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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ensino de Ciências e cultura local: um estudo a partir das falas de prefessores de um contexto teuto Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
STRIEDER, Dulce Maria; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de.

O presente texto aborda os elos entre a cultura e o ensino de ciências, discutindo a existência de elementos da cultura local que permeiam os discursos dos professores de uma comunidade teuto-brasileira, sobre o ensino e a aprendizagem em ciências. O artigo relata resultados de uma pesquisa que investigou o cotidiano do ensino de ciências no município de Salvador das Missões (RS), colonizado por descendentes germânicos. Os resultados apontam que os principais identificadores culturais, como os valores atribuídos à escola, à família e à língua, continuam vivos no cotidiano da população local e permeiam as falas dos professores sobre temas como a função e os objetivos do ensino de ciências e as posturas adotadas em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Cultura Teuto-Brasileira. Formação de Professores.

Downloads 454  454  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev.Ensaio - Vol. 11 - nº1 - junho 2009  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora! O que é e quem faz Ciência? Imagens sobre a atividade científica divulgadas em filmes de animação i Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
TOMAZI, Aline Luiza; PEREIRA, Aline Julyê; SCHÜLER, Cristiane Müller; PISKE, Karin; TOMIO, Daniela.

Caracterizar as imagens de ciência e de cientista veiculadas em filmes de animação infantil – a fim de contribuir na discussão de alternativas didáticas para educação científica de crianças – é o objetivo desta pesquisa. Para tal, foram selecionados e analisados filmes desse gênero que contivessem mencionadas, em sua sinopse, as palavras ciência, cientista, laboratório, experimento, pesquisa, pesquisadores, Investigação/lógica científica, invenção e inventor. Concluiu-se que os filmes trazem estereótipos sobre a ciência e que podem servir como alternativa didática desde que tenham como suporte uma discussão crítica sobre as concepções transmitidas. Sistematizou-se, também, um roteiro de observação com critérios que subsidiem o professor na análise do conteúdo dos filmes de animação infantil em relação às imagens da atividade científica que apresentam.

Palavras-chave: Ciência. Cientista. Filme de animação infantil.

Downloads 1835  1835  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Atividades de Elaboração Conceitual por Estudantes na Sala de Aula de física na EJA Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FREITAS,Erico Tadeu Fraga; AGUIAR, Orlando Aguiar.

Neste trabalho analisa-se a atividade de elaboração conceitual por jovens e adultos no contexto da sala de aula de Física, na aprendizagem da primeira lei de Newton. O material empírico analisado consiste das produções escritas dos alunos, nas quais argumentam sobre a possibilidade de movimento da Terra valendo-se dos conceitos de inércia e movimento relativo. A análise, inspirada na Filosofia da Linguagem de Bakhtin, se volta para os conteúdos e modos de dizer dos estudantes, buscando neles examinar os diálogos entre suas próprias palavras e as “palavras alheias” da ciência escolar. Indicamos cuidados metodológicos na seleção e análise do texto, para o qual foram usados alguns dos modos de relação entre a palavra alheia e o sujeito falante: “o assentimento” e “os entrelaçamentos”, a partir da noção de “discurso citado” e “construção híbrida”. Os resultados obtidos indicam uma maior relação de assentimento dos estudantes ao discurso da ciência escolar.

Palavras-chave: Formação de Conceitos. Apropriação. Análise do Discurso. Bakhtin. EJA.

Downloads 579  579  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.01 - p.43-  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Como age a pressão atmosférica? Algumas situações-problema tendo como base a história da Ciência e p Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LONGHINI, Marcos Daniel; NARDI, Roberto.

