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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Estratégia Educacional Complementar de Ensino de Ciên Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ALBUQUERQUE, Rodney Cezar de; LEITE, Sidnei Quezada Meireles

O objetivo deste trabalho foi estudar a utilização de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como estratégia complementar de ensino de ciências, usando o Moodle para discutir o uso racional da água em uma disciplina de um curso superior de Ciências Biológicas em uma universidade do noroeste fluminense do estado do Rio de Janeiro. Foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, tendo como bas os registros de acesso da plataforma de Educação à Distância (EAD) Moodle, observações realizadas pelo autor e questionários aplicados aos discentes. Foi constatado que a tecnologia educativa de AVA se mostrou ser uma ferramenta potencial para complementar o ensino de ciências realizado em sala de aula e em laboratórios, bem como um recurso de EAD motivador e inovador para o professor e para o aluno. Nesse
sentido, foi evidenciado um aprendizado dinâmico e participativo, contribuindo para a formação acadêmica e cidadã dos alunos do ensino superior.

Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Plataforma Moodle. EaD. Ensino de Ciências. Graduação. Ensino Superior.

Downloads 508  508  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Uso de modelos, numa perspectiva lúdica, no ensino de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BALBINOTL, Margarete Cristina

Observa-se que no ensino de Ciências as aulas expositivas, pautadas na transmissão de informações pelo professor que visa a assegurar a memorização do conteúdo, ainda são muito freqüentes no Ensino Fundamental. Essas aulas caracterizam-se por apresentar listagem de termos e conceitos para serem decorados pelos alunos e/ou por aulas práticas, pré-determinadas pelo livro didático. A falta de um laboratório de Ciências na escola é outro fator usado para justificar dificuldades de ensino-aprendizagem geradas por aulas pouco atrativas. Existem evidências de que saber uma regra verbal, decorada, para a solução de um problema pode não ser o suficiente para orientar as ações dos alunos ao resolver problemas de seu cotidiano. A mudança pode vir quando o conhecimento científico pode estar relacionado com atividades que envolvam a emoção e a construção de modelos da realidade, de forma criativa. O aluno vai construindo seu conhecimento de modo lúdico, transformando o real com recursos da fantasia e da imaginação para a formulação e reformulação de seus modelos mentais. Dessa forma, a elaboração deste trabalho partiu da própria prática pedagógica, e o seu objeto em estudo foi focado na elaboração de modelos e modelagem utilizados, numa perspectiva lúdica, no ensino de Ciências de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental. A amostra foi composta por 120 alunos de 5a a 8a séries que frequentam a Escola Estadual de Ensino Fundamental José Fanton, em Farroupilha, RS. Para a coleta de dados utilizou-se a observação sistemática individual, e, quanto à análise de conteúdo, o artigo é do tipo “Artigo de divulgação”, relato analítico de informações atualizadas sobre um tema de interesse para determinada especialidade. As conclusões apontam que o aluno percebe a facilidade em adquirir novos conhecimentos a partir da construção de modelos, os quais vão utilizar para ampliar seus modelos mentais, além de que, a vivência e o realismo dos objetos estudados tornam a aula mais prazerosa e motivadora.

Palavras-chave: Modelos. Modelagem. Ensino de Ciências.

Downloads 552  552  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IV Encontro Iber-Americano de Coletivos Escolares   Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Uso dos Recursos Audiovisuais e o Ensino de Ciências Popular Versão: PDF
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
ROSA, Paulo Ricardo da Silva
Neste trabalho, apresentamos uma análise da função dos recursos audiovisuais na Educação em geral e no Ensino de Ciências em particular. A ênfase é dada na relação entre o uso de Recursos Audiovisuais e o desenvolvimento da função simbólica, como encontrado em Piaget e Vygotsky, e o uso desses recursos a partir de um ponto de vista ausubeliano.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Recursos Audiovisuais.

Downloads 1910  1910  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fís., v. 17, n. 1: p. 33-49, abr. 2000  Site http://
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científic Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FURMAN, Melina

A partir da comparação de diferentes cenários – situações didáticas de sala de aula – a autora descreve e questiona as concepções sobre a ciência e a aprendizagem que os professores utilizam em suas aulas na hora de ensinar um conteúdo científico e propõe uma reflexão sobre a metodologia investigativa. O modelo didático por investigação tem aqui o propósito de dar uma resposta à necessidade de que o ensino de Ciências seja fiel à própria natureza da Ciência, que não leva em consideração apenas aquilo que se conhece, mas, fundamentalmente, o processo de como chegamos a conhecer algo.

Palavras-chave: Atividades experimentais; Ensino de Ciências.

Downloads 448  448  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SANGARI BRASIL - Outubro de 2009  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino experimental na escola fundamental: uma reflexão de caso no Paraná Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
GIOPPO, C.; SCHEFFER, E. W. O. e NEVES M. C. D.

Este ensaio aborda o papel essencial das atividades experimentais nas escolas de ensino fundamental. O texto divide-se em sete tópicos: eles procuram argumentar sobre a necessidade de um projeto pedagógico, o qual vincule intimamente as atividades experimentais ao ensino de Ciências que a escola deseja desenvolver. Para isso, defendemos a escola autonômica, que organiza e executa seu projeto pedagógico, que escolhe materiais essenciais às atividades propostas, que luta, enfim, pelo seu direito à independência. Na conquista desse status, pelo menos um ponto é mister destacar: a desvinculação dos materiais – suportes de um laboratório standard no processo de regulamentação das escolas públicas no Paraná.

Palavras-chave: Ensino experimental; Atividades experimentais; Ensino de Ciências.

