Categoria: Ciências Artigos |
O que é e quem faz Ciência? Imagens sobre a atividade científica divulgadas em filmes de animação i |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
TOMAZI, Aline Luiza; PEREIRA, Aline Julyê; SCHÜLER, Cristiane Müller; PISKE, Karin; TOMIO, Daniela.
Caracterizar as imagens de ciência e de cientista veiculadas em filmes de animação infantil – a fim de contribuir na discussão de alternativas didáticas para educação científica de crianças – é o objetivo desta pesquisa. Para tal, foram selecionados e analisados filmes desse gênero que contivessem mencionadas, em sua sinopse, as palavras ciência, cientista, laboratório, experimento, pesquisa, pesquisadores, Investigação/lógica científica, invenção e inventor. Concluiu-se que os filmes trazem estereótipos sobre a ciência e que podem servir como alternativa didática desde que tenham como suporte uma discussão crítica sobre as concepções transmitidas. Sistematizou-se, também, um roteiro de observação com critérios que subsidiem o professor na análise do conteúdo dos filmes de animação infantil em relação às imagens da atividade científica que apresentam.
Palavras-chave: Ciência. Cientista. Filme de animação infantil.
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1835 0 bytes Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2 |
Categoria: Ciências Artigos |
Como age a pressão atmosférica? Algumas situações-problema tendo como base a história da Ciência e p |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LONGHINI, Marcos Daniel; NARDI, Roberto.
Este artigo tem como proposta apresentar um conjunto de situações-problema sobre o tema pressão atmosférica , as quais foram aplicadas a futuros professores de Física, em seu curso de formação inicial. Tais atividades, que podem ser desenvolvidas com estudantes de Ensino Fundamental e/ou Médio, têm como base a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Sua organização partiu de alguns resultados de pesquisas realizadas na área, além de episódios da História da Ciência e são apresentadas em dois eixos principais, que tomam como ponto de partida algumas barreiras que os alunos devem superar para que compreendam fenômenos relativos à pressão atmosférica. Apresentamos, em cada atividade, os principais tipos de respostas obtidas na ocasião de sua aplicação com licenciandos em Física, e apontamos, a partir de tais resultados, alguns cuidados a serem tomados pelos professores no desenvolvimento do tema.
Palavras-chave: Ensino de Física. Situações-problema. Pressão atmosférica.
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2717 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 7-23, abr. 2 |
Categoria: Ciências Artigos |
Teatro como ferramenta de aprendizagem da Física e de problematização da natureza da ciência |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MEDINA, Marcio; BRAGA, Marco.
Neste artigo apresentamos uma experiência didática onde as relações entre Física e Arte se apresentam através da História da Ciência. O teatro é o elemento motivador de uma metodologia de ensino voltada para uma aprendizagem interdisciplinar, que coloca em prática os pressupostos indicados na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN+ (2002). Na atividade foram desenvolvidas as habilidades e competências necessárias para a vida, a partir da encenação teatral de um texto adaptado da peça “A Vida de Galileu Galilei” de Bertolt Brecht. O texto foi adaptado visando explorar o conteúdo de Física, de Astronomia e áreas afins. Pretende-se, a partir daí,alcançar uma maior integração entre as disciplinas científicas e destas com as de ciências humanas e sociais. A peça ocorre como parte de um trabalho sobre a revolução científica, técnica, artística, econômica e social ocorrida durante os séculos XVI e XVII. O trabalho foi acompanhado de uma pesquisa sobre a aprendizagem e interesses dos alunos em relação à Física onde se procurou avaliar as vantagens e desvantagens da metodologia adotada. Procuraremos, aqui, descrever as etapas do trabalho desde as primeiras discussões travadas em sala até a montagem da peça. Nesse processo, os alunos tiveram uma participação efetiva, desde a idealização à execução final do trabalho, incluindo os ensaios, a pesquisa e a produção de cenários e figurinos, marcação de cenas, layout dos programas da peça, do cartaz, etc. Os resultados alcançados apresentaram-se de acordo com as competências gerais, habilidades e o letramento, defendidos pela nova educação exigida para os alunos do século XXI.
