Categoria: Ciências Artigos |
Professores como agentes promotores da saúde bucal |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
DALTO, Vanina; FERREIRA, Maria de Lourdes.
O trabalho avalia entre formandos do magistério da rede pública de Londrina, PR, as noções básicas de saúde bucal relacionadas à criança. Através de questões sobre saúde bucal, o presente trabalho mostra que os estudantes apresentam bom nível de informação.
Palavras-chave: Saúde bucal. Criança. Prevenção. Dentes.
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554 0 bytes Semina, v, 19, ed, especial, p, 47·50, lev, 1998 |
Categoria: Ciências Artigos |
Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: analogias para o ensino de ciências |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
VILLANI, Alberto; BAROLLI, Elisabeth; CABRAL, Tânia C. B.; FAGUNDES,Maria B.; YAMAZAKI, Sergio C.
São apresentadas várias analogias e metáforas, construídas a partir de resultados alcançados na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Psicanálise, e utilizadas para interpretar o ensino e a aprendizagem das Ciências. São discutidos o alcance e os limites de tais analogias. Considerações de caráter mais geral sobre a elaboração e o funcionamento das analogias finalizam o trabalho.
Palavras-chave: Metáforas. Filosofia da ciência. História da ciência.
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558 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fis., v.14,n1: p.37-55, abr.1997. |
Categoria: Ciências Artigos |
Um novo paradigma para a aprendizagem da complexidade das relações água/solo/planta/atmosfera |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
BORSATTO, Ricardo Serra; FONTE, Nilce Nazareno da; WISNIEWSKI, Celina; ADÃO, Wellington Cesar; OTTMANN, Michelle Melissa Althaus
Este ensaio compartilha as dificuldades e os caminhos percorridos, dentro de uma disciplina de pós-graduação, quando utilizado um novo paradigma para o ensino-aprendizagem das diversas relações naturais existentes dentro de ecossistemas. Para tanto no decorrer deste ensaio é realizada uma fundamentação teórica que visa evidenciar as carências do paradigma cartesiano na compreensão de ecossistemas naturais, ao final são propostos novos caminhos para este ensino-aprendizagem, os quais sugerem uma visão e abordagem mais holística e sistêmica acerca dos ecossistemas naturais, de forma a demonstrar a complexidade das infinitas relações presentes nos mesmos. Por meio de leituras e discussões de textos escritos por autores que alertam para a necessidade de haver uma nova maneira de se entender os ecossistemas naturais e ainda por meio de uma visita a um ecossistema particular na Ilha do Mel, PR, os discentes realizaram trocas de percepções, aonde foi evidenciada a diferença de percepções de um mesmo ecossistema, e apesar disto todos estavam à sua maneira representando a realidade. Foi possível então, observar que os alunos despertaram para a importância e necessidade de haver uma nova abordagem não só de ecossistemas naturais, mas também do próprio mundo urbano no qual vivemos.
Palavras-chave: Epistemologia ambiental. Educação.
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565 0 bytes Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 28, n. 3, http://www.uel.br/proppg/semina/ |
Categoria: Ciências Artigos |
Ensinar Ciências por Investigação: Um Desafio para os Formadores |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LIMA, Maria Emília C. C.; DAVID, Marciana A.; MAGALHÃES, Welington Ferreira de.
Neste trabalho, mostraremos que uma atitude investigativa, durante o processo de ensino por meio de experimentos, pode criar oportunidades para a aquisição de conhecimento de forma conceitualmente consistente. Dessa forma, a análise de resultados aparentemente errados constitui a força motora para novas investigações práticas e conceituais, criando um ciclo virtuoso de aprendizado. Desenvolveremos, também, os conceitos termodinâmicos de calor, transformações adiabáticas e diatérmicas assim como o de energia. Aplicamos esses conceitos na interpretação dos resultados de experimentos nos quais ocorrem variações temporárias de temperatura resultante de mudanças de estado, envolvendo a hidratação, dissolução e cristalização em água dos sais de acetato de sódio anidro e hidratado.
Palavras-chave: Ensino por investigação. Formação de professores. Calor
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570 0 bytes QUÍMICA NOVA NA ESCOLA /N° 29, AGOSTO 2008 |
Categoria: Ciências Artigos |
Fotossíntese um tema para o ensino de ciências? |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
KAWASAKI, Clarice Sumi; BIZZO, Nelio Marco Vincenzo.
Que temas eleger para o ensino de ciências? Esta tem sido uma preocupação para o professor de ciências que, a despeito de sua formação inicial, precisa ensinar (e dominar), ao mesmo tempo, biologia, química e física. Propõe-se aqui um desafio para o professor de ciências: que ele eleja o tema da “fotossíntese” para o exercício do ensino. A fotossíntese, em conjunto com outros processos fisiológicos, cumpre uma importante função vital nos vegetais: a nutrição autotrófica. Esta requer o conhecimento integrado de diferentes áreas do conhecimento científico, como fisiologia, bioquímica, ecologia, além das áreas da física e química, dadas as diversas conversões de energia envolvidas nos processos respiratórios e fotossintéticos.
Palavras-chave: Fotossíntese. Concepções dos estudantes. Ensino de ciências.
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573 0 bytes QUÍMICA NOVA NA ESCOLA N° 12, NOVEMBRO 2000 |
Categoria: Ciências Artigos |
Tilápias (Actinopterygii: Cichlidae) Comercializadas em Feira de Santana (Bahia Como Bioindicadores |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MOTA, Geísa Gomes; BARBONI, Susi de Almeida Vasconcelos; JESUS, Marcel Carvalho de. Espécies de tilápias comercializadas no Centro de Abastecimento da cidade de Feira de Santana, Bahia (CAFS), foram utilizadas no presente trabalho para avaliar a condição dos rios da Bacia do Paraguaçu. Foram realizados testes de micronúcleo pisceo, sendo que sete coletas foram efetuadas nos meses de maio a agosto de 2008 e 22 espécimes de tilápias foram adquiridas. Três modelos de protocolos diferenciados foram utilizados. No primeiro modelo, as três etapas foram realizadas no mesmo dia, secagem do esfregaço, fixação com Metanol 100% e coloração com Giemsa 10%. No segundo, somente a secagem foi efetuada no dia da coleta, sendo as demais etapas realizadas 24 horas depois. No terceiro e último, apenas a coloração foi realizada no dia subsequente. Do total de 20.000 células foram encontrados 119 micronúcleos, indicando a ação de genotóxicos nas células dos peixes. Seu consumo em larga escala pode estabelecer cadeia de contaminação por genotóxicos da população de Feira de Santana. Sugere-se a realização de estudos adicionais para identificação do agente e da cadeia de contaminação para que sejam implementadas medidas sanitárias para o restabelecimento das condições de saúde e qualidade de vida da população afetada.
Palavras-chave: Bacia do Paraguaçu. Bioindicadores. Tilápias. Micronúcleos.
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573 0 bytes Pesticidas: r. ecotoxicol. e meio ambiente, Curiti http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/pesticidas/article/view/16549 |
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