Categoria: Ciências Artigos |
O conhecimento prático dos estudantes do ensino fundamental I a partir de observações microscópicas |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
CASTRO,Darcy Ribeiro de; BEJARANO, Nelson Rui Ribas.
Esse texto trata dos aspectos práticos na formação de conceitos com crianças em faixa etária entre 7 e 11 anos de idade, na área de Ciências Naturais. Deriva de uma dissertação de mestrado que estudou a formação de conceitos de tamanho e funções vitais de seres vivos numa escola cooperativista da cidade de Central (COOPEC), região Noroeste do estado da Bahia, em 2009-2010. Em tal estudo, objetivamos identificar os conhecimentos dos alunos acerca de microorganismos, micro e macro células e respiração nos vegetais, bem como descrever os processos que eles usam para compreendê-los após o desenvolvimento de aulas práticas com o auxílio do microscópio. Preparamos o material microscópico sobre os referidos conteúdos e observamo-lo em todas as turmas das Séries Iniciais. Fizemos registros fotográficos destas práticas e em áudio e vídeo, incluindo os depoimentos dos estudantes. Em seguida, analisamo-los, segundo método comparativo, na perspectiva de mediação destes saberes para o ensino. Discutimos tais conteúdos com base no conhecimento biológico da criança nos níveis espontâneo e científico.
Palavras-chave: Formação de conceitos. Microorganismos. Micro células. Macro células. Ensino.
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591 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V6(2), pp. 31 |
Categoria: Ciências Artigos |
Alfabetização Científico-Tecnológica para quê? |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
Auler, Décio e Delizoicov, Demétrio A Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT), cada vez mais, tem sido postulada enquanto dimensão fundamental numa dinâmica social crescentemente relacionada ao desenvolvimento científico-tecnológico. Contudo, o rótulo ACT abarca um espectro bastante amplo de significados. Os objetivos balizadores são diversos e difusos. Neste trabalho, discute- se ACT segundo duas perspectivas, denominadas de reducionista e ampliada. A reducionista, em nossa análise, desconsidera a existência de construções subjacentes à produção do conhecimento científico-tecnológico, tal como aquela que leva a uma concepção de neutralidade da Ciência-Tecnologia. Relacionamos a esta compreensão de neutralidade os denominados mitos: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. A perspectiva ampliada, proposta neste trabalho, busca a compreensão das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), associando o ensino de conceitos à problematização desses mitos. Palavras-chave: Alfabetização Científico-Tecnológica. Ciência-Tecnologia-Sociedade.
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587 0 bytes Revista Ensaio |
Categoria: Ciências Artigos |
Questões socio-políticas de ciência através da ficção científica: um exemplo com "contato" |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PIASSIL, Luís Paulo Piassil; PIETROCOLA, Maurício
O uso de filmes de ficção científica no ensino de ciências tem sido proposto por diversos autores. Como discursos a respeito da ciência, produzidos a partir de contextos socioculturais concretos, os filmes levantam questões derivadas do debate social, revelando posições ideológicas relacionadas com a ciência, a tecnologia e suas relações com problemas sociais atuais. Tais aspectos tornam os filmes particularmente interessantes como forma de introduzir discussões socioculturais em sala de aula. Usando “Contato” de Robert Zemeckis como um exemplo, apresentamos instrumentos de análise para o estabelecimento de possibilidades didáticas em três esferas: conceitual-fenomenológica, histórico-metodológica e sócio-política. A partir tanto dos instrumentos de análise desenvolvidos quanto de experiências prévias em sala de aula, planejamos e aplicamos uma atividade piloto para estudantes de primeiro ano de licenciatura, na disciplina de História da Ciência. Nessa atividade em particular, estávamos interessados em verificar se tais estudantes são capazes de identificar, a partir do enredo, conflitos ideológicos a respeito dos papéis da ciência na sociedade. Os resultados mostraram que tal abordagem fornece aos professores graduandos meios de identificar questões relevantes de debate a partir de uma obra ficcional. Esse trabalho é parte de uma pesquisa maior que envolve formação de professores em serviço através do planejamento e da aplicação de atividades didáticas empregando obras ficcionais.
Palavras-chave: Ficção Científica. Filmes. Questões Sócio-Políticas. CTS. Ensino de Ciências.
