Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Questões socio-políticas de ciência através da ficção científica: um exemplo com "contato" Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PIASSIL, Luís Paulo Piassil; PIETROCOLA, Maurício

O uso de filmes de ficção científica no ensino de ciências tem sido proposto por diversos autores. Como discursos a respeito da ciência, produzidos a partir de contextos socioculturais concretos, os filmes levantam questões derivadas do debate social, revelando posições ideológicas relacionadas com a ciência, a tecnologia e suas relações com problemas sociais atuais. Tais aspectos tornam os filmes particularmente interessantes como forma de introduzir discussões socioculturais em sala de aula. Usando “Contato” de Robert Zemeckis como um exemplo, apresentamos instrumentos de análise para o estabelecimento de possibilidades didáticas em três esferas: conceitual-fenomenológica, histórico-metodológica e sócio-política. A partir tanto dos instrumentos de análise desenvolvidos quanto de experiências prévias em sala de aula, planejamos e aplicamos uma atividade piloto para estudantes de primeiro ano de licenciatura, na disciplina de História da Ciência. Nessa atividade em particular, estávamos interessados em verificar se tais estudantes são capazes de identificar, a partir do enredo, conflitos ideológicos a respeito dos papéis da ciência na sociedade. Os resultados mostraram que tal abordagem fornece aos professores graduandos meios de identificar questões relevantes de debate a partir de uma obra ficcional. Esse trabalho é parte de uma pesquisa maior que envolve formação de professores em serviço através do planejamento e da aplicação de atividades didáticas empregando obras ficcionais.

Palavras-chave: Ficção Científica. Filmes. Questões Sócio-Políticas. CTS. Ensino de Ciências.

Downloads 308  308  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Papel do Atleta na Sociedade e o Controle de Dopagem no Esporte Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AQUINO NETO, Francisco Radler de

A prática do doping e seu controle são abordados numa perspectiva histórica. As razões para sua prática pelos atletas e a responsabilidade da sociedade sobre esse comportamento são avaliadas. Em seguida, informações sobre a sofisticação atual das práticas de dopagem e a consequente evolução das técnicas de análise para seu controle são apresentadas. A situação do seu controle no país, com metodologia do Comitê Olímpico Internacional, é apresentada, bem como a sua complexidade e os custos envolvidos. Esse panorama da situação do controle do doping no Brasil pretende situar os profissionais da medicina desportiva e do desporto em geral nesse segmento importantíssimo para a preservação da integridade física e mental de nossos atletas.

Palavras-chave: Controle de Dopagem. Doping. Jogos Olímpicos. Estimulantes. Anabolizantes. Diuréticos. Narcóticos. Analgésicos. Hormônios Peptídicos. Betabloqueadores. Drogas Sociais.

Downloads 308  308  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922001000400005&lng=pt&nrm=is
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação em Solos: princípios, teoria e métodos Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MUGGLER, Cristine Carole, SOBRINHO, Fábio de Araújo Pinto & MACHADO, Vinícius Azevedo.

O solo é um componente essencial do meio ambiente, cuja importância é normalmente desconsiderada e pouco valorizada. Assim, é necessário que se desenvolva uma “consciência pedológica”, a partir de um processo educativo que privilegie uma concepção de sustentabilidade na relação homem-natureza. Existem múltiplas formas, tempos e espaços de promover a educação para o meio ambiente a partir de uma abordagem pedológica; esse conjunto de conteúdos e métodos constituem a Educação em Solos, que é indissociável da Educação Ambiental. A Educação em Solos tem como principal objetivo trazer o significado da importância do solo à vida das pessoas e, portanto, da necessidade da sua conservação e do seu uso e ocupação sustentáveis. Assim como a Educação Ambiental, a Educação em Solos coloca-se como um processo de formação que, em si, precisa ser dinâmico, permanente e participativo. Nessa perspectiva, foi criado o Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES) junto ao Museu de Ciências da Terra do Departamento de Solos da UFV, que atua na educação formal e não-formal na região de Viçosa. A base teórico-metodológica da prática pedagógica do PES baseia-se no construtivismo e nas idéias de Paulo Freire, utilizando-se a abordagem holística, os métodos participativos e a prática da pedagogia de projetos. A perspectiva Construtivista-Freiriana promove uma abordagem dos temas pedológico-ambientais com base não apenas na simples transmissão do conhecimento, mas também da investigação, da experimentação e do resgate e valorização do conhecimento prévio das pessoas. A abordagem de aspectos que são familiares e conhecidos das pessoas, possibilitando uma aprendizagem significativa, embute em si um grande potencial para consolidar mudanças de valores e atitudes, ou seja, para efetivar uma consciência ambiental/ planetária.

