Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Malária no Brasil: Panorama Epidemiológico na Última Década Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BARATA, R. C. B.

Houve grandes mudanças nos padrões epidemiológicos da malária no Brasil nos últimos dez anos. Uma das características mais importante é a tendência para a distribuição focal na região amazônica, em vez de zonas de transmissão de propagação. Esta nova situação epidemiológica levou a mudanças na teoria de controle com base na ocorrência de transmissão da infecção focal. A importância das medidas de controle diversificadas aumentou assim, tendo em conta a características de cada foco de transmissão. O artigo comenta sobre as novas propostas para o controle apresentado na Conferência Ministerial de Amsterdã.

Palavras-chave: Malária. Epidemiologia. Transmissão Focal. Medidas de controle.

Downloads 339  339  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 11 (1): 128-136,  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O uso de imagens nas aulas de ciências naturais Popular Versão: PDF
Atualização:  29/5/2013
Descrição:
GUIDO, Lúcia de Fátima Estevinho Guido; BRUZZO, Cristina

O texto discutirá o uso de imagens nas aulas de Ciências, serão enfatizadas imagens que trazem narrativas a respeito do mundo natural. A intenção de utilizar as imagens na educação é tentar compreender o discurso apresentado pela mídia, que é revelado a partir de um olhar mais atento para as imagens. No caso das imagens de natureza, vários discursos podem ser observados. Neste texto será enfatizado o discurso ecológico. Muitas vezes a veiculação desse discurso se faz com recurso à espetacularização da natureza, sendo esta utilizada pelos meios de comunicação para seduzir seu público. Pesquisas realizadas tanto no Brasil como na Europa e nos EUA têm mostrado que professores e alunos utilizam os meios de comunicação para obter informações ambientais. Fica evidente a importância de encararmos a televisão como divulgadora de informações ecológicas interferindo na visão de natureza, de ambiente, não apenas de alunos e professores, como também do público em geral, o que torna urgente colocar a televisão e outras mídias como ferramenta de trabalho na sala de aula, não apenas como uma ilustração do conteúdo a ser ensinado, mas como algo que deve ser analisado, criticado.

Palavras-chave: Imagem. Natureza. Meios de Comunicação de Massa.

Downloads 343  343  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Em Extensão, Uberlândia, V. 7, 2008  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Cirurgia Bariátrica: aspectos clínico-cirúrgicos e psiquiátricos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FANDINO Julia; BENCHIMOL, Alexander K.; COUTINHO, Walmir F. Coutinho; APPOLINÁRIO, José C.

A obesidade grau III é uma doença crônica, de etiologia multifatorial, que acarreta prejuízos importantes à saúde do indivíduo. Devido a sua gravidade e difícil manejo clínico, novas estratégias de tratamento têm sido propostas, dentre as quais destaca-se a cirurgia bariátrica. O objetivo deste artigo é apresentar uma atualização sobre as técnicas cirúrgicas, assim como aspectos clínicos e psiquiátricos envolvidos com este procedimento. Como pacientes com obesidade grave podem apresentar várias complicações clínicas e um aumento da psicopatologia, é de extrema importância uma avaliação multidisciplinar criteriosa visando a reduzir possíveis complicações pós-operatórias.

Palavras-chave: Obesidade Grau III. Cirurgia Bariátrica. Compulsão Alimentar.

Downloads 344  344  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul  Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082004000100007
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: analogias para o ensino de ciências Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VILLANI, Alberto; BAROLLI, Elisabeth; CABRAL, Tânia C. B.; FAGUNDES,Maria B.; YAMAZAKI, Sergio C.

São apresentadas várias analogias e metáforas, construídas a partir de resultados alcançados na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Psicanálise, e utilizadas para interpretar o ensino e a aprendizagem das Ciências. São discutidos o alcance e os limites de tais analogias. Considerações de caráter mais geral sobre a elaboração e o funcionamento das analogias finalizam o trabalho.

Palavras-chave: Metáforas. Filosofia da ciência. História da ciência.

