Categoria: Ciências Artigos |
Estudo sobre os tipos das águas do Aquífero Serra Geral, no município de Marechal Cândido Rondon - P |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ATHAYDE, Gustavo Barbosa; MULLER, Camila de Vasconcelos; FILHO, Ernani Francisco da Rosa; HINDI, Eduardo Chemas.
O Aqüífero Serra Geral é formado pelos basaltos da Fm. Serra Geral, destacando-se como o mais importante aqüífero do Estado do Paraná. As águas do Aqüífero Serra Geral são utilizadas para abastecimento público, e em menor volume, para indústrias, hotéis e irrigação. O objetivo deste trabalho foi classificar o tipo químico das águas subterrâneas, bem como verificar a possibilidade de utilização para irrigação. As amostras de água foram coletadas em 34 pontos e analisadas para determinar a concentração dos íons principais (cálcio, magnésio, sódio, potássio, cloreto, sulfato e nitrato, entre outros) e total de sólidos dissolvidos. Alcalinidade, temperatura, pH e condutividade foram medidas em campo. Foram classificados sete tipos de água utilizando o diagrama de Piper para representá-los graficamente. Predominam águas bicarbonatadas cálcicas, destacando a ocorrência de águas carbonatadas sódicas e sulfatadabicarbonatada sódicas. Estes últimos tipos químicos sugerem a existência de mistura de águas com o Aqüífero Botucatu, subjacente ao Aqüífero Serra Geral. De uma maneira em geral as águas não possuem restrições para o consumo in natura ou utilização para irrigação. Ressalta-se que em alguns pontos, as amostras são restritivas devido aos teores de sódio, cloreto, pH e condutividade.
Palavras-chave: Aqüífero Serra Geral. Classificação Hidroquímica. Marechal Cândido Rondon.
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465 0 bytes Águas Subterrâneas, v.21, n.1, p.1-7, 2007 http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/asubterraneas/article/view/16174/10693 |
Categoria: Ciências Artigos |
Sistema para Infiltração das Águas Pluviais no Solo e Subsolo da Bacia de Curitiba em Vias Urbanizad |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
NASCIMENTO, Vinicios Hyczy do; FILHO, Ernani Francisco da Rosa; HINDI, Eduardo Chemas; MANTOVANI, Luiz Eduardo.
O avanço do crescimento das cidades, por mais ordenado que seja, cria alterações no meio ambiente. Onde antes eram matas e campos, agora são casas, edifícios, ruas asfaltadas, galerias de águas pluviais, etc. O processo de impermeabilização do terreno é um dos fatores que alteram significativamente o ciclo hidrológico, pois impede a infiltração das águas no solo e subsolo e incrementa o seu escoamento superficial com o agravante aumento das velocidades de fluxo, causando enchentes, erosões e assoreamentos a jusante. As águas subterrâneas sofrem sensíveis alterações, pois não são recarregadas e, portanto, não alimentam os rios nas épocas de estiagem, havendo um decréscimo significativo da sua vazão de base. Neste contexto, vê-se a importância do estudo geológico da região em apreço, em especial a Formação Guabirotuba, a fim de implantar um sistema para infiltração das águas pluviais. O objetivo do trabalho, portanto, é idealizar um sistema de controle do escoamento das águas pluviais em vias públicas em pequena escala, através da instalação de caixas de captação de águas pluviais dotadas de sistema de contenção e infiltração destas águas na camada não saturada do solo e subsolo da Bacia Sedimentar de Curitiba, de modo a atenuar as alterações provocadas pela impermeabilização do solo. O sistema permitirá o abrandamento destas alterações ao meio ambiente, realimentando o lençol freático pontualmente e perenizando os rios nas épocas de estiagens, o que mitigará as conseqüências das enchentes, das erosões e do assoreamento em épocas de chuvas intensas.
Palavras-chave: Impermeabilizção. Infiltração. Formação Guabirotuba.
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761 0 bytes Águas Subterrâneas, v.21, n.1, p.85-92, 2007 http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/asubterraneas/article/view/16171/10690 |
Categoria: Ciências Artigos |
Os professores de ciências e suas formas de pensar a astronomia |
Versão: Atualização: 8/10/2012 |
Descrição:
LEITE, Cristina; HOSOUME, Yassuko
O modo de pensar dos professores de Ciências do ensino fundamental sobre os elementos da Astronomia é o objeto de pesquisa presente neste artigo, cuja metodologia consiste em entrevistas semi-estruturadas, filmadas em vídeo e centradas numa perspectiva tridimensional dos elementos astronômicos, possibilitando um mapeamento das concepções das formas e das dimensões da Terra, do Sol, da Lua, dos planetas e das estrelas, bem como da concepção de céu e de Universo como um todo. Os resultados indicam um Universo contendo: Sol, estrelas, planetas e Lua, onde o Sistema Solar é parte do todo. Algumas vezes o Universo é concebido como o próprio Sistema Solar. Os objetos estão no céu ou no Universo o qual, para muitos, se restringe ao espaço que está acima da Terra. A forma plana dos objetos astronômicos e a estrutura espacial da montagem do Universo são características marcantes. Muitos indicam Sol e estrelas como coisas diferentes: Sol é um objeto quente e as estrelas são frias. Esses resultados nos preocupam e certamente sinalizam uma urgência de programas de formação continuada para professores no conteúdo de astronomia, uma vez que os PCN ́s indicam fortemente o ensino desse conteúdo. Palavras-Chave: Educação; Astronomia; concepções alternativas; ensino de astronomia; ensino fundamental; professor de Ciências.
