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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Conceito de Tempo entre Estudantes de Ensino Fundamental e Médio: uma análise à luz da epistemolog Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARTINS, André Ferrer P.; PACCA, Jesuina L. de A.

Este trabalho tem como propósito central compreender aspectos da construção do conceito de tempo por estudantes do ensino fundamental e médio, a partir do referencial epistemológico de Gaston Bachelard. O estudo principal constou da realização de um total de 17 (dezessete) entrevistas semi-estruturadas. A análise do material permitiu delinear as características mais marcantes do processo de conceitualização do tempo, representado por um caminhar no sentido da objetivação e do racionalismo crescentes. Também foi possível avaliar a pertinência de nosso referencial teórico na interpretação desse processo. Particularmente, as noções teóricas de obstáculo epistemológico e de perfil epistemológico mostraram-se férteis quando confrontadas com os dados da pesquisa empírica.

Palavras-chave: Tempo. Perfil Epistemológico. Gaston Bachelard.

Downloads 1270  1270  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V10(3), pp. 299-336, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID133/v10_n3_a2005.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Concepciones de alumnos (14 – 15 años) de educación general básica sobre la naturaleza y percepción  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BRAVO, Bettina M.; PESA, Marta A.

Se analizan las ideas de un grupo de alumnos (14- 15 años de edad) de Educación General Básica sobre la naturaleza y percepción del color, luego de haber participado de propuestas didácticas que abordaron esta temática desde que ingresaron al segundo ciclo.Estas ideas se caracterizan según los principios ontológicos, conceptuales y epistemológicos subyacentes, como así también en función de los esquemas de razonamiento que llevan asociados. Se evalúa la consistencia y coherencia de las respuestas dadas por estos alumnos a un test de respuestas múltiples y un cuestionario de problemas abiertos. Se halló que la mayoría de los estudiantes presentan una idea acerca del color coherente con la de la ciencia escolar, resultando sus respuestas consistentes al resolver situaciones problemáticas, con explicaciones que relacionan correctamente un número importante de variables.

Palabras-claves: Aprendizaje Color. Modos de Razonar. Cambio Conceptual. Epistemológico y Ontológico.

Downloads 1136  1136  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(3), pp. 337-362, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID134/v10_n3_a2005.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ética no Ensino de Ciências: responsabilidades e compromissos com a evolução moral da criança Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RAZERA, Júlio César Castilho; NARDI Roberto

Levantamento realizado em amostras de publicações recentes sobre o ensino de Ciências, em periódicos científicos da área, revela que questões sobre ética e desenvolvimento moral têm sido negligenciadas nas pesquisas em Educação em Ciências. Valendo-se de referenciais teóricos que abordam a temática e uma pesquisa sobre o ensino de temas controvertidos, fazendo uso mais especificamente do debate criacionismo versus evolucionismo, procuramos mostrar a necessidade e possibilidades de inserção de questões dessa natureza em sala de aula, visando o desenvolvimento da moral no aluno.

Palavras-chave: Ética. Desenvolvimento Moral. Temas Controvertidos. Multiculturalismo.

Downloads 1723  1723  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V11(1), pp. 53-66, 2006  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID144/v11_n1_a2006.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Discursos de Professores de Ciências sobre Leitura Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ANDRADE, Inez Barcellos de; MARTINS, Isabel

Neste trabalho, partimos do pressuposto que os professores atuam como mediadores das práticas escolares de leitura e problematizamos suas práticas, sentidos e representações sobre leitura. Investigamos os sentidos que um grupo de professores de Física, Química e Biologia, que atuam em uma escola federal de ensino médio e técnico, atribuem à leitura. Seguindo um quadro teórico-metodológico identificado como a análise do discurso de linha francesa, consideramos que sentidos, conceitos e concepções de leitura são construídos historicamente, através de discursos produzindo efeitos de sentidos que determinam práticas ideológicas. Nossos resultados mostram que, para esse grupo de professores, não existiram, na sua formação, inicial e continuada, oportunidades de refletir sobre o papel da leitura no ensino e na aprendizagem de ciências.

Palavras-chave: Leitura. Análise do Discurso Francesa. Professores de Ciências.

Downloads 1347  1347  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V11(2), pp. 121-151, 2006  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID148/v11_n2_a2006.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Modelos Didáticos no Discurso de Professores de Ciências. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GUIMARÃES, Gislene Margaret Avelar; MORAES, Agustina Rosa Echeverría; JOSÉ Itamar

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado junto aos professores de Ciências da rede pública municipal de Goiânia, GO. Foram analisados 56 questionários, contendo questões fechadas e abertas, respondidos por 43% dos professores de ciências da RME, em 2000. Nessa análise, buscou-se identificar os modelos didáticos subjacentes às suas idéias sobre ensino / aprendizagem, na perspectiva de delinear o perfil do ensino de Ciências na rede municipal, que desde 1998 passa por um processo de reestruturação curricular do ensino fundamental, com a implantação dos ciclos de formação. Os resultados indicam que os professores vivem um momento de transição de suas concepções, provavelmente, decorrente da vivência do processo de reestruturação curricular, configurando um modelo didático diferenciado, com matizes dos mais diversos modelos identificados na literatura.

