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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Serpentes e Acidentes Ofídicos: um estudo sobre erros conceituais em livros didáticos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SANDRIN, Maria de Fátima Neves Sandrin; NARDI, Giuseppe Puorto e Roberto

O tema serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos constituem um problema em livros didáticos no Brasil devido ao elevado índice de erros conceituais. Visando subsidiar a prática pedagógica do professor, analisamos, sob os aspectos conceitual e metodológico, um total de 27 livros publicados no período de 1982-1999. Os critérios usados na análise conceitual foram a correção científica e a presença de classificações não-científicas. Os aspectos conceituais foram basicamente a presença de contextualização, problematização, proporção entre texto e ilustração, sequência lógica e uso de vocabulário técnico. Na análise conceitual constatamos nos livros a predominância percentual dos problemas relacionados à biologia das serpentes, identificação e diferenciação de peçonhentas e não-peçonhentas, modo inadequado de atendimento ao acidentado ofídico e uso de conceitos antropocêntricos.

Palavras-chave: Educação Científica. Serpentes. Acidentes Ofídicos. Erros conceituais em livros didáticos.

Downloads 1321  1321  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(3), pp. 281-298, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID132/v10_n3_a2005.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Funda Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RIBEIRO, Paula Regina Costa; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de; SOUZA, Diogo Onofre

Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural.

Palavras-chave: Sexualidade. Narrativas. Pedagogia escolar. Séries iniciais.

Downloads 1131  1131  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Estud. Fem., jan./abr. 2004, v.12, n.1, p.  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Sistema para Infiltração das Águas Pluviais no Solo e Subsolo da Bacia de Curitiba em Vias Urbanizad Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Vinicios Hyczy do; FILHO, Ernani Francisco da Rosa; HINDI, Eduardo Chemas; MANTOVANI, Luiz Eduardo.

O avanço do crescimento das cidades, por mais ordenado que seja, cria alterações no meio ambiente. Onde antes eram matas e campos, agora são casas, edifícios, ruas asfaltadas, galerias de águas pluviais, etc. O processo de impermeabilização do terreno é um dos fatores que alteram significativamente o ciclo hidrológico, pois impede a infiltração das águas no solo e subsolo e incrementa o seu escoamento superficial com o agravante aumento das velocidades de fluxo, causando enchentes, erosões e assoreamentos a jusante. As águas subterrâneas sofrem sensíveis alterações, pois não são recarregadas e, portanto, não alimentam os rios nas épocas de estiagem, havendo um decréscimo significativo da sua vazão de base. Neste contexto, vê-se a importância do estudo geológico da região em apreço, em especial a Formação Guabirotuba, a fim de implantar um sistema para infiltração das águas pluviais. O objetivo do trabalho, portanto, é idealizar um sistema de controle do escoamento das águas pluviais em vias públicas em pequena escala, através da instalação de caixas de captação de águas pluviais dotadas de sistema de contenção e infiltração destas águas na camada não saturada do solo e subsolo da Bacia Sedimentar de Curitiba, de modo a atenuar as alterações provocadas pela impermeabilização do solo. O sistema permitirá o abrandamento destas alterações ao meio ambiente, realimentando o lençol freático pontualmente e perenizando os rios nas épocas de estiagens, o que mitigará as conseqüências das enchentes, das erosões e do assoreamento em épocas de chuvas intensas.

Palavras-chave: Impermeabilizção. Infiltração. Formação Guabirotuba.

Downloads 589  589  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Águas Subterrâneas, v.21, n.1, p.85-92, 2007  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/asubterraneas/article/view/16171/10690
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Teatro como ferramenta de aprendizagem da Física e de problematização da natureza da ciência Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MEDINA, Marcio; BRAGA, Marco.