Palavras-chave: Educação ambiental. Aprendizagem significativa. Relação homem-ambiente.

Downloads 308  308  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma R. Bras. Ci. Solo, 30:733-740, 2006  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Raio Passo a Passo Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SABA, Marcelo M.F.

O comportamento dos raios é assunto de constante pesquisa no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Neste artigo o leitor aprenderá um pouco mais sobre este fenômeno.

Palavras-chave: Raio. Descarga. Eletricidade.

Downloads 320  320  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino de Ciências na 5ª série através da experimentação Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BEVILACQUA, Gabriela Dias; SILVA Robson Coutinho-.

A era da informação na qual vivemos exige reflexão sobre os conteúdos ensinados e sobre as estratégias empregadas na sala de aula. O estímulo e o desenvolvimento da Educação Científica se fazem necessários por possibilitarem ao aluno melhor acompanhamento da evolução da Ciência, das transformações que ocorrem na natureza e da história do homem. O ensino de Ciências deve despertar o raciocínio científico e não ser apenas informativo. Este trabalho descreve uma metodologia de ensino de Ciências, aplicada em turmas de 5ª série do Ensino Fundamental, nos anos de 2005 e 2006. A experimentação, o trabalho em grupo e a aprendizagem entre os alunos são focos de desenvolvimento e discussão desta metodologia. Os resultados comprovam a eficiência da metodologia e demonstram desenvolver pré-requisitos essenciais na formação da Educação Científica do estudante. A prática da sala de aula deve ser discutida visando à efetiva aplicação da Educação Científica nas escolas.

Palavras-Chave: Ensino participativo de ciências. Experimentação. Educação científica.

Downloads 320  320  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciências & Cognição 2007; Vol 10: 84-92  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Astronomia Indígena Popular Versão: pdf
Atualização:  5/2/2013
Descrição:
AFONSO, Germano Bruno

Os conhecimentos astronômicos empíricos dos indígenas, relativos aos movimentos do Sol, da Lua, da Via-Láctea e de suas constelações, associados à biodiversidade local, suficientes para a sobrevivência em sociedade, são desconhecidos por muitos historiadores da ciência. Nesta artigo, apresentamos uma parte desses conhecimentos, que conseguimos resgatar, utilizando documentos históricos, que relatam a importância da astronomia no cotidiano das famílias indígenas; vestígios arqueológicos, tais como a arte rupestre e os monumentos rochosos, que possuem conotação astronômica; diálogos informais e observações do céu com pajés de todas as regiões brasileiras.

Palavras-chave: Astronomia indígena, Astros, constelações.

Downloads 322  322  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Física das Tempestades e dos Raios Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SABA, Marcelo M.F.

Neste artigo explicam-se diversos aspectos sobre a física envolvida na formação de nuvens de tempestades e relâmpagos, fenômenos que por milhares de anos assustaram a humanidade e com os quais devemos ter alguns cuidados.

Palavras-chave: Tempestades. Raios. Relâmpagos.

Downloads 324  324  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 2, n. 1, 2001  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Atividades experimentais nas séries iniciais: relato de uma investigação Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ROSAL,Cleci Werner da; ROSA, Álvaro Becker da; PECATTI Claudete.

