Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação de Escolares de Primeiro Grau como Estratégia no Controle do Dengue Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MADEIRA, Newton G.; MACHARELLI, Carlos Alberto; PEDRAS, José Figueiredo; DELFINO, Maria C. N.

A proliferação do Aedes aegypti é propiciada pelo hábito de permitir a formação de criadouros em vários tipos de recipientes. Uma das formas de controlá-lo é a disseminação do conhecimento sobre o vetor, por conduzir a conscientização e a tomada de medidas contra a sua proliferação.

Palavras-chave: Dengue. Aedes aegypti. Educação. Participação Comunitária.

Downloads 1387  1387  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Soc. Bras. Med. Trop., maio/jun. 2002, v.35  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio

Ressalta-se a importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perante os questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científico-tecnológico e social e, em especial, sua relevância para o Ensino Médio. Os pressupostos do movimento CTS têm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional.

Palavras-chave: CTS. Ensino Médio. Educação Científica e Tecnológica.

Downloads 2461  2461  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007  Site http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a05.pdf
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A ciência nos Meios de Comunicação de Massa: divulgação de conhecimento ou reforço do imaginário ... Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PECHULA, Márcia Reami

O texto descreve a crise teórico-metodológica da ciência moderna instaurada no século XX, contraposta ao imaginário social presente na recepção da ciência divulgada pelos meios de comunicação de massa. A descrição demonstra que há um paradoxo entre a produção do conhecimento científico, forjado nos centros e instituições científicas, e a visão geral daqueles que recebem as informações científicas via meios de comunicação de massa. Para tanto, o trabalho estrutura-se em quatro etapas: 1º) descreve o processo da crise teórico-metodológica da ciência no século XX, no âmbito acadêmico; 2º) analisa a formação dos elementos constitutivos do imaginário social, sob a perspectiva sociológica; 3º) analisa as condições da ciência como informação nos meios de comunicação de massa; 4º) demonstra a veiculação das informações científicas dos meios de comunicação de massa, exemplificada pela leitura da revista Superinteressante.

Palavras-chave: Ciência. Imaginário social. Meios de comunicação de massa.

Downloads 2808  2808  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciênc. educ. (Bauru), maio/ago. 2007, v.13, n.2  Site http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a05.pdf
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Biologia nos Museus de Ciências: a questão dos textos em bioexposições Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARANDINO, Martha

O artigo em questão discute a produção de textos em museus de ciências, a partir de dados obtidos em pesquisa de doutorado a qual buscou estudar o processo de construção do discurso expositivo em exposições ligadas ao campo da biologia. Neste trabalho apresenta-se, inicialmente, o referencial teórico sobre o tema, onde se discute as características dos textos científicos, dos textos de divulgação e dos textos afixados em museus. Alguns exemplos dos textos estudados em cinco museus são apresentados, com base nos dados obtidos através da análise qualitativa das exposições. Elementos como formato, estrutura, edição e linguagem são analisados, buscando caracterizar a diferença entre os três tipos de textos e o processo de recontextualização pelo qual esses passam na elaboração do discurso expositivo.

Palavras-chave: Museus de Ciências. Textos científicos. Textos de divulgação. Textos de museus.

Downloads 1996  1996  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 187-202, 2002  Site http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/abiologianosmuseusartigo7.pdf
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Selvageria ou carência nutricional? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GRAIPEL, Maurício Eduardo; GHIZONI-JR, Ivo Rohling; MAZZOLLI, Marcelo

Os pumas - onças pardas - vêm atacando rebanhos de ovelhas no sul do país, levando os criadores a caçar e matar esses felinos. Mas a solução para o problema poderia ser outra: a adoção de medidas que minimizassem os ataques, com base em estudos sobre os hábitos do animal. Conhecer melhor o puma pode ser o caminho para a sua sobrevivência e para a convivência pacífica com as populações rurais.

Downloads 900  900  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://www.lamaq.ufsc.br/primeira.pdf
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A bioética e o ensino de ciências: algumas reflexões Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PEREIRA, Tamíris de Lima; SÁNCHEZ, Celso.

Este trabalho tem o objetivo tecer considerações sobre a importância da temática da bioética no contexto do ensino de ciências. A partir da análise conceitual do universo da bioética, busca-se produzir proximações e afastamentos deste universo no campo do ensino de Ciências. Sabe-se que as temáticas em bioética hoje povoam frequentemente a mídia. Assuntos como clonagem, transgênicos, fertilização in vitro, por exemplo, são correntes e cada vez mais cotidianos. A partir daí, questiona-se como devemos pensar tais questões no campo do ensino de ciências e quais os desafios nesta perspectiva para o professor? É sobre este universo que nos debruçaremos a seguir, no intuito de buscar subsídios que possibilitem auxiliar a percepção da importância da bioética no ensino de Ciências.

