Categoria: Ciências Artigos |
O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania |
Versão: pdf Atualização: 20/11/2014 |
Descrição:
PRAIA, João; GIL-PEREZ, Daniel; VILCHES, Amparo
O presente trabalho tem como propósito uma nova contribuição para o debate que vem se desenvolvendo, já faz algum tempo, em volta do papel da natureza da ciência na educação científica e, em particular, na formação de uma cidadania para a participação na tomada de decisões.
Palavras-chave: Natureza da ciência e da tecnologia. Alfabetização científica. Imersão na cultura científica e tecnológica. Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Educação para a cidadania.
|
2549 0 bytes Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007 http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a01.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
O lugar e as escalas e suas dimensões horizontal e vertical nos trabalhos práticos: implicações para |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
COMPIANI, Maurício
A Geologia apresenta epistemologia e prática escolar peculiares, em que a categoria de lugar e as escalas de observação, com suas dimensões horizontal e vertical, trazem implicações novas para o ensino de ciências e educação ambiental. No ensino de Ciências, enfocar o lugar e o ambiente (o global) traz outro olhar para os trabalhos de campo. A escala é problematizada como estratégia de aproximação e apreensão do real. Duas experiências, no Brasil e na Venezuela, são apresentadas para mostrar a temática do trabalho.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação ambiental. Trabalhos de campo. Lugar. Escalas de observação.
|
1906 0 bytes Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 29-45, 2007 http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a03.pdf |
|