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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Dificuldades para a Implantação de Práticas Interdisciplinares em Escolas Estaduais, Apontadas por  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade

Os professores que procuram implantar práticas interdisciplinares nas escolas públicas estaduais paulistas ainda encontram muitas dificuldades. Na presente pesquisa, docentes da área de Ciências da Natureza, participantes de um curso de formação em serviço, elencaram as dificuldades para a implantação dessas práticas no Ensino Médio. A análise das respostas desses professores e professoras revelou que as principais dificuldades são: falta de tempo para se reunirem-se com os colegas, pesquisar e dedicar-se a leituras; a falta de conhecimento em relação aos conteúdos de outras disciplinas; as dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ausência de coordenação pedagógica entre as ações docentes, além do desinteresse e indisciplina dos alunos.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ciências da Natureza. Ensino Médio. Formação em serviço.

Downloads 1110  1110  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(1), pp.139-154, 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID165/v12_n1_a2007.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Percepção e Educação Ambiental sobre o Ecossistema Manguezal Incrementando as Disciplinas de Ciênci Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Lauro Lopes; FARRAPEIRA, Cristiane Maria Rocha; RODRIGUES, Rotichilda O. Lopes

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as percepções de alunos de uma escola sobre o ecossistema manguezal, usando elementos didáticos e naturais disponíveis para realizar uma ação de educação ambiental. A percepção prévia dos alunos sobre o ecossistema foi avaliada por meio de um questionário, seguida de uma fundamentação teórica, complementada com uma visita a um manguezal conservado (Rio Paripe, Itamaracá) e outro impactado (Rio Jiquiá, Recife, perto da escola), sendo aplicados novos questionários para avaliar suas concepções e as estratégias acadêmicas. Os estudantes demonstraram um conhecimento prévio relativo sobre o manguezal e a ação educativa demonstrou eficácia na transferência dos conceitos ecológicos sobre o ecossistema, valendo-se do método de aproveitar seu conhecimento cotidiano para incentivá- los a conhecer o lado científico do tema, culminando com o desenvolvimento da consciência ecológica.

Palavras-chave: Manguezal. Percepção Ambiental. Educação Ambiental. Contextualização. Ensino.

Downloads 1100  1100  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V13(1), pp.79-93, 2008  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID139/v13_n1_a2008.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Modelos Didáticos no Discurso de Professores de Ciências. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GUIMARÃES, Gislene Margaret Avelar; MORAES, Agustina Rosa Echeverría; JOSÉ Itamar

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado junto aos professores de Ciências da rede pública municipal de Goiânia, GO. Foram analisados 56 questionários, contendo questões fechadas e abertas, respondidos por 43% dos professores de ciências da RME, em 2000. Nessa análise, buscou-se identificar os modelos didáticos subjacentes às suas idéias sobre ensino / aprendizagem, na perspectiva de delinear o perfil do ensino de Ciências na rede municipal, que desde 1998 passa por um processo de reestruturação curricular do ensino fundamental, com a implantação dos ciclos de formação. Os resultados indicam que os professores vivem um momento de transição de suas concepções, provavelmente, decorrente da vivência do processo de reestruturação curricular, configurando um modelo didático diferenciado, com matizes dos mais diversos modelos identificados na literatura.

Palavras-chave: Modelos Didáticos. Ensino de Ciências. Formação de Professores.

Downloads 1085  1085  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V11(3), pp.303-322, 2006  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID155/v11_n3_a2006.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O texto de genética no livro didático de Ciências: uma análise retórica crítica Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NASCIMENTO,Tatiana Galieta; MARTINS, Isabel

Neste artigo discutimos o texto de genética do livro didático de Ciências a partir de um quadro teórico-metodológico da análise retórica crítica que privilegia aspectos de interação entre o texto e seu contexto na construção de sentidos pelos sujeitos. Para tanto, utilizamos categorias de análise – exigências, autoria, audiência e ausências – que exploram as relações conceituais entre leitores e autores e, entre estes e o conhecimento científico e seu ensino na escola. A partir de nossos resultados sugerimos reflexões que fundamentem o trabalho do professor com o livro didático em sala de aula.

Palavras-chave: Livro Didático. Análise Retórica. Discurso. Educação em Ciências.

Downloads 1083  1083  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V10(2), pp. 255-278, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID131/v10_n2_a2005.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Discursos de Professores de Ciências sobre Leitura Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ANDRADE, Inez Barcellos de; MARTINS, Isabel

Neste trabalho, partimos do pressuposto que os professores atuam como mediadores das práticas escolares de leitura e problematizamos suas práticas, sentidos e representações sobre leitura. Investigamos os sentidos que um grupo de professores de Física, Química e Biologia, que atuam em uma escola federal de ensino médio e técnico, atribuem à leitura. Seguindo um quadro teórico-metodológico identificado como a análise do discurso de linha francesa, consideramos que sentidos, conceitos e concepções de leitura são construídos historicamente, através de discursos produzindo efeitos de sentidos que determinam práticas ideológicas. Nossos resultados mostram que, para esse grupo de professores, não existiram, na sua formação, inicial e continuada, oportunidades de refletir sobre o papel da leitura no ensino e na aprendizagem de ciências.