Palavras-chave: Ensino de Física. Interdisciplinaridade. História da Ciência. Teatro Científico.
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927 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 313-333, ago |
Categoria: Ciências Artigos |
Ensino de Física nas séries iniciais: um estudo de caso sobre formação docente |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Cristiane Rodrigues de; COELHO, Suzana Maria; AQUINO, Aline Scaramuzza.
O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar o perfil epistemológico, atitudes e reações de futuros professores de séries iniciais do Ensino Fundamental, num contexto de oficinas centradas na experimentação com materiais de baixo custo no campo da eletricidade estática. A principal técnica de coleta de dados foi a observação participante. Os resultados apontam obstáculos de ordem conceitual, linguística e psico-cognitiva, mas indicam também reações positivas, por parte dos sujeitos da pesquisa, como preocupação com a prática docente e com a aprendizagem do aluno. Amaioria dos participantes manifestou ideias condizentes com concepções construtivistas de ensino e aprendizagem, mas permaneceram, em alguns discursos, indícios de dificuldades de ruptura com modelos pedagógicos tradicionais. Concluiu-se que a metodologia experimental, além de ter favorecido o desenvolvimento cognitivo e de atitudes investigativas, possibilitou, graças à mediação e à interação propiciadas, uma tomada de consciência de possíveis estratégias didático-pedagógicas inovadoras em sala de aula.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Física. Séries iniciais.
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820 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 3: p. 575-608, dez |
Categoria: Ciências Artigos |
Ensino de Astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LANGHI, Rodolfo; Roberto NARDI.
O objetivo central deste artigo é refletir sobre a questão dos erros conceituais de Astronomia presentes em livros didáticos, uma vez que estes recursos representam, muitas vezes, a única fonte de consulta utilizada pelo professor no preparo de suas atividades didáticas. Visando subsidiá-lo em sua prática pedagógica, o artigo apresenta, a partir de estudos de pesquisadores em ensino de Ciências, um levantamento bibliográfico sobre os problemas conceituais mais comuns acerca do tema. São realizadas, ainda, breves reflexões a respeito de problemas de ensino e aprendizagem, possivelmente decorrentes dos erros assinalados inicialmente. Resultados de algumas pesquisas sobre o tema, divulgadas após a revisão dos livros didáticos empreendida pelo Ministério da Educação nos últimos anos, dentro do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), também são elencados.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino da Astronomia. Avaliação do livro Didático. Erros conceituais.
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1779 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1: p. 87-111, abr. |
Categoria: Ciências Artigos |
Líquido Amniótico como fonte de células-tronco mesenquimais |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
JANZ, Felipe de Lara; ROMÃO, Carolina Martinez; BYDLOWSKI, Sérgio Paulo.
Células-tronco são caracterizadas por seu estado indiferenciado e seu alto poder de autorrenovação através de divisões assimétricas. Sob a infl uência de determinados sinais biológicos, elas podem se diferenciar em células fenotipicamente distintas de seus precursores. São divididas em dois grandes grupos de acordo com o local de seu isolamento: embrionárias, que são as células retiradas da camada celular interna do blastocisto; e adultas, que são aquelas encontradas em diversos locais de tecidos pós-natais. As células-tronco mesenquimais, por sua vez, formam um grupo heterogêneo de células adultas multipotentes, capazes de originar tecidos mesenquimais: ósseo, adiposo e cartilaginoso, sendo encontradas tanto em tecidos fetais quanto em adultos. O líquido amniótico humano, um fl uido complexo e dinâmico que envolve o feto durante a gestação, contém uma variedade de células esfoliadas do embrião em sua composição. Procedimentos bem estabelecidos de isolamento, crescimento e expansão das células do líquido amniótico podem proporcionar uma fonte alternativa de células-tronco mesenquimais com diversas aplicações biomédicas.
Palavras-Chaves: Células-tronco mesenquimais. Líquido amniótico. Terapia celular.
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1245 0 bytes Publ. UEPG Ci. Biol. Saúde, Ponta Grossa, v.15, n. |
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