Categoria: Educação Fisica Artigos |
A Copa do Mundo de 1958 e os discursos raciais: o caso Pelé |
Versão: pdf Atualização: 27/2/2013 |
Descrição:
SILVA, Ana Paula da
Este artigo tem como objetivo mapear os discursos raciais na década de 50, no ano da Copa de 1958, para entender quais as principais ideias em voga no momento em que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, surgiu como grande astro nacional e internacionalmente famoso. Argumento que suas declarações sobre as questões raciais no Brasil estão inscritas nos discursos proferidos nos anos 50 pelos meios acadêmicos e os movimentos negros da época. Seu ascetismo profissional e sua crença no individuo como um valor positivo cultivado desde os tempos de juvenil na cidade de Bauru, interior paulista, foi reforçado pelos discursos raciais dos anos 50, e, deu-lhe a certeza que as discriminações que pudesse encontrar por ser negro e de família pobre, era possível de serem vencidas, por uma postura disciplinada e profissional. Atualmente, tais ideias têm sido combatidas por alguns setores dos movimentos negros que argumentam ser as desigualdades entre bancos e negros intransponíveis, mesmo que os negros sejam ascéticos. Pelé, contudo, não mudou sua posição sobre o problema da discriminação do negro, este ainda acredita no profissionalismo e disciplina como saída possível para combater as desigualdades.
Palavras-chave: Copa de 1958. Pelé. Discursos raciais. Movimentos negros. Intelectuais.
|
3075 0 bytes Esporte e Sociedade ano 3, n.9, Jul.2008/Out.2008 |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Doping genético e esporte |
Versão: pdf Atualização: 27/2/2013 |
Descrição:
RAMIREZ, Andréa; RIBEIRO, Álvaro Antônio Carneiro Pinto
Em uma época em que as Ciências do Esporte aportam cada vez mais decisivamente elementos para a melhora do desempenho esportivo dos praticantes de esportes de alto rendimento, em particular, e de atividades físicas, em geral, ganham em importância discussões acerca da utilização de novos métodos e substâncias em suas mais amplas implicações. Quer do ponto de vista sanitário ou ético, o doping genético tem suscitado debates tão intensos quanto questionáveis do ponto de vista científico. Pelo método dialético vêm as linhas a seguir com o objetivo de propor novo enfoque sobre o que é atualmente considerado doping genético pela Agência Mundial Antidoping, assim como para enfatizar a necessidade de buscar uma solução mais adequada à inevitável evolução e impacto que terão as tecnologias biomoleculares na humanidade e, logo, no esporte de alto rendimento. Com a apropriação de conceitos de áreas do conhecimento humano como a Biologia, o Direito e a Filosofia, este ensaio se propõe a auxiliar na compreensão de elementos centrais do doping genético e a provocar o surgimento de novas interrogações. Considera-se ao final que o tratamento dado pela Agência Mundial Antidoping à utilização de tecnologias biomoleculares corresponde apenas em parte às transformações por que passa o mundo e às expectativas do Movimento Olímpico quanto à sua razão de existir.
Palavras-chave: Doping Genético. Esportes. Tecnologias Biomoleculares. Agência Mundial Antidoping. Direito.
|
3896 0 bytes Revista Metropolitana de Ciências do Movimento Hum http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Doping e mulheres nos esportes |
Versão: pdf Atualização: 27/2/2013 |
Descrição:
DEVIDE, Fabiano Pries; VOTRE, Sebastião Josué
O objetivo deste ensaio é discutir o doping no esporte feminino. O texto aborda as barreiras culturais para a inserção das mulheres no esporte, a reserva masculina, a difusão do doping e as mudanças verificadas no corpo das mulheres atletas. Ao final, apresentamos algumas considerações sobre o doping na natação feminina, a partir de entrevistas realizadas com três atletas olímpicas do Brasil, participantes dos Jogos Olímpicos de Munique, 1976; Seul, 1988; e Sidney, 2000.
