Categoria: Ciências Artigos |
Os professores de ciências e suas formas de pensar a astronomia |
Versão: Atualização: 8/10/2012 |
Descrição:
LEITE, Cristina; HOSOUME, Yassuko
O modo de pensar dos professores de Ciências do ensino fundamental sobre os elementos da Astronomia é o objeto de pesquisa presente neste artigo, cuja metodologia consiste em entrevistas semi-estruturadas, filmadas em vídeo e centradas numa perspectiva tridimensional dos elementos astronômicos, possibilitando um mapeamento das concepções das formas e das dimensões da Terra, do Sol, da Lua, dos planetas e das estrelas, bem como da concepção de céu e de Universo como um todo. Os resultados indicam um Universo contendo: Sol, estrelas, planetas e Lua, onde o Sistema Solar é parte do todo. Algumas vezes o Universo é concebido como o próprio Sistema Solar. Os objetos estão no céu ou no Universo o qual, para muitos, se restringe ao espaço que está acima da Terra. A forma plana dos objetos astronômicos e a estrutura espacial da montagem do Universo são características marcantes. Muitos indicam Sol e estrelas como coisas diferentes: Sol é um objeto quente e as estrelas são frias. Esses resultados nos preocupam e certamente sinalizam uma urgência de programas de formação continuada para professores no conteúdo de astronomia, uma vez que os PCN ́s indicam fortemente o ensino desse conteúdo. Palavras-Chave: Educação; Astronomia; concepções alternativas; ensino de astronomia; ensino fundamental; professor de Ciências.
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1276 0 bytes RELEA, n. 4, p. 47–68, 2007 |
Categoria: Ciências Artigos |
Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
GOMES, Henrique José Polato; OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de.
Muitas estratégias usadas por docentes para tornar o ensino mais atrativo, ou com intenção de facilitálo, na realidade podem se tornar sérios entraves na aprendizagem do ensino científico. Com a equivocada convicção que explicam, metáforas e analogias utilizadas, podem não suscitar interesse pela compreensão do fenômeno. Bachelard chamou esses subterfúgios de obstáculos epistemológicos e o objetivo deste trabalho foi identificá-los em alunos de oitava série do ensino fundamental e de primeiro ano do ensino médio, referentes ao ensino de atomística, procurando compará-los, visto que aprenderam este conteúdo com diferentes materiais didáticos. Para tanto, foram aplicados 291 questionários nos quais foram analisados respostas e desenhos, que evidenciam tais obstáculos.
Palavras-chave: Atomística. Obstáculos epistemológicos. Bachelard. Aprendizagem.
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1280 0 bytes Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: 96-109. |
Categoria: Ciências Artigos |
Obesidade e Peso Corporal: riscos e consequências |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SALVE, Mariângela Gagliardi Caro
A manutenção do peso corporal, considerado ideal, é um fator determinante no estado considerado saudável, levando ao bem-estar e melhor qualidade de vida. Em situações que ocorrem desequilíbrio entre a ingestão calórica e a diminuição da prática da atividade física ocorre a obesidade. Essa pode causar vários distúrbios. Como medida de controle, para prevenção da obesidade, é fundamental manter uma dieta equilibrada e praticar atividade física regularmente, considerada aeróbia, com envolvimento de grandes grupos musculares, ritmo constante e com intensidade moderada.
Palavras-chave: Peso Corporal. Obesidade, Dieta Alimentar, Atividade Física.
