Categoria: Ciências Artigos |
Uma avaliação diagnóstica para o ensino da astronomia |
Versão: pdf Atualização: 8/10/2012 |
Descrição:
SILVEIRA, Felipa Pacifico Ribeiro de Assis; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; MOREIRA, Marco Antonio
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma avaliação diagnóstica, utilizada como instrumento para a coleta de dados sobre o conhecimento prévio de conceitos científicos, necessários à compreensão do tema Terra e Universo, de um grupo composto por 47 estudantes, da 6a série do Ensino Fundamental. A ação pedagógica de diagnosticar os conhecimentos prévios, do estudante, antes de ensiná-los, tem fundamento na teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel. Essa avaliação diagnóstica foi composta por 25 questões, cujas respostas foram analisadas e categorizadas visando sua interpretação, o que permitiu compreender os significados atribuídos pelo estudante a esses conceitos. Conclui-se, a partir da avaliação diagnóstica, que a maioria dos estudantes pesquisados apresentou dificuldades em expor conceitos científicos sobre o tema Terra e Universo ao iniciar a 6a série. Entretanto, foram identificadas ideias e representações relevantes que contribuíram para a (re)significação dos conceitos científicos propostos para o ensino do tema nessa série. Os resultados da avaliação diagnóstica serviram como referência para a organização do plano de ensino, viabilizando o processo de aprendizagem, por adequar a sequência didática às características dos estudantes e ao contexto da sala de aula. É esperado que o instrumento apresentado nesse artigo possa ser utilizado também por outros pesquisadores em investigações relacionadas ao tema. Palavras-chave: aprendizagem significativa; avaliação diagnóstica; conhecimento prévio; Terra e Universo.
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3431 0 bytes RELEA, n. 11, p. 45-62, 2011 |
Categoria: Ciências Artigos |
O lugar e as escalas e suas dimensões horizontal e vertical nos trabalhos práticos: implicações para |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
COMPIANI, Maurício
A Geologia apresenta epistemologia e prática escolar peculiares, em que a categoria de lugar e as escalas de observação, com suas dimensões horizontal e vertical, trazem implicações novas para o ensino de ciências e educação ambiental. No ensino de Ciências, enfocar o lugar e o ambiente (o global) traz outro olhar para os trabalhos de campo. A escala é problematizada como estratégia de aproximação e apreensão do real. Duas experiências, no Brasil e na Venezuela, são apresentadas para mostrar a temática do trabalho.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação ambiental. Trabalhos de campo. Lugar. Escalas de observação.
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1907 0 bytes Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 29-45, 2007 http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a03.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania |
Versão: pdf Atualização: 20/11/2014 |
Descrição:
PRAIA, João; GIL-PEREZ, Daniel; VILCHES, Amparo
O presente trabalho tem como propósito uma nova contribuição para o debate que vem se desenvolvendo, já faz algum tempo, em volta do papel da natureza da ciência na educação científica e, em particular, na formação de uma cidadania para a participação na tomada de decisões.
Palavras-chave: Natureza da ciência e da tecnologia. Alfabetização científica. Imersão na cultura científica e tecnológica. Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Educação para a cidadania.
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2549 0 bytes Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007 http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a01.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Avaliação e Teste de Explicações na Educação em Ciências |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PAULA, Helder de Figueiredo; BORGES, Antônio Tarciso
Estudantes do Ensino Fundamental atribuem aos experimentos a função avaliar a qualidade, em termos de adequação às evidências, de uma explicação ou teoria? Afinal, como os estudantes concebem o processo de avaliação de teorias ou explicações? Que função eles atribuem aos experimentos nesse contexto? Neste artigo, tratamos dessas questões com base em dados obtidos por meio de uma entrevista semi-estruturada com estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Experimentação. Teoria e Evidência. Natureza das Ciências.