Palavras-chave: Doping. Mulheres. Esporte.
|
9160 0 bytes Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campina http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
As produções cinematográficas como fonte de pesquisa: abordagens do esporte em filmes |
Versão: pdf Atualização: 27/2/2013 |
Descrição:
SANTOS, Doiara Silva dos; MEDEIROS, Ana Gabriela Alves
Esta produção pretende descrever a análise do conteúdo de cinco produções cinematográficas cujo tema central é o esporte (uma nacional e quatro internacionais). Métodos: A pesquisa caracteriza-se como qualitativa com análise descritiva e interpretativa dos dados. Para proceder a pesquisa, utilizamos a Análise de Conteúdo Clássica (AC). Cada filme foi analisado de acordo com informações técnicas, contexto de produção e enredo, a partir de resenhas críticas para documentar aspectos de relevância para discussão de cada produção. Resultados: Por tratar-se da interpretação de uma dada realidade representada por imagens, a análise dos filmes segundo um enfoque qualitativo, aponta convergências entre eles: o ato heróico esportivo. Seja pelo ideal patriota, seja pela superação de uma condição social adversa, a presença do herói em todos os filmes se sobressai dentro de contextualizações políticas, sociais e históricas ora exploradas com afinco, ora implícitas nas verdades históricas ou realidades produzidas dos filmes (GOELNER, 2005). Conclusões: O potencial dos filmes como geradores de dados qualitativos se fortalece cada vez mais. De fato é preciso lembrar como sugerem Bauer et al. (2002), que não há quantificação sem qualificação e não há análise estatística sem interpretação.
Palavras-chave: Cinema. Esporte. Análise de conteúdo.
|
782 0 bytes http://www.efdeportes.com/efd149/abordagens-do-esporte-em-filmes.htm |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A "Camisa 10" do futebol como um símbolo na manutenção da identidade nacional - o discurso da mídia |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
ABRAHÃO, Bruno Otávio de Lacerda; DI BLASI, Felipe; SALVADOR, Marco Antônio Santoro
O objetivo deste artigo é analisar os significados que a mídia atribui à “camisa 10” do futebol brasileiro. Para tanto, verificamos matérias de jornais impressos, uma reportagem do programa “Esporte Espetacular” da Rede Globo de Televisão e realizamos entrevistas semi-estruturadas com 3 jornalistas esportivos da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte cujos conteúdos das respostas foram analisados conforme Bardin (1994). Utilizamos do modelo “codificação/decodificação” proposto por Hall (2003, p. 387). Podemos observar que a mídia, como uma das guardiãs e difusoras da memória coletiva, reporta à “camisa 10” e a divulga como uma materialização da quintessência das imagens identitárias do futebol brasileiro.
Palavras-chave: Futebol. “Camisa 10”. Identidade. Memória e mídia.
|
16134 0 bytes Esporte e Sociedade /ano 2, n.6, Jul.2007/Out.2007 http://www.esportesociedade.com |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A dança no contexto da Educação Física: na visão de professores de Ensino Infantil e Fundamental de |
Versão: PDF Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
BERNADINO, Edimar José; REIS, Leilane da Silva; SILVA, Vanezia da; ALVES, Marcus Vinicius Patente
O ser humano possui múltiplas habilidades físicas, e a dança está relacionada, através do movimento corporal, com o seu crescimento e desenvolvimento. O presente artigo retrata reflexões a respeito da dança, e que ela esteja cada vez mais inserida no ambiente escolar, e visa observar qual a visão dos professores do ensino infantil e fundamental da cidade de Romaria-MG, em relação a dança como conteúdo da Educação Física. Neste sentido abordaremos o seguinte tema: A dança no contexto da Educação Física: na visão de professores do ensino infantil e fundamental de Romaria-MG. Através deste, pretendemos verificar se algum professor de Educação Física de Romaria trabalha o conteúdo dança em suas aulas, verificar se os cursos de graduação dos professores dá condições para incluir dança em suas aulas de Educação Física. Trata-se de pesquisa qualitativa, foram escolhidos 10 professores do ensino infantil e fundamental. Para a obtenção dos dados utilizamos um questionário fechado composto por nove questões que em seguida foram analisados e discutidos os resultados obtidos.
Palavras-chave: Dança. Dança na escola. Dança na Educação Física.
|
14646 0 bytes www.educacaofisica.com.br/biblioteca_mostrar.asp?i http:// |
|