, os dilemas e as perspectivas da Educação Física diante do paradigma da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais. Para isto, faz-se necessário abordar as seguintes temáticas: a) princípios que orientam a educação especial; b) fatos e correntes de pensamento que vêm orientando o desenvolvimento da educação inclusiva no Brasil; c) políticas educacionais brasileiras relacionadas à educação especial/educação inclusiva, nos cenários da integração e da inclusão e o que têm demonstrado os dados estatísticos brasileiros quanto à inclusão dessas pessoas na rede de ensino público e/ou privado; e d) os dilemas e as perspectivas da educação física diante da inclusão escolar das pessoas com necessidades especiais. Constatamos que, para que a educação física seja inclusiva, precisamos estar envolvidos numa prática sócio-político-pedagógica capaz de materializar-se em uma nova educação física escolar e em novos caminhos a serem percorridos.

Palavras-chave: Educação Física. Educação especial. Inclusão.



Downloads 852  852  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PENSAR A PRÁTICA 11/2: 125-135, maio/ago. 2008  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Diretrizes Curriculares do Paraná: Uma intervenção no Ensino Fundamental com a Ginástica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
KRUPCZAK,Janaina Cristina; CARARO,Luciane Gorete

A presente pesquisa caracteriza-se como sendo pré-experimental, teve como objetivo compreender o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares de Educação Física para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e o suporte teórico por ela apresentado, bem como verificar a possibilidade de uma ação docente com o conteúdo Ginástica, pautada em suas orientações. Para sua realização foi selecionada uma turma de 8o série do Ensino Fundamental Séries Finais, do Colégio Estadual Joana Dárc, situado no distrito de São Vicente, pertencente ao município de Araruna – PR., sendo a amostra composta por 21 alunos de ambos os gêneros. Para coleta de dados foram elaboradas e realizadas 14 intervenções docentes, sendo estas transcritas para um Diário de Campo, além de um questionário aplicado antes e após o término de todas as intervenções, como forma de verificar o nível de conhecimento e aprendizagem dos educandos em relação ao conteúdo. Tanto os planos de aula como o questionário foram elaborados pelas pesquisadoras. Os dados foram analisados mediante as anotações do Diário de Campo e pela comparação das respostas obtidas nos questionários. Obteve-se como conclusão a partir das respostas dos questionários e das anotações no Diário de Campo que, existe sim a possibilidade de uma ação docente de qualidade mediante proposta apresentada pelas Diretrizes Curriculares de Educação Física. Houve também uma satisfatória aceitação dos alunos pelo conteúdo estruturante ginástica, além de uma participação expressiva, mostrando que é possível trabalhar este conteúdo no ambiente escolar, mesmo com a falta de recursos materiais.

Palavras-chave: Educação Física. Diretrizes Curriculares. Ginástica.

Downloads 2139  2139  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Distribuição de Gordura Corporal, Pressão Arterial e Níveis de Lipídios-Lipoproteínas Plasmáticas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro Pinto


Objetivo - Investigar associações entre distribuição do tecido adiposo e níveis de pressão arterial e concentra- Plasma Lipids and Lipoprotein Levels ções de lipídios-lipoproteínas plasmáticas, mediante controle de indicadores, quanto à quantidade de gordura corporal e à prática da atividade física. Métodos - Estudo de 62 indivíduos com idades entre 20 e 45 anos. A distribuição do tecido adiposo foi determinada baseando-se na relação circunferência de cintura/quadril (CCQ), e como indicador da quantidade de gordura corporal recorreu-se às informações do índice de massa corporal (IMC), enquanto o nível de prática da atividade física foi estabelecido mediante estimativas do consumo máximo de oxigênio (VO2max). As associações entre CCQ e níveis de pressão arterial e de lipídios-lipoproteínas plasmáticas, com os efeitos do IMC e do VO2max controlados estatisticamente, foram estabelecidas pelo coeficiente de correlação parcial.
Resultados - Após correção pelo IMC verificou-se significativa correlação parcial entre a distribuição centrípeta do tecido adiposo e os níveis de pressão arterial, LDL-C e triglicerídios plasmáticos. Entretanto, controlando-se o VO2max, não foram constatadas associações significativas entre CCQ e qualquer variável sangüínea e pressão arterial.
Conclusão - A distribuição centrípeta do tecido adiposo, independente da quantidade de gordura corporal, foi relacionada com concentrações de lipídios-lipoproteínas plasmáticas e níveis de pressão arterial em ambos os sexos. A prática da atividade física parece ser um importante modulador dessa associação, enfatizando seu papel no controle dos fatores de risco predisponentes às doenças cardiovasculares.

Palavras-chave: Gordura corporal. Atividade física. Fatores de risco.

Downloads 891  891  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Arq Bras Cardiol, volume 70 (no 2), 93-98, 1998  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Do Pan Rio/2007 à Copa 2014 no Brasil. Que Brasil? E para qual Brasil? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PIRES, Giovani De Lorenzi; SILVA, Mauricio Roberto da; CARDOSO, Carlos Luiz

Refletir sobre alguns aspectos do capitalismo, tendo em vista o que parece evidente e o que se rvela estridente, pode contribuir para o esclarecimento de sua condição histórica, de sua historicidade: de tal modo que se revela ma configuração social e complexa, germinando continuamente também as tensões, desigualdades e contradições com as quais se planta a sua superação.

Downloads 782  782  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Motrivivência Ano XVIII, No 27, P. 09-17 Dez./2006  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Do ‘corpo saudável’ que se (des)constitui: imperativos moralizantes rumo à saúde persecutória? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BAGRICHEVSKY, Marcos

A Educação Física postada como área de atuação social e acadêmica que intenciona se legitimar no campo da saúde (coletiva) por intermédio da replicação de uma práxis na qual ainda prevalece o valor maior de incursões mensurativas para classificar comportamentos ‘adequados’ e ‘impróprios’ à saúde, precisa refletir com urgência acerca de tal posicionamento. Por certo, há outras perspectivas epistemológicas valiosas para legitimar profissionais e investigadores da Educação Física como agentes sociais promotores de conhecimentos e vivências corporais voltadas às intervenções populacionais, mais afeitos à valorização de experiências ‘livres’, singulares e criativas de cada sujeito.

Downloads 1646  1646  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e Cong  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Doping e mulheres nos esportes Popular Versão: pdf
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
DEVIDE, Fabiano Pries; VOTRE, Sebastião Josué

O objetivo deste ensaio é discutir o doping no esporte feminino. O texto aborda as barreiras culturais para a inserção das mulheres no esporte, a reserva masculina, a difusão do doping e as mudanças verificadas no corpo das mulheres atletas. Ao final, apresentamos algumas considerações sobre o doping na natação feminina, a partir de entrevistas realizadas com três atletas olímpicas do Brasil, participantes dos Jogos Olímpicos de Munique, 1976; Seul, 1988; e Sidney, 2000.

Palavras-chave: Doping. Mulheres. Esporte.

Downloads 8824  8824  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campina  Site http://www.boletimef.org
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