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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O uso de imagens nas aulas de ciências naturais Popular Versão: PDF
Atualização:  29/5/2013
Descrição:
GUIDO, Lúcia de Fátima Estevinho Guido; BRUZZO, Cristina

O texto discutirá o uso de imagens nas aulas de Ciências, serão enfatizadas imagens que trazem narrativas a respeito do mundo natural. A intenção de utilizar as imagens na educação é tentar compreender o discurso apresentado pela mídia, que é revelado a partir de um olhar mais atento para as imagens. No caso das imagens de natureza, vários discursos podem ser observados. Neste texto será enfatizado o discurso ecológico. Muitas vezes a veiculação desse discurso se faz com recurso à espetacularização da natureza, sendo esta utilizada pelos meios de comunicação para seduzir seu público. Pesquisas realizadas tanto no Brasil como na Europa e nos EUA têm mostrado que professores e alunos utilizam os meios de comunicação para obter informações ambientais. Fica evidente a importância de encararmos a televisão como divulgadora de informações ecológicas interferindo na visão de natureza, de ambiente, não apenas de alunos e professores, como também do público em geral, o que torna urgente colocar a televisão e outras mídias como ferramenta de trabalho na sala de aula, não apenas como uma ilustração do conteúdo a ser ensinado, mas como algo que deve ser analisado, criticado.

Palavras-chave: Imagem. Natureza. Meios de Comunicação de Massa.

Downloads 777  777  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Em Extensão, Uberlândia, V. 7, 2008  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O desvelar da Ciência nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar pelo viés da experimentação Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria.

O presente artigo apresenta alguns resultados de um projeto realizado junto a uma escola pública do Ensino Fundamental localizada na cidade de Cascavel, PR. Neste, buscou-se atuar junto ao ensino na disciplina de Ciências nas series iniciais, em especial o ensino de conteúdos da Física, fazendo uso da experimentação. Por meio do projeto, foram desenvolvidas atividades de experimentação em sala de aula, sendo, posteriormente, discutidas com os alunos que, ao final, elaboraram textos e desenhos representativos da aprendizagem nos temas abordados. O trabalho foi uma tentativa de colaborar para a aprendizagem das crianças nesta fase escolar onde, geralmente, os conteúdos de Física e a experimentação são pouco abordados em decorrência, principalmente, do processo de formação dos professores para as séries iniciais, que raramente abrange tais temas. Os alunos demonstraram grande interesse pelas atividades desenvolvidas participando ativamente de sua realização e seus registros apontam para a aprendizagem do conteúdo científico abordado. Tal resultado indica, por um lado, a viabilidade de ações desta natureza e sua efetiva contribuição na aprendizagem da Ciência e, por outro, a urgente necessidade de rediscussão da formação de professores para este nível de ensino de forma a contemplar a reflexão e estudo da e sobre a Ciência.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino Fundamental. Formação de Professores.

Downloads 796  796  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI /  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Desmistificando o Aquecimento Global Popular Versão: PDF
Atualização:  21/2/2014
Descrição:
MOLION. Luiz Carlos Baldicero.

O clima da Terra tem variado ao longo das eras, forçado por fenômenos de escalas de tempo decadal até milenar. No final da década dos anos 1970, após um período de 30 anos de resfriamento, surgiu a hipótese que a temperatura média global da superfície estaria aumentando devido à influência humana. Essa hipótese está fundamentada em três argumentos: a série de temperatura média global do ar na superfície “observada” nos últimos 150 anos, o aumento observado na concentração de gás carbônico a partir de 1958 e os resultados obtidos com modelos numéricos de simulação de clima. Discutiram-se criticamente esses três aspectos, mostrando suas deficiências e concluiu-se que a representatividade global da série de temperaturas é questionável e que a não comprovada intensificação do efeito-estufa pelas atividades humanas, bem como as limitações dos modelos matemáticos de simulação de clima, não justificam a transformação da hipótese do aquecimento global antropogênico em fato científico consumado. Apresentaram-se argumentos que sugerem que um resfriamento global, paulatino, nos próximos 15 a 20 anos seria mais provável, em face do conhecimento atual que se tem do clima global e sua variabilidade.

