Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação Espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
REIS, Norma Teresinha Oliveira; GARCIA, Nilson Marcos Dias

Neste trabalho são relatados os resultados de uma pesquisa realizada junto a alunos do Ensino Fundamental, que teve como objetivo motivar e utilizar elementos da exploração espacial para facilitar a compreensão de um assunto científico específico e propiciar conhecimento sobre as atividades astronáuticas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação espacial. Astronáutica.

Downloads 1373  1373  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2006, v.28, n.3, p.361-37  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Análise da Metodologia de Ensino de Ciências nas Escolas da Rede Municipal de Recife Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LIMA, Kênio Erithon Cavalcante; VASCONCELOS, Simão Dias

O professor de Ciências enfrenta uma série de desafios para superar limitações metodológicas e conceituais de formação em seu cotidiano escolar. Este trabalho buscou conhecer as principais dificuldades e metodologias de ensino de Ciências da rede pública municipal do Recife.

Palavras-chave: Educação continuada. Escola pública. Perfil do educador. Avaliação. Recursos didáticos.

Downloads 2061  2061  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Set. 2006, v.14.   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Uso dos Recursos Audiovisuais e o Ensino de Ciências Popular Versão: PDF
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
ROSA, Paulo Ricardo da Silva
Neste trabalho, apresentamos uma análise da função dos recursos audiovisuais na Educação em geral e no Ensino de Ciências em particular. A ênfase é dada na relação entre o uso de Recursos Audiovisuais e o desenvolvimento da função simbólica, como encontrado em Piaget e Vygotsky, e o uso desses recursos a partir de um ponto de vista ausubeliano.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Recursos Audiovisuais.

Downloads 2053  2053  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fís., v. 17, n. 1: p. 33-49, abr. 2000  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
KRASILCHIK, Myriam

Este trabalho inclui uma revisão histórica das propostas de reforma do ensino de Ciências ao longo dos últimos anos. O caso descrito ilustra alguns dos caminhos percorridos por vários projetos desde a sua elaboração nos órgãos normativos como parte de políticas públicas até o dia-a-dia das salas de aula.

Palavras-chave: Reforma educacional. Didática e ensino das ciências. Avaliação e pesquisa.

Downloads 1408  1408  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma São Paulo Perspec., Mar. 2000, v.14, n.1, p.85-9  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Apontamentos sobre o Ensino de Ciências nas Séries Escolares Iniciais Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
HAMBURGER, Ernst W.

O ensino de Ciências, assim como a educação em geral, precisam ser aperfeiçoados no Brasil. A gestão das redes escolares é deficiente. A formação de professores é inadequada e insuficiente.

Palavras-chave: Educação científica. Formação de professores. Ensino de Ciências baseado em investigação. Divulgação científica.

Downloads 2339  2339  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Estud. av. vol.21 no.60 São Paulo May/Aug. 2007  Site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142007000200007&script=sci_arttext&tlng=e
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino de Ciências nos atlas escolares municipais: entre temas, professores e pesquisa Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AGUIAR, Lígia Maria Brochado de

O artigo apresenta uma síntese do percurso, bem como das reflexões realizadas durante desenvolvimento de pesquisa que resultou na produção das páginas de Ciências do Atlas Escolar de Rio Claro, São Paulo.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Mapa. Lugar. Atlas escolares.

Downloads 1777  1777  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. CEDES, Ago 2003, v.23, n.60, p.198-209.  Site http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n60/17276.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Raízes Históricas da Difícil Equação Institucional da Ciência no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; FERRAZ, Márcia H. M.

Apresenta-se, neste artigo, o quadro histórico da institucionalização das ciências no Brasil, procurando identificar, em diferentes períodos, a articulação (ou falta de articulação) dos quatro componentes fundamentais para que ocorra a institucionalização de qualquer área do conhecimento, a saber: ensino, pesquisa, divulgação e aplicação do conhecimento.

Palavras-chave: Ciência no Brasil. Institucionalização da ciência. Política científica.

Downloads 923  923  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma São Paulo: Perspec., Jul. 2002, v.16, n.3, p.03-1  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Transposição ou Recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARANDINO, Martha

A transformação do conhecimento científico com fins de ensino e divulgação se constitui como espaço-tempo de produção de novos saberes. Com base nesse pressuposto, esse trabalho estudou o processo de transposição didática/museográfica e de recontextualização nos espaços de museus de ciências, procurando entender os mecanismos de constituição do discurso expresso nas exposições que abordam temáticas biológicas.

Palavras-chave: Transposição didática. Recontextualização. Transposição museográfica. Educação em museus.

Downloads 1377  1377  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Educ., Ago. 2004, n.26, p.95-108.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Pesquisa Educacional e a Produção de Saberes nos Museus de Ciência Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARANDINO, Martha

Propõe-se uma reflexão sobre processos de socialização do conhecimento científico, com base nos conceitos de transposição didática/museográfica e recontextualização, no âmbito dos museus de ciências. Analisam-se formas de produção de conhecimento nos espaços de museus e discutem-se desafios e possibilidades do uso de conceitos indicados nas pesquisas sobre divulgação e educação nesses locais.

Palavras-chave: Museus de Ciências. Divulgação da ciência. Transposição didática/museográfica. Produção de saberes.

Downloads 1728  1728  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Hist. Cienc. Saúde-Manguinhos, 2005, v.12, p.161  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Crise e o Ensino de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Marcos Barbosa de.

O artigo discute o valor da ciência no contexto da crise pela qual a
civilização ocidental está passando, e extrai algumas implicações da análise proposta para a questão de seu ensino. Estabelece-se primeiro a distinção entre ciência pura e ciência instrumental, depois se estuda o impacto da especialização sobre o valor da ciência pura. Com o objetivo de avaliar a contribuição da ciência para a satisfação das necessidades básicas dos seres humanos, introduz-se uma segunda distinção, entre ciência básica e ciência aplicada. A seção final propõe que o espírito crítico vigente no interior da prática científica seja estendido à reflexão sobre esta prática.

Palavras-chave: Ciência. Tecnologia. Valores. Conhecimento puro. Conhecimento instrumental.

Downloads 3910  3910  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Soc., abr. 1998, v.19, n.62, p.151-172.  Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000100008&lng=pt&nrm=iso
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 »