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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Dilemas e perspectivas da Educação Física, diante do paradigma da inclusão Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Régis Henrique dos Reis; SOUSA, Sônia Bertoni; VIDAL, Maria Helena Candelori

Este artigo tem como objetivo discutir, de forma sucinta, os dilemas e as perspectivas da Educação Física diante do paradigma da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais. Para isto, faz-se necessário abordar as seguintes temáticas: a) princípios que orientam a educação especial; b) fatos e correntes de pensamento que vêm orientando o desenvolvimento da educação inclusiva no Brasil; c) políticas educacionais brasileiras relacionadas à educação especial/educação inclusiva, nos cenários da integração e da inclusão e o que têm demonstrado os dados estatísticos brasileiros quanto à inclusão dessas pessoas na rede de ensino público e/ou privado; e d) os dilemas e as perspectivas da educação física diante da inclusão escolar das pessoas com necessidades especiais. Constatamos que, para que a educação física seja inclusiva, precisamos estar envolvidos numa prática sócio-político-pedagógica capaz de materializar-se em uma nova educação física escolar e em novos caminhos a serem percorridos.

Palavras-chave: Educação Física. Educação especial. Inclusão.



Downloads 855  855  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PENSAR A PRÁTICA 11/2: 125-135, maio/ago. 2008  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Diretrizes Curriculares do Paraná: Uma intervenção no Ensino Fundamental com a Ginástica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
KRUPCZAK,Janaina Cristina; CARARO,Luciane Gorete

A presente pesquisa caracteriza-se como sendo pré-experimental, teve como objetivo compreender o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares de Educação Física para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e o suporte teórico por ela apresentado, bem como verificar a possibilidade de uma ação docente com o conteúdo Ginástica, pautada em suas orientações. Para sua realização foi selecionada uma turma de 8o série do Ensino Fundamental Séries Finais, do Colégio Estadual Joana Dárc, situado no distrito de São Vicente, pertencente ao município de Araruna – PR., sendo a amostra composta por 21 alunos de ambos os gêneros. Para coleta de dados foram elaboradas e realizadas 14 intervenções docentes, sendo estas transcritas para um Diário de Campo, além de um questionário aplicado antes e após o término de todas as intervenções, como forma de verificar o nível de conhecimento e aprendizagem dos educandos em relação ao conteúdo. Tanto os planos de aula como o questionário foram elaborados pelas pesquisadoras. Os dados foram analisados mediante as anotações do Diário de Campo e pela comparação das respostas obtidas nos questionários. Obteve-se como conclusão a partir das respostas dos questionários e das anotações no Diário de Campo que, existe sim a possibilidade de uma ação docente de qualidade mediante proposta apresentada pelas Diretrizes Curriculares de Educação Física. Houve também uma satisfatória aceitação dos alunos pelo conteúdo estruturante ginástica, além de uma participação expressiva, mostrando que é possível trabalhar este conteúdo no ambiente escolar, mesmo com a falta de recursos materiais.

Palavras-chave: Educação Física. Diretrizes Curriculares. Ginástica.

Downloads 2140  2140  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Distribuição de Gordura Corporal, Pressão Arterial e Níveis de Lipídios-Lipoproteínas Plasmáticas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro Pinto


Objetivo - Investigar associações entre distribuição do tecido adiposo e níveis de pressão arterial e concentra- Plasma Lipids and Lipoprotein Levels ções de lipídios-lipoproteínas plasmáticas, mediante controle de indicadores, quanto à quantidade de gordura corporal e à prática da atividade física. Métodos - Estudo de 62 indivíduos com idades entre 20 e 45 anos. A distribuição do tecido adiposo foi determinada baseando-se na relação circunferência de cintura/quadril (CCQ), e como indicador da quantidade de gordura corporal recorreu-se às informações do índice de massa corporal (IMC), enquanto o nível de prática da atividade física foi estabelecido mediante estimativas do consumo máximo de oxigênio (VO2max). As associações entre CCQ e níveis de pressão arterial e de lipídios-lipoproteínas plasmáticas, com os efeitos do IMC e do VO2max controlados estatisticamente, foram estabelecidas pelo coeficiente de correlação parcial.
Resultados - Após correção pelo IMC verificou-se significativa correlação parcial entre a distribuição centrípeta do tecido adiposo e os níveis de pressão arterial, LDL-C e triglicerídios plasmáticos. Entretanto, controlando-se o VO2max, não foram constatadas associações significativas entre CCQ e qualquer variável sangüínea e pressão arterial.
Conclusão - A distribuição centrípeta do tecido adiposo, independente da quantidade de gordura corporal, foi relacionada com concentrações de lipídios-lipoproteínas plasmáticas e níveis de pressão arterial em ambos os sexos. A prática da atividade física parece ser um importante modulador dessa associação, enfatizando seu papel no controle dos fatores de risco predisponentes às doenças cardiovasculares.

