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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Leishmaniose Visceral no Brasil: quadro atual, desafios e perspectivas Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GONTIJO, Célia Maria Ferreira; MELO, Maria Norma.

No Brasil, a importância da leishmaniose visceral reside não somente na sua alta incidência e ampla distribuição, mas também na possibilidade de assumir formas graves e letais quando associada ao quadro de má nutrição e infecções concomitantes. A crescente urbanização da doença ocorrida nos últimos 20 anos coloca em pauta a discussão das estratégias de controle empregadas. Neste artigo foram analisados os principais aspectos biológicos, ambientais e sociais que influenciaram no processo de expansão e urbanização dos focos da doença. Os métodos disponíveis para o diagnóstico e tratamento não apresentam a eficácia e plicabilidade desejadas, embora avanços promissores tenham sido alcançados com as pesquisas de novos testes diagnósticos e drogas terapêuticas. As medidas de controle da doença até agora implementadas foram incapazes de eliminar a transmissão e impedir a ocorrência de novas epidemias. É feita uma breve análise destas medidas e dos desafios a serem enfrentados. A prevenção da doença nos cães através da imunoprofilaxia aparece como uma alternativa para o controle. Uma nova vacina para cães, já testada em campo, está sendo industrializada e será comercializada no Brasil a partir de 2004. Apesar da existência de inúmeros estudos sobre a leishmaniose visceral humana e canina, muitas lacunas ainda precisam ser preenchidas.

Palavras-chave: Leishmaniose visceral no Brasil. Profilaxia. Programa de controle. Desafios e perspectivas.

Downloads 273  273  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Epidemiol.Vol. 7, No 3, 2004  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Fotossíntese um tema para o ensino de ciências? Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
KAWASAKI, Clarice Sumi; BIZZO, Nelio Marco Vincenzo.

Que temas eleger para o ensino de ciências? Esta tem sido uma preocupação para o professor de ciências que, a despeito de sua
formação inicial, precisa ensinar (e dominar), ao mesmo tempo, biologia, química e física. Propõe-se aqui um desafio para o professor de
ciências: que ele eleja o tema da “fotossíntese” para o exercício do ensino. A fotossíntese, em conjunto com outros processos fisiológicos,
cumpre uma importante função vital nos vegetais: a nutrição autotrófica. Esta requer o conhecimento integrado de diferentes áreas do
conhecimento científico, como fisiologia, bioquímica, ecologia, além das áreas da física e química, dadas as diversas conversões de
energia envolvidas nos processos respiratórios e fotossintéticos.

Palavras-chave: Fotossíntese. Concepções dos estudantes. Ensino de ciências.

Downloads 274  274  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QUÍMICA NOVA NA ESCOLA N° 12, NOVEMBRO 2000  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Há 100 anos, a descoberta do Treponema pallidum Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SOUZA, Elemir Macedo de.

A descoberta do Treponema pallidum por Schaudinn & Hoffmann em 3 de março de 1905 foi influenciada pela comunicação de Siegel, sobre a descoberta do agente etiológico da sífilis. Encarada com ceticismo, a comunicação acarretou novas investigações, conduzidas pelo zoologista Schaudinn e pelo dermatologista Hoffmann -primeiros observadores do agente da sífilis, denominado Spirochaeta pallida. A descoberta foi o passo inicial para o desenvolvimento dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos nos anos subseqüentes.

Palavras-chave: História da Medicina. Sífilis. Treponema pallidum.

Downloads 276  276  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma An Bras Dermatol. 2005;80(5):547-8.  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Composição Qímica da Berinjela (Solanum melongena L.) Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SANTOS, Kleber Alves dos; KARAM, Leticia Machado; FREITAS, Renato João Sossela de; STERTZ, Sonia Cachoeira

Determinou-se a composição química da berinjela desidratada em pó de acordo com metodologia da Association of Official Analytical Chemists (AOAC). Os resultados em base seca foram comparados com as tabelas do United States Department of Agriculture (USDA) da
Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE). Verificou-se diferença entre os resultados das análises físico-químicas e as informações dos bancos de dados quanto às determinações de fibra alimentar, valor calórico e cálcio. A diferença entre a composição química da berinjela in natura e a desidratada em pó evidencia a necessidade de obtenção de dados nacionais periódicos condizentes com a realidade edafológica, periodicidade de cultivo e manejo. Também permite sugerir a padronização dos métodos analíticos adotados para as determinações da composição química para evitar discrepância entre os resultados.

Palavras-chave: Berinjela. Colesterol. Berinjela-Composição Centesimal.

Downloads 281  281  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Mestrado (profissional) em Ensino Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Marco Antonio

Neste trabalho, a partir da argumentação de que os mestrados acadêmicos atuais não atendem às necessidades dos professores, propõe-se a criação do mestrado profissional em ensino. Este mestrado será proporcionado a professores em exercício, com um currículo que contemple sua área específica de conhecimento e sua formação didático-pedagógica. Será oferecido por instituições qualificadas, com duração semelhante à dos mestrados acadêmicos e comissão de avaliação própria na Capes.

Palavras-chave: Mestrado Profissional. Mestrado em Ensino. Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads 282  282  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RBPG  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Desmistificando o Aquecimento Global Popular Versão: PDF
Atualização:  21/2/2014
Descrição:
MOLION. Luiz Carlos Baldicero.

