Categoria: Ciências Artigos |
Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em r |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Este artigo, que relata as dificuldades de professores em relação ao ensino da Astronomia, faz parte de um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo leva em consideração as concepções alternativas de alunos e professores sobre fenômenos astronômicos, os erros conceituais em livros didáticos e as sugestões de conteúdos de Astronomia constantes nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Caracterizar as dificuldades dos professores é a questão central deste texto, apontando para o objetivo de contribuir com subsídios para um futuro programa de formação continuada neste tema. O estudo se justifica mediante o fato de que planejamentos de cursos como estes só se adequarão à realidade do professor (e do aluno) se houver uma investigação antecipada sobre o que os docentes precisam saber e saber fazer a respeito da Astronomia, o que se concretizou em nosso caso pela interpretação dos discursos de uma amostra de professores coletados através de entrevistas semi-estruturadas, utilizando para interpretação os princípios e métodos da análise do discurso em sua linha francesa. Os resultados da pesquisa indicaram dificuldades de ordem pessoal, metodológica, de formação, de infra-estrutura e outras relacionadas às fontes de informações para docentes.
Pavavras-chave: Formação inicial e continuada de professores. Ensino da astronomia. Concepções alternativas. Erros conceituais em livros didáticos. Análise do discurso.
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472 0 bytes Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia |
Categoria: Ciências Artigos |
Alfabetização Científica no Contexto das Séries Iniciais |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio.
A contribuição do ensino de Ciências Naturais nas Séries Iniciais do ensino fundamental para o processo de alfabetização dos alunos é analisada. Um resgate bibliográfico dos trabalhos desenvolvidos no Brasil, nas duas últimas décadas, sobre o assunto, bem como, daqueles produzidos em vários países e que giram em torno do tema alfabetização científica propiciaram o estabelecimento de uma compreensão para o processo de alfabetização científica a ser trabalhado nas Séries Iniciais. Enfatiza-se que a alfabetização científica é uma atividade vitalícia, sendo sistematizada no espaço escolar, mas transcendendo suas dimensões para os espaços educativos não formais, permeados pelas diferentes mídias e linguagens. É apresentada uma estrutura de programação na qual se destacam algumas iniciativas didáticometodológicas que, aliadas à apropriação do código escrito pelos alunos, podem contribuir ao processo de alfabetização científica que precisa ocorrer no âmbito da educação fundamental.
Palavras-chaves: Alfabetização científica. Ensino de ciências naturais. Educação em ciências.
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515 0 bytes ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciênci a s V o l |
Categoria: Ciências Artigos |
Atividades lúdicas no ensino de ciências: uma adaptação metodológica através do teatro para comunica |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SILVEIRA, Alessandro Frederico da; ATAÍDE, Ana Raquel Pereira de; FREIRE, Morgana Lígia de Farias.
Estamos vivendo a primeira década do século XXI sem que tenhamos conseguido socializar o conhecimento. Para suprir esse desequilíbrio, surge a divulgação científica, uma maneira de comunicar a ciência, além do espaço formal da educação. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo apresentar que por meio do teatro, é possível ensinar e divulgar a ciência de forma mais envolvente, interativa e prazerosa. Assim trazemos um relato de duas experiências com este objeto de pesquisa ao longo dos anos de 2004 e 2005: “A trupe da magia” e “O ciclo da água”, em alguns eventos de divulgação científica. Concluímos que o teatro pode ser o ponto de partida para despertar o interesse, divulgar informações e popularizar de forma lúdica o conhecimento das ciências, possibilitando uma melhor “leitura de mundo” e consequentemente diminuindo o analfabetismo científico ainda existente em nosso país. Embora sejamos conscientes da complexidade que este tipo de trabalho demanda, considerando os aspectos sociais e didáticos envolvidos na divulgação científica, acreditamos que os resultados são compensadores.
Palavras-chave: Divulgação. Ciência. Arte.
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1059 0 bytes Educar, Curitiba, n. 34, p. 251-262, 2009. Editora |
Categoria: Ciências Artigos |
Educação em Solos: princípios, teoria e métodos |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MUGGLER, Cristine Carole, SOBRINHO, Fábio de Araújo Pinto & MACHADO, Vinícius Azevedo.
O solo é um componente essencial do meio ambiente, cuja importância é normalmente desconsiderada e pouco valorizada. Assim, é necessário que se desenvolva uma “consciência pedológica”, a partir de um processo educativo que privilegie uma concepção de sustentabilidade na relação homem-natureza. Existem múltiplas formas, tempos e espaços de promover a educação para o meio ambiente a partir de uma abordagem pedológica; esse conjunto de conteúdos e métodos constituem a Educação em Solos, que é indissociável da Educação Ambiental. A Educação em Solos tem como principal objetivo trazer o significado da importância do solo à vida das pessoas e, portanto, da necessidade da sua conservação e do seu uso e ocupação sustentáveis. Assim como a Educação Ambiental, a Educação em Solos coloca-se como um processo de formação que, em si, precisa ser dinâmico, permanente e participativo. Nessa perspectiva, foi criado o Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES) junto ao Museu de Ciências da Terra do Departamento de Solos da UFV, que atua na educação formal e não-formal na região de Viçosa. A base teórico-metodológica da prática pedagógica do PES baseia-se no construtivismo e nas idéias de Paulo Freire, utilizando-se a abordagem holística, os métodos participativos e a prática da pedagogia de projetos. A perspectiva Construtivista-Freiriana promove uma abordagem dos temas pedológico-ambientais com base não apenas na simples transmissão do conhecimento, mas também da investigação, da experimentação e do resgate e valorização do conhecimento prévio das pessoas. A abordagem de aspectos que são familiares e conhecidos das pessoas, possibilitando uma aprendizagem significativa, embute em si um grande potencial para consolidar mudanças de valores e atitudes, ou seja, para efetivar uma consciência ambiental/ planetária.
Palavras-chave: Educação ambiental. Aprendizagem significativa. Relação homem-ambiente.
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536 0 bytes R. Bras. Ci. Solo, 30:733-740, 2006 |
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