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2019 0 bytes Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 175-192, 2007. http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a03.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Despertando os Sentidos da Educação Ambiental |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MATAREZI, José
Neste artigo, a partir da perspectiva crítica, transformadora e emancipatória da educação ambiental, são apresentados alguns resultados do programa Trilha da vida: (re)descobrindo a natureza com os sentidos, criado e desenvolvido desde 1997, pelo LEA/CTTMar/Univali em parceria com a Facinor e a ONG Voluntários pela Verdade Ambiental. A Trilha da Vida enquanto proposta de educação ambiental comunitária e em unidades de conservação, não deve ser confundida como mera atividade de sensibilização, ultrapassando em muito esta dimensão e apontando para objetivos educacionais, conservacionistas e terapêuticos. A Trilha da vida atualmente está sendo implementada em diversos locais através de uma rede de núcleos disseminadores da metodologia. Este processo exige uma formação continuada para as equipes executoras em cada um dos seus núcleos disseminadores. Uma breve fundamentação do programa à luz dos chamados "experimentos educacionais transdisciplinares" é apresentada como forma de romper com a anestesia e perda de sentidos generalizados das sociedades de consumo no mundo globalizado. Por fim é evidenciado o seu potencial transformador e emancipatório a partir de algumas categorias originadas de relatos de grupos que vivenciaram a Trilha da vida.
Palavras-chave: Vivências. Sentidos. Complexidade. Experimento Educacional. Transdisciplinaridade.
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2204 0 bytes Educar Ctba. UFPR, jan./jun. 2006, n.27, p.181-199 http://www.scielo.br/pdf/er/n27/a12n27.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Rumos da Formação de Professores para a Educação Ambiental |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
GOUVEA, Giana Raquel Rosa
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do investimento humano e conceitual na inserção da educação ambiental no processo de formação de professores. Trata-se de um estudo de caso, de natureza empírica, realizado em dois centros universitários localizados em Lorena e Barra Mansa, que atuam significativamente, na formação de professores da região. No processo de coleta de dados, foram atendidas as premissas que norteiam um estudo de caso, segundo YIN (2001), bem como fontes de evidências variadas. Os dados receberam tratamento quantitativo e qualitativo, dependendo da natureza da evidência. Nesse sentido, o estudo revela que, embora os professorandos que participaram da pesquisa tivessem pouca ou nenhuma noção da importância do trabalho de educação ambiental, tal situação pode ser alterada, inclusive no tocante às discussões que ocorrem no ambiente universitário e no replanejamento de planos e projetos pedagógicos dos cursos vocacionados para a formação de professores. Dessa forma, a reflexão constante sobre "o que preciso saber para ensinar?", "por que e para quem ensinar?" caminha juntamente com o "como ensinar?" na construção de um saber ambiental embasado pelo compromisso social e humano necessário à formação dos professores e à superação da dispedagogia ambiental.
Palavras-chave: Educação ambiental. Formação de professores. Dispedagogia ambiental.
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2795 0 bytes Educar, Curitiba, n. 27, p. 163-179, 2006. Editora http://www.scielo.br/pdf/er/n27/a11n27.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
O entendimento de conceitos de astronomia por alunos da educação básica: o caso de uma escola públi |
Versão: pdf Atualização: 8/10/2012 |
Descrição:
MACHADO, Daniel Iria; SANTOS, Carlos dos
Apresentam-se os resultados de uma investigação sobre a compreensão de conceitos astronômicos básicos, da qual participaram 561 estudantes da quinta série do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Foz do Iguaçu. Um teste com 20 questões de múltipla escolha foi aplicado para identificar as concepções mais comuns expressadas pelos alunos. Esse instrumento de coleta de dados foi elaborado com base na literatura sobre concepções alternativas e abordou os seguintes temas: o ciclo dia-noite; os fusos horários; as estações do ano; as fases da Lua; o movimento da Lua; o movimento aparente do Sol na esfera celeste; os eclipses; as dimensões e distâncias no Universo; o brilho das estrelas e sua observação da Terra. Embora se tenha verificado um pequeno progresso na proporção de respostas cientificamente aceitáveis ao se cotejar a oitava série do Ensino Fundamental com a quinta, e a terceira série do Ensino Médio com a primeira, houve o predomínio de concepções alternativas em relação à maior parte dos temas explorados, as quais persistiram até o último ano da Educação Básica. A comparação com dados encontrados em investigações realizadas em outros contextos socioculturais revelaram, em muitos aspectos, noções e dificuldades similares manifestadas pelos estudantes. Palavras-chave: ensino de Astronomia; concepções alternativas.
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911 0 bytes RELEA, n. 11, p. 7-29, 2011 |
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