Downloads 345  345  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fis., v.14,n1: p.37-55, abr.1997.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ciências no nono ano do ensino fundamental: da disciplinaridade à alfabetização científica e tecnoló Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MILARÉ, Tathiane; FILHO, José de Pinho Alves.

Este artigo discute as características do Ensino de Ciências desenvolvido na última série do ensino fundamental na disciplina Ciências. Apresenta uma análise do que é oferecido pelos livros didáticos e o que efetivamente os professores abordam quando tratam de Química com seus alunos. Os resultados indicam que a Química é tratada disciplinarmente, contrapondo-se à interdisciplinaridade e à contextualização necessárias nesta fase do ensino. Como proposta para possível reversão da situação constatada, são apresentados alguns pontos a serem considerados no programa escolar de Ciências para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica, utilizando como exemplo a abordagem do tema Leite.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Alfabetização Científica e Tecnológica. Nono Ano.

Downloads 347  347  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.02 - p.101  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científico-Tecnológica: Um Novo "Paradigma"? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
Auler, Décio

Busca-se ampliar o debate sobre a denominada Alfabetização Científico-Tecnológica. Neste âmbito, postula-se a necessidade de superar o ensino meramente propedêutico, disciplinar. Discute-se, enquanto configuração curricular, a progressiva substituição da abordagem conceitual pela abordagem temática. Tal encaminhamento está alicerçado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, bem como do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Palavras-chave: Alfabetização científico-tecnológica. Abordagem conceitual. Abordagem temática.

Downloads 348  348  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ensaio  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Um novo paradigma para a aprendizagem da complexidade das relações água/solo/planta/atmosfera Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BORSATTO, Ricardo Serra; FONTE, Nilce Nazareno da; WISNIEWSKI, Celina; ADÃO, Wellington Cesar; OTTMANN, Michelle Melissa Althaus

Este ensaio compartilha as dificuldades e os caminhos percorridos, dentro de uma disciplina de pós-graduação, quando utilizado um novo paradigma para o ensino-aprendizagem das diversas relações naturais existentes dentro de ecossistemas. Para tanto no decorrer deste ensaio é realizada uma fundamentação teórica que visa evidenciar as carências do paradigma cartesiano na compreensão de ecossistemas naturais, ao final são propostos novos caminhos para este ensino-aprendizagem, os quais sugerem uma visão e abordagem mais holística e sistêmica acerca dos ecossistemas naturais, de forma a demonstrar a complexidade das infinitas relações presentes nos mesmos. Por meio de leituras e discussões de textos escritos por autores que alertam para a necessidade de haver uma nova maneira de se entender os ecossistemas naturais e ainda por meio de uma visita a um ecossistema particular na Ilha do Mel, PR, os discentes realizaram trocas de percepções, aonde foi evidenciada a diferença de percepções de um mesmo ecossistema, e apesar disto todos estavam à sua maneira representando a realidade. Foi possível então, observar que os alunos despertaram para a importância e necessidade de haver uma nova abordagem não só de ecossistemas naturais, mas também do próprio mundo urbano no qual vivemos.

Palavras-chave: Epistemologia ambiental. Educação.

Downloads 350  350  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 28, n. 3,   Site http://www.uel.br/proppg/semina/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Atividades Experimentais de Demonstrações em Sala de aula: uma análise segundo o referencial da teor Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GASPAR,Alberto; MONTEIRO; Isabel Cristina de Castro.

Neste trabalho apresentamos algumas características das atividades de demonstração que permitem fundamentar o seu uso em sala de aula a partir da teoria de Vygotsky. Tal fundamentação traz, a nosso ver, orientações relevantes para a otimização do processo de ensino e aprendizagem a partir do uso de tais atividades em sala de aula. A seguir, são descritos alguns dados resultantes da aplicação efetiva dessa proposta em sala de aula, seguidas de algumas reflexões a eles relacionadas.

Palavras-chaves: Atividades de demonstração. Teoria de Vygotsky. Ensino de Física.