Palavras-chave: Gordura corporal. Atividade física. Fatores de risco.

Downloads 892  892  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Arq Bras Cardiol, volume 70 (no 2), 93-98, 1998  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Do Pan Rio/2007 à Copa 2014 no Brasil. Que Brasil? E para qual Brasil? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PIRES, Giovani De Lorenzi; SILVA, Mauricio Roberto da; CARDOSO, Carlos Luiz

Refletir sobre alguns aspectos do capitalismo, tendo em vista o que parece evidente e o que se rvela estridente, pode contribuir para o esclarecimento de sua condição histórica, de sua historicidade: de tal modo que se revela ma configuração social e complexa, germinando continuamente também as tensões, desigualdades e contradições com as quais se planta a sua superação.

Downloads 785  785  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Motrivivência Ano XVIII, No 27, P. 09-17 Dez./2006  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Do ‘corpo saudável’ que se (des)constitui: imperativos moralizantes rumo à saúde persecutória? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BAGRICHEVSKY, Marcos

A Educação Física postada como área de atuação social e acadêmica que intenciona se legitimar no campo da saúde (coletiva) por intermédio da replicação de uma práxis na qual ainda prevalece o valor maior de incursões mensurativas para classificar comportamentos ‘adequados’ e ‘impróprios’ à saúde, precisa refletir com urgência acerca de tal posicionamento. Por certo, há outras perspectivas epistemológicas valiosas para legitimar profissionais e investigadores da Educação Física como agentes sociais promotores de conhecimentos e vivências corporais voltadas às intervenções populacionais, mais afeitos à valorização de experiências ‘livres’, singulares e criativas de cada sujeito.

Downloads 1646  1646  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e Cong  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!É o futebol o ópio do povo? Uma abordagem econômica preliminar Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SHIKIDA, Cláudio Djissey; SHIKIDA, Pery Francisco Assis

Uma afirmação de senso comum – entre economistas e não-economistas é a de que o “futebol é o ópio do povo”. Este artigo representa uma tentativa original de se responder a esta pergunta. Argumenta-se que um aumento do tamanho do poder arrecadatório do governo pode ocorrer sem reação correspondente por parte do brasileiro comum pois o brasileiro substituiria “reação” ao aumento do governo pela “válvula de escape” representada pelo futebol. Assim, evidências preliminares da ação predatória do Estado sobre o número de pagantes em jogos do campeonato “Brasileirão” são captadas pelos “dias de servidão”, controlando-se por inovações institucionais/tecnológicas, o nível geral de preços e variações nas regras do campeonato. Encontra-se que, ceteris paribus, o aumento de 1% nos dias de servidão do brasileiro gera um aumento de 1% no número de pagantes aos jogos, em um ano.

Palavras-chave: Análise econométrica dos esportes. Futebol. Carga tributária.


Downloads 877  877  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENCONTRO DE ECONOMIA PARANAENSE, 3., 2004, Londrin  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física Adaptada ao Deficiente Visual Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
NEVES, Geraldo Nepomuceno das; FRASSON, Antonio Carlos; CANTORANI, José Roberto Herrera

O presente trabalho tem como objetivo discutir a inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física. O interesse pelo tema se verifica em virtude da defasagem apresentada por essas crianças nas áreas motora, cognitiva e sociais-afetiva. É factível a compreensão de que essa defasagem não é inerente à condição de deficiente visual, e sim, muito provavelmente, em função da falta de estímulos e de um efetivo trabalho motor. Intenta-se, assim, mostrar que quanto maiores as oportunidades do deficiente visual experimentar situações variadas e de interagir com o ambiente que o rodeia, maior seu nível de desenvolvimento e de compreensão do mundo. O trabalho também enfoca o papel do professor de Educação Física e a adequação de metodologias de ensino nas aulas de Educação Física para o atendimento a esses deficientes, respeitando suas diferenças, desenvolvendo suas capacidades e promovendo sua autonomia.

