Categoria: Ciências Artigos |
Analogias na Educação em Ciências, Contributos e Desafios |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
DUARTE, Maria da Conceição
Uma analogia é, frequentemente, entendida como uma comparação baseada emsimilaridades entre estruturas de dois domínios de conhecimento diferentes, um conhecido e outro desconhecido. Vários autores têm acentuado a importância das analogias como uma ferramenta valiosa no ensino e aprendizagem das ciências, especialmente de conceitos com um maior grau de dificuldade. Contudo, alguns problemas têm sido associados à sua utilização. Neste trabalho procuraremos contribuir para uma melhor compreensão da utilização de analogias na educação em ciências, através de uma revisão do estado da arte da investigação sobre analogias.
Palavras-chave: Analogia. Ensino e Aprendizagem das Ciências. Investigação em Educação em Ciências.
|
1675 0 bytes IENCI – V10(1), pp. 7-29, 2005 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID121/v10_n1_a2005.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Modelos Didáticos no Discurso de Professores de Ciências. |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
GUIMARÃES, Gislene Margaret Avelar; MORAES, Agustina Rosa Echeverría; JOSÉ Itamar Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado junto aos professores de Ciências da rede pública municipal de Goiânia, GO. Foram analisados 56 questionários, contendo questões fechadas e abertas, respondidos por 43% dos professores de ciências da RME, em 2000. Nessa análise, buscou-se identificar os modelos didáticos subjacentes às suas idéias sobre ensino / aprendizagem, na perspectiva de delinear o perfil do ensino de Ciências na rede municipal, que desde 1998 passa por um processo de reestruturação curricular do ensino fundamental, com a implantação dos ciclos de formação. Os resultados indicam que os professores vivem um momento de transição de suas concepções, provavelmente, decorrente da vivência do processo de reestruturação curricular, configurando um modelo didático diferenciado, com matizes dos mais diversos modelos identificados na literatura.
Palavras-chave: Modelos Didáticos. Ensino de Ciências. Formação de Professores.
|
1508 0 bytes IENCI – V11(3), pp.303-322, 2006 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID155/v11_n3_a2006.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Visualizando Ondas Eletromagnéticas Estacionárias (um experimento na cozinha de casa) |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; OTA, Maria Inês Nobre; BASSO, Rodrigo Leonardo de Oliveira; ALMEIDA, Chrystie Jacob
Inserido numa proposta para o ensino médio de Física, aplicado à tecnologia contemporânea, este trabalho propõe um experimento caseiro para visualizar ondas eletromagnéticas estacionárias que se formam no interior da cavidade de um forno microondas. A ideia central é partir da motivação inicial dada por este experimento, quando se está estudando, por exemplo, o tópico “ondas”, na disciplina de Física, a fim de compreender-se o funcionamento deste eletrodoméstico caseiro que faz parte do cotidiano dos alunos.
Palavras-chave: Experimento caseiro. Ensino de Física. Ondas estacionárias. Microondas.
|
1505 0 bytes UFSC http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10002 |
Categoria: Ciências Artigos |
Concepções de Saúde no Livro Didático de Ciências |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FREITAS, Elisângela Oliveira de; MARTINS, Isabel
Este trabalho discute quais concepções de saúde permeiam o texto de uma coleção de livros didáticos de ciências, utilizando a Análise de Conteúdo como definida por Bardin, para a análise dos textos como principal referencial metodológico. Observamos que, de forma geral, as concepções higienistas e as pautadas nos aspectos anatômicos/fisiológicos predominam nos livros da coleção analisada. O conceito mais amplo de saúde introduzido a partir da Conferência de Ottawa em 1986 foi pouco explorado pelos textos analisados. Vimos também que, no livro como um todo, não há muitas referências a uma visão mais ampliada da saúde, compreendida enquanto qualidade de vida e não apenas como ausência de doença. Esta maior ênfase nos condicionantes biológicos relacionados à saúde, que representa uma escolha criticada pelo PCN.
Palavras chave: Educação em Saúde. Análise de Conteúdo. Livro Didático.
|
1492 0 bytes Revista Ensaio Vol.10 - nº2 - dezembro de 2008. http://www.fae.ufmg.br/ensaio |
Categoria: Ciências Artigos |
O Trabalho com Educação Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Andréa Cristina Sousa e.
Ainda que esteja inserida nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Educação Ambiental ainda gera inúmeros questionamentos entre estudiosos e professores da educação básica, acostumados a lidar, respectivamente, com a teoria e a prática do tema em questão. Sabendo-se que a Educação Ambiental não deve ser inserida como uma disciplina nos currículos escolares, então como trabalhá-la? Os PCN’s orientam e afirmam ser a interdisciplinaridade a melhor forma de trabalhá-la verdadeiramente nas Escolas. No entanto, deparamo-nos com professores despreparados para trabalhar de forma interdisciplinar. Para minimizar os problemas, aparecem os projetos de Educação Ambiental, que têm como objetivo trabalhar temas ambientais, através do envolvimento de professores, alunos e comunidade, ensinando a cada um a assumir sua parcela de responsabilidade sócioambiental.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Projetos. Escolas.
|
1484 0 bytes Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-12 |
|