O texto relata uma investigação realizada com alunos das séries iniciais, referente a realização de atividades experimentais no ensino de física, desenvolvidas de forma a envolver a participação ativa dos estudantes e o uso de equipamentos didáticos construídos a partir de materiais de uso cotidiano dos estudantes. O texto descreve na forma de relato de caso, uma atividade na qual foram realizadas experiências envolvendo o tópico temperatura com alunos da terceira série do ensino
fundamental. A metodologia utilizada nas atividades foi centrada na experimentação com a participação ativa dos estudantes. A pesquisa desenvolvida nessa atividade buscou investigar como as crianças se portam diante da realização de atividades experimentais em termos de participação, envolvimento e motivação. Assim, o estudo trouxe elementos para refletir a viabilidade e a importância de abordar conhecimentos de física nas séries iniciais evidenciando a sua imprescindibilidade para os educadores comprometidos com a formação ampla e integral de seus alunos.

Palavras-chave: Ensino de física. Atividades experimentais. Séries iniciais.

Downloads 325  325  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias V  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!De que Maneira o afastamento da ética é lesivo à Ciência? Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FILHO, Jenner Barretto Bastos;

O nosso objetivo aqui é o de responder se é sustentável a tese que assevera a radical independência entre a excelência de um cientista de um lado e, de outro, a sua má postura Ética. A nossa resposta é a seguinte: ainda que, em casos singulares, seja concebível uma coexistência que poderia favorecer a tese da independência, essa coexistência é deletéria para o próprio e sadio desenvolvimento da ciência, enquanto instituição, pois esse desenvolvimento, se realmente for sadio, então irá requerer altos padrões éticos e cognitivos. As conseqüências dessa coexistência são desastrosas para a educação, a paz, o ambiente, a democracia e a solidariedade entre os povos.

Palavras-chave: Ética. Ciência. Afastamento entre Ética e Ciência.

Downloads 330  330  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 103-124, abr  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Aprendendo a lição de Chaco Canyon: do “Desenvolvimento Sustentável” a uma vida sustentável Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FERNANDEZ, Fernando

Ao chegar pela primeira vez à região, hoje conhecida como Chaco Canyon, no sudoeste dos Estados Unidos, os conquistadores espanhóis ficaram maravilhados e intrigados diante das imensas ruínas de construções que encontraram em pleno deserto, erguidas com grossos troncos de árvore e pequenos blocos de pedra. Para que serviriam aqueles gigantescos edifícios e de onde teria sido trazida a madeira usada em sua construção, se as florestas mais próximas ficavam a centenas de quilômetros de distância? Estudos recentes indicaram que o material utilizado era dali mesmo. Há apenas 1.100 anos, uma extensa floresta cobria toda aquela área, que foi palco de uma devastação ecológica como muitas que a ocupação humana tem sido capaz de provocar ao longo da História em diversas partes do mundo. A lição que podemos extrair desse episódio é o tema central da palestra que o biólogo Fernando Fernandez, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou, com grande repercussão, durante a Conferência Nacional 2004 — Empresas e Responsabilidade Social, cujo conteúdo, revisto e atualizado pelo autor, temos o prazer de apresentar nesta edição de Instituto Ethos Reflexão. Para Fernandez, um pesquisador cada vez mais interessado na história e na filosofia das relações do homem com a natureza, “a ecologia tem sido um dos maiores árbitros da ascensão e da decadência das civilizações”, conforme demonstram os vários exemplos por ele apresentados.
“Em muitas ocasiões, a decadência das civilizações foi acontecendo à medida que cada uma destruiu seu ambiente e esgotou a base de recursos dos quais dependia.” A evocação de Chaco Canyon serve ao autor para introduzir uma ampla discussão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e para pôr em xeque a eficiência de projetos que se definem como “socioambientais”. Serve também para sugerir caminhos a seguir frente aos riscos que ameaçam a vida no planeta e para alertar que é preciso pensar menos no “meio ambiente” como a sociedade o concebeu e mais na conservação da natureza em sua totalidade. O propósito do Instituto Ethos ao realizar esta publicação é promover o diálogo em torno das diversas visões sobre o desenvolvimento sustentável, de modo a aprofundar a reflexão sobre como a gestão socialmente responsável das empresas contribui para a sustentabilidade da sociedade.


Downloads 333  333  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma nosrevista  Site http://www.nosrevista.com.br/media/2008/01/Reflexao%20Chaco%20Canyon%20por%20F%20Fernandez.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 »