Categoria: Ciências Artigos |
Desmistificando o Aquecimento Global |
Versão: PDF Atualização: 21/2/2014 |
Descrição:
MOLION. Luiz Carlos Baldicero.
O clima da Terra tem variado ao longo das eras, forçado por fenômenos de escalas de tempo decadal até milenar. No final da década dos anos 1970, após um período de 30 anos de resfriamento, surgiu a hipótese que a temperatura média global da superfície estaria aumentando devido à influência humana. Essa hipótese está fundamentada em três argumentos: a série de temperatura média global do ar na superfície “observada” nos últimos 150 anos, o aumento observado na concentração de gás carbônico a partir de 1958 e os resultados obtidos com modelos numéricos de simulação de clima. Discutiram-se criticamente esses três aspectos, mostrando suas deficiências e concluiu-se que a representatividade global da série de temperaturas é questionável e que a não comprovada intensificação do efeito-estufa pelas atividades humanas, bem como as limitações dos modelos matemáticos de simulação de clima, não justificam a transformação da hipótese do aquecimento global antropogênico em fato científico consumado. Apresentaram-se argumentos que sugerem que um resfriamento global, paulatino, nos próximos 15 a 20 anos seria mais provável, em face do conhecimento atual que se tem do clima global e sua variabilidade.
Palavras-chave: Aquecimento Global. Clima. Efeito Estufa. Meio Ambiente.
|
809 0 bytes |
Categoria: Ciências Artigos |
O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundam |
Versão: pdf Atualização: 20/11/2014 |
Descrição:
LONGHINI, Marcos Daniel
Este artigo traz alguns resultados sobre um processo de interação entre o pesquisador e duas participantes, alunas de um curso de Pedagogia, em torno do objetivo de elaborar, implementar e analisar um conjunto de aulas sobre um tema de Ciências Naturais. Em tal processo investigou-se como se deu a interação entre elas sobre os conhecimentos científicos que possuíam do conteúdo abordado, além das estratégias de como ensiná- lo. Tendo em vista, a partir dos resultados obtidos, a precária formação em conteúdos específicos que deveriam saber para ensinar, algumas reflexões são apontadas, principalmente às pertinentes à formação do professor para as séries iniciais do Ensino Fundamental e seu lócus principal, os cursos de Pedagogia.
Palavras-chave: Conhecimento do conteúdo científico. Ensino Fundamental. Formação docente.
|
1937 0 bytes IENCI – V13(2), pp.241-253, 2008 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID184/v13_n2_a2008.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania |
Versão: pdf Atualização: 20/11/2014 |
Descrição:
PRAIA, João; GIL-PEREZ, Daniel; VILCHES, Amparo
O presente trabalho tem como propósito uma nova contribuição para o debate que vem se desenvolvendo, já faz algum tempo, em volta do papel da natureza da ciência na educação científica e, em particular, na formação de uma cidadania para a participação na tomada de decisões.
Palavras-chave: Natureza da ciência e da tecnologia. Alfabetização científica. Imersão na cultura científica e tecnológica. Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Educação para a cidadania.
|
2545 0 bytes Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007 http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a01.pdf |
|