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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ciência-Tecnologia-Sociedade: Relações Estabelecidas Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AULERL, Décio; DELIZOICOV, Demétrio

Buscou-se identificar compreensões de professores de Ciências sobre interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com a finalidade de respaldar ações no processo de formação inicial e continuada de professores de Ciências. Metodologicamente a pesquisa configurou-se segundo dois eixos complementares: a explicitação e fundamentação de parâmetros sobre interações entre CTS e a realização de entrevistas semi- estruturadas com um grupo de 20 professores, cuja análise foi balizada pelos parâmetros. Neste trabalho, apresentam-se e discutem-se as principais tendências presentes na compreensão destes professores, bem como dimensões a serem consideradas no processo formativo: Endosso ao modelo de decisões tecnocráticas, passividade diante do desenvolvimento científico-tecnológico e a superação da perspectiva salvacionista redentora atribuída à Ciência-Tecnologia (CT).

Palavras-chave: Compreensões de Professores sobre CTS. Formação de Professores. Não-neutralidade das Relações CTS.

Downloads 510  510  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ciências no nono ano do ensino fundamental: da disciplinaridade à alfabetização científica e tecnoló Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MILARÉ, Tathiane; FILHO, José de Pinho Alves.

Este artigo discute as características do Ensino de Ciências desenvolvido na última série do ensino fundamental na disciplina Ciências. Apresenta uma análise do que é oferecido pelos livros didáticos e o que efetivamente os professores abordam quando tratam de Química com seus alunos. Os resultados indicam que a Química é tratada disciplinarmente, contrapondo-se à interdisciplinaridade e à contextualização necessárias nesta fase do ensino. Como proposta para possível reversão da situação constatada, são apresentados alguns pontos a serem considerados no programa escolar de Ciências para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica, utilizando como exemplo a abordagem do tema Leite.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Alfabetização Científica e Tecnológica. Nono Ano.

Downloads 558  558  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.02 - p.101  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Cirurgia Bariátrica: aspectos clínico-cirúrgicos e psiquiátricos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FANDINO Julia; BENCHIMOL, Alexander K.; COUTINHO, Walmir F. Coutinho; APPOLINÁRIO, José C.

A obesidade grau III é uma doença crônica, de etiologia multifatorial, que acarreta prejuízos importantes à saúde do indivíduo. Devido a sua gravidade e difícil manejo clínico, novas estratégias de tratamento têm sido propostas, dentre as quais destaca-se a cirurgia bariátrica. O objetivo deste artigo é apresentar uma atualização sobre as técnicas cirúrgicas, assim como aspectos clínicos e psiquiátricos envolvidos com este procedimento. Como pacientes com obesidade grave podem apresentar várias complicações clínicas e um aumento da psicopatologia, é de extrema importância uma avaliação multidisciplinar criteriosa visando a reduzir possíveis complicações pós-operatórias.

Palavras-chave: Obesidade Grau III. Cirurgia Bariátrica. Compulsão Alimentar.

Downloads 726  726  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul  Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082004000100007
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Cirurgia Bariátrica: indicação e importância do trabalho multidisciplinar Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FERRAZ, Edmundo Machado e FILHO, Martins Euclides Dias

Existe consenso na indicação cirúrgica de pacientes portadores de obesidade mórbida em duas situações: 1 - IMC igualou superior a 40; 2 - IMC igual ou superior a 35 na vigência de co-morbidades afetando o paciente. O tratamento cirúrgico deve ser evitado em crianças e adolescentes e em pacientes com doenças incapacitantes como cirrose hepática e o D.P.O.C. ou acima dos 70 anos. Não existe consenso quanto a necessidade e o tempo de tratamento conservador prévio.Outra contraindicação é doença endócrina (síndrome de Cushing), sendo contra-indicações relativas os distúrbios psicóticos, o alcoolismo e a dependência química. Em todos os casos de tratamento cirúrgico recomenda-se preenchimento pelo paciente e/ou seus familiares do consentimento informado.(AU)

Palavras-chave: Obesidade Mórbida/Cirurgia. Gastroplastia. Derivação Gástrica.

Downloads 622  622  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Clonagem na Sala de Aula: um exemplo do uso didático de um texto de divulgação científica Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARTINS, Isabel; NASCIMENTO, Tatiana Galieta; ABREL, Teo Bueno de

Neste estudo descrevemos uma situação concreta de sala de aula na qual diferentes tipos de texto (jornalístico, divulgação e didático) foram utilizados para fins didáticos. Com base em um quadro teórico que toma a contribuição de abordagens comunicativas para análises de interações em sala de aula e que explora as relações entre discursos e textos, discutimos o uso didático de um texto de divulgação científica por meio de uma análise das re-elaborações discursivas realizadas pela professora.

Palavras-chave: Discurso Científico. Ensino de Ciências. Divulgação Científica. Clonagem. Recontextualização.

Downloads 1402  1402  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V9(1), pp. 95-111, 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID111/v9_n1_a2004.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Como age a pressão atmosférica? Algumas situações-problema tendo como base a história da Ciência e p Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LONGHINI, Marcos Daniel; NARDI, Roberto.

