Categoria: Ciências Artigos |
Ensino de Astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LANGHI, Rodolfo; Roberto NARDI.
O objetivo central deste artigo é refletir sobre a questão dos erros conceituais de Astronomia presentes em livros didáticos, uma vez que estes recursos representam, muitas vezes, a única fonte de consulta utilizada pelo professor no preparo de suas atividades didáticas. Visando subsidiá-lo em sua prática pedagógica, o artigo apresenta, a partir de estudos de pesquisadores em ensino de Ciências, um levantamento bibliográfico sobre os problemas conceituais mais comuns acerca do tema. São realizadas, ainda, breves reflexões a respeito de problemas de ensino e aprendizagem, possivelmente decorrentes dos erros assinalados inicialmente. Resultados de algumas pesquisas sobre o tema, divulgadas após a revisão dos livros didáticos empreendida pelo Ministério da Educação nos últimos anos, dentro do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), também são elencados.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino da Astronomia. Avaliação do livro Didático. Erros conceituais.
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1778 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1: p. 87-111, abr. |
Categoria: Ciências Artigos |
O que é e quem faz Ciência? Imagens sobre a atividade científica divulgadas em filmes de animação i |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
TOMAZI, Aline Luiza; PEREIRA, Aline Julyê; SCHÜLER, Cristiane Müller; PISKE, Karin; TOMIO, Daniela.
Caracterizar as imagens de ciência e de cientista veiculadas em filmes de animação infantil – a fim de contribuir na discussão de alternativas didáticas para educação científica de crianças – é o objetivo desta pesquisa. Para tal, foram selecionados e analisados filmes desse gênero que contivessem mencionadas, em sua sinopse, as palavras ciência, cientista, laboratório, experimento, pesquisa, pesquisadores, Investigação/lógica científica, invenção e inventor. Concluiu-se que os filmes trazem estereótipos sobre a ciência e que podem servir como alternativa didática desde que tenham como suporte uma discussão crítica sobre as concepções transmitidas. Sistematizou-se, também, um roteiro de observação com critérios que subsidiem o professor na análise do conteúdo dos filmes de animação infantil em relação às imagens da atividade científica que apresentam.
Palavras-chave: Ciência. Cientista. Filme de animação infantil.
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1834 0 bytes Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2 |
Categoria: Ciências Artigos |
A Educação Não-formal e a Divulgação Científica: O que pensa quem faz? |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
CHELINI, Maria Julia; FERNANDES, Alessandra B.; FERNANDES, José A.; FLORENTINO, Harlei A.; LOURENÇO, Márcia F.; MARANDINO, Martha; MARTINS, Luciana C.; RACHID, Viviane; SILVEIRA, Rodrigo V. M. da. A educação em ciências está presente nos espaços não-formais de educação e nas diferentes mídias, havendo a necessidade de pesquisas sobre essa temática. O Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação Não-Formal e Divulgação em Ciências na FEUSP vem buscando compreender o significado dessas práticas. Neste trabalho, houve a intenção de definir e aprofundar os conceitos de educação não-formal e divulgação científica, a partir do levantamento teórico e da experiência de profissionais que atuam nestas áreas. Os dados obtidos até o presente momento reforçam a percepção da inexistência de uma definição comum desses termos tanto na bibliografia, quanto entre os profissionais da área, pois já foi verificado o uso de critérios diferenciados para a definição dos termos em estudo.
Palavras-chave: Educação. Ciências. Formal e não-formal. Práticas.
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1890 0 bytes Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/oquepensa_trabcongresso5.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
O lugar e as escalas e suas dimensões horizontal e vertical nos trabalhos práticos: implicações para |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
COMPIANI, Maurício
A Geologia apresenta epistemologia e prática escolar peculiares, em que a categoria de lugar e as escalas de observação, com suas dimensões horizontal e vertical, trazem implicações novas para o ensino de ciências e educação ambiental. No ensino de Ciências, enfocar o lugar e o ambiente (o global) traz outro olhar para os trabalhos de campo. A escala é problematizada como estratégia de aproximação e apreensão do real. Duas experiências, no Brasil e na Venezuela, são apresentadas para mostrar a temática do trabalho.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação ambiental. Trabalhos de campo. Lugar. Escalas de observação.
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1906 0 bytes Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 29-45, 2007 http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a03.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundam |
Versão: pdf Atualização: 20/11/2014 |
Descrição:
LONGHINI, Marcos Daniel
Este artigo traz alguns resultados sobre um processo de interação entre o pesquisador e duas participantes, alunas de um curso de Pedagogia, em torno do objetivo de elaborar, implementar e analisar um conjunto de aulas sobre um tema de Ciências Naturais. Em tal processo investigou-se como se deu a interação entre elas sobre os conhecimentos científicos que possuíam do conteúdo abordado, além das estratégias de como ensiná- lo. Tendo em vista, a partir dos resultados obtidos, a precária formação em conteúdos específicos que deveriam saber para ensinar, algumas reflexões são apontadas, principalmente às pertinentes à formação do professor para as séries iniciais do Ensino Fundamental e seu lócus principal, os cursos de Pedagogia.
Palavras-chave: Conhecimento do conteúdo científico. Ensino Fundamental. Formação docente.
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1950 0 bytes IENCI – V13(2), pp.241-253, 2008 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID184/v13_n2_a2008.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
A Biologia nos Museus de Ciências: a questão dos textos em bioexposições |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MARANDINO, Martha
O artigo em questão discute a produção de textos em museus de ciências, a partir de dados obtidos em pesquisa de doutorado a qual buscou estudar o processo de construção do discurso expositivo em exposições ligadas ao campo da biologia. Neste trabalho apresenta-se, inicialmente, o referencial teórico sobre o tema, onde se discute as características dos textos científicos, dos textos de divulgação e dos textos afixados em museus. Alguns exemplos dos textos estudados em cinco museus são apresentados, com base nos dados obtidos através da análise qualitativa das exposições. Elementos como formato, estrutura, edição e linguagem são analisados, buscando caracterizar a diferença entre os três tipos de textos e o processo de recontextualização pelo qual esses passam na elaboração do discurso expositivo.
Palavras-chave: Museus de Ciências. Textos científicos. Textos de divulgação. Textos de museus.
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2005 0 bytes Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 187-202, 2002 http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/abiologianosmuseusartigo7.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Avaliação e Teste de Explicações na Educação em Ciências |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PAULA, Helder de Figueiredo; BORGES, Antônio Tarciso
Estudantes do Ensino Fundamental atribuem aos experimentos a função avaliar a qualidade, em termos de adequação às evidências, de uma explicação ou teoria? Afinal, como os estudantes concebem o processo de avaliação de teorias ou explicações? Que função eles atribuem aos experimentos nesse contexto? Neste artigo, tratamos dessas questões com base em dados obtidos por meio de uma entrevista semi-estruturada com estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Experimentação. Teoria e Evidência. Natureza das Ciências.
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2019 0 bytes Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 175-192, 2007. http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a03.pdf |
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