Palavras-chave: Educação Física. Deficientes visuais. Inclusão.

Downloads 13329  13329  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Ponta Grossa  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física dialógica: uma experiência de intervenção no ensino fundamental Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARMO, Clayton da Silva; GONÇALVES JUNIOR, Luiz

As diversas dificuldades enfrentadas durante a prática profissional em Educação Física escolar, dentre elas o baixo índice de participação e interesse das crianças nas aulas, fizeram com que surgissem algumas inquietações que remetem à revisão de nossa metodologia e estratégias de ensino e de aprendizagem. Assim, realizamos intervenção baseados pela pedagogia dialógica, após levantamento de tema gerador junto a comunidade escolar, em aulas regulares do componente curricular educação física em uma turma de 3ª série do ensino fundamental de uma escola pública. O objetivo deste estudo foi o de analisar a aceitação, participação e significação dos/as educandos/as na utilização da perspectiva dialógica na educação física escolar. A metodologia de pesquisa adotada foi qualitativa com inspiração na fenomenologia. As intervenções foram sistematicamente registradas em diários de campo, dos quais, após a identificação das unidades de significado, emergiram cinco categorias: A) “Escolhendo o tema gerador”, B) “Dialogicidade nas aulas de Educação Física”, C) “Contribuições da professora de sala”, D) “Atividades originadas a partir da dialogicidade” e E) “Resistência na realização das tarefas”. Tais categorias possibilitaram a construção dos resultados. Consideramos que, dentre as dificuldades encontradas na intervenção, uma das mais preocupantes foi a resistência inicial das crianças em realizarem as tarefas de casa e as atividades em aula, bem como condutas que atrapalhavam a conversação. Favoravelmente observamos o desenvolvimento da autonomia e o rompimento gradual da resistência das crianças em realizar atividades nas aulas, com mudanças na conduta gerando situações de cooperação, solidariedade e responsabilidade, nova conduta que entendemos dever-se ao trabalho desenvolvido com a temática respeito, mais do que isso, nos indicam a aceitação e significação dos/as educandos/as do transcurso da intervenção com a pedagogia dialógica.

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Educação Física Escolar. Pedagogia Dialógica.


Downloads 2215  2215  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONGRESSO IBERO–A  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Em busca da construção de uma proposta teórico-metodológica para o Judô escolar Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
Cordeiro Júnior, Orozimbo
Este texto relata a experiência adquirida com o desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado "Metodologia no ensino da Educação Física: o judô como elemento da cultura corporal". O referido projeto teve como objetivo a construção de uma metodologia de ensino do judô adequado à realidade e às exigências do contexto escolar.

Downloads 1597  1597  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pensar a Prática   Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física e Antropologia: necessidade de engajamento Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARMO JÚNIOR, Wilson

Nesse artigo a idéia é conduzir ao leitor a refletir sobre a necessidade de trazer a reflexão para a Educação Física em todo seu conteúdo. Trata-se de estabelecer vínculos com aspectos da corporeidade e motricidade como fenômenos engajados numa cultura das práticas corporais, sobretudo, permitindo comparar a dinâmica da integralidade entre o conceito e a natureza nas questões que conduz a formação do ser humano na sua totalidade. O discurso sobre prática cujo teor indica relações entre uso do corpo como entidade da cultura com relevância da prática de exercícios físicos podem formar um corpo de conhecimento original e promissor. Dessa forma a tentativa de trazer para o debate de aspectos antropológicos nas discussões sobre a experiência humana no mundo vivido estimulam um pensar sobre o corpo e a motricidade construindo outras linguagens. Educação física e antropologia, enquanto categorias conceituais parecerem ter fundamentos originais sobre os quais repousam temas estruturais de valores culturais semelhantes: o corpo além do organismo biológico como ferramenta de intervenção no mundo; a motricidade com experiência associada à concepção de prática como linguagem. Com o suporte teórico dos aspectos conceituais da fenomenologia abre-se aqui mais uma possibilidade de olhar para a Educação Física com os fundamentos mais rigorosos e de múltiplos sentidos.

Palavras-chave: Educação Física. Antropologia e Sentido da Prática.



Downloads 17222  17222  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://
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