Categoria: Educação Fisica Artigos |
O lúdico e a água: uma proposta de inclusão do elemento |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FREIRE, Marília; ANDRIES JÚNIOR, Orival
Segundo Cenni (1993), a água ”É um meio no qual é impossível se fazer menos e deixar acontecer mais, pode-se permitir o fluir”(p.46). Entendemos aqui o “Fluir”, no sentido de desfrutar dos prazeres em meio líquido de forma lúdica, criando um novo sentido para o contato com esse mundo amplo e ambivalente que é a água. Existem muitas maneiras, formas e lugares para se brincar com a água, o que desperta o interesse e a atração de muitos a experimentá-la, senti-la, vê-la fluir, e desfrutar de suas emoções. Pode-se brincar com a água da chuva, com a água do chão molhado, fazer represas, e até mesmo numa bacia, onde a criança pode ser a dona do seu movimento e estar em contato com a água, o que é muito bom para acalmar, e também desenvolver algumas brincadeiras com as mãos, os pés, com objetos, com papel, bexigas, usando a imaginação, a respiração, molhando-se.
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7438 0 bytes Unicamp- Campinas - SP http://efartigos.atspace.org/natacao.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental de 1º a 4º |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ROCHA, Bruno Ribeiro da; MAIA,Diego Fernandes da Silva; FARIA, Terezinha Gomes
O lúdico é considerado uma forma de proporcionar prazer, utilizando o imaginário e a criatividade nas várias formas de brincadeiras e jogos. Este estudo objetivou analisar o lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física de alunos de 1º a 4º séries do Ensino Fundamental. Caracterizando-se como uma pesquisa descritiva, onde treze professores de Educação Física de diferentes escolas de Maringá e Paiçandu foram investigados quanto ao conhecimento e aplicabilidade do lúdico em suas aulas. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário. Os resultados deste estudo indicaram que a concepção do tema na visão desses professores, foi de 38,48% como uma atividade prazerosa e 30,76% como motivadoras e de interação. Constatou-se que 53,86 % consideram o lúdico como um elemento fundamental no processo de desenvolvimento do ensino. Podemos concluir que o lúdico pode ser um subsídio pedagógico a mais, para as aulas, principalmente as de Educação Física auxiliando no processo ensino/aprendizagem.
Palavras-Chave: Lúdico, Aulas de Educação Física, Ensino Fundamental.
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5539 0 bytes CESUMAR http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Nível de atividade física e comportamento sedentário em escolares |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Diego Augusto Santos; LIMA, Jadson de Oliveira; SILVA, Roberto Jerônimo dos Santos; PRADO,Rosa Luciana
Este trabalho objetivou verificar o nível de atividade física (NAF) e o comportamento sedentário em escolares da cidade de Aracaju (SE). Participaram do estudo 1028 estudantes de ambos os sexos, com uma média de 15,38 (2,44) e 15,24 (2,40) anos de idade para o sexo feminino e masculino, respectivamente. Da amostra, 24,7% eram crianças e 75,3% adolescentes, com uma média de 12,07 (0,88) e 16,39 (1,72) anos de idade, respectivamente. Utilizou-se um instrumento já aplicado em estudos nacionais, com o qual se identificou o tempo médio de horas assistindo TV (hTV) por dia e o NAF – PAQ-C. Para a análise de dados, foram empregados a estatística descritiva, o teste “t” para amostras independentes, o Exato de Fisher e o teste de comparação entre duas proporções. Adotou-se nível de significância de 5% (p≤0,05). O sexo masculino teve um escore de 2,25 (0,60) para atividade física, significativamente, maior que o feminino. A prevalência de sedentarismo foi 72,5, 89,3 e 85,2% para o sexo feminino, considerando os grupos “crianças”, adolescentes” e “todo o grupo”, respectivamente, sendo para o masculino uma prevalência de 55,4, 74,8 e 69,8% para os mesmos grupos considerados. Não houve diferenças quando consideradas as hTV entre os sexos e nem ao comparar escolares sedentários com ativos fisicamente (p>0,05). Concluiu-se que: a) há alta prevalência de crianças e adolescentes caracterizados como “sedentários” e “muito sedentários”; b) o sexo masculino apresentou maiores NAF que o feminino c) adolescentes são menos ativos do que as crianças. d) há grande quantitativo de hTV no grupo estudado.
Palavras-chave: Atividade motora. Estudantes. Estudos transversais.
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615 0 bytes Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2009, 11(3):2 http://rbcdh.ufsc.br/MostraEdicao.do?edicao=41 |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Neoplasias presentes em idosos: A importância da atividade física |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DEPIERI, Paula Gizeli; VAGETTI,Gislaine Cristina
O objetivo deste trabalho é estudar os cânceres presentes na terceira idade, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Recentes estudos apontam um aumento de pacientes idosos com diversos tipos de câncer devido ao aumento da expectativa de vida. Através dos avanços da medicina e do aumento da expectativa de vida dos homens, estabelece-se a melhor possibilidade de cura para os tipos câncer, apesar das causas e fatores de riscos serem diversificados. Os fatores ligados ao estilo de vida, comportamento e meio ambiente parecem ser fundamentais. Os cânceres mais desenvolvidos em idosos, segundo estudos são: câncer de pulmão, mama, próstata, de pele, bexiga, cólon e estômago. O tratamento do câncer pode ter caráter de cura, prolongar a vida ou melhorá-la (aliviar os sintomas).
Palavras-chave: Envelhecimento. Idoso. Neoplasia. Atividade física.
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22113 0 bytes FAFIPA- Faculdade Estadual de Educação, Ciências e http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Motivos que levam adolescentes a praticarem futsal |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NUÑEZ, Paulo Ricardo Martins et al
Nos últimos anos, os estudos relacionados à psicologia esportiva têm ganhado considerável espaço no meio acadêmico brasileiro, principalmente naqueles relacionados aos aspectos motivacionais. Conhecer os motivos que levam jovens a praticarem determinada modalidade esportiva é de grande relevância para professores e treinadores, pois a motivação é pré-requisito para a permanência de um indivíduo em um programa esportivo. Diante do exposto, este estudo teve por objetivo avaliar os motivos que levam adolescentes a praticarem futsal. A amostra foi composta por 100 alunos/atletas, de 13 a 16 anos, do sexo masculino, inscritos em sete equipes de escolas particulares de Campo Grande – MS. Como instrumento, utilizou-se o Inventário de Motivação para a prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998). Os dados mostram que praticar futsal para o rendimento esportivo (M= 3,92) configura-se como a principal motivação de adesão ao esporte, seguido pela saúde (M= 3,79) e pela amizade/lazer (M= 3,34). A maior motivação dos jovens em praticarem futsal para o rendimento esportivo pode ser em decorrência dos adolescentes terem um grande ímpeto para atividades competitivas, uma vez que, por intermédio delas, suas potencialidades são evidenciadas.
Palavras-chave: Rendimento esportivo. Saúde. Lazer.
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4614 0 bytes Conexões, Campinas, v. 6, n. 1, p. 67-78, 2008. http:// |
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