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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Despertando os Sentidos da Educação Ambiental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MATAREZI, José

Neste artigo, a partir da perspectiva crítica, transformadora e emancipatória da educação ambiental, são apresentados alguns resultados do programa Trilha da vida: (re)descobrindo a natureza com os sentidos, criado e desenvolvido desde 1997, pelo LEA/CTTMar/Univali em parceria com a Facinor e a ONG Voluntários pela Verdade Ambiental. A Trilha da Vida enquanto proposta de educação ambiental comunitária e em unidades de conservação, não deve ser confundida como mera atividade de sensibilização, ultrapassando em muito esta dimensão e apontando para objetivos educacionais, conservacionistas e terapêuticos. A Trilha da vida atualmente está sendo implementada em diversos locais através de uma rede de núcleos disseminadores da metodologia. Este processo exige uma formação continuada para as equipes executoras em cada um dos seus núcleos disseminadores. Uma breve fundamentação do programa à luz dos chamados "experimentos educacionais transdisciplinares" é apresentada como forma de romper com a anestesia e perda de sentidos generalizados das sociedades de consumo no mundo globalizado. Por fim é evidenciado o seu potencial transformador e emancipatório a partir de algumas categorias originadas de relatos de grupos que vivenciaram a Trilha da vida.

Palavras-chave: Vivências. Sentidos. Complexidade. Experimento Educacional. Transdisciplinaridade.

Downloads 1956  1956  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educar Ctba. UFPR, jan./jun. 2006, n.27, p.181-199  Site http://www.scielo.br/pdf/er/n27/a12n27.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!"Jogo dos Predadores": uma proposta lúdica para favorecer a aprensizagem em ensino de Ciências e Edu Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PATRIARCHA-GRACIOLLIL, Suelen Regina; ZANON, Ângela Maria; SOUZA, Paulo Robson de.

Os jogos didáticos são ferramentas lúdicas que podem favorecer o aprendizado do aluno. O “Jogo dos Predadores” foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar professores no processo de ensino e oferecer aos alunos uma proposta lúdica de aprendizagem. Assim a proposta desta pesquisa foi verificar a aplicabilidade da coleção “Jogo dos Predadores” por professores em sala de aula e avaliar seus aspectos lúdicos e didáticos segundo alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Campo Grande-MS. Os resultados indicaram que os jogos testados atraíram o interesse dos alunos e favoreceram a aprendizagem dos mesmos para o assunto. Os professores questionados listaram vários aspectos positivos quanto ao uso da coleção em sala de aula. Assim, verificamos que foram obtidos resultados positivos e satisfatórios quanto aos objetivos propostos ao “Jogo dos Predadores” podendo este se constituir em material didático de apoio para o ensino fundamental visando uma melhor compreensão dos assuntos que envolvam o tema proposto facilitando o ensino de ciências e Educação Ambiental.

Palavras-chave: Atividade lúdica. Predador. Motivação. Ensino de Ciências.

Downloads 1945  1945  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-12  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Vacinação no Conteúdo de Livros Escolares Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SUCCI, Camila de Menezes; WICKBOLD, Daniela; SUCCI, Regina Célia de Menezes

O objetivo deste trabalho é avaliar o conteúdo dos livros do ensino fundamental nos conceitos e nas informações que trazem sobre vacinação.

Palavras-chave: Educação. Livros escolares. Vacinas. Ensino fundamental.

Downloads 1847  1847  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Assoc. Med. Bras., mar./abr. 2005, v.51, n.  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Galileu e a defesa da cosmologia copernicana: a sua visão do Universo Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PENEREIRO, Júlio César.

No presente trabalho estudamos o desencontro do argumento de Galileo Galilei relativo à rotação da Terra, contida na obra Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo ptolomaico e copernicano. Apresentamos algumas descobertas astronômicas realizadas por Galileo e suas consequências para com a ordenação do universo. Uma discussão sobre o método científico intuído por ele é apresentada, cuja intenção é a de encorajar todos a pensar sobre como a observação do cosmos feita por Galileo nos forçou a reconsiderar nossa compreensão do mundo. Em adição, gostaríamos de ajudar a responder algumas questões básicas em física e astronomia.

Palavras-chave: Teoria copernicana. Galileo Galilei. História da Ciência.

Downloads 1830  1830  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 173-198, abr  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Uso dos Recursos Audiovisuais e o Ensino de Ciências Popular Versão: PDF
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
ROSA, Paulo Ricardo da Silva
Neste trabalho, apresentamos uma análise da função dos recursos audiovisuais na Educação em geral e no Ensino de Ciências em particular. A ênfase é dada na relação entre o uso de Recursos Audiovisuais e o desenvolvimento da função simbólica, como encontrado em Piaget e Vygotsky, e o uso desses recursos a partir de um ponto de vista ausubeliano.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Recursos Audiovisuais.