Palavras-chave: Aquecimento Global. Clima. Efeito Estufa. Meio Ambiente.

Downloads 809  809  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Vigilância Entomológica e Controle de Vetores do Dengue Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
DONALÍSIO, Maria Rita; GLASSER, Carmen Moreno.

O texto discorre sobre a ecologia do Aedes aegypti, apontando questões relevantes para a transmissão do dengue e para o seu controle. Indica temas a serem investigados na atual conjuntura epidemiológica da doença no Brasil, procurando apontar algumas lacunas da compreensão da ecologia dos mosquitos, que poderiam contribuir para o aprimoramento e revisão dos programas de controle desses vetores no país. Foi abordada a influência das condições climáticas (temperatura, pluviosidade, altitude) no ciclo vital dos vetores, além da adaptação das espécies a diferentes contextos
ecológicos e sociais, de relevância para a vigilância entomológica. Também foram revistas as principais investigações sobre a domiciliação, dispersão, repasto e reprodução dos vetores do dengue, além da competência e capacidade vetorial, chaves na compreensão da disseminação da doença e na organização das medidas de controle. Foi também abordada a resistência do Aedes
aegypti, cujo tema tem sido pesquisado em várias partes do mundo. Ressaltou-se a importância do monitoramento sistemático do
tratamento químico durante as ações de campo. Foram apresentadas de forma resumida, as alternativas mais comumente utilizadas no controle físico, químico e biológico pelos programas de controle de Aedes aegypti no país.

Palavras-chave: Aedes aegypti. Dengue. Vigilância entomológica. Programa de controle. Ecologia de vetores.

Downloads 811  811  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Epidemiol. Vol. 5, Nº 3, 2002  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ensino de Física nas séries iniciais: um estudo de caso sobre formação docente  Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Cristiane Rodrigues de; COELHO, Suzana Maria; AQUINO, Aline Scaramuzza.


O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar o perfil epistemológico, atitudes e reações de futuros professores de séries iniciais do Ensino Fundamental, num contexto de oficinas centradas na experimentação com materiais de baixo custo no campo da eletricidade estática. A principal técnica de coleta de dados foi a observação participante. Os resultados apontam obstáculos de ordem conceitual, linguística e psico-cognitiva, mas indicam também reações positivas, por parte dos sujeitos da pesquisa, como preocupação com a prática docente e com a aprendizagem do aluno. Amaioria dos participantes manifestou ideias condizentes com concepções construtivistas de ensino e aprendizagem, mas permaneceram, em alguns discursos, indícios de dificuldades de ruptura com modelos pedagógicos tradicionais. Concluiu-se que a metodologia experimental, além de ter favorecido o desenvolvimento cognitivo e de atitudes investigativas, possibilitou, graças à mediação e à interação propiciadas, uma tomada de consciência de possíveis estratégias didático-pedagógicas inovadoras em sala de aula.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Física. Séries iniciais.

Downloads 816  816  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 3: p. 575-608, dez  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Os caminhos de Newton para a gravitação universal: uma revisão de debate historiográfico entre Cohen Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
TEIXEIRA, Elder Sales; PEDUZZI, Luiz O. Q; JR, Olival Freire.

Este trabalho tem como objetivos apresentar uma revisão delimitada sobre os caminhos científicos trilhados por Newton até este chegar à sua lei da Gravitação Universal (GU), a partir das análises feitas por I. Bernard Cohen e Richard S. Westfall, estabelecendo um contraste entre as interpretações desses dois historiadores; e discutir possíveis contribuições que esta revisão pode trazer para o ensino do tópico GU orientado pela História e Filosofia da Ciência (HFC).

Palavras-chave: Gravitação Universal. História da Ciência. Ensino de Física.