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1276 0 bytes RELEA, n. 4, p. 47–68, 2007 |
Categoria: Ciências Artigos |
Análise das reflexões da professora de Ciências sobre a sua realação com os alunos e implicações par |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ROSA-SILVA, Patrícia de Oliveira; JÚNIOR, Álvaro Lorencini; LABURÚ, Carlos Eduardo.
Neste trabalho enfocamos as reflexões de dimensão discente de uma professora de Ciências. Para a coleta de dados, realizamos uma parceria colaborativa entre a pesquisadora e a professora, durante as horas/atividade na escola. Utilizamos a autoscopia trifásica como estratégia de formação continuada, que possibilitou à professora refletir sobre a prática nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa). Apresentamos os dados da fase pós-ativa analisados à luz do referencial teórico sobre o conceito de prática reflexiva, segundo Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que ela buscou avaliar a prática educativa mediante questionamentos, proposição de soluções e reestruturação de ações que a levariam a dissolver os preconceitos que criou contra os alunos para melhorar sua ação docente.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Formação Continuada na Escola. Reflexão sobre a Prática.
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725 0 bytes Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.01 - p.63- |
Categoria: Ciências Artigos |
Professores como agentes promotores da saúde bucal |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
DALTO, Vanina; FERREIRA, Maria de Lourdes.
O trabalho avalia entre formandos do magistério da rede pública de Londrina, PR, as noções básicas de saúde bucal relacionadas à criança. Através de questões sobre saúde bucal, o presente trabalho mostra que os estudantes apresentam bom nível de informação.
Palavras-chave: Saúde bucal. Criança. Prevenção. Dentes.
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554 0 bytes Semina, v, 19, ed, especial, p, 47·50, lev, 1998 |
Categoria: Ciências Artigos |
Concepções de futuros professores sobre águas subterrâneas |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SABINO, Claudia de Vilhena Schayer; LOBATO, Wolney; COUTINHO, Francisco Ângelo; ATAIDE, Ana Caroline Zampiroli; BUENO, Amaury Pires.
Águas subterrâneas são fonte de água potável para muitas pessoas em todo o mundo, principalmente em áreas rurais. Por este motivo a qualidade destas águas é de importância fundamental. Inúmeros materiais tem sido identificados como contaminantes de águas subterrâneas. Apesar de ser este um precioso recurso natural, poucos professores tem conhecimento suficiente sobre o tema, compreendendo os diferentes conceitos envolvidos. Este estudo teve como objetivo avaliar as percepções e o conhecimento sobre o assunto de futuros professores de ciências. 100 estudantes de licenciatura participaram da pesquisa e os resultados indicam que os participantes tem concepções insuficientes sobre os princípios de hidrologia, apesar da importância das águas subterrâneas para a saúde, economia e qualidade de visa. Ficou demonstrada a importância de melhorar o conhecimento de alunos e professores sobre conceitos relacionados a este tema.
Palavras-chave: Águas subterrâneas. Fontes de contaminação. Ensino.
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533 0 bytes Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2 |
Categoria: Ciências Artigos |
Literatura não-canônica de divulgação científica em aulas de ciências |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PINTO, Gisnaldo Amorim.
Diferenciando a divulgação científica canônica da divulgação científica não canônica, este trabalho realiza uma análise de narrativas presentes em obras não canônicas de literatura, destacando suas potencialidades ao ensino de ciências. Foi possível localizar uma opção narrativa pela imaginação criadora, pela capacidade humana e por sua potencialidade criativa, elementos que são, nesse caso, motes fundamentais para reflexão sobre a vida humana e também sobre a ciência. Em especial na obra Meninos da planície, Cástor Cartelle, 2001, foi possível perceber uma contribuição para renovação do ensino de ciências, pois sua centralidade recai sobre a reflexão acerca da humanização dos sujeitos e não sobre a transmissão de conteúdos da ciência, embora essa dimensão, a da formação científica, esteja inequivocamente presente, sem prejuízos.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Humanismo. Divulgação científica.
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1308 0 bytes Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2 |
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