Downloads 1795  1795  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fís., v. 17, n. 1: p. 33-49, abr. 2000  Site http://
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Avaliação e Teste de Explicações na Educação em Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PAULA, Helder de Figueiredo; BORGES, Antônio Tarciso

Estudantes do Ensino Fundamental atribuem aos experimentos a função avaliar a qualidade, em termos de adequação às evidências, de uma explicação ou teoria? Afinal, como os estudantes concebem o processo de avaliação de teorias ou explicações? Que função eles atribuem aos experimentos nesse contexto? Neste artigo, tratamos dessas questões com base em dados obtidos por meio de uma entrevista semi-estruturada com estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Experimentação. Teoria e Evidência. Natureza das Ciências.

Downloads 1795  1795  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 175-192, 2007.  Site http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a03.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Análise da Metodologia de Ensino de Ciências nas Escolas da Rede Municipal de Recife Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LIMA, Kênio Erithon Cavalcante; VASCONCELOS, Simão Dias

O professor de Ciências enfrenta uma série de desafios para superar limitações metodológicas e conceituais de formação em seu cotidiano escolar. Este trabalho buscou conhecer as principais dificuldades e metodologias de ensino de Ciências da rede pública municipal do Recife.

Palavras-chave: Educação continuada. Escola pública. Perfil do educador. Avaliação. Recursos didáticos.

Downloads 1792  1792  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Set. 2006, v.14.   Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Gonorréia Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
A gonorréia é uma infecção bacteriana freqüente, causada pela Neisseria gonorrhoeae, um diplococo Gram-negativo de transmissão quase que exclusiva através de contato sexual ou perinatal. Primariamente afeta membranas mucosas do trato genital inferior, e mais raramente,as mucosas do reto, orofaringe e conjuntiva. A infecção genital ascendente na mulher leva a uma complicação séria, a salpingite aguda, uma das principais causas de infertilidade feminina. A partir dos anos 90, deu-se início a um novo tempo no que se refere a descobertas sobre a patogenia da gonorréia e seu agente etiológico. O controle da gonorréia tem sido difícil na maioria das populações, e essa permanece um exemplo da influência que os fatores sociais, comportamentais e demográficos exercem na epidemiologia de uma doença infecciosa. O manejo da gonorréia e de outras doenças sexualmente transmissíveis requer tanto o tratamento do paciente e de seu parceiro sexual como medidas de saúde pública para interromper a transmissão da infecção e evitar complicações a longo prazo.

Palavras-chaves: Gonorréia. Neisseria gonorrhoeae.

Downloads 1761  1761  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropic  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O lugar e as escalas e suas dimensões horizontal e vertical nos trabalhos práticos: implicações para Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
COMPIANI, Maurício

A Geologia apresenta epistemologia e prática escolar peculiares, em que a categoria de lugar e as escalas de observação, com suas dimensões horizontal e vertical, trazem implicações novas para o ensino de ciências e educação ambiental. No ensino de Ciências, enfocar o lugar e o ambiente (o global) traz outro olhar para os trabalhos de campo. A escala é problematizada como estratégia de aproximação e apreensão do real. Duas experiências, no Brasil e na Venezuela, são apresentadas para mostrar a temática do trabalho.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação ambiental. Trabalhos de campo. Lugar. Escalas de observação.

Downloads 1692  1692  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 29-45, 2007  Site http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a03.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Biologia nos Museus de Ciências: a questão dos textos em bioexposições Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARANDINO, Martha

O artigo em questão discute a produção de textos em museus de ciências, a partir de dados obtidos em pesquisa de doutorado a qual buscou estudar o processo de construção do discurso expositivo em exposições ligadas ao campo da biologia. Neste trabalho apresenta-se, inicialmente, o referencial teórico sobre o tema, onde se discute as características dos textos científicos, dos textos de divulgação e dos textos afixados em museus. Alguns exemplos dos textos estudados em cinco museus são apresentados, com base nos dados obtidos através da análise qualitativa das exposições. Elementos como formato, estrutura, edição e linguagem são analisados, buscando caracterizar a diferença entre os três tipos de textos e o processo de recontextualização pelo qual esses passam na elaboração do discurso expositivo.

Palavras-chave: Museus de Ciências. Textos científicos. Textos de divulgação. Textos de museus.

Downloads 1642  1642  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 187-202, 2002  Site http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/abiologianosmuseusartigo7.pdf
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