Categoria: Educação Fisica Artigos |
A técnica esportiva como construção cultural: implicações para a pedagogia do esporte |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DAOLIO, Jocimar; VELOZO, Emerson Luís.
O texto discute a técnica esportiva, com base em alguns referenciais das ciências sociais e humanas, e faz um contraponto ao conceito tradicional de técnica utilizado pela área de Educação Física e Esporte, cuja fundamentação teórica é composta primordialmente por contribuições das ciências da natureza. Considerando a técnica como o conjunto de modos de fazer e a tática como as razões do fazer, o texto trata das implicações para a pedagogia do esporte, propondo o ensino da cultura esportiva de forma mais democrática, singular e autoral, respeitando as especificidades culturais e as constantes ressignificações do esporte.
Palavras-chave: Esporte. Cultura esportiva. Pedagogia do esporte. Técnica esportiva.
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6193 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 9-16, j http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A influência do treinamento de força em indivíduos portadores da imunodeficiência humana (HIV) |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PUSSIELDI, Guilherme de Azambuja et al
Os portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) que fazem uso da terapia antiretroviral apresentam diversos efeitos colaterais que diminuem a capacidade funcional devido à perda de massa muscular, alterações metabólicas e anormalidades na distribuição de gordura corporal. A hipótese testada é que o treinamento de força seja eficaz no aumento da força, massa magra e diminuição da gordura corporal em indivíduos soropositivos. Participaram do estudo 8 homens fisicamente ativos sob tratamento antiretroviral, submetidos à uma triagem através do questionário Par-q e Risco Coronariano e a apresentação de atestado médico prévio afirmando que estavam aptos para a prática de atividade física. Todos os indivíduos assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Foi realizado um treinamento de força em aparelhos de musculação durante um período de 14 semanas. Foram encontradas diferenças significativas nos níveis de força nos exercícios-padrão Leg Press 45º (p<0.0001) e Banco Flexor (p=0.0008). Não foram encontradas diferenças significativas para as variáveis antropométricas. Concluímos nesse estudo que os exercícios de força induzem ao aumento de força muscular, entretanto, a composição corporal não sofre alterações significativas.
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5177 0 bytes FIEP Bulletin, Foz do Iguaçú, v. 78, p. 397-400, 2 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A importância da ginástica laboral na prevenção de doenças ocupacionais |
Versão: PDF Atualização: 28/2/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, João Ricardo Gabriel de O objetivo deste estudo foi verificar, através de revisão bibliográfica, a importância da Ginástica Laboral na prevenção de doenças ocupacionais. Para tanto, foi feito um breve histórico sobre as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), assim como sobre Ginástica Laboral, analisando-se os aspectos relacionados às LER/DORT, os diferentes métodos de Ginástica Laboral, bem como os resultados positivos obtidos através desta ginástica. Das evidências apresentadas por diferentes autores, ressalta-se a importância da Ginástica Laboral no alívio das dores corporais, na diminuição dos casos de LER/DORT, no aumento da produtividade e no maior retorno financeiro para empresas.
Palavras-chave: Ginástica Laboral. Lesões por Esforços Repetitivos. Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho. Qualidade de Vida.
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16499 0 bytes Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, n. 13 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Tornando o “jogo possível”: reflexões sobre a pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogos desport |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VENDITTI JUNIOR, Rubens; SOUSA, Marlus Alexandre
Este trabalho surge da necessidade de discussões sobre o papel educacional do profissional de educação física na aprendizagem esportiva e Pedagogia do Esporte. Relacionamos correntes teóricas da Pedagogia do Esporte com o ensino dos jogos desportivos coletivos. Para tanto, utilizamos como instrumento o jogo, ferramenta fundamental de ensino e oportunidade social, através de suas características lúdicas. O jogo pode contribuir para o desenvolvimento de valores éticos, sociais e morais, assim como para a construção de metáforas que estabeleçam relações entre o esporte e a vida, fazendo uso da ludicidade e do ensino reflexivo. Ambos fundamentam nosso embasamento teórico para a atuação em Pedagogia do Esporte, trazendo mais oportunidades, opções de escolha e reflexões sobre nossa atuação profissional.
Palavras-chave: Pedagogia do Esporte. Iniciação esportiva. Jogo. Ensino reflexivo.
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1265 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 47-58, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
As determinações do Estatuto de Defesa do Torcedor sobre a questão da violência: a segurança do torc |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Priscila Augusta Ferreira et al O artigo analisa as determinações do Estatuto de Defesa do Torcedor (EDT) sobre violência e segurança, a fi m de compreender quais sentidos os torcedores mineiros atribuem a tais aspectos na assistência ao futebol no estádio Mineirão. Para tanto, foram analisados: artigos do EDT que se referem à segurança e ao controle de atos violentos; entrevistas com torcedores no Campeonato Brasileiro de 2007, em Belo Horizonte (MG); além de se buscar um diálogo entre os discursos dos torcedores e as fontes ofi ciais relativas a ocorrências, audiências e atendimentos médicos nesse estádio. O EDT prevê mecanismos para fornecer segurança ao torcedor. Contudo, a sensação de segurança deste, durante a competição, não foi plena, contrariando os dados ofi ciais relativos à violência e à segurança nesse estádio.
Palavras-chave: Estatuto de Defesa do Torcedor. Futebol. Violência. Segurança.
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2285 0 bytes Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campina http:// |
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