Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Avaliação e Teste de Explicações na Educação em Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PAULA, Helder de Figueiredo; BORGES, Antônio Tarciso

Estudantes do Ensino Fundamental atribuem aos experimentos a função avaliar a qualidade, em termos de adequação às evidências, de uma explicação ou teoria? Afinal, como os estudantes concebem o processo de avaliação de teorias ou explicações? Que função eles atribuem aos experimentos nesse contexto? Neste artigo, tratamos dessas questões com base em dados obtidos por meio de uma entrevista semi-estruturada com estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Experimentação. Teoria e Evidência. Natureza das Ciências.

Downloads 1854  1854  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 175-192, 2007.  Site http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a03.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Análise da Metodologia de Ensino de Ciências nas Escolas da Rede Municipal de Recife Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LIMA, Kênio Erithon Cavalcante; VASCONCELOS, Simão Dias

O professor de Ciências enfrenta uma série de desafios para superar limitações metodológicas e conceituais de formação em seu cotidiano escolar. Este trabalho buscou conhecer as principais dificuldades e metodologias de ensino de Ciências da rede pública municipal do Recife.

Palavras-chave: Educação continuada. Escola pública. Perfil do educador. Avaliação. Recursos didáticos.

Downloads 1852  1852  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Set. 2006, v.14.   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A bioética e o ensino de ciências: algumas reflexões Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PEREIRA, Tamíris de Lima; SÁNCHEZ, Celso.

Este trabalho tem o objetivo tecer considerações sobre a importância da temática da bioética no contexto do ensino de ciências. A partir da análise conceitual do universo da bioética, busca-se produzir proximações e afastamentos deste universo no campo do ensino de Ciências. Sabe-se que as temáticas em bioética hoje povoam frequentemente a mídia. Assuntos como clonagem, transgênicos, fertilização in vitro, por exemplo, são correntes e cada vez mais cotidianos. A partir daí, questiona-se como devemos pensar tais questões no campo do ensino de ciências e quais os desafios nesta perspectiva para o professor? É sobre este universo que nos debruçaremos a seguir, no intuito de buscar subsídios que possibilitem auxiliar a percepção da importância da bioética no ensino de Ciências.

Palavras-chave: Bioética. Ensino. Ciências.

Downloads 1766  1766  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência em tela - Volume 3, Número 1 - 2010  Site 
Avaliação: 10.00 (6 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Biologia nos Museus de Ciências: a questão dos textos em bioexposições Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARANDINO, Martha

O artigo em questão discute a produção de textos em museus de ciências, a partir de dados obtidos em pesquisa de doutorado a qual buscou estudar o processo de construção do discurso expositivo em exposições ligadas ao campo da biologia. Neste trabalho apresenta-se, inicialmente, o referencial teórico sobre o tema, onde se discute as características dos textos científicos, dos textos de divulgação e dos textos afixados em museus. Alguns exemplos dos textos estudados em cinco museus são apresentados, com base nos dados obtidos através da análise qualitativa das exposições. Elementos como formato, estrutura, edição e linguagem são analisados, buscando caracterizar a diferença entre os três tipos de textos e o processo de recontextualização pelo qual esses passam na elaboração do discurso expositivo.

Palavras-chave: Museus de Ciências. Textos científicos. Textos de divulgação. Textos de museus.

Downloads 1757  1757  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 187-202, 2002  Site http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/abiologianosmuseusartigo7.pdf
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Artesanato, Ciência e Educação Sócio-Ambiental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CARVALHO, Edna Aparecida Fantinelli de

O tema deste artigo, Artesanato, Ciência e Educação Sócio-ambiental, voltada ao ensino aprendizagem de Biologia, no Ensino Médio, está vinculado ao estudo da Educação Sócio-ambiental através de oficinas de artesanato com matérias-primas naturais, recicláveis e ecologicamente adequadas, conforme o Plano de Trabalho disponível no PDE. A abordagem escolhida integra Arte e Ciência em uma concepção da Educação Sócio-ambiental, partindo da reflexão sobre a atuação da espécie humana nos ambientes e que a busca por melhores condições de vida exigem responsabilidade no desenvolvimento das atividades. Retoma o conceito de artesanato e sua possibilidade utilizando-se os recursos disponíveis na natureza, sem o impacto predador. Reforça a importância do ensino de Biologia contextualizado, ao mesmo tempo em que envolve conteúdos curriculares do ensino médio que proporcionam ensinamentos de como viver em um mundo mais justo e ecologicamente equilibrado. Aprender a preparar e trançar fibras de bananeira, participando de oficinas de artesanato, é uma das atividades relatadas, tendo como produtos objetos como bolsa, cesto, cachepô, aparador de panela, entre outros.

