Categoria: Ciências Artigos |
Como age a pressão atmosférica? Algumas situações-problema tendo como base a história da Ciência e p |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LONGHINI, Marcos Daniel; NARDI, Roberto.
Este artigo tem como proposta apresentar um conjunto de situações-problema sobre o tema pressão atmosférica , as quais foram aplicadas a futuros professores de Física, em seu curso de formação inicial. Tais atividades, que podem ser desenvolvidas com estudantes de Ensino Fundamental e/ou Médio, têm como base a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Sua organização partiu de alguns resultados de pesquisas realizadas na área, além de episódios da História da Ciência e são apresentadas em dois eixos principais, que tomam como ponto de partida algumas barreiras que os alunos devem superar para que compreendam fenômenos relativos à pressão atmosférica. Apresentamos, em cada atividade, os principais tipos de respostas obtidas na ocasião de sua aplicação com licenciandos em Física, e apontamos, a partir de tais resultados, alguns cuidados a serem tomados pelos professores no desenvolvimento do tema.
Palavras-chave: Ensino de Física. Situações-problema. Pressão atmosférica.
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2708 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 7-23, abr. 2 |
Categoria: Ciências Artigos |
Cómo Podemos Llevar a Cabo una Ivestigación-Accíon para Mejorar la Práctica en el Aula de Ciencias? |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
BERNAL, Bartolomé Vázquez; JIMÉNEZ-PÉREZ, Roque; JIMÉNEZ, Vicente Mellado El trabajo describe un programa de investigación-acción realizado con profesores de la enseñanza secundaria de ciencias experimentales. El programa persigue el desarrollo profesional a través de la innovación curricular, tomando como agente promotor la reflexión orientada a la práctica, prestándose especial atención a la socialización del profesorado. A lo largo de dos cursos escolares se realizaron acciones encaminadas a tales efectos, organizándose a través del conocimiento didáctico del contenido. Los resultados muestran que el profesorado, de forma lenta y gradual, va incorporando nuevas teorías prácticas a sus reflexiones y al trabajo en el aula.
Palabras-clave: Investigación-acción. Formación Continua del Profesorado. Conocimiento Didáctico del Contenido. Hipótesis de la Complejidad.
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1141 0 bytes IENCI – V13(1), pp.45-64, 2008 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID24/v13_n1_a2008.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Comportamento de Íons de Chumbo Associados a Aterros Domésticos |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MOURA, Claudia Lucia de; HYPÓLITO,Raphael.
Este trabalho foi desenvolvido em área que comporta três aterros domésticos onde se constatou que os sistemas água subterrânea, sedimento de fundo e solo encontram-se seriamente comprometidos por íons chumbo, especialmente por fontes oriundas dos aterros. Em alguns pontos amostrados, os resultados analíticos do chumbo na água subterrânea, foram quatro vezes superiores aos permitidos pelos órgãos oficiais. O solo, graças as propriedades desfavoráveis à retenção catiônicas, em especial do chumbo, constitui-se em mais um fator de risco para o comprometimento ambiental da área. As análises obtidas por Difração de Raios X mostram predominância de caulinita, argilomineral 1:1, com pouco poder de adsorção. Baixos valores de capacidade de troca catiônica e teores pouco significativos de matéria orgânica, também não apresentam características propícias para adsorver íons metálicos, facilitando, desta forma, a disponibilidade de metais pesados ao meio ambiente. Por outro lado, é importante salientar que a população vizinha, praticamente em toda circunvizinhança dos aterros, utiliza para consumo água de poços tipo cacimba, além do uso dessa água em intensas e contínuas atividades hortifrutigranjeiras e agropecuárias.
Palavras-chave: Aterro Sanitário. Resíduo sólido. Chumbo.
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528 0 bytes Águas Subterrâneas, v.21, n.1, p.1-7, 2007 http://http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/asubterraneas/article/view/16159/10678 |
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