Palavras-chave: Leitura. Análise do Discurso Francesa. Professores de Ciências.

Downloads 1082  1082  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V11(2), pp. 121-151, 2006  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID148/v11_n2_a2006.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Como Avaliar um Projeto de Pesquisa em Educação em Ciências? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VILLANI, Alberto; PACCA, Jesuina Lopes de Almeida

Neste trabalho pretendemos iniciar o debate sobre esse tema tão importante, uma vez que todos nós fazemos parte da comunidade científica que faz projetos e que os avalia. Pretendemos mostrar que os critérios comumente utilizados para julgar um trabalho de pesquisa não são necessariamente os mais importantes para julgar um projeto de pesquisa e suas perspectivas. Neste caso trataremos de buscar indícios que apontem para uma boa fundamentação e um procedimento adequado presentes em um projeto de pesquisa, que possam mostrar boas perspectivas de sucesso. Focalizaremos os pontos que consideramos fundamentais num trabalho de pesquisa, tentando problematizar as dificuldades que podem ser encontradas, tanto à luz da reflexão metodológica tradicional bem como de uma abordagem mais moderna.

Palavras-chave: Projeto. Critérios de Avaliação. Árbitros. Valor de um Projeto.

Downloads 1066  1066  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI– V6(1), pp. 7-28, 2001  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID67/v6_n1_a2001.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Prática interdisciplinar na formação disciplinar de professores de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PIETROCOLA, Maurício; ALVES FILHO, José de Pinho; PINHEIRO, Terezinha de Fatima

A abordagem interdisciplinar é hoje uma questão muito debatida no âmbito da educação. No entanto, os currículos e a formação docente permanecem ancoradas em paradigmas disciplinares. Este trabalho propõe-se a discutir a dicotomia disciplinar- interdisciplinar na perspecitva da formação de professores de Ciências. Para isso, analisamos a aplicação numa disciplina do curso de licenciatura em Física da metodologia de ensino interdisciplinar de Gerard Fourez, intitulada "Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade".

Palavras-chave: Intedisciplinaridade. Formação de professores. Ensino. Física.

Downloads 1065  1065  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V8(2), pp. 131-152, 2003  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID101/v8_n2_a2003.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Representações do Professor e Implementação de Currículo de Educação Ambiental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GAZZINELLI, Maria Flávia

Este artigo diz respeito à experiência de implementação de Currículo de Educação Ambiental para jovens residentes em torno do Parque São Bartolomeu, importante sítio natural e histórico situado no subúrbio de Salvador, Bahia. O objetivo do estudo foi investigar a influência do sistema de representações do professor na implementação de currículo em Educação Ambiental. Detectou-se que professores reelaboram o currículo de Educação Ambiental em razão de suas representações e valores e que os processos de aprendizagem dos alunos são afetados pelas representações coletivas que os professores têm da natureza, da relação homem/natureza e do processo pedagógico.

Palavras-chave: Currículo. Educação Ambiental. Conhecimento.

Downloads 1063  1063  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 173-194, março/20  Site http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a07n115.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora! O que é e quem faz Ciência? Imagens sobre a atividade científica divulgadas em filmes de animação i Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
TOMAZI, Aline Luiza; PEREIRA, Aline Julyê; SCHÜLER, Cristiane Müller; PISKE, Karin; TOMIO, Daniela.

Caracterizar as imagens de ciência e de cientista veiculadas em filmes de animação infantil – a fim de contribuir na discussão de alternativas didáticas para educação científica de crianças – é o objetivo desta pesquisa. Para tal, foram selecionados e analisados filmes desse gênero que contivessem mencionadas, em sua sinopse, as palavras ciência, cientista, laboratório, experimento, pesquisa, pesquisadores, Investigação/lógica científica, invenção e inventor. Concluiu-se que os filmes trazem estereótipos sobre a ciência e que podem servir como alternativa didática desde que tenham como suporte uma discussão crítica sobre as concepções transmitidas. Sistematizou-se, também, um roteiro de observação com critérios que subsidiem o professor na análise do conteúdo dos filmes de animação infantil em relação às imagens da atividade científica que apresentam.

Palavras-chave: Ciência. Cientista. Filme de animação infantil.

Downloads 1062  1062  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação de Escolares de Primeiro Grau como Estratégia no Controle do Dengue Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MADEIRA, Newton G.; MACHARELLI, Carlos Alberto; PEDRAS, José Figueiredo; DELFINO, Maria C. N.

A proliferação do Aedes aegypti é propiciada pelo hábito de permitir a formação de criadouros em vários tipos de recipientes. Uma das formas de controlá-lo é a disseminação do conhecimento sobre o vetor, por conduzir a conscientização e a tomada de medidas contra a sua proliferação.

Palavras-chave: Dengue. Aedes aegypti. Educação. Participação Comunitária.

Downloads 1057  1057  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Soc. Bras. Med. Trop., maio/jun. 2002, v.35  Site 
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