Palavras-chave: Modelos Didáticos. Ensino de Ciências. Formação de Professores.

Downloads 1512  1512  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V11(3), pp.303-322, 2006  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID155/v11_n3_a2006.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Dificuldades para a Implantação de Práticas Interdisciplinares em Escolas Estaduais, Apontadas por  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade

Os professores que procuram implantar práticas interdisciplinares nas escolas públicas estaduais paulistas ainda encontram muitas dificuldades. Na presente pesquisa, docentes da área de Ciências da Natureza, participantes de um curso de formação em serviço, elencaram as dificuldades para a implantação dessas práticas no Ensino Médio. A análise das respostas desses professores e professoras revelou que as principais dificuldades são: falta de tempo para se reunirem-se com os colegas, pesquisar e dedicar-se a leituras; a falta de conhecimento em relação aos conteúdos de outras disciplinas; as dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ausência de coordenação pedagógica entre as ações docentes, além do desinteresse e indisciplina dos alunos.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ciências da Natureza. Ensino Médio. Formação em serviço.

Downloads 1433  1433  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(1), pp.139-154, 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID165/v12_n1_a2007.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Quando Os Micro-organismos Salvam vidas - Seres diminutos a serviço da produção de medicamentos Popular Versão: PDF
Atualização:  1/11/2011
Descrição:
LOPES, Adriana A.; GUIMARÃES , Denise O.; PUPO Mônica T.

É comum que a simples menção à palavra micro-organismo cause apreensão. Afinal, esses seres microscópicos são, muitas vezes, vilões quando o assunto é doença. Mas muitos deles têm sua faceta do bem. Uma delas – tema deste artigo – é a produção de medicamentos que salvam vidas. Mas vale, já neste início, lembrar que, há séculos, os micro-organismos estão a serviço do bem-estar dos seres humanos, ajudando- nos a produzir vinho, cerveja, vinagre, queijo, iogurte... A lista de benfeitorias é longa, como o leitor poderá conferir nas próximas páginas.

Palavras-chave: micro-organismo, seres microscópicos.

Downloads 1070  1070  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma OUTUBRO 2011 | CIÊNCIAHOJE | 31  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Concepções Sobre a Natureza da Ciência num Curso de Ciências Biológicas: imagens que dificultam a .. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir; DELIZOICOV, Demétrio

A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de caracterizar as concepções sobre natureza da ciência presentes entre estudantes de um curso de Ciências Biológicas. A metodologia envolveu a elaboração e aplicação de um questionário e realização de entrevistas semi-estruturadas a partir de situações problematizadoras, com um roteiro básico de questões envolvendo conhecimentos de biologia molecular. Os resultados indicam que os estudantes identificam, no trabalho dos cientistas, a descoberta de leis naturais e verdades, e o conhecimento científico como absoluto. Predomina a concepção indutivista-empirista e ateórica, na qual a observação e a experimentação são entendidas como atividades independentes de compromissos teóricos. Os estudantes mostraram dificuldades em distinguir modelo de realidade, o que foi analisado a partir das categorias conexões ativas e conexões passivas, de Ludwik Fleck.

Palavras-chave: Natureza da Ciência. Formação de Professores. Epistemologia. Ludwik Fleck.

Downloads 1142  1142  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(2), pp.157-181, 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID166/v12_n2_a2007.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Apresentação e Representação de Fenômenos Biológicos a partir de um Canteiro de Plantas Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; MANECHINE, Selma Rosana Santiago

O presente trabalho propõe uma metodologia para o ensino de ciências naturais baseada na tríade perceber/relacionar/conhecer. A análise realizada fundamentou-se no referencial da semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914). A pesquisa foi desenvolvida com alunos da terceira série do ensino fundamental e mostra que a metodologia adotada possibilita-os perceber, estabelecer relações e conhecer fenômenos naturais construídos a partir das sequências vivenciadas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Semiótica. Relação pensamento e linguagem.

Downloads 2097  2097  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(2), pp.227-261, 2007.  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID169/v12_n2_a2007.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Socialização do Conhecimento Científico: um estudo numa perspectiva discursiva Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MICHINEL, José Luis; BURNHAM, Teresinha Fróes

O foco deste trabalho é o estudo da socialização do conhecimento científico que tem sido produzido pela comunidade da ciência e que se busca comunicar à “comunidade ampliada”. Assumimos tal socialização como uma condição de produção de significados, numa perspectiva discursiva, cujo objetivo é não só o compartilhamento de conhecimento produzido em comunidades científicas, mas também aprofundar a compreensão sobre ações envolvidas neste processo de informação, mediações e meios necessários, para que subsídios gerados em tais comunidades se transforme em conhecimento pessoal de “indivíduos sociais” através da construção de significados relevantes à formação da cidadania. A Análise de Discurso na versão francesa, segundo Pêcheux e Orlandi, foi tomada como referente para pensar o problema, assim como caracterizá- lo teórica e metodologicamente.

Palavras-chave: Socialização do Conhecimento. Análise de Discurso. Educação em Ciências.

Downloads 1332  1332  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(3), pp.369-381, 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID177/v12_n3_a2007.pdf
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