Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ética no Ensino de Ciências: responsabilidades e compromissos com a evolução moral da criança Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RAZERA, Júlio César Castilho; NARDI Roberto

Levantamento realizado em amostras de publicações recentes sobre o ensino de Ciências, em periódicos científicos da área, revela que questões sobre ética e desenvolvimento moral têm sido negligenciadas nas pesquisas em Educação em Ciências. Valendo-se de referenciais teóricos que abordam a temática e uma pesquisa sobre o ensino de temas controvertidos, fazendo uso mais especificamente do debate criacionismo versus evolucionismo, procuramos mostrar a necessidade e possibilidades de inserção de questões dessa natureza em sala de aula, visando o desenvolvimento da moral no aluno.

Palavras-chave: Ética. Desenvolvimento Moral. Temas Controvertidos. Multiculturalismo.

Downloads 1202  1202  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V11(1), pp. 53-66, 2006  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID144/v11_n1_a2006.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Redes Cotidianas de Conhecimento e os Museus de Ciência Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GOUVÊA, Guaracira; VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele; MARANDINO, Martha

Os crescentes desafios gerados pelos avanços tecnológicos e da informação convocam a educação a cumprir a função de suprir as demandas de ampliação da cultura científica da sociedade. O museu de ciência, enquanto promotor de educação não-formal, exerce seu papel social ao se apresentar como uma instância das redes cotidianas de conhecimento que pode contribuir nessa ampliação. A presente reflexão é fruto das investigações realizadas pela equipe da Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, e se refere particularmente aos estudos sobre a especificidade da instituição museu e às questões ligadas à relação museu – escola.

Palavras-chave: Desafios. Avanços Tecnológicos. Informação. Museu. Ciência.

Downloads 1192  1192  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Parecerias Estratégicas, Brasília, n. 11, 2001. FE  Site http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/redescotidianasartigo9.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Transposição ou Recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARANDINO, Martha

A transformação do conhecimento científico com fins de ensino e divulgação se constitui como espaço-tempo de produção de novos saberes. Com base nesse pressuposto, esse trabalho estudou o processo de transposição didática/museográfica e de recontextualização nos espaços de museus de ciências, procurando entender os mecanismos de constituição do discurso expresso nas exposições que abordam temáticas biológicas.

Palavras-chave: Transposição didática. Recontextualização. Transposição museográfica. Educação em museus.

Downloads 1190  1190  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Educ., Ago. 2004, n.26, p.95-108.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
JACOBI, Pedro

A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.

Palavras-chave: Cidadania. Ecologia. Educação Ambiental.

Downloads 1190  1190  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março 20  Site http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação Espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
REIS, Norma Teresinha Oliveira; GARCIA, Nilson Marcos Dias

Neste trabalho são relatados os resultados de uma pesquisa realizada junto a alunos do Ensino Fundamental, que teve como objetivo motivar e utilizar elementos da exploração espacial para facilitar a compreensão de um assunto científico específico e propiciar conhecimento sobre as atividades astronáuticas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação espacial. Astronáutica.

Downloads 1186  1186  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2006, v.28, n.3, p.361-37  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A História da Disciplina Escolar Ciências nas Dissertações e Teses Brasileiras no Período 1981-1995 Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Marcia Serra; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa

O artigo aborda a história da disciplina escolar de ciências, na produção acadêmica brasileira entre 1981 e 1995. Analisa nove dissertações e teses que focalizam o ensino fundamental e que possuem um viés histórico. Com base em Goodson, argumenta que o entendimento do processo de construção social de uma determinada disciplina exige a consideração de fatores internos e externos. Destaca, ao mesmo tempo, a importância de se analisarem, entre os diversos fatores internos, as teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação. Afirma que ainda há muito a ser investigado sobre a área em pauta, uma vez que boa parte dos trabalhos realizados são muito descritivos.

Palavras-chave: Currículo. Ensino de Ciências. História das disciplinas.