Palavras-chave: Bioética. Ensino. Ciências.

Downloads 2505  2505  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência em tela - Volume 3, Número 1 - 2010  Site 
Avaliação: 10.00 (6 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!"Saúde como compreensão de Vida":Avaliação para inovação na educação em saúde para o ensino fundamen Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
DINIZ, Maria Cecília Pinto; OLIVEIRA, Tatiana Carolina de; SCHALL, Virgínia Torres.

Demandas atuais indicam ser necessário pensar formas diferenciadas de ensinar saúde. A prática defendida e orientada pelo MEC nos PCNs é de que a saúde seja um eixo transversal ao currículo, considerando a escola como parceira da família e da sociedade na promoção da saúde das crianças e dos adolescentes. Nessa perspectiva, a escola tem uma co-responsabilidade de orientação. A proposta representa um avanço efetivo, mas esbarra em diferentes questões, desde a valorização da formação científica de professores e alunos na Educação Básica até a falta de qualidade na maioria dos livros didáticos. Assim, o objetivo do estudo consistiu em promover o resgate histórico das características formais, organização e metodologia do livro “Saúde, como Compreensão de Vida” (MS/DNES – MEC/PREMEM, 1977), publicação inovadora nos anos de 1980. Além disso, foi realizado um estudo exploratório de avaliação por especialistas visando subsidiar a criação de
um livro sobre saúde destinado ao ensino fundamental.

Palavras-chave: Avaliação. Resgate Histórico. Livro Didático. Saúde.

Downloads 1231  1231  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.01 - p.119  Site 
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Percepção e Educação Ambiental sobre o Ecossistema Manguezal Incrementando as Disciplinas de Ciênci Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Lauro Lopes; FARRAPEIRA, Cristiane Maria Rocha; RODRIGUES, Rotichilda O. Lopes

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as percepções de alunos de uma escola sobre o ecossistema manguezal, usando elementos didáticos e naturais disponíveis para realizar uma ação de educação ambiental. A percepção prévia dos alunos sobre o ecossistema foi avaliada por meio de um questionário, seguida de uma fundamentação teórica, complementada com uma visita a um manguezal conservado (Rio Paripe, Itamaracá) e outro impactado (Rio Jiquiá, Recife, perto da escola), sendo aplicados novos questionários para avaliar suas concepções e as estratégias acadêmicas. Os estudantes demonstraram um conhecimento prévio relativo sobre o manguezal e a ação educativa demonstrou eficácia na transferência dos conceitos ecológicos sobre o ecossistema, valendo-se do método de aproveitar seu conhecimento cotidiano para incentivá- los a conhecer o lado científico do tema, culminando com o desenvolvimento da consciência ecológica.

Palavras-chave: Manguezal. Percepção Ambiental. Educação Ambiental. Contextualização. Ensino.

Downloads 1454  1454  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V13(1), pp.79-93, 2008  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID139/v13_n1_a2008.pdf
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Acolhimento no sistema municipal de saúde Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SOLLA, Jorge José Santos Pereira

O artigo apresenta uma revisão sobre a proposta de 'acolhimento', sua conceituação e dimensões. Discute a incorporação desta proposta e sua relação com os modelos de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde. A partir dos conceitos mais correntes sobre 'acolhimento', sistematizados neste texto, e das principais experiências de implantação desenvolvidas, propõe identificar três grandes âmbitos de incorporação desta proposta. Descreve a experiência desenvolvida no município de Vitória da Conquista, Bahia, particularmente o processo de implementação da proposta de 'acolhimento' nas unidades que compõem a rede de serviços de saúde, considerando as concepções sobre os modelos e as estratégias de mudança na organização da atenção à saúde no Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave: Descentralização. SUS (BR). Serviços de saúde.

Downloads 859  859  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFBA  Site http://artigocientifico.uol.com.br/uploads/artc_1140706588_18.pdf
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Sal Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CHEMELLO, Emiliano.

Apresenta a análise da presença do sal na cozinha, além de uma viagem histórica sobre a sua utilização por povos antigos. Procura fazer uma análise química do sal, explicando a luz das teorias que justificam a formação do composto. Como não bastasse, traz algumas curiosidades.

Palavras-chave: sal, cloreto de sódio, química do sal.

Downloads 2408  2408  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica ZOOM da Editora Cia da Escola –  Site 
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 »