Downloads 350  350  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V10(2), pp.   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Aprendendo a lição de Chaco Canyon: do “Desenvolvimento Sustentável” a uma vida sustentável Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FERNANDEZ, Fernando

Ao chegar pela primeira vez à região, hoje conhecida como Chaco Canyon, no sudoeste dos Estados Unidos, os conquistadores espanhóis ficaram maravilhados e intrigados diante das imensas ruínas de construções que encontraram em pleno deserto, erguidas com grossos troncos de árvore e pequenos blocos de pedra. Para que serviriam aqueles gigantescos edifícios e de onde teria sido trazida a madeira usada em sua construção, se as florestas mais próximas ficavam a centenas de quilômetros de distância? Estudos recentes indicaram que o material utilizado era dali mesmo. Há apenas 1.100 anos, uma extensa floresta cobria toda aquela área, que foi palco de uma devastação ecológica como muitas que a ocupação humana tem sido capaz de provocar ao longo da História em diversas partes do mundo. A lição que podemos extrair desse episódio é o tema central da palestra que o biólogo Fernando Fernandez, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou, com grande repercussão, durante a Conferência Nacional 2004 — Empresas e Responsabilidade Social, cujo conteúdo, revisto e atualizado pelo autor, temos o prazer de apresentar nesta edição de Instituto Ethos Reflexão. Para Fernandez, um pesquisador cada vez mais interessado na história e na filosofia das relações do homem com a natureza, “a ecologia tem sido um dos maiores árbitros da ascensão e da decadência das civilizações”, conforme demonstram os vários exemplos por ele apresentados.
“Em muitas ocasiões, a decadência das civilizações foi acontecendo à medida que cada uma destruiu seu ambiente e esgotou a base de recursos dos quais dependia.” A evocação de Chaco Canyon serve ao autor para introduzir uma ampla discussão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e para pôr em xeque a eficiência de projetos que se definem como “socioambientais”. Serve também para sugerir caminhos a seguir frente aos riscos que ameaçam a vida no planeta e para alertar que é preciso pensar menos no “meio ambiente” como a sociedade o concebeu e mais na conservação da natureza em sua totalidade. O propósito do Instituto Ethos ao realizar esta publicação é promover o diálogo em torno das diversas visões sobre o desenvolvimento sustentável, de modo a aprofundar a reflexão sobre como a gestão socialmente responsável das empresas contribui para a sustentabilidade da sociedade.


Downloads 355  355  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma nosrevista  Site http://www.nosrevista.com.br/media/2008/01/Reflexao%20Chaco%20Canyon%20por%20F%20Fernandez.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades de limitações Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos e MORTIMER, Eduardo Fleury

Neste artigo são apresentados resultados de pesquisa sobre a introdução de aspectos sociocientíficos (ASC) em sala de aula, com o propósito de identificar potencialidades e limitações desse processo e implicações para o currículo e para o processo de formação de professores. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso, em que foram produzidos dados a partir de entrevistas, observações registradas em diário de campo e análise de aulas gravadas em vídeo. As aulas gravadas foram transcritas e interações discursivas de episódios de abordagem de ASC foram analisadas. A investigação teve como objetivos a identificação das estratégias e conteúdos explorados pela professora na abordagem de ASC e dos fatores que facilitaram e dificultaram a abordagem desses aspectos. O estudo foi conduzido em uma escola pública do ensino médio em que a professora adotava o livro didático Química na Sociedade. A análise dos dados evidenciou a importância da preparação do professor na condução de discussões de ASC. Há indicadores de que a abordagem de ASC potencializa o aumento de interações dialógicas em sala de aula e facilita a emergência de situações vivenciais dos alunos e a introdução de atitudes e valores em uma perspectiva humanística. O estudo demonstrou também a importância da adoção de estratégias que envolvam os alunos na discussão de ASC, como o uso de debates por meio de questões abertas e o uso de vídeos de temas sociocientíficos. Ao final, defende-se a introdução de ASC como elemento constitutivo dos currículos de ciências no sentido de seu objetivo de formação para a cidadania.

Palavras-chave: Aspecto sociocientífico. Educação científica humanística. Educação para cidadania. Análise de discurso. Formação de professores.

Downloads 355  355  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID214/v14_n2_a2009.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 (8) 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 »