Categoria: Educação Fisica Artigos |
A prática de atividade física entre escolares com sobrepeso e obesidade |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CELESTRINO, Juliana Oliveira; COSTA, André dos Santos
A obesidade vem aumentando acentuadamente ao longo dos últimos anos, principalmente entre os adolescentes, tornando-se importante preveni-la e tratá-la para que suas complicações não se estendam à vida adulta. É nesse sentido que a disciplina de Educação Física assume papel fundamental, pois pode elevar os níveis diários de atividade física desses adolescentes e modificar valores associados à atividade física. Para tanto, é necessário que tais adolescentes pratiquem atividade física, quer seja nas aulas em questão ou no âmbito extraescolar. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a relação dos escolares obesos com a atividade física nas aulas de Educação Física escolar e em seu tempo livre. Para isso, aplicou-se um questionário e avaliação antropométrica de peso e estatura, em 42 escolares na faixa etária 11 e 12 anos, ambos os sexos, em uma escola particular da região de Osasco-SP. Resultou-se que a prevalência de obesidade foi de 33% nas meninas e 23% nos meninos. Os sujeitos com obesidade, em especial as meninas, apresentaram-se menos ativos fisicamente em comparação à população com peso normal, tanto durante o tempo livre da semana, como do final de semana; e demonstraram falta de interesse por atividades físicas mais intensas como a corrida. Conclui-se que é de fundamental importância adequar a intensidade e o tipo de atividade física às características fisiológicas e motoras dessa população.
Palavras-chave: Obesidade. Adolescência e Atividade Física.
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1688 0 bytes Universidade Presbiteriana Mackenzie http://efartigos.atspace.org/obesidade.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jog |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA,lcides José
Os estudos acerca dos jogos esportivos coletivos avançaram significativamente, principalmente ao que se referem às suas abordagens teóricas. Em oposição aos clássicos modelos reducionistas, que privilegiavam a simplificação do jogo a elementos – partes – isolados, desconsiderando sua totalidade complexa e dinâmica, a teoria dos jogos coletivos, sobre os fundamentos do pensamento sistêmico-complexo, avançou a sua compreensão sobre seus elementos constitutivos e suas inter-relações, valorizando seu caráter organizacional – unidade global – e as propriedades de sua totalidade sistêmica. Em face às propriedades da totalidade sistêmica dos jogos coletivos, objetivamos nesse estudo a formulação e edificação de uma proposta metodológica para o ensino nos jogos coletivos, privilegiando a natureza complexa de jogo jogado e jogante. O estudo decorreu sobre uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de verificarmos e refletirmos diferentes contribuições cientificas já existentes, para então sustentarmos os fundamentos de uma proposta metodológica, baseada em uma abordagem interacionista e do pensamento sistêmico-complexo. Tendo em vista a natureza essencialmente complexa dos jogos coletivos, o mais importante no jogo é o jogador conseguir gerir a sua desordem, respondendo às diferentes situações emergenciais de caráter acontecimental, resultantes dos conflitos de objetivos existenciais no próprio jogo, valorizando a interação dos elementos constitutivos de sua totalidade sistêmica. Essa proposta metodológica privilegia a gestão da desordem – emergências – do jogo jogado como fonte geradora de todo o progresso, permitida ao pedagogizar o jogo, através de modificações e possibilidades de variações de sua estrutura formal, valorizando sua totalidade complexa.
Palavras-chave: Pedagogia do Esporte. Jogo. Jogos coletivos. Handebol.
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1709 0 bytes Motriz, Rio Claro, v.13 n.1 p.51-63, jan./mar. 200 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atores sociais das ruas: esporte zero hora |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos
Considerando que o processo de crescimento em que as cidades de grande porte vivenciam, muitas das vezes desordenado, estabelecendo novas conjunturas sociais, faz com que os governantes municipais busquem novos projetos sociais que objetivem atender estas necessidades emergentes. A Secretaria Municipal de Esportes e Recreação em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade de Ponta Grossa – Pr, preocupados em atender as demandas sociais que se apresentam, instituem na cidade um projeto esportivo/social, baseado em uma experiência norte-americana denominada de basquete zero hora. O projeto hora implantado em Ponta Grossa denominado de "atores sociais das ruas: esporte zero hora", visa atender os indivíduos que perambulam pelas ruas da cidade no período noturno. O problema que gerou este projeto está centrado no número excessivo de atores que perambulam pelas ruas da cidade e em muitos casos fazendo uso de produtos entorpecentes. Trata-se de um trabalho cujos mecanismos de pesquisa centram-se na pesquisa exploratória de cunho qualitativo, procurando demonstrar que a implantação de um programa de prática de atividade esportiva regular pode, diminuir o número desses atores sociais nas ruas da cidade no período noturno. A hipótese trabalhada conduz para o entendimento que estes ao estarem envolvidos com o referido projeto além de deixarem momentaneamente as ruas da cidade deixam também de fazer uso de produtos entorpecentes pelo período que estão envolvidos com esta atividade esportiva.
