Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Analogias na Educação em Ciências, Contributos e Desafios Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
DUARTE, Maria da Conceição

Uma analogia é, frequentemente, entendida como uma comparação baseada emsimilaridades entre estruturas de dois domínios de conhecimento diferentes, um conhecido e outro desconhecido. Vários autores têm acentuado a importância das analogias como uma ferramenta valiosa no ensino e aprendizagem das ciências, especialmente de conceitos com um maior grau de dificuldade. Contudo, alguns problemas têm sido associados à sua utilização. Neste trabalho procuraremos contribuir para uma melhor compreensão da utilização de analogias na educação em ciências, através de uma revisão do estado da arte da investigação sobre analogias.

Palavras-chave: Analogia. Ensino e Aprendizagem das Ciências. Investigação em Educação em Ciências.

Downloads 1675  1675  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(1), pp. 7-29, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID121/v10_n1_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O papel do construtivismo na pesquisa em ensino de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
AGUIAR JR, Orlando

Nesse trabalho examinaremos os desafios colocados às pesquisas no ensino de ciências, inspiradas no construtivismo piagetiano. Faremos isso a partir da apreciação do mérito de algumas críticas que vêm sendo formuladas à orientação construtivista na pesquisa em ensino de Ciências, no que se refere aos seguintes aspectos: 1. Epistemologia subjacente enganosa em alguns trabalhos; 2. Ênfase demasiada a aspectos individuais da cognição em detrimento de fatores sociais e comunicativos; 3. Pretensão de universalidade nos princípios e mecanismos gerais de aprendizagem; 4. Abordagem centrada quase exclusivamente em aspectos conceituais da ciência em detrimento de um ensino orientado para aplicações tecnológicas e para os impactos da ciência enquanto produção social.

Palavras-chave: Construtivismo Piagetiano. Pesquisa em Ensino de Ciências.

Downloads 1659  1659  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  IENCI – V3(2), pp. 107-120, 1998  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Pesquisa em ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
DELIZOICOV, Demétrio

Através de aspectos relacionados à área de ensino de Ciências, tais como existência de cursos e programas de pós-graduação, de periódicos especializados na publicação de resultados de pesquisas e de eventos científicos específicos, constata-se que esta constitui um campo social de produção de conhecimento. A partir de dados contidos em trabalhos que têm como objeto de análise dissertações e teses em ensino de ciências defendidas no Brasil, desde 1972, argumenta-se que o campo se organiza em coletivos de pensamento afinados com os das ciências humanas que investigam problemas relativos à disseminação sistematizada de conhecimentos científicos, que é caracterizada como um processo complexo de interação entre três grandes círculos socioculturais.

Palavras-chave: Teses e dissertações em ensino de Ciências. Coletivos de pensamento. Impacto da pesquisa em ensino de Ciências.

Downloads 1617  1617  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21: p. 145-175, ago. 2004  Site http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/21-2/artpdf/a1.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A.L.I.V.E. Vida Artificial em Ambientes Virtuais:uma plataforma experimental em realidade virtual p Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NEVES, Rogério; NETTO, Marcio Lobo.

Este trabalho descreve os estudos realizados sobre o tema Vida Artificial, que levaram à criação do projeto A.L.I.V.E. (Artificial Life in A Virtual Environments) desenvolvido no Laboratório de Sistemas Integrados da Escola Politécnica da USP. O projeto tem como objetivo a aplicação de tecnologias de realidade virtual na visualização de experimentos em Vida Artificial. A plataforma implementada utiliza-se do paradigma de orientação a objetos, fazendo uso dos recursos disponíveis através da linguagem Java e do API Java3D, o que garante portabilidade e compatibilidade com diversos dispositivos, também possibilitando a visualização de experimentos em páginas interativas na Internet.

Palavras-chave: Vida Artificial. Projeto. Tecnologias de Realidade Virtual.

Downloads 1524  1524  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Núcleo de Ciência Cognitiva da USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Modelos Didáticos no Discurso de Professores de Ciências. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GUIMARÃES, Gislene Margaret Avelar; MORAES, Agustina Rosa Echeverría; JOSÉ Itamar

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado junto aos professores de Ciências da rede pública municipal de Goiânia, GO. Foram analisados 56 questionários, contendo questões fechadas e abertas, respondidos por 43% dos professores de ciências da RME, em 2000. Nessa análise, buscou-se identificar os modelos didáticos subjacentes às suas idéias sobre ensino / aprendizagem, na perspectiva de delinear o perfil do ensino de Ciências na rede municipal, que desde 1998 passa por um processo de reestruturação curricular do ensino fundamental, com a implantação dos ciclos de formação. Os resultados indicam que os professores vivem um momento de transição de suas concepções, provavelmente, decorrente da vivência do processo de reestruturação curricular, configurando um modelo didático diferenciado, com matizes dos mais diversos modelos identificados na literatura.

