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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Quando Visões de Mundo se Encontram: religião e ciências na trajetória de formação de alunos protest Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SEPULVEDA, Claudia; EL-HANI, Charbel Niño

Este trabalho analisa como educação religiosa e educação científica se relacionam ao longo da trajetória de formação profissional de alunos protestantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A análise foi baseada no mapeamento das concepções de natureza dos alunos investigados e na caracterização de suas estratégias para administrar a convivência entre conhecimento científico e conhecimento religioso em sua visão de mundo.

Palavras-chave: Educação Religiosa. Educação Científica. Concepção de Natureza. Concepção de Ciência. Construtivismo Contextual. Formação de Professores.

Downloads 1347  1347  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V9(2), pp. 137-175, 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID113/v9_n2_a2004.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Questões socio-políticas de ciência através da ficção científica: um exemplo com "contato" Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PIASSIL, Luís Paulo Piassil; PIETROCOLA, Maurício

O uso de filmes de ficção científica no ensino de ciências tem sido proposto por diversos autores. Como discursos a respeito da ciência, produzidos a partir de contextos socioculturais concretos, os filmes levantam questões derivadas do debate social, revelando posições ideológicas relacionadas com a ciência, a tecnologia e suas relações com problemas sociais atuais. Tais aspectos tornam os filmes particularmente interessantes como forma de introduzir discussões socioculturais em sala de aula. Usando “Contato” de Robert Zemeckis como um exemplo, apresentamos instrumentos de análise para o estabelecimento de possibilidades didáticas em três esferas: conceitual-fenomenológica, histórico-metodológica e sócio-política. A partir tanto dos instrumentos de análise desenvolvidos quanto de experiências prévias em sala de aula, planejamos e aplicamos uma atividade piloto para estudantes de primeiro ano de licenciatura, na disciplina de História da Ciência. Nessa atividade em particular, estávamos interessados em verificar se tais estudantes são capazes de identificar, a partir do enredo, conflitos ideológicos a respeito dos papéis da ciência na sociedade. Os resultados mostraram que tal abordagem fornece aos professores graduandos meios de identificar questões relevantes de debate a partir de uma obra ficcional. Esse trabalho é parte de uma pesquisa maior que envolve formação de professores em serviço através do planejamento e da aplicação de atividades didáticas empregando obras ficcionais.

Palavras-chave: Ficção Científica. Filmes. Questões Sócio-Políticas. CTS. Ensino de Ciências.

Downloads 580  580  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Raízes Históricas da Difícil Equação Institucional da Ciência no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; FERRAZ, Márcia H. M.

Apresenta-se, neste artigo, o quadro histórico da institucionalização das ciências no Brasil, procurando identificar, em diferentes períodos, a articulação (ou falta de articulação) dos quatro componentes fundamentais para que ocorra a institucionalização de qualquer área do conhecimento, a saber: ensino, pesquisa, divulgação e aplicação do conhecimento.

Palavras-chave: Ciência no Brasil. Institucionalização da ciência. Política científica.

Downloads 923  923  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma São Paulo: Perspec., Jul. 2002, v.16, n.3, p.03-1  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Redes Cotidianas de Conhecimento e os Museus de Ciência Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GOUVÊA, Guaracira; VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele; MARANDINO, Martha

Os crescentes desafios gerados pelos avanços tecnológicos e da informação convocam a educação a cumprir a função de suprir as demandas de ampliação da cultura científica da sociedade. O museu de ciência, enquanto promotor de educação não-formal, exerce seu papel social ao se apresentar como uma instância das redes cotidianas de conhecimento que pode contribuir nessa ampliação. A presente reflexão é fruto das investigações realizadas pela equipe da Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, e se refere particularmente aos estudos sobre a especificidade da instituição museu e às questões ligadas à relação museu – escola.

Palavras-chave: Desafios. Avanços Tecnológicos. Informação. Museu. Ciência.

Downloads 1358  1358  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Parecerias Estratégicas, Brasília, n. 11, 2001. FE  Site http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/redescotidianasartigo9.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
KRASILCHIK, Myriam

Este trabalho inclui uma revisão histórica das propostas de reforma do ensino de Ciências ao longo dos últimos anos. O caso descrito ilustra alguns dos caminhos percorridos por vários projetos desde a sua elaboração nos órgãos normativos como parte de políticas públicas até o dia-a-dia das salas de aula.

Palavras-chave: Reforma educacional. Didática e ensino das ciências. Avaliação e pesquisa.

Downloads 1408  1408  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma São Paulo Perspec., Mar. 2000, v.14, n.1, p.85-9  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Representações do Professor e Implementação de Currículo de Educação Ambiental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GAZZINELLI, Maria Flávia

Este artigo diz respeito à experiência de implementação de Currículo de Educação Ambiental para jovens residentes em torno do Parque São Bartolomeu, importante sítio natural e histórico situado no subúrbio de Salvador, Bahia. O objetivo do estudo foi investigar a influência do sistema de representações do professor na implementação de currículo em Educação Ambiental. Detectou-se que professores reelaboram o currículo de Educação Ambiental em razão de suas representações e valores e que os processos de aprendizagem dos alunos são afetados pelas representações coletivas que os professores têm da natureza, da relação homem/natureza e do processo pedagógico.

