Categoria: Educação Fisica Artigos |
Exercícios multiarticulares para coordenação motora desenvolvida em academias na observação dos prof |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DOSSANTOS, Douglas Costa et al
O presente estudo avalia e discute a associação entre o uso de exercícios multiarticulares nas séries dos alunos iniciantes e alunos que praticam desporto, na visão do profissional de Educação Física para coordenação motora. A metodologia adotada foi de cunho descritivo, com tipologia de questionário internacional de nível de atividade física (IPAQ - versão 6 com adaptação para desempenho motor): estudo piloto em adultos e jovens brasileiros, com 68 profissionais de diferentes municípios preenchendo o questionário. O resultado para análise está em gráficos onde se apresentam as respostas dos profissionais de Educação Física, que mostram uma visão apurada sobre exercícios multiarticulares no desempenho motor de acordo com literaturas científicas do ramo. Observou-se nos gráficos estatísticos que 42% dos profissionais do Rio de Janeiro, 27% de Niterói e 31% de São Gonçalo mostram ter um bom padrão de conhecimento com relação à coordenação motora para as atividades multiarticulares, todavia nas academias de Niterói e São Gonçalo não foi observada uma padronização metodológica de treinamento, que proporcione um aumento específico dessa qualidade física envolvida. Constatou-se a utilização dos exercícios multiarticulares para a necessidade de evoluir a coordenação motora na concepção dos Profissionais de Educação Física.
Palavras-chave: Multiarticular. Desempenho motor. Aptidão física.
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7685 0 bytes FIEP Bulletin, Foz do Iguaçú, v. 79, 2009. Special http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física Adaptada ao Deficiente Visual |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NEVES, Geraldo Nepomuceno das; FRASSON, Antonio Carlos; CANTORANI, José Roberto Herrera
O presente trabalho tem como objetivo discutir a inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física. O interesse pelo tema se verifica em virtude da defasagem apresentada por essas crianças nas áreas motora, cognitiva e sociais-afetiva. É factível a compreensão de que essa defasagem não é inerente à condição de deficiente visual, e sim, muito provavelmente, em função da falta de estímulos e de um efetivo trabalho motor. Intenta-se, assim, mostrar que quanto maiores as oportunidades do deficiente visual experimentar situações variadas e de interagir com o ambiente que o rodeia, maior seu nível de desenvolvimento e de compreensão do mundo. O trabalho também enfoca o papel do professor de Educação Física e a adequação de metodologias de ensino nas aulas de Educação Física para o atendimento a esses deficientes, respeitando suas diferenças, desenvolvendo suas capacidades e promovendo sua autonomia.
Palavras-chave: Educação Física. Deficientes visuais. Inclusão.
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13328 0 bytes Universidade Estadual de Ponta Grossa http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atividade física em adolescentes brasileiros: uma revisão sistemática |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
TASSITANO, Rafael Miranda; et al.
O estudo teve como objetivo revisar a literatura sobre estudos na área de atividade física e comportamentos sedentários em adolescentes brasileiros. Revisão sistemática da literatura. A busca foi realizada em bases de dados eletrônicas e lista de referência dos artigos identificados. Os seguintes descritores, nas línguas portuguesa e inglesa, foram utilizados: “exercício”, “esforço físico”, “aptidão física”, “esportes”, “atividade motora”, “atividade física”, “metabolismo energético”, “conduta de saúde”, “estilo de vida”, “fatores de risco”, “adolescente”, “adolescência”, “juventude” e “estudantes”. A busca eletrônica inicial resultou em 653 manuscritos.
Palavras-chave: Atividade motora. Exercício. Atividades de lazer. Adolescente. Brasil.
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879 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http://www.rbcdh-online.ufsc.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Agentes antioxidantes: seu papel na nutrição e saúde dos atletas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FANHANI, Ana Paula; FERREIRA, Márcia, P.
O exercício físico, com a devida moderação, traz benefícios orgânicos. Entretanto, atividades físicas que ultrapassam os limites fisiológicos promovem um aumento na produção de radicais livres de oxigênio, os quais, quando não são devidamente neutralizados, podem iniciar um processo deletério nas células e tecidos, denominado estresse oxidativo. Esse processo degenerativo pode originar diversas doenças e, além disso, parece desempenhar um papel importante no processo de envelhecimento precoce. O objetivo deste trabalho foi avaliar os níveis de consumo de alimentos antioxidantes e de conhecimento sobre seus benefícios em atletas, praticantes de diferentes modalidades esportivas, de ambos os sexos, da cidade de Umuarama-Paraná.
Palavras-chave: Radicais livres. Antioxidantes. Envelhecimento precoce.
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2301 0 bytes SaBios-Rev. Saúde e Biol., v. 1, n. 2 p. 33-41 http://www.pluridoc.com |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atores sociais das ruas: esporte zero hora |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos
Considerando que o processo de crescimento em que as cidades de grande porte vivenciam, muitas das vezes desordenado, estabelecendo novas conjunturas sociais, faz com que os governantes municipais busquem novos projetos sociais que objetivem atender estas necessidades emergentes. A Secretaria Municipal de Esportes e Recreação em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade de Ponta Grossa – Pr, preocupados em atender as demandas sociais que se apresentam, instituem na cidade um projeto esportivo/social, baseado em uma experiência norte-americana denominada de basquete zero hora. O projeto hora implantado em Ponta Grossa denominado de "atores sociais das ruas: esporte zero hora", visa atender os indivíduos que perambulam pelas ruas da cidade no período noturno. O problema que gerou este projeto está centrado no número excessivo de atores que perambulam pelas ruas da cidade e em muitos casos fazendo uso de produtos entorpecentes. Trata-se de um trabalho cujos mecanismos de pesquisa centram-se na pesquisa exploratória de cunho qualitativo, procurando demonstrar que a implantação de um programa de prática de atividade esportiva regular pode, diminuir o número desses atores sociais nas ruas da cidade no período noturno. A hipótese trabalhada conduz para o entendimento que estes ao estarem envolvidos com o referido projeto além de deixarem momentaneamente as ruas da cidade deixam também de fazer uso de produtos entorpecentes pelo período que estão envolvidos com esta atividade esportiva.
Palavras-chave: Atores sociais. Esporte.
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1682 0 bytes SEED http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Os desafios da Educação Física Escolar no Ensino Médio |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
REIS, Pedro Ferreira
O presente artigo procura mostrar um estudo da atual realidade da Educação Física escolar no Ensino Médio e as novas vertentes emergentes na área da Educação Física. Verifica-se hoje, um alto índice de esportivação nos ambientes escolares, oriundos principalmente da falta de identidade enquanto disciplina curricular da Educação Física Escolar. O avanço tecnológico, através da mídia e informática, alterou significativamente o comportamento dos adolescentes. Neste sentido, se torna indispensável uma nova metodologia no campo da Educação Física Escolar amparada pela nova Lei de Diretrizes e Bases de nº9394 de, 20 de dezembro de 1996, frente às novas metodologias, aberta, crítico-superadora, construtivista e crítico-emancipadora, as quais, com suas peculiaridades e similaridades, emergem como o melhor caminho a ser seguido para que a Educação Física Escolar tenha sua própria identidade, formando uma disciplina compromissada com a transmissão e produção de conhecimentos em todos os níveis de ensino, principalmente no Ensino Médio.
Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Metodologia da Educação Física.
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17171 0 bytes CHALLENGES OF THE SCHOOL PHYSICAL EDUCATION IN THE http:// |
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