Este artigo tem como proposta apresentar um conjunto de situações-problema sobre o tema pressão atmosférica , as quais foram aplicadas a futuros professores de Física, em seu curso de formação inicial. Tais atividades, que podem ser desenvolvidas com estudantes de Ensino Fundamental e/ou Médio, têm como base a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Sua organização partiu de alguns resultados de pesquisas realizadas na área, além de episódios da História da Ciência e são apresentadas em dois eixos principais, que tomam como ponto de partida algumas barreiras que os alunos devem superar para que compreendam fenômenos relativos à pressão atmosférica. Apresentamos, em cada atividade, os principais tipos de respostas obtidas na ocasião de sua aplicação com licenciandos em Física, e apontamos, a partir de tais resultados, alguns cuidados a serem tomados pelos professores no desenvolvimento do tema.

Palavras-chave: Ensino de Física. Situações-problema. Pressão atmosférica.

Downloads 2708  2708  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 7-23, abr. 2  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Como Avaliar um Projeto de Pesquisa em Educação em Ciências? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VILLANI, Alberto; PACCA, Jesuina Lopes de Almeida

Neste trabalho pretendemos iniciar o debate sobre esse tema tão importante, uma vez que todos nós fazemos parte da comunidade científica que faz projetos e que os avalia. Pretendemos mostrar que os critérios comumente utilizados para julgar um trabalho de pesquisa não são necessariamente os mais importantes para julgar um projeto de pesquisa e suas perspectivas. Neste caso trataremos de buscar indícios que apontem para uma boa fundamentação e um procedimento adequado presentes em um projeto de pesquisa, que possam mostrar boas perspectivas de sucesso. Focalizaremos os pontos que consideramos fundamentais num trabalho de pesquisa, tentando problematizar as dificuldades que podem ser encontradas, tanto à luz da reflexão metodológica tradicional bem como de uma abordagem mais moderna.

Palavras-chave: Projeto. Critérios de Avaliação. Árbitros. Valor de um Projeto.

Downloads 1323  1323  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI– V6(1), pp. 7-28, 2001  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID67/v6_n1_a2001.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Cómo Podemos Llevar a Cabo una Ivestigación-Accíon para Mejorar la Práctica en el Aula de Ciencias? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BERNAL, Bartolomé Vázquez; JIMÉNEZ-PÉREZ, Roque; JIMÉNEZ, Vicente Mellado

El trabajo describe un programa de investigación-acción realizado con profesores de la enseñanza secundaria de ciencias experimentales. El programa persigue el desarrollo profesional a través de la innovación curricular, tomando como agente promotor la reflexión orientada a la práctica, prestándose especial atención a la socialización del profesorado. A lo largo de dos cursos escolares se realizaron acciones encaminadas a tales efectos, organizándose a través del conocimiento didáctico del contenido. Los resultados muestran que el profesorado, de forma lenta y gradual, va incorporando nuevas teorías prácticas a sus reflexiones y al trabajo en el aula.

Palabras-clave: Investigación-acción. Formación Continua del Profesorado. Conocimiento Didáctico del Contenido. Hipótesis de la Complejidad.

Downloads 1141  1141  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V13(1), pp.45-64, 2008  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID24/v13_n1_a2008.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Como Trabalhar com "Tirinhas" nas aulas de Física Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PENA, Fábio Luís Alves.

Neste artigo é mostrado como uma nova forma de iteração com os alunos - as “Tirinhas da Física” - podem auxiliar o professor a melhor incentivar os alunos para discutir Ciência em sala de aula.

Palavras-chave: Aulas de Física. Ensino de Ciências.

Downloads 437  437  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Comportamento de Íons de Chumbo Associados a Aterros Domésticos Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MOURA, Claudia Lucia de; HYPÓLITO,Raphael.

Este trabalho foi desenvolvido em área que comporta três aterros domésticos onde se constatou que os sistemas água subterrânea, sedimento de fundo e solo encontram-se seriamente comprometidos por íons chumbo, especialmente por fontes oriundas dos aterros. Em alguns pontos amostrados, os resultados analíticos do chumbo na água subterrânea, foram quatro vezes superiores aos permitidos pelos órgãos oficiais. O solo, graças as propriedades desfavoráveis à retenção catiônicas, em especial do chumbo, constitui-se em mais um fator de risco para o comprometimento ambiental da área. As análises obtidas por Difração de Raios X mostram predominância de caulinita, argilomineral 1:1, com pouco poder de adsorção. Baixos valores de capacidade de troca catiônica e teores pouco significativos de matéria orgânica, também não apresentam características propícias para adsorver íons metálicos, facilitando, desta forma, a disponibilidade de metais pesados ao meio ambiente. Por outro lado, é importante salientar que a população vizinha, praticamente em toda circunvizinhança dos aterros, utiliza para consumo água de poços tipo cacimba, além do uso dessa água em intensas e contínuas atividades hortifrutigranjeiras e agropecuárias.

Palavras-chave: Aterro Sanitário. Resíduo sólido. Chumbo.

Downloads 528  528  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Águas Subterrâneas, v.21, n.1, p.1-7, 2007  Site http://http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/asubterraneas/article/view/16159/10678
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