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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Pesquisa Educacional e a Produção de Saberes nos Museus de Ciência Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARANDINO, Martha

Propõe-se uma reflexão sobre processos de socialização do conhecimento científico, com base nos conceitos de transposição didática/museográfica e recontextualização, no âmbito dos museus de ciências. Analisam-se formas de produção de conhecimento nos espaços de museus e discutem-se desafios e possibilidades do uso de conceitos indicados nas pesquisas sobre divulgação e educação nesses locais.

Palavras-chave: Museus de Ciências. Divulgação da ciência. Transposição didática/museográfica. Produção de saberes.

Downloads 1728  1728  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Hist. Cienc. Saúde-Manguinhos, 2005, v.12, p.161  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino de Ciências nos atlas escolares municipais: entre temas, professores e pesquisa Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AGUIAR, Lígia Maria Brochado de

O artigo apresenta uma síntese do percurso, bem como das reflexões realizadas durante desenvolvimento de pesquisa que resultou na produção das páginas de Ciências do Atlas Escolar de Rio Claro, São Paulo.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Mapa. Lugar. Atlas escolares.

Downloads 1777  1777  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. CEDES, Ago 2003, v.23, n.60, p.198-209.  Site http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n60/17276.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ensino de Astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LANGHI, Rodolfo; Roberto NARDI.

O objetivo central deste artigo é refletir sobre a questão dos erros conceituais de Astronomia presentes em livros didáticos, uma vez que estes recursos representam, muitas vezes, a única fonte de consulta utilizada pelo professor no preparo de suas atividades didáticas. Visando subsidiá-lo em sua prática pedagógica, o artigo apresenta, a partir de estudos de pesquisadores em ensino de Ciências, um levantamento bibliográfico sobre os problemas conceituais mais comuns acerca do tema. São realizadas, ainda, breves reflexões a respeito de problemas de ensino e aprendizagem, possivelmente decorrentes dos erros assinalados inicialmente. Resultados de algumas pesquisas sobre o tema, divulgadas após a revisão dos livros didáticos empreendida pelo Ministério da Educação nos últimos anos, dentro do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), também são elencados.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino da Astronomia. Avaliação do livro Didático. Erros conceituais.

Downloads 1778  1778  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1: p. 87-111, abr.  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora! O que é e quem faz Ciência? Imagens sobre a atividade científica divulgadas em filmes de animação i Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
TOMAZI, Aline Luiza; PEREIRA, Aline Julyê; SCHÜLER, Cristiane Müller; PISKE, Karin; TOMIO, Daniela.

Caracterizar as imagens de ciência e de cientista veiculadas em filmes de animação infantil – a fim de contribuir na discussão de alternativas didáticas para educação científica de crianças – é o objetivo desta pesquisa. Para tal, foram selecionados e analisados filmes desse gênero que contivessem mencionadas, em sua sinopse, as palavras ciência, cientista, laboratório, experimento, pesquisa, pesquisadores, Investigação/lógica científica, invenção e inventor. Concluiu-se que os filmes trazem estereótipos sobre a ciência e que podem servir como alternativa didática desde que tenham como suporte uma discussão crítica sobre as concepções transmitidas. Sistematizou-se, também, um roteiro de observação com critérios que subsidiem o professor na análise do conteúdo dos filmes de animação infantil em relação às imagens da atividade científica que apresentam.

Palavras-chave: Ciência. Cientista. Filme de animação infantil.

Downloads 1834  1834  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Educação Não-formal e a Divulgação Científica: O que pensa quem faz? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CHELINI, Maria Julia; FERNANDES, Alessandra B.; FERNANDES, José A.; FLORENTINO, Harlei A.; LOURENÇO, Márcia F.; MARANDINO, Martha; MARTINS, Luciana C.; RACHID, Viviane; SILVEIRA, Rodrigo V. M. da.

A educação em ciências está presente nos espaços não-formais de educação e nas diferentes mídias, havendo a necessidade de pesquisas sobre essa temática. O Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação Não-Formal e Divulgação em Ciências na FEUSP vem buscando compreender o significado dessas práticas. Neste trabalho, houve a intenção de definir e aprofundar os conceitos de educação não-formal e divulgação científica, a partir do levantamento teórico e da experiência de profissionais que atuam nestas áreas. Os dados obtidos até o presente momento reforçam a percepção da inexistência de uma definição comum desses termos tanto na bibliografia, quanto entre os profissionais da área, pois já foi verificado o uso de critérios diferenciados para a definição dos termos em estudo.