Downloads 741  741  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educar, n. 14, p. 39-57. 1998. Editora da UFPR  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora! Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Popular Versão: PDF
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
MORTIMER, Eduardo Fleury.

Neste artigo discutiremos criticamente alguns aspectos do construtivismo e das estratégias de ensino para mudança conceitual, buscando construir um modelo alternativo para compreender as concepções do estudantes dentro de um esquema geral que permita relacioná-las e ao mesmo tempo diferenciá-las dos conceitos científicos apreendidos na escola: a noção de perfil conceitual. Essa noção permite entender a evolução das ideias dos estudantes em sala de aula não como uma substituição de ideias alternativas por ideias científicas, mas como a evolução de um perfil de concepções, em que as novas ideias adquiridas no processo de ensino-aprendizagem passam a conviver com as ideias anteriores, sendo que cada uma delas pode ser empregada no contexto conveniente. Através dessa noção é possível situar as ideias dos estudantes num contexto mais amplo que admite sua convivência com o saber escolar e com o saber científico.

Palavras-chave: Construtivismo. Mudança conceitual. Perfil conceitual.

Downloads 6097  6097  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Terapia Gênica, Doping Genético e Esporte: Fundamentação e Implicações para o Futuro Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
ARTIOLI, Guilherme Giannini; HIRATTA, Rosário Dominguez Crespo; LANCHA JUNIOR, Antonio Herbert

A busca pelo desempenho ótimo tem sido uma constante no esporte de alto rendimento. Para tanto, muitos atletas acabam utilizando drogas e métodos ilícitos, os quais podem ter importantes efeitos adversos. A terapia gênica é uma modalidade terapêutica bastante recente na medicina, cujos resultados têm, até o momento, indicado sua eficácia no tratamento de diversas doenças graves. O princípio da terapia gênica consiste na transferência vetorial de materiais genéticos para células-alvo, com o objetivo de suprir os produtos de um gene estruturalmente anormal no genoma do paciente. Recentemente, o potencial para uso indevido da terapia gênica entre atletas tem despertado a atenção de cientistas e de órgãos reguladores de esporte. A transferência de genes que poderiam melhorar o desempenho esportivo por atletas saudáveis, método proibido em 2003, foi denominado de doping genético. Os genes candidatos mais importantes para doping genético são os que codificam para GH, IGF-1, bloqueadores da miostatina, VEGF, endorfinas e encefalinas, eritropoetina, leptina e PPAR-d. Uma vez inserido no genoma do atleta, o gene se expressaria gerando um produto endógeno capaz de melhorar o desempenho atlético. Assim, os métodos atuais de detecção de doping não são sensíveis a esse tipo de manipulação, o que poderia estimular seu uso indevido entre atletas. Além disso, a terapia gênica ainda apresenta problemas conhecidos de aplicação, como resposta inflamatória e falta de controle da ativação do gene. Em pessoas saudáveis, é provável que tais problemas sejam ainda mais importantes, já que haveria excesso do produto do gene transferido. Há também outros riscos ainda não conhecidos, específicos para cada tipo de gene. Em vista disso, debates sobre o doping genético devem ser iniciados no meio acadêmico e esportivo, para que sejam estudadas medidas de prevenção, controle e detecção do doping genético, evitando assim futuros problemas de uso indevido dessa promissora modalidade terapêutica.

Palavras-chave: Terapia Gênica. Doping Genético. Esporte.

Downloads 520  520  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O papel do construtivismo na pesquisa em ensino de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
AGUIAR JR, Orlando

Nesse trabalho examinaremos os desafios colocados às pesquisas no ensino de ciências, inspiradas no construtivismo piagetiano. Faremos isso a partir da apreciação do mérito de algumas críticas que vêm sendo formuladas à orientação construtivista na pesquisa em ensino de Ciências, no que se refere aos seguintes aspectos: 1. Epistemologia subjacente enganosa em alguns trabalhos; 2. Ênfase demasiada a aspectos individuais da cognição em detrimento de fatores sociais e comunicativos; 3. Pretensão de universalidade nos princípios e mecanismos gerais de aprendizagem; 4. Abordagem centrada quase exclusivamente em aspectos conceituais da ciência em detrimento de um ensino orientado para aplicações tecnológicas e para os impactos da ciência enquanto produção social.

Palavras-chave: Construtivismo Piagetiano. Pesquisa em Ensino de Ciências.

Downloads 1166  1166  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  IENCI – V3(2), pp. 107-120, 1998  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de; MARTINEZ, Carmem Lídia Pires

Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado na qual analisamos a reflexão sobre a prática de avaliação realizada por professores de Ciências de uma escola estadual de educação básica, durante os horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Acompanhamos, durante seis meses, a perspectiva de implementação da avaliação formativa por estes professores, o que se deu a partir do estudo de um texto básico, bem como analisamos as repercussões do estudo feito pelo grupo na autoformação dos professores e na reflexão dos pesquisadores envolvidos na investigação-ação.

Palavras-chave: Avaliação formativa. Educação de Professores. Educação em Ciências.

Downloads 559  559  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 133-144, 2005.  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!As constelações indígenas brasileiras Popular Versão: pdf
Atualização:  8/10/2012
Descrição:
AFONSO, Germano Bruno

A observação do céu esteve na base do conhecimento de todas as sociedades antigas, pois elas foram profundamente influenciadas pela confiante precisão do desdobramento cíclico de certos fenômenos celestes, tais como o dia-noite, as fases da Lua e as estações do ano. O índio brasileiro também percebeu que as atividades de pesca, caça, coleta e lavoura obedecem a flutuações sazonais. Assim, ele procurou entender essas flutuações cíclicas e utilizou-as, principalmente, para a sua subsistência.

Downloads 14378  14378  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Observatórios virtuais  Site 
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