Categoria: Ciências Artigos |
Ciclo do Nitrogênio: abordagem em livros didáticos de ciências do ensino fundamental |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Angela Fernandes; LIMA, Elba Ninfa de Este artigo apresenta como temática a abordagem do Ciclo do Nitrogênio nos livros didáticos. O objetivo foi identificar se os livros didáticos de Ciências apresentam uma abordagem adequada sobre o referido ciclo, de modo que atenda às necessidades do professor. Esse conteúdo foi definido por se entender que seu estudo é de fundamental importância, pois desse ciclo depende o equilíbrio energético na natureza, a manutenção da riqueza do solo em nutrientes e a formação dos compostos nitrogenados vitais para o organismo de todos os seres vivos. O trabalho de pesquisa foi realizado por meio de análise dos oito livros didáticos de Ciências indicados pelo Guia do Livro Didático 2005, considerando-se que, supostamente, ao serem aprovados e sugeridos pelo PNLD, já se apresentam qualificados para serem adotados pelos professores. Com a presente pesquisa, constatou-se que existem limites de natureza diferente na abordagem do Ciclo do Nitrogênio nos livros didáticos. Essa constatação não é suficiente para resolução de um problema real; acredita-se, contudo, que perceber a existência dessa problemática e entender os motivos que a originam tendem a tornar menos distante e conflituosa uma possível solução para essa questão.
Palavras-chave: Livros didáticos de Ciências. Ciclo do Nitrogênio.
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1284 0 bytes IENCI – V13(1), pp.35-44, 2008 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID23/v13_n1_a2008.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Cómo Podemos Llevar a Cabo una Ivestigación-Accíon para Mejorar la Práctica en el Aula de Ciencias? |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
BERNAL, Bartolomé Vázquez; JIMÉNEZ-PÉREZ, Roque; JIMÉNEZ, Vicente Mellado El trabajo describe un programa de investigación-acción realizado con profesores de la enseñanza secundaria de ciencias experimentales. El programa persigue el desarrollo profesional a través de la innovación curricular, tomando como agente promotor la reflexión orientada a la práctica, prestándose especial atención a la socialización del profesorado. A lo largo de dos cursos escolares se realizaron acciones encaminadas a tales efectos, organizándose a través del conocimiento didáctico del contenido. Los resultados muestran que el profesorado, de forma lenta y gradual, va incorporando nuevas teorías prácticas a sus reflexiones y al trabajo en el aula.
Palabras-clave: Investigación-acción. Formación Continua del Profesorado. Conocimiento Didáctico del Contenido. Hipótesis de la Complejidad.
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1148 0 bytes IENCI – V13(1), pp.45-64, 2008 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID24/v13_n1_a2008.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundam |
Versão: pdf Atualização: 20/11/2014 |
Descrição:
LONGHINI, Marcos Daniel
Este artigo traz alguns resultados sobre um processo de interação entre o pesquisador e duas participantes, alunas de um curso de Pedagogia, em torno do objetivo de elaborar, implementar e analisar um conjunto de aulas sobre um tema de Ciências Naturais. Em tal processo investigou-se como se deu a interação entre elas sobre os conhecimentos científicos que possuíam do conteúdo abordado, além das estratégias de como ensiná- lo. Tendo em vista, a partir dos resultados obtidos, a precária formação em conteúdos específicos que deveriam saber para ensinar, algumas reflexões são apontadas, principalmente às pertinentes à formação do professor para as séries iniciais do Ensino Fundamental e seu lócus principal, os cursos de Pedagogia.
Palavras-chave: Conhecimento do conteúdo científico. Ensino Fundamental. Formação docente.
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1950 0 bytes IENCI – V13(2), pp.241-253, 2008 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID184/v13_n2_a2008.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Identificação do Papel da Escola na Educação Sexual dos Jovens |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Isilda Teixeira; FONTES, Alice Este estudo integra uma investigação mais ampla no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde e centra-se essencialmente na identificação do sucesso da Escola na educação da sexualidade dos jovens, prestes a terminar o ensino secundário. Tem como principal objectivo - identificar os conhecimentos básicos que os alunos possuem, no final de 12 anos de escolaridade, sobre a morfofisiologia dos aparelhos reprodutores feminino e masculino, sobre métodos contraceptivos e sobre doenças de transmissão sexual (DTS). A amostra de estudo envolve 571 alunos que frequentavam o 12º ano de escolaridade. Utilizou-se, para recolha de dados um questionário. Os alunos da amostra, globalmente revelaram poucos conhecimentos sobre a temática da educação sexual e verificou-se que a Escola desempenhou um papel pouco significativo, como agência de educação sexual dos jovens que constituíram a amostra de estudo.
Palavras-chave: Educação Sexual. Escola Secundária. Ensino de Ciências.
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1308 0 bytes IENCI - V7(2), pp. 177-188, 2002 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID87/v7_n2_a2002.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
La Formación del Profesorado en un Contexto Constructivista |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PORLÁN, Rafael El cambio del profesorado es una de las variables determinantes del cambio escolar. Dicho cambio ha de ser el resultado de actuaciones tanto en factores externos y contextuales (características del puesto de trabajo, condiciones laborales, organizativas y administrativas, etc.), como en factores internos relacionados con su conocimiento profesional. Es más, ambos tipos de cambios son interdependientes y se influyen y refuerzan mutuamente. Es decir, no habrá cambio generalizado del profesorado si no cambian sus condiciones de trabajo e, igualmente, el cambio de dichas condiciones no garantiza, por sí sólo, una evolución innovadora en las prácticas profesionales. Teniendo esto presente, la línea de investigación de nuestro grupo, y particularmente este proyecto, tiene como finalidad general promover un conocimiento más riguroso acerca del conocimiento profesional de los profesores, y de los modelos formativos que favorecen su evolución.
Palabras-clave: Formación de Profesores de Ciencias. Conocimiento Profesional. Contexto Constructivista.
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1153 0 bytes IENCI– V7(3), pp. 271-281, 2002 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID93/v7_n3_a2002.pdf |
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