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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A prática de atividade física entre escolares com sobrepeso e obesidade Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CELESTRINO, Juliana Oliveira; COSTA, André dos Santos

A obesidade vem aumentando acentuadamente ao longo dos últimos anos, principalmente entre os adolescentes, tornando-se importante preveni-la e tratá-la para que suas complicações não se estendam à vida adulta. É nesse sentido que a disciplina de Educação Física assume papel fundamental, pois pode elevar os níveis diários de atividade física desses adolescentes e modificar valores associados à atividade física. Para tanto, é necessário que tais adolescentes pratiquem atividade física, quer seja nas aulas em questão ou no âmbito extraescolar. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a relação dos escolares obesos com a atividade física nas aulas de Educação Física escolar e em seu tempo livre. Para isso, aplicou-se um questionário e avaliação antropométrica de peso e estatura, em 42 escolares na faixa etária 11 e 12 anos, ambos os sexos, em uma escola particular da região de Osasco-SP. Resultou-se que a prevalência de obesidade foi de 33% nas meninas e 23% nos meninos. Os sujeitos com obesidade, em especial as meninas, apresentaram-se menos ativos fisicamente em comparação à população com peso normal, tanto durante o tempo livre da semana, como do final de semana; e demonstraram falta de interesse por atividades físicas mais intensas como a corrida. Conclui-se que é de fundamental importância adequar a intensidade e o tipo de atividade física às características fisiológicas e motoras dessa população.

Palavras-chave: Obesidade. Adolescência e Atividade Física.

Downloads 1688  1688  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Presbiteriana Mackenzie  Site http://efartigos.atspace.org/obesidade.html
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jog Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA,lcides José

Os estudos acerca dos jogos esportivos coletivos avançaram significativamente, principalmente ao que se referem às suas abordagens teóricas. Em oposição aos clássicos modelos reducionistas, que privilegiavam a simplificação do jogo a elementos – partes – isolados, desconsiderando sua totalidade complexa e dinâmica, a teoria dos jogos coletivos, sobre os fundamentos do pensamento sistêmico-complexo, avançou a sua compreensão sobre seus elementos constitutivos e suas inter-relações, valorizando seu caráter organizacional – unidade global – e as propriedades de sua totalidade sistêmica. Em face às propriedades da totalidade sistêmica dos jogos coletivos, objetivamos nesse estudo a formulação e edificação de uma proposta metodológica para o ensino nos jogos coletivos, privilegiando a natureza complexa de jogo jogado e jogante. O estudo decorreu sobre uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de verificarmos e refletirmos diferentes contribuições cientificas já existentes, para então sustentarmos os fundamentos de uma proposta metodológica, baseada em uma abordagem interacionista e do pensamento sistêmico-complexo. Tendo em vista a natureza essencialmente complexa dos jogos coletivos, o mais importante no jogo é o jogador conseguir gerir a sua desordem, respondendo às diferentes situações emergenciais de caráter acontecimental, resultantes dos conflitos de objetivos existenciais no próprio jogo, valorizando a interação dos elementos constitutivos de sua totalidade sistêmica. Essa proposta metodológica privilegia a gestão da desordem – emergências – do jogo jogado como fonte geradora de todo o progresso, permitida ao pedagogizar o jogo, através de modificações e possibilidades de variações de sua estrutura formal, valorizando sua totalidade complexa.

Palavras-chave: Pedagogia do Esporte. Jogo. Jogos coletivos. Handebol.

Downloads 1709  1709  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Motriz, Rio Claro, v.13 n.1 p.51-63, jan./mar. 200  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Do ‘corpo saudável’ que se (des)constitui: imperativos moralizantes rumo à saúde persecutória? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BAGRICHEVSKY, Marcos

A Educação Física postada como área de atuação social e acadêmica que intenciona se legitimar no campo da saúde (coletiva) por intermédio da replicação de uma práxis na qual ainda prevalece o valor maior de incursões mensurativas para classificar comportamentos ‘adequados’ e ‘impróprios’ à saúde, precisa refletir com urgência acerca de tal posicionamento. Por certo, há outras perspectivas epistemológicas valiosas para legitimar profissionais e investigadores da Educação Física como agentes sociais promotores de conhecimentos e vivências corporais voltadas às intervenções populacionais, mais afeitos à valorização de experiências ‘livres’, singulares e criativas de cada sujeito.

Downloads 1727  1727  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e Cong  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Em busca da construção de uma proposta teórico-metodológica para o Judô escolar Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
Cordeiro Júnior, Orozimbo
Este texto relata a experiência adquirida com o desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado "Metodologia no ensino da Educação Física: o judô como elemento da cultura corporal". O referido projeto teve como objetivo a construção de uma metodologia de ensino do judô adequado à realidade e às exigências do contexto escolar.

Downloads 1729  1729  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pensar a Prática   Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atores sociais das ruas: esporte zero hora Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos

Considerando que o processo de crescimento em que as cidades de grande porte vivenciam, muitas das vezes desordenado, estabelecendo novas conjunturas sociais, faz com que os governantes municipais busquem novos projetos sociais que objetivem atender estas necessidades emergentes. A Secretaria Municipal de Esportes e Recreação em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade de Ponta Grossa – Pr, preocupados em atender as demandas sociais que se apresentam, instituem na cidade um projeto esportivo/social, baseado em uma experiência norte-americana denominada de basquete zero hora. O projeto hora implantado em Ponta Grossa denominado de "atores sociais das ruas: esporte zero hora", visa atender os indivíduos que perambulam pelas ruas da cidade no período noturno. O problema que gerou este projeto está centrado no número excessivo de atores que perambulam pelas ruas da cidade e em muitos casos fazendo uso de produtos entorpecentes. Trata-se de um trabalho cujos mecanismos de pesquisa centram-se na pesquisa exploratória de cunho qualitativo, procurando demonstrar que a implantação de um programa de prática de atividade esportiva regular pode, diminuir o número desses atores sociais nas ruas da cidade no período noturno. A hipótese trabalhada conduz para o entendimento que estes ao estarem envolvidos com o referido projeto além de deixarem momentaneamente as ruas da cidade deixam também de fazer uso de produtos entorpecentes pelo período que estão envolvidos com esta atividade esportiva.