O clima da Terra tem variado ao longo das eras, forçado por fenômenos de escalas de tempo decadal até milenar. No final da década dos anos 1970, após um período de 30 anos de resfriamento, surgiu a hipótese que a temperatura média global da superfície estaria aumentando devido à influência humana. Essa hipótese está fundamentada em três argumentos: a série de temperatura média global do ar na superfície “observada” nos últimos 150 anos, o aumento observado na concentração de gás carbônico a partir de 1958 e os resultados obtidos com modelos numéricos de simulação de clima. Discutiram-se criticamente esses três aspectos, mostrando suas deficiências e concluiu-se que a representatividade global da série de temperaturas é questionável e que a não comprovada intensificação do efeito-estufa pelas atividades humanas, bem como as limitações dos modelos matemáticos de simulação de clima, não justificam a transformação da hipótese do aquecimento global antropogênico em fato científico consumado. Apresentaram-se argumentos que sugerem que um resfriamento global, paulatino, nos próximos 15 a 20 anos seria mais provável, em face do conhecimento atual que se tem do clima global e sua variabilidade.

Palavras-chave: Aquecimento Global. Clima. Efeito Estufa. Meio Ambiente.

Downloads 282  282  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O conhecimento das adolescentes sobre questões relacionadas ao sexo Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ROMERO, Kelencristina T.; MEDEIROS, Élide Helena G. R.; VITALLE, Maria Sylvia S.; WEHBA, JAMAL.

Avaliar o conhecimento sobre sexualidade, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre adolescentes do sexo feminino, das zonas rural e urbana, de uma escola pública. Estudo transversal, realizado com 506 meninas, com idades entre 10 e 16 anos, da Escola Dr. Roberto Feijó, em Guararema, SP. Utilizou-se questionário semiestruturado, contendo perguntas gerais sobre sexualidade e métodos de prevenção de gravidez e DST. O teste do Qui-quadrado foi usado para verificar a associação entre as variáveis. A média de idade da população adolescente da escola proveniente da área rural foi 13 anos e 11 meses e da área urbana foi 13 anos e 7 meses, não havendo diferença estatística entre as médias. Trinta e um por cento eram provenientes da zona rural e 69% da urbana. As jovens da zona rural buscaram mais informações sobre a sexualidade (81,2%), comparadas com as da zona urbana (72,2 %) (p<0,0568), e a principal fonte de informação foram os pais nas duas regiões. A camisinha foi o método contraceptivo mais conhecido pelas adolescentes em ambas as áreas, 44% a conheciam na zona rural e 45% na urbana (p=0,0022). A Aids é a DST mais conhecida nos dois grupos; 43% das jovens da zona rural e 39% da zona urbana referiram conhecer a doença (p=0,7843). A maioria das adolescentes buscou informações sobre sexualidade, mas os conhecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis e contracepção são inadequados.

Palavras-chave: Adolescente. Sexualidade. Anticoncepção. Doenças Sexualmente Transmissíveis. Comportamento.

Downloads 283  283  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev Assoc Med Bras 2007; 53(1): 14-9  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Professores como agentes promotores da saúde bucal Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
DALTO, Vanina; FERREIRA, Maria de Lourdes.

O trabalho avalia entre formandos do magistério da rede pública de Londrina, PR, as noções básicas de saúde bucal relacionadas à criança. Através de questões sobre saúde bucal, o presente trabalho mostra que os estudantes apresentam bom nível de informação.

Palavras-chave: Saúde bucal. Criança. Prevenção. Dentes.

Downloads 286  286  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Semina, v, 19, ed, especial, p, 47·50, lev, 1998  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Conhecimento sobre DST/AIDS por estudantes adolescentes Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
O estudo teve como objetivo verificar o conhecimento de adolescentes sobre prevenção, transmissão, sinais e sintomas de DST/Aids, e colaborar na elaboração de ações educativas do Projeto de Extensão Universitária Corporalidade e Promoção da Saúde. Foi realizado em três instituições de ensino fundamental e médio do município de Embu, com 1087 adolescentes (40% do sexo feminino e 60% do sexo masculino). Utilizou-se um questionário estruturado de múltipla escolha. Os resultados mostraram que, quanto à forma de prevenção, 92% do grupo feminino e 78% do grupo masculino referiram utilizar preservativo, enquanto 42% do grupo feminino e 43% do grupo masculino responderam lavar os genitais após relação sexual; 75% do grupo feminino e 52% do grupo masculino citaram a televisão como fonte para obtenção de informações; quanto ao conhecimento sobre DST, garotas e rapazes demonstraram ter pouca informação; em relação à cura das DST, 57% do grupo feminino e 71% do grupo masculino referiram não ter conhecimento, sendo que 5% do grupo feminino e 6% do grupo masculino achavam que a AIDS tem cura. De forma geral, pudemos concluir que as garotas estavam mais esclarecidas em relação à temática que os rapazes.

Palavras-chave: Adolescente. Estudantes. Doenças sexualmente transmissíveis. Comportamento sexual. Promoção da saúde. Educação sexual.

Downloads 287  287  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev Esc Enferm USP 2009; 43(3):551-7  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Epistemologia de Kuhn Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda

Neste trabalho, é apresentada a epistemologia proposta por Kuhn, a partir de alguns conceitos principais de sua teoria: paradigma, ciência normal, revolução científica, incomensurabilidade. O modelo kuhniano encara o desenvolvimento científico como uma seqüência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade científica adere a um paradigma. Estes períodos, por sua vez, são interrompidos por revoluções científicas, marcadas por crises/anomalias no paradigma dominante, culminando com sua ruptura. A crise é superada quando surge um novo candidato a paradigma. Ao comparar o antigo e o novo paradigma, Kuhn defende a tese da incomensurabilidade. Algumas implicações de suas idéias para o ensino de Ciências são também discutidas.

Palavras-chave: Kuhn. Ensino de ciências.

Downloads 288  288  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.184-196, dez.1996.  Site 
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