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1379 0 bytes Movimento & Percepção |
Categoria: Ciências Artigos |
O uso de imagens nas aulas de ciências naturais |
Versão: PDF Atualização: 29/5/2013 |
Descrição:
GUIDO, Lúcia de Fátima Estevinho Guido; BRUZZO, Cristina
O texto discutirá o uso de imagens nas aulas de Ciências, serão enfatizadas imagens que trazem narrativas a respeito do mundo natural. A intenção de utilizar as imagens na educação é tentar compreender o discurso apresentado pela mídia, que é revelado a partir de um olhar mais atento para as imagens. No caso das imagens de natureza, vários discursos podem ser observados. Neste texto será enfatizado o discurso ecológico. Muitas vezes a veiculação desse discurso se faz com recurso à espetacularização da natureza, sendo esta utilizada pelos meios de comunicação para seduzir seu público. Pesquisas realizadas tanto no Brasil como na Europa e nos EUA têm mostrado que professores e alunos utilizam os meios de comunicação para obter informações ambientais. Fica evidente a importância de encararmos a televisão como divulgadora de informações ecológicas interferindo na visão de natureza, de ambiente, não apenas de alunos e professores, como também do público em geral, o que torna urgente colocar a televisão e outras mídias como ferramenta de trabalho na sala de aula, não apenas como uma ilustração do conteúdo a ser ensinado, mas como algo que deve ser analisado, criticado.
Palavras-chave: Imagem. Natureza. Meios de Comunicação de Massa.
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785 0 bytes Em Extensão, Uberlândia, V. 7, 2008 |
Categoria: Ciências Artigos |
O uso da água como tema gerador em uma atividade pedagógica de conscientização ambiental |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
BELO, Carolina de Lima Alves; PARANHOS, Rodolfo.
O uso abusivo da água tem gerado a preocupação sobre uma possível escassez, o que aponta a necessidade de uma mudança drástica no comportamento das pessoas frente ao seu uso. Sendo assim, torna-se clara a importância da educação para auxiliar na tomada de consciência da responsabilidade e do direito de todos os cidadãos a um ambiente saudável, não só para o presente, mas também para as futuras gerações. Uma forma em que essas questões podem ser abordadas é usando a água como tema gerador, uma vez que é um assunto que proporciona ampla abordagem, seja porque está relacionado com questões ambientais e socioeconômicas ou porque abarca uma série de conceitos vinculados a outras disciplinas (interdisciplinaridade). Para a apresentação da atividade foram escolhidas dez escolas, sendo sete públicas e três particulares. Para avaliar a prática dos professores em relação à utilização das atividades práticas durante as aulas, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o docente de Ciências da turma em que foi feita a apresentação. Para obter as concepções prévias dos estudantes e analisar a real aplicabilidade da atividade foram utilizados dois questionários: um antes da apresentação e outro após a apresentação. Os dados quantitativos foram organizados em percentagem. Os dados qualitativos foram trabalhados pela análise de conteúdo. As apresentações e análise dos dados indicaram que houve a compreensão dos conteúdos apresentados durante a atividade. Acreditamos que a proposta didática, assim elaborada, tem perspectivas de atingir nosso objetivo, que é de colaborar para que os alunos desenvolvam sua capacidade crítica e participativa, no que diz respeito ao consumo e preservação da água, e que também assumam a sua cota de responsabilidade na sociedade em que vivem, funcionando como agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.
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2688 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V6(1), pp. 7- |
Categoria: Ciências Artigos |
O Trabalho com Educação Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Andréa Cristina Sousa e.
Ainda que esteja inserida nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Educação Ambiental ainda gera inúmeros questionamentos entre estudiosos e professores da educação básica, acostumados a lidar, respectivamente, com a teoria e a prática do tema em questão. Sabendo-se que a Educação Ambiental não deve ser inserida como uma disciplina nos currículos escolares, então como trabalhá-la? Os PCN’s orientam e afirmam ser a interdisciplinaridade a melhor forma de trabalhá-la verdadeiramente nas Escolas. No entanto, deparamo-nos com professores despreparados para trabalhar de forma interdisciplinar. Para minimizar os problemas, aparecem os projetos de Educação Ambiental, que têm como objetivo trabalhar temas ambientais, através do envolvimento de professores, alunos e comunidade, ensinando a cada um a assumir sua parcela de responsabilidade sócioambiental.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Projetos. Escolas.
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1496 0 bytes Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-12 |
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