Palavras-chave: Educação Sócio-Ambiental. Natureza. Bananeira. Artesanato.
Arte e Ciência.

Downloads 1754  1754  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O lugar e as escalas e suas dimensões horizontal e vertical nos trabalhos práticos: implicações para Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
COMPIANI, Maurício

A Geologia apresenta epistemologia e prática escolar peculiares, em que a categoria de lugar e as escalas de observação, com suas dimensões horizontal e vertical, trazem implicações novas para o ensino de ciências e educação ambiental. No ensino de Ciências, enfocar o lugar e o ambiente (o global) traz outro olhar para os trabalhos de campo. A escala é problematizada como estratégia de aproximação e apreensão do real. Duas experiências, no Brasil e na Venezuela, são apresentadas para mostrar a temática do trabalho.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação ambiental. Trabalhos de campo. Lugar. Escalas de observação.

Downloads 1746  1746  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 29-45, 2007  Site http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a03.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Educação Não-formal e a Divulgação Científica: O que pensa quem faz? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CHELINI, Maria Julia; FERNANDES, Alessandra B.; FERNANDES, José A.; FLORENTINO, Harlei A.; LOURENÇO, Márcia F.; MARANDINO, Martha; MARTINS, Luciana C.; RACHID, Viviane; SILVEIRA, Rodrigo V. M. da.

A educação em ciências está presente nos espaços não-formais de educação e nas diferentes mídias, havendo a necessidade de pesquisas sobre essa temática. O Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação Não-Formal e Divulgação em Ciências na FEUSP vem buscando compreender o significado dessas práticas. Neste trabalho, houve a intenção de definir e aprofundar os conceitos de educação não-formal e divulgação científica, a partir do levantamento teórico e da experiência de profissionais que atuam nestas áreas. Os dados obtidos até o presente momento reforçam a percepção da inexistência de uma definição comum desses termos tanto na bibliografia, quanto entre os profissionais da área, pois já foi verificado o uso de critérios diferenciados para a definição dos termos em estudo.

Palavras-chave: Educação. Ciências. Formal e não-formal. Práticas.

Downloads 1678  1678  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo  Site http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/oquepensa_trabcongresso5.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino de Ciências nos atlas escolares municipais: entre temas, professores e pesquisa Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AGUIAR, Lígia Maria Brochado de

O artigo apresenta uma síntese do percurso, bem como das reflexões realizadas durante desenvolvimento de pesquisa que resultou na produção das páginas de Ciências do Atlas Escolar de Rio Claro, São Paulo.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Mapa. Lugar. Atlas escolares.

Downloads 1615  1615  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. CEDES, Ago 2003, v.23, n.60, p.198-209.  Site http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n60/17276.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundam Popular Versão: pdf
Atualização:  20/11/2014
Descrição:
LONGHINI, Marcos Daniel

Este artigo traz alguns resultados sobre um processo de interação entre o pesquisador e duas participantes, alunas de um curso de Pedagogia, em torno do objetivo de elaborar, implementar e analisar um conjunto de aulas sobre um tema de Ciências Naturais. Em tal processo investigou-se como se deu a interação entre elas sobre os conhecimentos científicos que possuíam do conteúdo abordado, além das estratégias de como ensiná- lo. Tendo em vista, a partir dos resultados obtidos, a precária formação em conteúdos específicos que deveriam saber para ensinar, algumas reflexões são apontadas, principalmente às pertinentes à formação do professor para as séries iniciais do Ensino Fundamental e seu lócus principal, os cursos de Pedagogia.

Palavras-chave: Conhecimento do conteúdo científico. Ensino Fundamental. Formação docente.

Downloads 1594  1594  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V13(2), pp.241-253, 2008  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID184/v13_n2_a2008.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Pesquisa em ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
DELIZOICOV, Demétrio

Através de aspectos relacionados à área de ensino de Ciências, tais como existência de cursos e programas de pós-graduação, de periódicos especializados na publicação de resultados de pesquisas e de eventos científicos específicos, constata-se que esta constitui um campo social de produção de conhecimento. A partir de dados contidos em trabalhos que têm como objeto de análise dissertações e teses em ensino de ciências defendidas no Brasil, desde 1972, argumenta-se que o campo se organiza em coletivos de pensamento afinados com os das ciências humanas que investigam problemas relativos à disseminação sistematizada de conhecimentos científicos, que é caracterizada como um processo complexo de interação entre três grandes círculos socioculturais.

Palavras-chave: Teses e dissertações em ensino de Ciências. Coletivos de pensamento. Impacto da pesquisa em ensino de Ciências.

Downloads 1433  1433  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21: p. 145-175, ago. 2004  Site http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/21-2/artpdf/a1.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 »