Palavras-chave: Atores sociais. Esporte.

Downloads 1737  1737  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SEED  Site http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Associações entre atividade física, índice de massa corporal e comportamentos sedentários em adoles Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Kelly Samara da, NAHAS, Markus Vinicius, HOEFELMANN, Luana Peter et al.

Este estudo teve como objetivo determinar a associação do índice de massa corporal (IMC) com os níveis de atividade física (AF) e comportamentos sedentários (assistir TV, usar computador ou jogar videogames) em adolescentes de escolas públicas do Estado de Santa Catarina (15-19 anos; n = 5.028). Métodos: As informações foram coletadas por meio de questionário desenvolvido e validado para adolescentes.

Palavras-chave: Sobrepeso. Obesidade. Atividade física. Computador. Televisão. Adolescente.

Downloads 1742  1742  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. bras. epidemiol., mar. 2008, vol.11, no.1, p.  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Formação inicial e currículo no CEFD/UFES Popular Versão: 
Atualização:  16/4/2008
Descrição:
PAIVA, Fernanda Simone Lopes; ANDRADE Filho, Nelson Figueiredo; FIGUEIREDO, Zenólia Cristina Campos

Este estudo apresenta fundamentação teórica e seus desdobramentos no currículo de formação inicial em Educação Física para atuar na Educação Básica, implementado no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, em 2006.

Downloads 1789  1789  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFG  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Variações hemodinâmicas em adultos jovens: efeitos de 3 séries de 10 repetições a 70% de uma repetiç Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MARTINS, Lidiana Vargas Alves et al

Postula-se que os exercícios físicos são benéficos para o sistema cardiovascular, no entanto há dúvidas quanto aos possíveis riscos à saúde relacionados aos exercícios contra-resistência. O objetivo deste estudo foi verificar as modificações hemodinâmicas durante a execução de exercícios contra-resistência de membros inferiores. Homens entre 18 e 30 anos (n = 28), sedentários, normotensos e aparentemente saudáveis foram voluntariamente submetidos a exercícios na cadeira extensora (3x10 repetições a 70% de 1RM). Antes e após cada série foram medidas a freqüência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD), a freqüência cardíaca média (FCM), Duplo Produto (DP) e o mVO2. Os resultados foram analizados estatisticamente por ANOVA com nível de significancia de 5%. Houve um aumento de aproximadamente 31% na FC (p<0,05) após todas as séries comparadas aos valores basais. A PAD e PAM não sofreram aumentos significativos em nenhum momento do teste. A PAS aumentou significativamente (p<0,05) na ultima série de exercícios. O DP e o mVO2 aumentaram significativamente após a realização de cada série. Em nenhum dos momentos medidos o DP ou o mVO2 alcançou valores considerados arriscados segundo a literatura disponível. Conclui-se que este tipo de exercício aumenta a sobrecarga cardíaca sem, no entanto, atingir níveis arriscados.

Palavras-chave: Frequência cardíaca. Pressão arterial. Duplo produto. mVO2. Exercício contra-resistência.

Downloads 1792  1792  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Relevância do Trekking e do Mountain Bike para o Desempenho em Corrida de Aventura Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JÚNIOR,Moacir Miorando; CASTRO, Flávio de Souza; VAZ, Marco Aurélio

O objetivo deste estudo foi comparar a relevância das modalidades de mountain bike e de trekking para o desempenho em prova de corrida de aventura. Seis atletas (27,3 ± 4,9 anos; 73,0 ± 5,5 kg; 178,1 ± 6,0 cm; 22,9 ± 0,9 índice de massa corporal; 10,3% ± 5,1% percentual de gordura corporal) realizaram testes de desempenho máximo nas modalidades de mountain bike e de trekking isoladamente, e, posteriormente, participaram de uma prova de corrida de aventura simulada. Correlações positivas e significativas foram encontradas entre o tempo de subida no teste de mountain bike com o tempo total de prova (r = 0,831; p < 0,040), assim como com o tempo de prova na modalidade de mountain bike com o tempo total de prova (r = 0,833; p < 0,039). Desta forma, foram observados indícios de que, entre as modalidades de mountain bike e de trekking, a mais relevante, em uma prova de corrida de aventura, seja o mountain bike.

Palavras-chave: Corrida de aventura. Mountain bike. Trekking.




Downloads 1821  1821  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Física 2008 Set; 142:5-11. Rio  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Altas temperaturas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MARQUES JUNIOR, Nelson Kautzner

Os objetivo da revisão foi explicar sobre as altas temperaturas. Esta revisão foi dividida em quatro fases possuindo o conteúdo da fisiologia das altas temperaturas, vestimenta para o calor, aclimatação e reposição hídrica. Conclui-se que este estudo é importante para diversos profissionais da Educação Física.

Palavras-chave: Calor. Exercício. Treino. Altas temperaturas.

Downloads 1861  1861  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma MOVIMENTO e PERCEPÇÃO > Vol. 9, Nº 12 (2008)  Site http://
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