Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estruturação da Capoeira como conteúdo da Educação Física no Ensino Fundamental e Médio |
Versão: PDF Atualização: 28/2/2012 |
Descrição:
SOUZA, Sérgio Augusto Rosa de; OLIVEIRA, Amauri A. Bássoli de
A capoeira nasceu nas senzalas, como luta de libertação da classe dominada contra o regime de escravidão existente na época. Foi perseguida, e, no plano de resistência ideológica, agrediu, por muitos anos, os códigos das culturas dominantes. Hoje, encontra-se presente em diversos segmentos sociais do mundo, sendo realidade sua prática no ensino fundamental, médio e superior. Entretanto, trata-se de um conteúdo pedagógico pouco estudado e fundamentado em sua estrutura técnica e cultural para o cotidiano escolar. Este estudo objetivou a estruturação da capoeira como conteúdo da Educação Física escolarno ensino fundamental e médio. Na introdução, buscamos apresentar e justificar a capoeira como conteúdo que pode ser contemplado nas escolas. Em um segundo momento, apresentamos alguns aspectos da capoeira que devem ser observados na disciplina Educação Física, possibilitados pela estruturação proposta pelos autores. Finalizamos com a exemplificação de uma aula de capoeira para a 1a série do ensino fundamental, baseada em uma proposta aberta e problematizadora de ação pedagógica.
Palavras-chave: capoeira, conteúdo da Educação Física, ensino fundamental e médio.
|
672 0 bytes Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 12, n. http://eduemojs.uem.br/ojs/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Parâmetros dinâmicos de movimentos selecionados da Capoeira |
Versão: PDF Atualização: 29/2/2012 |
Descrição:
BRENNECKE, Allan; AMADIO, Alberto C.; SERRÃO, Júlio C.
Tendo em vista a escassa produção científica com enfoques biológicos sobre a Capoeira, o objetivo deste estudo foi realizar a análise dinâmica de movimentos selecionados da capoeira no âmbito da Força de Reação do Solo (FRS). A amostra constituiu-se de 10 capoeiristas, os quais realizaram sobre uma plataforma de força 4 diferentes movimentos: “Negativa Fechada”, “Martelo”, “Armada Pulada” e “Parafuso”. A análise das curvas de FRS centrou-se: na Força Vertical Máxima (Fy máx), noTempo até o Pico de Fy máx (TFy máx), no Gradiente de Crescimento de Fy (GC Fy) e no Impulso gerado por Fy nos primeiros 50ms de execução dos movimentos (I50).
Palavras-chave: capoeira, força de reação do solo, biomecânica.
|
547 0 bytes Rev Port Cien Desp 2(V) 153–159 http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rpcd/v5n2/v5n2a03.pdf |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Programas de educação pelo esporte: qual formação está em jogo? |
Versão: PDF Atualização: 29/2/2012 |
Descrição:
NEIRA, Marcos Garcia
O esporte, enquanto fenômeno cultural multifacetado, foi transformado por determinados setores da sociedade capitalista pós-industrial em produto de consumo, meio de promoção social e instrumento de educação. Os grupos interessados na formação para uma certa cidadania, recorrem a instituições sociais governamentais ou não, para organizar programas que divulgam o potencial educativo do esporte e alentam suas qualidades pedagógicas e sua dimensão socializadora. Este breve ensaio, denuncia os equívocos dos pressupostos que fundamentam tais iniciativas e questiona seu potencial formativo, a partir do confronto do discurso do senso comum que relaciona educação e esporte, com exemplos extraídos do cotidiano e conceitos da sociologia, pedagogia e filosofia.
Palavras-chave: esporte, educação, cidadania.
|
560 0 bytes Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, v http://boletimef.org/biblioteca/2363/Programas-de-educacao-pelo-esporte-qual-formacao-esta-em-jogo |
|