Palavras-chave: Modelos Didáticos. Ensino de Ciências. Formação de Professores.

Downloads 1508  1508  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V11(3), pp.303-322, 2006  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID155/v11_n3_a2006.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Visualizando Ondas Eletromagnéticas Estacionárias (um experimento na cozinha de casa) Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; OTA, Maria Inês Nobre; BASSO, Rodrigo Leonardo de Oliveira; ALMEIDA, Chrystie Jacob

Inserido numa proposta para o ensino médio de Física, aplicado à tecnologia contemporânea, este trabalho propõe um experimento caseiro para visualizar ondas eletromagnéticas estacionárias que se formam no interior da cavidade de um forno microondas. A ideia central é partir da motivação inicial dada por este experimento, quando se está estudando, por exemplo, o tópico “ondas”, na disciplina de Física, a fim de compreender-se o funcionamento deste eletrodoméstico caseiro que faz parte do cotidiano dos alunos.

Palavras-chave: Experimento caseiro. Ensino de Física. Ondas estacionárias. Microondas.

Downloads 1505  1505  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10002
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Fatores que Afetam a Freqüência e o Atraso Escolar, nos Meios Urbano e Rural, de São Paulo e Pernamb Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PONTILI, Rosangela Maria; KASSOUF, Ana Lúcia

Diversos trabalhos da literatura econômica têm mostrado a influência da educação na melhoria de renda das pessoas e no desenvolvimento econômico de um país. Entretanto, para melhorar o nível médio de escolaridade de um país é importante elevar a frequência escolar e garantir à criança o avanço nos estudos.

Palavras-chave: Educação. Meio urbano e rural. Políticas Públicas.

Downloads 1504  1504  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Econ. Sociol. Rural - RJ, v.45 n.1 jan/mar 20  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação em Saúde e Educação Ambiental: uma experiência integradora Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GRYNSZPAN, Danielle

Este texto relata um trabalho com professores do ensino básico de alguns municípios brasileiros com diferentes perfis: do litoral ao interior, de capitais a cidades pequenas. Com o propósito maior de facilitar, entre os docentes, a percepção da identidade entre educação ambiental e educação em saúde, foram tratadas questões locais relacionadas à qualidade de vida.

Palavras-chave: Educação em saúde. Educação ambiental. Saúde ambiental. Estudantes. Escolas.

Downloads 1501  1501  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Saúde Pública-RJ, 1999, v.15 supl.2, p.133-13  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Concepções de Saúde no Livro Didático de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FREITAS, Elisângela Oliveira de; MARTINS, Isabel

Este trabalho discute quais concepções de saúde permeiam o texto de uma coleção de livros didáticos de ciências, utilizando a Análise de Conteúdo como definida por Bardin, para a análise dos textos como principal referencial metodológico. Observamos que, de forma geral, as concepções higienistas e as pautadas nos aspectos anatômicos/fisiológicos predominam nos livros da coleção analisada. O conceito mais amplo de saúde introduzido a partir da Conferência de Ottawa em 1986 foi pouco explorado pelos textos analisados. Vimos também que, no livro como um todo, não há muitas referências a uma visão mais ampliada da saúde, compreendida enquanto qualidade de vida e não apenas como ausência de doença. Esta maior ênfase nos condicionantes biológicos relacionados à saúde, que representa uma escolha criticada pelo PCN.

Palavras chave: Educação em Saúde. Análise de Conteúdo. Livro Didático.

Downloads 1492  1492  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ensaio Vol.10 - nº2 - dezembro de 2008.  Site http://www.fae.ufmg.br/ensaio
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Trabalho com Educação Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SILVA, Andréa Cristina Sousa e.

Ainda que esteja inserida nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Educação Ambiental ainda gera inúmeros questionamentos entre estudiosos e professores da educação básica, acostumados a lidar, respectivamente, com a teoria e a prática do tema em questão. Sabendo-se que a Educação Ambiental não deve ser inserida como uma disciplina nos currículos escolares, então como trabalhá-la? Os PCN’s orientam e afirmam ser a interdisciplinaridade a melhor forma de trabalhá-la verdadeiramente nas Escolas. No entanto, deparamo-nos com professores despreparados para trabalhar de forma interdisciplinar. Para minimizar os problemas, aparecem os projetos de Educação Ambiental, que têm como objetivo trabalhar temas ambientais, através do envolvimento de professores, alunos e comunidade, ensinando a cada um a assumir sua parcela de responsabilidade sócioambiental.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Projetos. Escolas.

Downloads 1484  1484  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-12  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 »