Neste artigo apresentamos uma experiência didática onde as relações entre Física e Arte se apresentam através da História da Ciência. O teatro é o elemento motivador de uma metodologia de ensino voltada para uma aprendizagem interdisciplinar, que coloca em prática os pressupostos indicados na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN+ (2002). Na atividade foram desenvolvidas as habilidades e competências necessárias para a vida, a partir da encenação teatral de um texto adaptado da peça “A Vida de Galileu Galilei” de Bertolt Brecht. O texto foi adaptado visando explorar o conteúdo de Física, de Astronomia e áreas afins. Pretende-se, a partir daí,alcançar uma maior integração entre as disciplinas científicas e destas com as de ciências humanas e sociais. A peça ocorre como parte de um trabalho sobre a revolução científica, técnica, artística, econômica e social ocorrida durante os séculos XVI e XVII. O trabalho foi acompanhado de uma pesquisa sobre a aprendizagem e interesses dos alunos em relação à Física onde se procurou avaliar as vantagens e desvantagens da metodologia adotada. Procuraremos, aqui, descrever as etapas do trabalho desde as primeiras discussões travadas em sala até a montagem da peça. Nesse processo, os alunos tiveram uma participação efetiva, desde a idealização à execução final do trabalho, incluindo os ensaios, a pesquisa e a produção de cenários e figurinos, marcação de cenas, layout dos programas da peça, do cartaz, etc. Os resultados alcançados apresentaram-se de acordo com as competências gerais, habilidades e o letramento, defendidos pela nova educação exigida para os alunos do século XXI.

Palavras-chave: Ensino de Física. Interdisciplinaridade. História da Ciência. Teatro Científico.

Downloads 823  823  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 313-333, ago  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Tilápias (Actinopterygii: Cichlidae) Comercializadas em Feira de Santana (Bahia Como Bioindicadores  Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MOTA, Geísa Gomes; BARBONI, Susi de Almeida Vasconcelos; JESUS, Marcel Carvalho de.

Espécies de tilápias comercializadas no Centro de Abastecimento da cidade de Feira de Santana, Bahia (CAFS), foram utilizadas no presente trabalho para avaliar a condição dos rios da Bacia do Paraguaçu. Foram realizados testes de micronúcleo pisceo, sendo que sete coletas foram efetuadas nos meses de maio a agosto de 2008 e 22 espécimes de tilápias foram adquiridas. Três modelos de protocolos diferenciados foram utilizados. No primeiro modelo, as três etapas foram realizadas no mesmo dia, secagem do esfregaço, fixação com Metanol 100% e coloração com Giemsa 10%. No segundo, somente a secagem foi efetuada no dia da coleta, sendo as demais etapas realizadas 24 horas depois. No terceiro e último, apenas a coloração foi realizada no dia subsequente. Do total de 20.000 células foram encontrados 119 micronúcleos, indicando a ação de genotóxicos nas células dos peixes. Seu consumo em larga escala pode estabelecer cadeia de contaminação por genotóxicos da população de Feira de Santana. Sugere-se a realização de estudos adicionais para identificação do agente e da cadeia de contaminação para que sejam implementadas medidas sanitárias para o restabelecimento das condições de saúde e qualidade de vida da população afetada.

Palavras-chave: Bacia do Paraguaçu. Bioindicadores. Tilápias. Micronúcleos.

Downloads 352  352  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pesticidas: r. ecotoxicol. e meio ambiente, Curiti  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/pesticidas/article/view/16549
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Toxoplasmose em cães e gatos Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NEGRI, Daísa de; CIRILO, Mariângela Borella; SALVARANI, Renata de Sá.

A toxoplasmose trata-se de uma importante zoonose, de grande interesse em saúde pública, pois pode provocar sérios danos aos fetos, tanto em humanos quanto nos animais. Seu agente etiológico é um protozoário denominado Toxoplasma gondii. Acomete todos os animais homeotérmicos, sendo que os felídeos são os únicos hospedeiros definitivos. A transmissão pode ocorrer pela ingestão de oocistos contidos nas fezes dos gatos, através da ingestão de carne crua ou mal cozida infectadas, ou por via transplacentária. A doença é comum, mas os sinais clínicos são raros, sendo que nos gatos os órgãos
mais afetados são os pulmões e os olhos, enquanto que nos cães é comum manifestações neurológicas. A forma mais eficiente de diagnóstico é o teste sorológico, ELISA. O tratamento pode ser realizado com clindamicina, prednisona (uveíte) e pirimetamina associada à sulfadiazina. Este trabalho teve como objetivo analisar a etiologia, as características clínicas, o diagnóstico, o tratamento e o prognóstico da toxoplasmose em cães e gatos.

Palavras-chave: Cães. Gatos. Toxoplasma gondii. Toxoplasmose. Zoonose.

