Categoria: Ciências Artigos |
Obesidade e Peso Corporal: riscos e consequências |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SALVE, Mariângela Gagliardi Caro
A manutenção do peso corporal, considerado ideal, é um fator determinante no estado considerado saudável, levando ao bem-estar e melhor qualidade de vida. Em situações que ocorrem desequilíbrio entre a ingestão calórica e a diminuição da prática da atividade física ocorre a obesidade. Essa pode causar vários distúrbios. Como medida de controle, para prevenção da obesidade, é fundamental manter uma dieta equilibrada e praticar atividade física regularmente, considerada aeróbia, com envolvimento de grandes grupos musculares, ritmo constante e com intensidade moderada.
Palavras-chave: Peso Corporal. Obesidade, Dieta Alimentar, Atividade Física.
|
1379 0 bytes Movimento & Percepção |
Categoria: Ciências Artigos |
Dificuldades para a Implantação de Práticas Interdisciplinares em Escolas Estaduais, Apontadas por |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade Os professores que procuram implantar práticas interdisciplinares nas escolas públicas estaduais paulistas ainda encontram muitas dificuldades. Na presente pesquisa, docentes da área de Ciências da Natureza, participantes de um curso de formação em serviço, elencaram as dificuldades para a implantação dessas práticas no Ensino Médio. A análise das respostas desses professores e professoras revelou que as principais dificuldades são: falta de tempo para se reunirem-se com os colegas, pesquisar e dedicar-se a leituras; a falta de conhecimento em relação aos conteúdos de outras disciplinas; as dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ausência de coordenação pedagógica entre as ações docentes, além do desinteresse e indisciplina dos alunos.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ciências da Natureza. Ensino Médio. Formação em serviço.
|
1434 0 bytes IENCI – V12(1), pp.139-154, 2007 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID165/v12_n1_a2007.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Percepção e Educação Ambiental sobre o Ecossistema Manguezal Incrementando as Disciplinas de Ciênci |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Lauro Lopes; FARRAPEIRA, Cristiane Maria Rocha; RODRIGUES, Rotichilda O. Lopes Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as percepções de alunos de uma escola sobre o ecossistema manguezal, usando elementos didáticos e naturais disponíveis para realizar uma ação de educação ambiental. A percepção prévia dos alunos sobre o ecossistema foi avaliada por meio de um questionário, seguida de uma fundamentação teórica, complementada com uma visita a um manguezal conservado (Rio Paripe, Itamaracá) e outro impactado (Rio Jiquiá, Recife, perto da escola), sendo aplicados novos questionários para avaliar suas concepções e as estratégias acadêmicas. Os estudantes demonstraram um conhecimento prévio relativo sobre o manguezal e a ação educativa demonstrou eficácia na transferência dos conceitos ecológicos sobre o ecossistema, valendo-se do método de aproveitar seu conhecimento cotidiano para incentivá- los a conhecer o lado científico do tema, culminando com o desenvolvimento da consciência ecológica.
Palavras-chave: Manguezal. Percepção Ambiental. Educação Ambiental. Contextualização. Ensino.
|
1467 0 bytes IENCI – V13(1), pp.79-93, 2008 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID139/v13_n1_a2008.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Serpentes e Acidentes Ofídicos: um estudo sobre erros conceituais em livros didáticos |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SANDRIN, Maria de Fátima Neves Sandrin; NARDI, Giuseppe Puorto e Roberto O tema serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos constituem um problema em livros didáticos no Brasil devido ao elevado índice de erros conceituais. Visando subsidiar a prática pedagógica do professor, analisamos, sob os aspectos conceitual e metodológico, um total de 27 livros publicados no período de 1982-1999. Os critérios usados na análise conceitual foram a correção científica e a presença de classificações não-científicas. Os aspectos conceituais foram basicamente a presença de contextualização, problematização, proporção entre texto e ilustração, sequência lógica e uso de vocabulário técnico. Na análise conceitual constatamos nos livros a predominância percentual dos problemas relacionados à biologia das serpentes, identificação e diferenciação de peçonhentas e não-peçonhentas, modo inadequado de atendimento ao acidentado ofídico e uso de conceitos antropocêntricos.
Palavras-chave: Educação Científica. Serpentes. Acidentes Ofídicos. Erros conceituais em livros didáticos.
|
1487 0 bytes IENCI – V10(3), pp. 281-298, 2005 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID132/v10_n3_a2005.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
O Trabalho com Educação Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Andréa Cristina Sousa e.
Ainda que esteja inserida nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Educação Ambiental ainda gera inúmeros questionamentos entre estudiosos e professores da educação básica, acostumados a lidar, respectivamente, com a teoria e a prática do tema em questão. Sabendo-se que a Educação Ambiental não deve ser inserida como uma disciplina nos currículos escolares, então como trabalhá-la? Os PCN’s orientam e afirmam ser a interdisciplinaridade a melhor forma de trabalhá-la verdadeiramente nas Escolas. No entanto, deparamo-nos com professores despreparados para trabalhar de forma interdisciplinar. Para minimizar os problemas, aparecem os projetos de Educação Ambiental, que têm como objetivo trabalhar temas ambientais, através do envolvimento de professores, alunos e comunidade, ensinando a cada um a assumir sua parcela de responsabilidade sócioambiental.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Projetos. Escolas.
|
1496 0 bytes Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-12 |
|