Este artigo tem como proposta apresentar um conjunto de situações-problema sobre o tema pressão atmosférica , as quais foram aplicadas a futuros professores de Física, em seu curso de formação inicial. Tais atividades, que podem ser desenvolvidas com estudantes de Ensino Fundamental e/ou Médio, têm como base a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Sua organização partiu de alguns resultados de pesquisas realizadas na área, além de episódios da História da Ciência e são apresentadas em dois eixos principais, que tomam como ponto de partida algumas barreiras que os alunos devem superar para que compreendam fenômenos relativos à pressão atmosférica. Apresentamos, em cada atividade, os principais tipos de respostas obtidas na ocasião de sua aplicação com licenciandos em Física, e apontamos, a partir de tais resultados, alguns cuidados a serem tomados pelos professores no desenvolvimento do tema.

Palavras-chave: Ensino de Física. Situações-problema. Pressão atmosférica.

Downloads 2717  2717  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 7-23, abr. 2  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Os caminhos de Newton para a gravitação universal: uma revisão de debate historiográfico entre Cohen Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
TEIXEIRA, Elder Sales; PEDUZZI, Luiz O. Q; JR, Olival Freire.

Este trabalho tem como objetivos apresentar uma revisão delimitada sobre os caminhos científicos trilhados por Newton até este chegar à sua lei da Gravitação Universal (GU), a partir das análises feitas por I. Bernard Cohen e Richard S. Westfall, estabelecendo um contraste entre as interpretações desses dois historiadores; e discutir possíveis contribuições que esta revisão pode trazer para o ensino do tópico GU orientado pela História e Filosofia da Ciência (HFC).

Palavras-chave: Gravitação Universal. História da Ciência. Ensino de Física.

Downloads 850  850  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 215-254, ago  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Galileu e a defesa da cosmologia copernicana: a sua visão do Universo Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PENEREIRO, Júlio César.

No presente trabalho estudamos o desencontro do argumento de Galileo Galilei relativo à rotação da Terra, contida na obra Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo ptolomaico e copernicano. Apresentamos algumas descobertas astronômicas realizadas por Galileo e suas consequências para com a ordenação do universo. Uma discussão sobre o método científico intuído por ele é apresentada, cuja intenção é a de encorajar todos a pensar sobre como a observação do cosmos feita por Galileo nos forçou a reconsiderar nossa compreensão do mundo. Em adição, gostaríamos de ajudar a responder algumas questões básicas em física e astronomia.

Palavras-chave: Teoria copernicana. Galileo Galilei. História da Ciência.

Downloads 2095  2095  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 173-198, abr  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Teatro como ferramenta de aprendizagem da Física e de problematização da natureza da ciência Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MEDINA, Marcio; BRAGA, Marco.

Neste artigo apresentamos uma experiência didática onde as relações entre Física e Arte se apresentam através da História da Ciência. O teatro é o elemento motivador de uma metodologia de ensino voltada para uma aprendizagem interdisciplinar, que coloca em prática os pressupostos indicados na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN+ (2002). Na atividade foram desenvolvidas as habilidades e competências necessárias para a vida, a partir da encenação teatral de um texto adaptado da peça “A Vida de Galileu Galilei” de Bertolt Brecht. O texto foi adaptado visando explorar o conteúdo de Física, de Astronomia e áreas afins. Pretende-se, a partir daí,alcançar uma maior integração entre as disciplinas científicas e destas com as de ciências humanas e sociais. A peça ocorre como parte de um trabalho sobre a revolução científica, técnica, artística, econômica e social ocorrida durante os séculos XVI e XVII. O trabalho foi acompanhado de uma pesquisa sobre a aprendizagem e interesses dos alunos em relação à Física onde se procurou avaliar as vantagens e desvantagens da metodologia adotada. Procuraremos, aqui, descrever as etapas do trabalho desde as primeiras discussões travadas em sala até a montagem da peça. Nesse processo, os alunos tiveram uma participação efetiva, desde a idealização à execução final do trabalho, incluindo os ensaios, a pesquisa e a produção de cenários e figurinos, marcação de cenas, layout dos programas da peça, do cartaz, etc. Os resultados alcançados apresentaram-se de acordo com as competências gerais, habilidades e o letramento, defendidos pela nova educação exigida para os alunos do século XXI.

