Categoria: Ciências Artigos |
Toxoplasmose em cães e gatos |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
NEGRI, Daísa de; CIRILO, Mariângela Borella; SALVARANI, Renata de Sá.
A toxoplasmose trata-se de uma importante zoonose, de grande interesse em saúde pública, pois pode provocar sérios danos aos fetos, tanto em humanos quanto nos animais. Seu agente etiológico é um protozoário denominado Toxoplasma gondii. Acomete todos os animais homeotérmicos, sendo que os felídeos são os únicos hospedeiros definitivos. A transmissão pode ocorrer pela ingestão de oocistos contidos nas fezes dos gatos, através da ingestão de carne crua ou mal cozida infectadas, ou por via transplacentária. A doença é comum, mas os sinais clínicos são raros, sendo que nos gatos os órgãos mais afetados são os pulmões e os olhos, enquanto que nos cães é comum manifestações neurológicas. A forma mais eficiente de diagnóstico é o teste sorológico, ELISA. O tratamento pode ser realizado com clindamicina, prednisona (uveíte) e pirimetamina associada à sulfadiazina. Este trabalho teve como objetivo analisar a etiologia, as características clínicas, o diagnóstico, o tratamento e o prognóstico da toxoplasmose em cães e gatos.
Palavras-chave: Cães. Gatos. Toxoplasma gondii. Toxoplasmose. Zoonose.
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2345 0 bytes Revista Científica Eletrônica de Medicia Veterinár |
Categoria: Ciências Artigos |
Gonorréia |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
A gonorréia é uma infecção bacteriana freqüente, causada pela Neisseria gonorrhoeae, um diplococo Gram-negativo de transmissão quase que exclusiva através de contato sexual ou perinatal. Primariamente afeta membranas mucosas do trato genital inferior, e mais raramente,as mucosas do reto, orofaringe e conjuntiva. A infecção genital ascendente na mulher leva a uma complicação séria, a salpingite aguda, uma das principais causas de infertilidade feminina. A partir dos anos 90, deu-se início a um novo tempo no que se refere a descobertas sobre a patogenia da gonorréia e seu agente etiológico. O controle da gonorréia tem sido difícil na maioria das populações, e essa permanece um exemplo da influência que os fatores sociais, comportamentais e demográficos exercem na epidemiologia de uma doença infecciosa. O manejo da gonorréia e de outras doenças sexualmente transmissíveis requer tanto o tratamento do paciente e de seu parceiro sexual como medidas de saúde pública para interromper a transmissão da infecção e evitar complicações a longo prazo.
Palavras-chaves: Gonorréia. Neisseria gonorrhoeae.
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2369 0 bytes Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropic |
Categoria: Ciências Artigos |
Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio
Ressalta-se a importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perante os questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científico-tecnológico e social e, em especial, sua relevância para o Ensino Médio. Os pressupostos do movimento CTS têm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional.
Palavras-chave: CTS. Ensino Médio. Educação Científica e Tecnológica.
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2461 0 bytes Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007 http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a05.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
A bioética e o ensino de ciências: algumas reflexões |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PEREIRA, Tamíris de Lima; SÁNCHEZ, Celso.
Este trabalho tem o objetivo tecer considerações sobre a importância da temática da bioética no contexto do ensino de ciências. A partir da análise conceitual do universo da bioética, busca-se produzir proximações e afastamentos deste universo no campo do ensino de Ciências. Sabe-se que as temáticas em bioética hoje povoam frequentemente a mídia. Assuntos como clonagem, transgênicos, fertilização in vitro, por exemplo, são correntes e cada vez mais cotidianos. A partir daí, questiona-se como devemos pensar tais questões no campo do ensino de ciências e quais os desafios nesta perspectiva para o professor? É sobre este universo que nos debruçaremos a seguir, no intuito de buscar subsídios que possibilitem auxiliar a percepção da importância da bioética no ensino de Ciências.
Palavras-chave: Bioética. Ensino. Ciências.
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2506 0 bytes Ciência em tela - Volume 3, Número 1 - 2010 |
Categoria: Ciências Artigos |
O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania |
Versão: pdf Atualização: 20/11/2014 |
Descrição:
PRAIA, João; GIL-PEREZ, Daniel; VILCHES, Amparo
O presente trabalho tem como propósito uma nova contribuição para o debate que vem se desenvolvendo, já faz algum tempo, em volta do papel da natureza da ciência na educação científica e, em particular, na formação de uma cidadania para a participação na tomada de decisões.
Palavras-chave: Natureza da ciência e da tecnologia. Alfabetização científica. Imersão na cultura científica e tecnológica. Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Educação para a cidadania.
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2545 0 bytes Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007 http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a01.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
O uso da água como tema gerador em uma atividade pedagógica de conscientização ambiental |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
BELO, Carolina de Lima Alves; PARANHOS, Rodolfo.
O uso abusivo da água tem gerado a preocupação sobre uma possível escassez, o que aponta a necessidade de uma mudança drástica no comportamento das pessoas frente ao seu uso. Sendo assim, torna-se clara a importância da educação para auxiliar na tomada de consciência da responsabilidade e do direito de todos os cidadãos a um ambiente saudável, não só para o presente, mas também para as futuras gerações. Uma forma em que essas questões podem ser abordadas é usando a água como tema gerador, uma vez que é um assunto que proporciona ampla abordagem, seja porque está relacionado com questões ambientais e socioeconômicas ou porque abarca uma série de conceitos vinculados a outras disciplinas (interdisciplinaridade). Para a apresentação da atividade foram escolhidas dez escolas, sendo sete públicas e três particulares. Para avaliar a prática dos professores em relação à utilização das atividades práticas durante as aulas, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o docente de Ciências da turma em que foi feita a apresentação. Para obter as concepções prévias dos estudantes e analisar a real aplicabilidade da atividade foram utilizados dois questionários: um antes da apresentação e outro após a apresentação. Os dados quantitativos foram organizados em percentagem. Os dados qualitativos foram trabalhados pela análise de conteúdo. As apresentações e análise dos dados indicaram que houve a compreensão dos conteúdos apresentados durante a atividade. Acreditamos que a proposta didática, assim elaborada, tem perspectivas de atingir nosso objetivo, que é de colaborar para que os alunos desenvolvam sua capacidade crítica e participativa, no que diz respeito ao consumo e preservação da água, e que também assumam a sua cota de responsabilidade na sociedade em que vivem, funcionando como agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.
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2679 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V6(1), pp. 7- |
Categoria: Ciências Artigos |
Como age a pressão atmosférica? Algumas situações-problema tendo como base a história da Ciência e p |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LONGHINI, Marcos Daniel; NARDI, Roberto.
Este artigo tem como proposta apresentar um conjunto de situações-problema sobre o tema pressão atmosférica , as quais foram aplicadas a futuros professores de Física, em seu curso de formação inicial. Tais atividades, que podem ser desenvolvidas com estudantes de Ensino Fundamental e/ou Médio, têm como base a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Sua organização partiu de alguns resultados de pesquisas realizadas na área, além de episódios da História da Ciência e são apresentadas em dois eixos principais, que tomam como ponto de partida algumas barreiras que os alunos devem superar para que compreendam fenômenos relativos à pressão atmosférica. Apresentamos, em cada atividade, os principais tipos de respostas obtidas na ocasião de sua aplicação com licenciandos em Física, e apontamos, a partir de tais resultados, alguns cuidados a serem tomados pelos professores no desenvolvimento do tema.
Palavras-chave: Ensino de Física. Situações-problema. Pressão atmosférica.
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2708 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 7-23, abr. 2 |
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