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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Avaliação e Teste de Explicações na Educação em Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PAULA, Helder de Figueiredo; BORGES, Antônio Tarciso

Estudantes do Ensino Fundamental atribuem aos experimentos a função avaliar a qualidade, em termos de adequação às evidências, de uma explicação ou teoria? Afinal, como os estudantes concebem o processo de avaliação de teorias ou explicações? Que função eles atribuem aos experimentos nesse contexto? Neste artigo, tratamos dessas questões com base em dados obtidos por meio de uma entrevista semi-estruturada com estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Experimentação. Teoria e Evidência. Natureza das Ciências.

Downloads 1831  1831  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 175-192, 2007.  Site http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a03.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Galileu e a defesa da cosmologia copernicana: a sua visão do Universo Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PENEREIRO, Júlio César.

No presente trabalho estudamos o desencontro do argumento de Galileo Galilei relativo à rotação da Terra, contida na obra Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo ptolomaico e copernicano. Apresentamos algumas descobertas astronômicas realizadas por Galileo e suas consequências para com a ordenação do universo. Uma discussão sobre o método científico intuído por ele é apresentada, cuja intenção é a de encorajar todos a pensar sobre como a observação do cosmos feita por Galileo nos forçou a reconsiderar nossa compreensão do mundo. Em adição, gostaríamos de ajudar a responder algumas questões básicas em física e astronomia.

Palavras-chave: Teoria copernicana. Galileo Galilei. História da Ciência.

Downloads 1861  1861  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 173-198, abr  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Gonorréia Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
A gonorréia é uma infecção bacteriana freqüente, causada pela Neisseria gonorrhoeae, um diplococo Gram-negativo de transmissão quase que exclusiva através de contato sexual ou perinatal. Primariamente afeta membranas mucosas do trato genital inferior, e mais raramente,as mucosas do reto, orofaringe e conjuntiva. A infecção genital ascendente na mulher leva a uma complicação séria, a salpingite aguda, uma das principais causas de infertilidade feminina. A partir dos anos 90, deu-se início a um novo tempo no que se refere a descobertas sobre a patogenia da gonorréia e seu agente etiológico. O controle da gonorréia tem sido difícil na maioria das populações, e essa permanece um exemplo da influência que os fatores sociais, comportamentais e demográficos exercem na epidemiologia de uma doença infecciosa. O manejo da gonorréia e de outras doenças sexualmente transmissíveis requer tanto o tratamento do paciente e de seu parceiro sexual como medidas de saúde pública para interromper a transmissão da infecção e evitar complicações a longo prazo.

Palavras-chaves: Gonorréia. Neisseria gonorrhoeae.

Downloads 1866  1866  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropic  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Vacinação no Conteúdo de Livros Escolares Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SUCCI, Camila de Menezes; WICKBOLD, Daniela; SUCCI, Regina Célia de Menezes

O objetivo deste trabalho é avaliar o conteúdo dos livros do ensino fundamental nos conceitos e nas informações que trazem sobre vacinação.

Palavras-chave: Educação. Livros escolares. Vacinas. Ensino fundamental.

Downloads 1886  1886  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Assoc. Med. Bras., mar./abr. 2005, v.51, n.  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Despertando os Sentidos da Educação Ambiental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MATAREZI, José

Neste artigo, a partir da perspectiva crítica, transformadora e emancipatória da educação ambiental, são apresentados alguns resultados do programa Trilha da vida: (re)descobrindo a natureza com os sentidos, criado e desenvolvido desde 1997, pelo LEA/CTTMar/Univali em parceria com a Facinor e a ONG Voluntários pela Verdade Ambiental. A Trilha da Vida enquanto proposta de educação ambiental comunitária e em unidades de conservação, não deve ser confundida como mera atividade de sensibilização, ultrapassando em muito esta dimensão e apontando para objetivos educacionais, conservacionistas e terapêuticos. A Trilha da vida atualmente está sendo implementada em diversos locais através de uma rede de núcleos disseminadores da metodologia. Este processo exige uma formação continuada para as equipes executoras em cada um dos seus núcleos disseminadores. Uma breve fundamentação do programa à luz dos chamados "experimentos educacionais transdisciplinares" é apresentada como forma de romper com a anestesia e perda de sentidos generalizados das sociedades de consumo no mundo globalizado. Por fim é evidenciado o seu potencial transformador e emancipatório a partir de algumas categorias originadas de relatos de grupos que vivenciaram a Trilha da vida.

Palavras-chave: Vivências. Sentidos. Complexidade. Experimento Educacional. Transdisciplinaridade.

Downloads 1999  1999  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educar Ctba. UFPR, jan./jun. 2006, n.27, p.181-199  Site http://www.scielo.br/pdf/er/n27/a12n27.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação em Saúde para Alunos de Primeiro Grau: avaliação de material para ensino e profilaxia da es Popular Versão: pdf
Atualização:  20/11/2014
Descrição:
SCHALL, Virginia T. et al.