Palavras-chave: Atores sociais. Esporte.
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1737 0 bytes SEED http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Associações entre atividade física, índice de massa corporal e comportamentos sedentários em adoles |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Kelly Samara da, NAHAS, Markus Vinicius, HOEFELMANN, Luana Peter et al.
Este estudo teve como objetivo determinar a associação do índice de massa corporal (IMC) com os níveis de atividade física (AF) e comportamentos sedentários (assistir TV, usar computador ou jogar videogames) em adolescentes de escolas públicas do Estado de Santa Catarina (15-19 anos; n = 5.028). Métodos: As informações foram coletadas por meio de questionário desenvolvido e validado para adolescentes.
Palavras-chave: Sobrepeso. Obesidade. Atividade física. Computador. Televisão. Adolescente.
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1742 0 bytes Rev. bras. epidemiol., mar. 2008, vol.11, no.1, p. http://www.scielo.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Variações hemodinâmicas em adultos jovens: efeitos de 3 séries de 10 repetições a 70% de uma repetiç |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MARTINS, Lidiana Vargas Alves et al Postula-se que os exercícios físicos são benéficos para o sistema cardiovascular, no entanto há dúvidas quanto aos possíveis riscos à saúde relacionados aos exercícios contra-resistência. O objetivo deste estudo foi verificar as modificações hemodinâmicas durante a execução de exercícios contra-resistência de membros inferiores. Homens entre 18 e 30 anos (n = 28), sedentários, normotensos e aparentemente saudáveis foram voluntariamente submetidos a exercícios na cadeira extensora (3x10 repetições a 70% de 1RM). Antes e após cada série foram medidas a freqüência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD), a freqüência cardíaca média (FCM), Duplo Produto (DP) e o mVO2. Os resultados foram analizados estatisticamente por ANOVA com nível de significancia de 5%. Houve um aumento de aproximadamente 31% na FC (p<0,05) após todas as séries comparadas aos valores basais. A PAD e PAM não sofreram aumentos significativos em nenhum momento do teste. A PAS aumentou significativamente (p<0,05) na ultima série de exercícios. O DP e o mVO2 aumentaram significativamente após a realização de cada série. Em nenhum dos momentos medidos o DP ou o mVO2 alcançou valores considerados arriscados segundo a literatura disponível. Conclui-se que este tipo de exercício aumenta a sobrecarga cardíaca sem, no entanto, atingir níveis arriscados.
Palavras-chave: Frequência cardíaca. Pressão arterial. Duplo produto. mVO2. Exercício contra-resistência.
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1792 0 bytes Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Relevância do Trekking e do Mountain Bike para o Desempenho em Corrida de Aventura |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JÚNIOR,Moacir Miorando; CASTRO, Flávio de Souza; VAZ, Marco Aurélio
O objetivo deste estudo foi comparar a relevância das modalidades de mountain bike e de trekking para o desempenho em prova de corrida de aventura. Seis atletas (27,3 ± 4,9 anos; 73,0 ± 5,5 kg; 178,1 ± 6,0 cm; 22,9 ± 0,9 índice de massa corporal; 10,3% ± 5,1% percentual de gordura corporal) realizaram testes de desempenho máximo nas modalidades de mountain bike e de trekking isoladamente, e, posteriormente, participaram de uma prova de corrida de aventura simulada. Correlações positivas e significativas foram encontradas entre o tempo de subida no teste de mountain bike com o tempo total de prova (r = 0,831; p < 0,040), assim como com o tempo de prova na modalidade de mountain bike com o tempo total de prova (r = 0,833; p < 0,039). Desta forma, foram observados indícios de que, entre as modalidades de mountain bike e de trekking, a mais relevante, em uma prova de corrida de aventura, seja o mountain bike.
Palavras-chave: Corrida de aventura. Mountain bike. Trekking.
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1821 0 bytes Revista de Educação Física 2008 Set; 142:5-11. Rio http:// |
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