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578 0 bytes XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física |
Categoria: Ciências Artigos |
Aprendendo a lição de Chaco Canyon: do “Desenvolvimento Sustentável” a uma vida sustentável |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FERNANDEZ, Fernando
Ao chegar pela primeira vez à região, hoje conhecida como Chaco Canyon, no sudoeste dos Estados Unidos, os conquistadores espanhóis ficaram maravilhados e intrigados diante das imensas ruínas de construções que encontraram em pleno deserto, erguidas com grossos troncos de árvore e pequenos blocos de pedra. Para que serviriam aqueles gigantescos edifícios e de onde teria sido trazida a madeira usada em sua construção, se as florestas mais próximas ficavam a centenas de quilômetros de distância? Estudos recentes indicaram que o material utilizado era dali mesmo. Há apenas 1.100 anos, uma extensa floresta cobria toda aquela área, que foi palco de uma devastação ecológica como muitas que a ocupação humana tem sido capaz de provocar ao longo da História em diversas partes do mundo. A lição que podemos extrair desse episódio é o tema central da palestra que o biólogo Fernando Fernandez, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou, com grande repercussão, durante a Conferência Nacional 2004 — Empresas e Responsabilidade Social, cujo conteúdo, revisto e atualizado pelo autor, temos o prazer de apresentar nesta edição de Instituto Ethos Reflexão. Para Fernandez, um pesquisador cada vez mais interessado na história e na filosofia das relações do homem com a natureza, “a ecologia tem sido um dos maiores árbitros da ascensão e da decadência das civilizações”, conforme demonstram os vários exemplos por ele apresentados. “Em muitas ocasiões, a decadência das civilizações foi acontecendo à medida que cada uma destruiu seu ambiente e esgotou a base de recursos dos quais dependia.” A evocação de Chaco Canyon serve ao autor para introduzir uma ampla discussão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e para pôr em xeque a eficiência de projetos que se definem como “socioambientais”. Serve também para sugerir caminhos a seguir frente aos riscos que ameaçam a vida no planeta e para alertar que é preciso pensar menos no “meio ambiente” como a sociedade o concebeu e mais na conservação da natureza em sua totalidade. O propósito do Instituto Ethos ao realizar esta publicação é promover o diálogo em torno das diversas visões sobre o desenvolvimento sustentável, de modo a aprofundar a reflexão sobre como a gestão socialmente responsável das empresas contribui para a sustentabilidade da sociedade.
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575 0 bytes nosrevista http://www.nosrevista.com.br/media/2008/01/Reflexao%20Chaco%20Canyon%20por%20F%20Fernandez.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Tilápias (Actinopterygii: Cichlidae) Comercializadas em Feira de Santana (Bahia Como Bioindicadores |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MOTA, Geísa Gomes; BARBONI, Susi de Almeida Vasconcelos; JESUS, Marcel Carvalho de. Espécies de tilápias comercializadas no Centro de Abastecimento da cidade de Feira de Santana, Bahia (CAFS), foram utilizadas no presente trabalho para avaliar a condição dos rios da Bacia do Paraguaçu. Foram realizados testes de micronúcleo pisceo, sendo que sete coletas foram efetuadas nos meses de maio a agosto de 2008 e 22 espécimes de tilápias foram adquiridas. Três modelos de protocolos diferenciados foram utilizados. No primeiro modelo, as três etapas foram realizadas no mesmo dia, secagem do esfregaço, fixação com Metanol 100% e coloração com Giemsa 10%. No segundo, somente a secagem foi efetuada no dia da coleta, sendo as demais etapas realizadas 24 horas depois. No terceiro e último, apenas a coloração foi realizada no dia subsequente. Do total de 20.000 células foram encontrados 119 micronúcleos, indicando a ação de genotóxicos nas células dos peixes. Seu consumo em larga escala pode estabelecer cadeia de contaminação por genotóxicos da população de Feira de Santana. Sugere-se a realização de estudos adicionais para identificação do agente e da cadeia de contaminação para que sejam implementadas medidas sanitárias para o restabelecimento das condições de saúde e qualidade de vida da população afetada.
Palavras-chave: Bacia do Paraguaçu. Bioindicadores. Tilápias. Micronúcleos.
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571 0 bytes Pesticidas: r. ecotoxicol. e meio ambiente, Curiti http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/pesticidas/article/view/16549 |
Categoria: Ciências Artigos |
De que Maneira o afastamento da ética é lesivo à Ciência? |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FILHO, Jenner Barretto Bastos;
O nosso objetivo aqui é o de responder se é sustentável a tese que assevera a radical independência entre a excelência de um cientista de um lado e, de outro, a sua má postura Ética. A nossa resposta é a seguinte: ainda que, em casos singulares, seja concebível uma coexistência que poderia favorecer a tese da independência, essa coexistência é deletéria para o próprio e sadio desenvolvimento da ciência, enquanto instituição, pois esse desenvolvimento, se realmente for sadio, então irá requerer altos padrões éticos e cognitivos. As conseqüências dessa coexistência são desastrosas para a educação, a paz, o ambiente, a democracia e a solidariedade entre os povos.
Palavras-chave: Ética. Ciência. Afastamento entre Ética e Ciência.
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570 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 103-124, abr |
Categoria: Ciências Artigos |
Ensinar Ciências por Investigação: Um Desafio para os Formadores |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LIMA, Maria Emília C. C.; DAVID, Marciana A.; MAGALHÃES, Welington Ferreira de.
Neste trabalho, mostraremos que uma atitude investigativa, durante o processo de ensino por meio de experimentos, pode criar oportunidades para a aquisição de conhecimento de forma conceitualmente consistente. Dessa forma, a análise de resultados aparentemente errados constitui a força motora para novas investigações práticas e conceituais, criando um ciclo virtuoso de aprendizado. Desenvolveremos, também, os conceitos termodinâmicos de calor, transformações adiabáticas e diatérmicas assim como o de energia. Aplicamos esses conceitos na interpretação dos resultados de experimentos nos quais ocorrem variações temporárias de temperatura resultante de mudanças de estado, envolvendo a hidratação, dissolução e cristalização em água dos sais de acetato de sódio anidro e hidratado.
Palavras-chave: Ensino por investigação. Formação de professores. Calor
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564 0 bytes QUÍMICA NOVA NA ESCOLA /N° 29, AGOSTO 2008 |
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