Considerando a importância da informação sobre a esquistossomose, para alunos de 7 a 15 anos, faixa etária apontada como de alta prevalência em regiões endêmicas e cujos hábitos colaboram para a disseminação da doença, foi elaborado um material de ensino baseado em um texto de conotação literária, aplicado em escolas de região considerada foco isolado da doença no Município do Rio de Janeiro (Brasil).

Palavras-chave: Educação em saúde. Métodos. Saúde escolar. Esquistossomose. Prevenção e controle. Materiais de ensino.

Downloads 2038  2038  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Saúde Pública - SP, out. 1987, v.21, n.5, p.3  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!"Jogo dos Predadores": uma proposta lúdica para favorecer a aprensizagem em ensino de Ciências e Edu Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PATRIARCHA-GRACIOLLIL, Suelen Regina; ZANON, Ângela Maria; SOUZA, Paulo Robson de.

Os jogos didáticos são ferramentas lúdicas que podem favorecer o aprendizado do aluno. O “Jogo dos Predadores” foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar professores no processo de ensino e oferecer aos alunos uma proposta lúdica de aprendizagem. Assim a proposta desta pesquisa foi verificar a aplicabilidade da coleção “Jogo dos Predadores” por professores em sala de aula e avaliar seus aspectos lúdicos e didáticos segundo alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Campo Grande-MS. Os resultados indicaram que os jogos testados atraíram o interesse dos alunos e favoreceram a aprendizagem dos mesmos para o assunto. Os professores questionados listaram vários aspectos positivos quanto ao uso da coleção em sala de aula. Assim, verificamos que foram obtidos resultados positivos e satisfatórios quanto aos objetivos propostos ao “Jogo dos Predadores” podendo este se constituir em material didático de apoio para o ensino fundamental visando uma melhor compreensão dos assuntos que envolvam o tema proposto facilitando o ensino de ciências e Educação Ambiental.

Palavras-chave: Atividade lúdica. Predador. Motivação. Ensino de Ciências.

Downloads 2048  2048  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-12  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Apontamentos sobre o Ensino de Ciências nas Séries Escolares Iniciais Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
HAMBURGER, Ernst W.

O ensino de Ciências, assim como a educação em geral, precisam ser aperfeiçoados no Brasil. A gestão das redes escolares é deficiente. A formação de professores é inadequada e insuficiente.

Palavras-chave: Educação científica. Formação de professores. Ensino de Ciências baseado em investigação. Divulgação científica.

Downloads 2142  2142  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Estud. av. vol.21 no.60 São Paulo May/Aug. 2007  Site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142007000200007&script=sci_arttext&tlng=e
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Condiloma Acuminatum Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CASTRO, Maria Alexandra.

Com este trabalho pretende-se fazer uma revisão do que é conhecido até ao momento sobre condiloma acuminatum, problema de saúde de prevalência crescente na prática clínica diária, que se estima em 1 % da população sexualmente activa. É ainda um problema de saúde que se reveste de aspectos psico-sociais delicados e relevantes pelo estigma associado às doenças sexualmente transmissíveis, receio de outras infecções e, na mulher, de cancro do colo do útero. O médico de família é fundamental na sua abordagem holística que inclui a educação para a saúde, promoção da saúde e prevenção da doença.

Palavras-chave: Condiloma Acuminatum. Verruga Genital. Vírus Papiloma Humano. Doenças Sexualmente Transmitidas.

Downloads 2177  2177  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev Port Clin Geral 2003;19:185-91  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!As fases da lua numa caixa de papelão Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SARAIVA, Maria de Fátima O.; AMADOR, Cláudio B.; KEMPER, Érico; GOULART, Paulo Goulart; MULLER, Angela.

Neste trabalho propomos a construção de material didático de baixo custo para demonstração do conceito de fases de um corpo iluminado. O principal objetivo de nosso material é facilitar a compreensão das fases da Lua da perspectiva de um observador na Terra. O material ajuda na visualização de dois efeitos importantes: (1o) mesmo tendo sempre a metade da "Lua" (representada por uma bolinha de isopor ou de ping-pong) iluminada pelo "Sol" (representado por uma fonte de luz natural ou artificial), nós vemos diferentes frações de sua superfície iluminada, dependendo do ângulo pelo qual a olhamos; (2o) a orientação da borda convexa da Lua nas fases Crescente e Minguante também depende da perspectiva pela qual a olhamos da Terra. O uso de uma caixa fechada permite observar o contraste entre as diferentes fases sem necessidade de estar em uma sala escurecida. Apresentamos também um texto explicativo sobre fases da Lua, enfatizando a dependência da aparência da parte iluminada com o ângulo de visada.

Palavras-chave: Ensino de astronomia. Material didático. Fases da Lua.

Downloads 2204  2204  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia  Site 
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