Downloads 845  845  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 215-254, ago  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Astronomia Indígena Popular Versão: pdf
Atualização:  5/2/2013
Descrição:
AFONSO, Germano Bruno

Os conhecimentos astronômicos empíricos dos indígenas, relativos aos movimentos do Sol, da Lua, da Via-Láctea e de suas constelações, associados à biodiversidade local, suficientes para a sobrevivência em sociedade, são desconhecidos por muitos historiadores da ciência. Nesta artigo, apresentamos uma parte desses conhecimentos, que conseguimos resgatar, utilizando documentos históricos, que relatam a importância da astronomia no cotidiano das famílias indígenas; vestígios arqueológicos, tais como a arte rupestre e os monumentos rochosos, que possuem conotação astronômica; diálogos informais e observações do céu com pajés de todas as regiões brasileiras.

Palavras-chave: Astronomia indígena, Astros, constelações.

Downloads 854  854  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental  Popular Versão: pdf
Atualização:  8/10/2012
Descrição:
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto

Este artigo, que relata as dificuldades de professores em relação ao ensino da Astronomia, faz parte de um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo leva em consideração as concepções alternativas de alunos e professores sobre fenômenos astronômicos, os erros conceituais em livros didáticos e as sugestões de conteúdos de Astronomia constantes nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Caracterizar as dificuldades dos professores é a questão central deste texto, apontando para o objetivo de contribuir com subsídios para um futuro programa de formação continuada neste tema. O estudo se justifica mediante o fato de que planejamentos de cursos como estes só se adequarão à realidade do professor (e do aluno) se houver uma investigação antecipada sobre o que os docentes precisam saber e saber fazer a respeito da Astronomia, o que se concretizou em nosso caso pela interpretação dos discursos de uma amostra de professores coletados através de entrevistas semi-estruturadas, utilizando para interpretação os princípios e métodos da análise do discurso em sua linha francesa. Os resultados da pesquisa indicaram dificuldades de ordem pessoal, metodológica, de formação, de infra-estrutura e outras relacionadas às fontes de informações para docentes.
Palavras-chave: Formação inicial e continuada de professores; ensino da Astronomia; concepções alternativas; erros conceituais em livros didáticos; análise do discurso.

Downloads 859  859  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RELEA, n. 2, p. 75-92, 2005  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Acolhimento no sistema municipal de saúde Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SOLLA, Jorge José Santos Pereira

O artigo apresenta uma revisão sobre a proposta de 'acolhimento', sua conceituação e dimensões. Discute a incorporação desta proposta e sua relação com os modelos de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde. A partir dos conceitos mais correntes sobre 'acolhimento', sistematizados neste texto, e das principais experiências de implantação desenvolvidas, propõe identificar três grandes âmbitos de incorporação desta proposta. Descreve a experiência desenvolvida no município de Vitória da Conquista, Bahia, particularmente o processo de implementação da proposta de 'acolhimento' nas unidades que compõem a rede de serviços de saúde, considerando as concepções sobre os modelos e as estratégias de mudança na organização da atenção à saúde no Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave: Descentralização. SUS (BR). Serviços de saúde.

Downloads 860  860  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFBA  Site http://artigocientifico.uol.com.br/uploads/artc_1140706588_18.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino experimental na escola fundamental: uma reflexão de caso no Paraná Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
GIOPPO, C.; SCHEFFER, E. W. O. e NEVES M. C. D.

Este ensaio aborda o papel essencial das atividades experimentais nas escolas de ensino fundamental. O texto divide-se em sete tópicos: eles procuram argumentar sobre a necessidade de um projeto pedagógico, o qual vincule intimamente as atividades experimentais ao ensino de Ciências que a escola deseja desenvolver. Para isso, defendemos a escola autonômica, que organiza e executa seu projeto pedagógico, que escolhe materiais essenciais às atividades propostas, que luta, enfim, pelo seu direito à independência. Na conquista desse status, pelo menos um ponto é mister destacar: a desvinculação dos materiais – suportes de um laboratório standard no processo de regulamentação das escolas públicas no Paraná.

Palavras-chave: Ensino experimental; Atividades experimentais; Ensino de Ciências.

Downloads 867  867  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educar, n. 14, p. 39-57. 1998. Editora da UFPR  Site 
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