Palavras-chave: Ensino de Física. Interdisciplinaridade. História da Ciência. Teatro Científico.

Downloads 927  927  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 313-333, ago  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ensino de Física nas séries iniciais: um estudo de caso sobre formação docente  Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Cristiane Rodrigues de; COELHO, Suzana Maria; AQUINO, Aline Scaramuzza.


O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar o perfil epistemológico, atitudes e reações de futuros professores de séries iniciais do Ensino Fundamental, num contexto de oficinas centradas na experimentação com materiais de baixo custo no campo da eletricidade estática. A principal técnica de coleta de dados foi a observação participante. Os resultados apontam obstáculos de ordem conceitual, linguística e psico-cognitiva, mas indicam também reações positivas, por parte dos sujeitos da pesquisa, como preocupação com a prática docente e com a aprendizagem do aluno. Amaioria dos participantes manifestou ideias condizentes com concepções construtivistas de ensino e aprendizagem, mas permaneceram, em alguns discursos, indícios de dificuldades de ruptura com modelos pedagógicos tradicionais. Concluiu-se que a metodologia experimental, além de ter favorecido o desenvolvimento cognitivo e de atitudes investigativas, possibilitou, graças à mediação e à interação propiciadas, uma tomada de consciência de possíveis estratégias didático-pedagógicas inovadoras em sala de aula.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Física. Séries iniciais.

Downloads 820  820  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 3: p. 575-608, dez  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ensino de Astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LANGHI, Rodolfo; Roberto NARDI.

O objetivo central deste artigo é refletir sobre a questão dos erros conceituais de Astronomia presentes em livros didáticos, uma vez que estes recursos representam, muitas vezes, a única fonte de consulta utilizada pelo professor no preparo de suas atividades didáticas. Visando subsidiá-lo em sua prática pedagógica, o artigo apresenta, a partir de estudos de pesquisadores em ensino de Ciências, um levantamento bibliográfico sobre os problemas conceituais mais comuns acerca do tema. São realizadas, ainda, breves reflexões a respeito de problemas de ensino e aprendizagem, possivelmente decorrentes dos erros assinalados inicialmente. Resultados de algumas pesquisas sobre o tema, divulgadas após a revisão dos livros didáticos empreendida pelo Ministério da Educação nos últimos anos, dentro do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), também são elencados.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino da Astronomia. Avaliação do livro Didático. Erros conceituais.

Downloads 1779  1779  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1: p. 87-111, abr.  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Líquido Amniótico como fonte de células-tronco mesenquimais Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
JANZ, Felipe de Lara; ROMÃO, Carolina Martinez; BYDLOWSKI, Sérgio Paulo.

Células-tronco são caracterizadas por seu estado indiferenciado e seu alto poder de autorrenovação através de divisões assimétricas. Sob a infl uência de determinados sinais biológicos, elas podem se diferenciar em células fenotipicamente distintas de seus precursores. São divididas em dois grandes grupos de acordo com o local de seu isolamento: embrionárias, que são as células retiradas da camada celular interna do blastocisto; e adultas, que são aquelas encontradas em diversos locais de tecidos pós-natais. As células-tronco mesenquimais, por sua vez, formam um grupo heterogêneo de células adultas multipotentes, capazes de originar tecidos mesenquimais: ósseo, adiposo e cartilaginoso, sendo encontradas tanto em tecidos fetais quanto em adultos. O líquido amniótico humano, um fl uido complexo e dinâmico que envolve o feto durante a gestação, contém uma variedade de células esfoliadas do embrião em sua composição. Procedimentos bem estabelecidos de isolamento, crescimento e expansão das células do líquido amniótico podem proporcionar uma fonte alternativa de células-tronco mesenquimais com diversas aplicações biomédicas.

Palavras-Chaves: Células-tronco mesenquimais. Líquido amniótico. Terapia celular.

Downloads 1245  1245  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Publ. UEPG Ci. Biol. Saúde, Ponta Grossa, v.15, n.  Site 
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