Palavras-chave: Currículo. Educação Ambiental. Conhecimento.

Downloads 1279  1279  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 173-194, março/20  Site http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a07n115.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Revisão do mecanismo fisiopatológico da amebíase Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CHAVES, Antonio Carlos Palermo; SEIXAS FILHO, José Teixeira de; DANTAS, Marcia Macedo Lima.

O trabalho teve por objetivo rever na literatura a relação do parasito com o hospedeiro e os mecanismos fisiopatogênicos da Entamoeba histolytica. A amebíase é uma doença que acomete o homem, causada pelo protozoário Entamoeba histolystica, da família Entamoebida, do filo Sarcomastigophora e classe Lobozia. É transmitida de individuo para individuo, pela ingestão de alimentos ou água contaminada pelos cistos do parasito. Tem como foco primário o intestino causando desinteria, colite e
enterocolite amebiana; podendo atingir outros órgãos e tecidos através da corrente sanguínea causando processos inflamatórios e necrose. A amebíase é uma infecção cosmopolita, com distribuição mundial, principalmente em países subdesenvolvidos de clima quentes, tropicais e subtropicais, onde o saneamento básico é inadequado e o abastecimento de água é precário. O processo de invasão tecidual tem localização preferencial no ceco e no retossigmóide, sendo iniciado pelo reconhecimento de uma molécula do epitélio intestinal pelo parasito. Esta revisão permite que se conclua que o governo deva priorizar, principalmente nas periferias, o saneamento básico, o abastecimento de água potável sendo dever dos governantes propiciarem alimentação adequada, educação sanitária e ambiental, assim como se torna urgente a criação de
um programa de prevenção a Amebíase, segunda doença parasitária que mais causa mortes anualmente no mundo. Podem-se iniciar pelo incentivo as pesquisas, principalmente os estudos dos mecanismos fisiopatológicos, que aumentam a virulência do parasito, para que uma possível vacina seja desenvolvida, diminuindo ou erradicando essa doença.

Palavras-chave: Contaminação. Entamoeba histolytica. Epidemiologia. Parasitose. Saneamento básico.

Downloads 4678  4678  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Augustus | Rio de Janeiro | Vol. 14 | N. 2  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Rumos da educação em saúde no Brasil e sua relação com a educação ambiental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MOHR, Adriana; SCHALL, Virgínia T.

No presente trabalho são apresentados, brevemente, alguns antecedentes históricos da educação em saúde no Brasil, desde o final do século passado até os dias atuais, e as diversas características de enfoque que tal campo apresentou ao longo do tempo.

Palavras-chave: Educação. Saúde. Educação em Saúde. Educação Ambiental. Ensino Fundamental.

Downloads 1081  1081  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Saúde Pública, abr./jun. 1992, v.8, n.2  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Rumos da Formação de Professores para a Educação Ambiental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GOUVEA, Giana Raquel Rosa

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do investimento humano e conceitual na inserção da educação ambiental no processo de formação de professores. Trata-se de um estudo de caso, de natureza empírica, realizado em dois centros universitários localizados em Lorena e Barra Mansa, que atuam significativamente, na formação de professores da região. No processo de coleta de dados, foram atendidas as premissas que norteiam um estudo de caso, segundo YIN (2001), bem como fontes de evidências variadas. Os dados receberam tratamento quantitativo e qualitativo, dependendo da natureza da evidência. Nesse sentido, o estudo revela que, embora os professorandos que participaram da pesquisa tivessem pouca ou nenhuma noção da importância do trabalho de educação ambiental, tal situação pode ser alterada, inclusive no tocante às discussões que ocorrem no ambiente universitário e no replanejamento de planos e projetos pedagógicos dos cursos vocacionados para a formação de professores. Dessa forma, a reflexão constante sobre "o que preciso saber para ensinar?", "por que e para quem ensinar?" caminha juntamente com o "como ensinar?" na construção de um saber ambiental embasado pelo compromisso social e humano necessário à formação dos professores e à superação da dispedagogia ambiental.

Palavras-chave: Educação ambiental. Formação de professores. Dispedagogia ambiental.

Downloads 2795  2795  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educar, Curitiba, n. 27, p. 163-179, 2006. Editora  Site http://www.scielo.br/pdf/er/n27/a11n27.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Selvageria ou carência nutricional? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GRAIPEL, Maurício Eduardo; GHIZONI-JR, Ivo Rohling; MAZZOLLI, Marcelo

Os pumas - onças pardas - vêm atacando rebanhos de ovelhas no sul do país, levando os criadores a caçar e matar esses felinos. Mas a solução para o problema poderia ser outra: a adoção de medidas que minimizassem os ataques, com base em estudos sobre os hábitos do animal. Conhecer melhor o puma pode ser o caminho para a sua sobrevivência e para a convivência pacífica com as populações rurais.

Downloads 907  907  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://www.lamaq.ufsc.br/primeira.pdf
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