Palavras-chave: Educação. Ciências. Formal e não-formal. Práticas.

Downloads 1890  1890  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo  Site http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/oquepensa_trabcongresso5.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O lugar e as escalas e suas dimensões horizontal e vertical nos trabalhos práticos: implicações para Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
COMPIANI, Maurício

A Geologia apresenta epistemologia e prática escolar peculiares, em que a categoria de lugar e as escalas de observação, com suas dimensões horizontal e vertical, trazem implicações novas para o ensino de ciências e educação ambiental. No ensino de Ciências, enfocar o lugar e o ambiente (o global) traz outro olhar para os trabalhos de campo. A escala é problematizada como estratégia de aproximação e apreensão do real. Duas experiências, no Brasil e na Venezuela, são apresentadas para mostrar a temática do trabalho.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação ambiental. Trabalhos de campo. Lugar. Escalas de observação.

Downloads 1906  1906  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 29-45, 2007  Site http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a03.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundam Popular Versão: pdf
Atualização:  20/11/2014
Descrição:
LONGHINI, Marcos Daniel

Este artigo traz alguns resultados sobre um processo de interação entre o pesquisador e duas participantes, alunas de um curso de Pedagogia, em torno do objetivo de elaborar, implementar e analisar um conjunto de aulas sobre um tema de Ciências Naturais. Em tal processo investigou-se como se deu a interação entre elas sobre os conhecimentos científicos que possuíam do conteúdo abordado, além das estratégias de como ensiná- lo. Tendo em vista, a partir dos resultados obtidos, a precária formação em conteúdos específicos que deveriam saber para ensinar, algumas reflexões são apontadas, principalmente às pertinentes à formação do professor para as séries iniciais do Ensino Fundamental e seu lócus principal, os cursos de Pedagogia.

Palavras-chave: Conhecimento do conteúdo científico. Ensino Fundamental. Formação docente.

Downloads 1950  1950  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V13(2), pp.241-253, 2008  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID184/v13_n2_a2008.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Biologia nos Museus de Ciências: a questão dos textos em bioexposições Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARANDINO, Martha

O artigo em questão discute a produção de textos em museus de ciências, a partir de dados obtidos em pesquisa de doutorado a qual buscou estudar o processo de construção do discurso expositivo em exposições ligadas ao campo da biologia. Neste trabalho apresenta-se, inicialmente, o referencial teórico sobre o tema, onde se discute as características dos textos científicos, dos textos de divulgação e dos textos afixados em museus. Alguns exemplos dos textos estudados em cinco museus são apresentados, com base nos dados obtidos através da análise qualitativa das exposições. Elementos como formato, estrutura, edição e linguagem são analisados, buscando caracterizar a diferença entre os três tipos de textos e o processo de recontextualização pelo qual esses passam na elaboração do discurso expositivo.

Palavras-chave: Museus de Ciências. Textos científicos. Textos de divulgação. Textos de museus.

Downloads 2005  2005  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 187-202, 2002  Site http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/abiologianosmuseusartigo7.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Avaliação e Teste de Explicações na Educação em Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PAULA, Helder de Figueiredo; BORGES, Antônio Tarciso

Estudantes do Ensino Fundamental atribuem aos experimentos a função avaliar a qualidade, em termos de adequação às evidências, de uma explicação ou teoria? Afinal, como os estudantes concebem o processo de avaliação de teorias ou explicações? Que função eles atribuem aos experimentos nesse contexto? Neste artigo, tratamos dessas questões com base em dados obtidos por meio de uma entrevista semi-estruturada com estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Experimentação. Teoria e Evidência. Natureza das Ciências.

Downloads 2019  2019  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 175-192, 2007.  Site http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a03.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Uso dos Recursos Audiovisuais e o Ensino de Ciências Popular Versão: PDF
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
ROSA, Paulo Ricardo da Silva
Neste trabalho, apresentamos uma análise da função dos recursos audiovisuais na Educação em geral e no Ensino de Ciências em particular. A ênfase é dada na relação entre o uso de Recursos Audiovisuais e o desenvolvimento da função simbólica, como encontrado em Piaget e Vygotsky, e o uso desses recursos a partir de um ponto de vista ausubeliano.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Recursos Audiovisuais.

Downloads 2053  2053  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fís., v. 17, n. 1: p. 33-49, abr. 2000  Site http://
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