Downloads 1174  1174  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENSAIO – Vol 03, n. 01, jun. 2001.  Site http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v3_n2/marciantonio.PDF
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Dificuldades para a Implantação de Práticas Interdisciplinares em Escolas Estaduais, Apontadas por  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade

Os professores que procuram implantar práticas interdisciplinares nas escolas públicas estaduais paulistas ainda encontram muitas dificuldades. Na presente pesquisa, docentes da área de Ciências da Natureza, participantes de um curso de formação em serviço, elencaram as dificuldades para a implantação dessas práticas no Ensino Médio. A análise das respostas desses professores e professoras revelou que as principais dificuldades são: falta de tempo para se reunirem-se com os colegas, pesquisar e dedicar-se a leituras; a falta de conhecimento em relação aos conteúdos de outras disciplinas; as dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ausência de coordenação pedagógica entre as ações docentes, além do desinteresse e indisciplina dos alunos.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ciências da Natureza. Ensino Médio. Formação em serviço.

Downloads 1173  1173  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(1), pp.139-154, 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID165/v12_n1_a2007.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Percepção e Educação Ambiental sobre o Ecossistema Manguezal Incrementando as Disciplinas de Ciênci Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Lauro Lopes; FARRAPEIRA, Cristiane Maria Rocha; RODRIGUES, Rotichilda O. Lopes

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as percepções de alunos de uma escola sobre o ecossistema manguezal, usando elementos didáticos e naturais disponíveis para realizar uma ação de educação ambiental. A percepção prévia dos alunos sobre o ecossistema foi avaliada por meio de um questionário, seguida de uma fundamentação teórica, complementada com uma visita a um manguezal conservado (Rio Paripe, Itamaracá) e outro impactado (Rio Jiquiá, Recife, perto da escola), sendo aplicados novos questionários para avaliar suas concepções e as estratégias acadêmicas. Os estudantes demonstraram um conhecimento prévio relativo sobre o manguezal e a ação educativa demonstrou eficácia na transferência dos conceitos ecológicos sobre o ecossistema, valendo-se do método de aproveitar seu conhecimento cotidiano para incentivá- los a conhecer o lado científico do tema, culminando com o desenvolvimento da consciência ecológica.

Palavras-chave: Manguezal. Percepção Ambiental. Educação Ambiental. Contextualização. Ensino.

Downloads 1165  1165  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V13(1), pp.79-93, 2008  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID139/v13_n1_a2008.pdf
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Modelos Didáticos no Discurso de Professores de Ciências. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GUIMARÃES, Gislene Margaret Avelar; MORAES, Agustina Rosa Echeverría; JOSÉ Itamar

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado junto aos professores de Ciências da rede pública municipal de Goiânia, GO. Foram analisados 56 questionários, contendo questões fechadas e abertas, respondidos por 43% dos professores de ciências da RME, em 2000. Nessa análise, buscou-se identificar os modelos didáticos subjacentes às suas idéias sobre ensino / aprendizagem, na perspectiva de delinear o perfil do ensino de Ciências na rede municipal, que desde 1998 passa por um processo de reestruturação curricular do ensino fundamental, com a implantação dos ciclos de formação. Os resultados indicam que os professores vivem um momento de transição de suas concepções, provavelmente, decorrente da vivência do processo de reestruturação curricular, configurando um modelo didático diferenciado, com matizes dos mais diversos modelos identificados na literatura.

Palavras-chave: Modelos Didáticos. Ensino de Ciências. Formação de Professores.

Downloads 1153  1153  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V11(3), pp.303-322, 2006  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID155/v11_n3_a2006.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O texto de genética no livro didático de Ciências: uma análise retórica crítica Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NASCIMENTO,Tatiana Galieta; MARTINS, Isabel

Neste artigo discutimos o texto de genética do livro didático de Ciências a partir de um quadro teórico-metodológico da análise retórica crítica que privilegia aspectos de interação entre o texto e seu contexto na construção de sentidos pelos sujeitos. Para tanto, utilizamos categorias de análise – exigências, autoria, audiência e ausências – que exploram as relações conceituais entre leitores e autores e, entre estes e o conhecimento científico e seu ensino na escola. A partir de nossos resultados sugerimos reflexões que fundamentem o trabalho do professor com o livro didático em sala de aula.

Palavras-chave: Livro Didático. Análise Retórica. Discurso. Educação em Ciências.

Downloads 1149  1149  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V10(2), pp. 255-278, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID131/v10_n2_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 »