Downloads 1605  1605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Científica Eletrônica de Medicia Veterinár  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Toxoplasmose, uma doença congnita Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
JOBIM,Elizete Medeiros; SILVA, José Edson Paz da.

A toxoplasmose é uma doença universal geralmente assintomática em indivíduos sadios, mas representa um sério problema em gestantes.As modificações que ocorrem no sistema imunológico da gestante durante este período,contribuem para que a doença seja pouco manifesta para ser reconhecida pelos médicos e pela própria paciente,mas causando sérios danos ao feto. A mortalidade é de 12% e as sequelas ocorrem em 90% das crianças infectadas, com maior comprometimento ocular e do sistema nervoso central. Entretanto a transmissão para o feto tem sido limitada apenas aos casos em que a mulher adquire toxoplasmose durante a gravidez. Para aquelas mulheres infectadas antes da concepção ,não há risco de contaminação fetal,a menos que seu sistema imunológico esteja comprometido. O diagnóstico laboratorial clássico da toxoplasmose tem se baseado na pesquisa de anticorpos contra o parasita e tem o objetivo de determinar se a infecção foi adquirida antes ou depois da concepção,este deve ser realizado preferencialmente quando a mulher tiver a intenção de engravidar ou o mais precocemente possível, pois é muito importante a detecção precoce e o tratamento da doença.

Palavras-chaves:Toxoplasmose. Gravidez. Diagnóstico precoce.

Downloads 1038  1038  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Saúde, vol. 30 (1-2): 50-56, 2004  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Trabalho laboratorial e práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino b Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CORREIA, Marisa; FREIRE, Ana.

Na última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos de ciências e nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto, pretendeu-se caracterizar as perspectivas de ensino e aprendizagem de professores de Ciências Físico-Químicas do Ensino Básico, analisando o trabalho laboratorial que desenvolvem e as formas de o avaliar. Este estudo envolveu três professores em início de carreira. Para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas, a observação de aulas e a documentos. Os resultados sugerem que o trabalho laboratorial não é frequente nas aulas dos participantes e quando implementado apresenta um carácter verificativo e demonstrativo. Os professores demonstraram dificuldades na avaliação das aprendizagens dos alunos, o que é coerente com uma perspectiva de ensino e aprendizagem tradicional.

Palavras-chave: trabalho laboratorial; avaliação; perspectivas de ensino e aprendizagem.

Downloads 361  361  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio Vol. 11 nº1 junho 2009  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Tomada de Consciência de Conflitos: análise da atividade discursiva em uma aula de ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AGUIAR JR., Orlando G.; MORTIMER, Eduardo F.

Nesse artigo iremos examinar como o conflito entre a visão de senso comum e a visão da ciência é percebido e trabalhado pelos estudantes com a mediação do professor. Para isso, analisamos um episódio de ensino, parte das gravações realizadas no desenvolvimento de uma sequência de ensino de calor e temperatura para estudantes de 8a série (14-15 anos). Utilizamos a estrutura de análise do discurso da sala de aula proposta por Mortimer e Scott (2002, 2003) para tornar visíveis os movimentos discursivos que conduzem à tomada de consciência, por parte dos estudantes, da contradição existente entre dois modelos utilizados por eles em diferentes circunstâncias: o modelo cinético de partículas e o modelo de trocas de calor e de frio.

Palavras-chave: Dinâmica discursiva. Conflito. Linguagem e Cognição. Ensino Aprendizagem em Ciências. Sócio-construtivismo.

Downloads 1163  1163  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(2), pp. 179-207, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID128/v10_n2_a2005.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Transposição ou Recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARANDINO, Martha

A transformação do conhecimento científico com fins de ensino e divulgação se constitui como espaço-tempo de produção de novos saberes. Com base nesse pressuposto, esse trabalho estudou o processo de transposição didática/museográfica e de recontextualização nos espaços de museus de ciências, procurando entender os mecanismos de constituição do discurso expresso nas exposições que abordam temáticas biológicas.

Palavras-chave: Transposição didática. Recontextualização. Transposição museográfica. Educação em museus.

Downloads 1256  1256  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Educ., Ago. 2004, n.26, p.95-108.  Site 
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