Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Funda Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RIBEIRO, Paula Regina Costa; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de; SOUZA, Diogo Onofre

Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural.

Palavras-chave: Sexualidade. Narrativas. Pedagogia escolar. Séries iniciais.

Downloads 1020  1020  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Estud. Fem., jan./abr. 2004, v.12, n.1, p.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Atividade Discursiva nas Salas de Aula de Ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e ... Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MONTIMER, Eduardo F; SCOTT, Phil.

Neste trabalho introduz-se uma ferramenta analítica, ou sistema de referência, para analisar maneiras através das quais professores interagem com alunos para promover a construção do significado no plano social das aulas de ciências na escola secundária. O desenvolvimento desse referencial está baseado em teoria sócio-cultural e cada um de seus cinco aspectos é delineado antes de ser aplicado a uma breve seqüência de ensino e aprendizagem de ciências. Alguns pontos fundamentais para o ensino de ciências emergem dessa análise, particularmente em relação ao que foi identificado como o aspecto central da "abordagem comunicativa". Finalmente, discute-se o potencial do referencial como ferramenta de análise e planejamento no contexto do desenvolvimento profissional docente.

Palavras-chave: Atividade Discursiva. Aula de Ciências. Abordagem Comunicativa.

Downloads 1023  1023  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V7(3), pp. 283-306, 2002  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID94/v7_n3_a2002.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O papel do construtivismo na pesquisa em ensino de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
AGUIAR JR, Orlando

Nesse trabalho examinaremos os desafios colocados às pesquisas no ensino de ciências, inspiradas no construtivismo piagetiano. Faremos isso a partir da apreciação do mérito de algumas críticas que vêm sendo formuladas à orientação construtivista na pesquisa em ensino de Ciências, no que se refere aos seguintes aspectos: 1. Epistemologia subjacente enganosa em alguns trabalhos; 2. Ênfase demasiada a aspectos individuais da cognição em detrimento de fatores sociais e comunicativos; 3. Pretensão de universalidade nos princípios e mecanismos gerais de aprendizagem; 4. Abordagem centrada quase exclusivamente em aspectos conceituais da ciência em detrimento de um ensino orientado para aplicações tecnológicas e para os impactos da ciência enquanto produção social.

Palavras-chave: Construtivismo Piagetiano. Pesquisa em Ensino de Ciências.

Downloads 1031  1031  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  IENCI – V3(2), pp. 107-120, 1998  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O efeito da actividade experimental na aprendizagem da ciência pelas crianças do primeiro ciclo do e Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MATOS, M. Goreti ; VALADARES, Jorge

Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre o ensino experimental da ciência no primeiro ciclo do ensino básico. Ao contrário do que sucede em outros países, o ensino experimental da ciência em Portugal nos primeiros anos de escolaridade não tem feito parte das práticas do dia a dia dos professores na sala de aula. Esta comunicação pretende questionar este fato. Trata-se de uma reflexão resultante de uma investigação envolvendo duas turmas do 4º ano da escolaridade obrigatória. Ela aponta para uma abordagem construtivista e investigativa do ensino da ciência e permitiu não só analisar o entendimento de alunos dos oito aos dez anos, sobre alguns conceitos de ciência mas também comparar esse entendimento em alunos de duas turmas à partida consideradas equivalentes: uma turma em que os alunos foram envolvidos em actividades experimentais, numa lógica construtivista e investigativa (grupo experimental) e outra em que os alunos foram sujeitos ao ensino sobre os mesmos temas, nos moldes tradicionais, portanto sem realização de qualquer atividade experimental (grupo de controlo).

Palavras-chave: Ensino experimental de ciências. Ensino fundamental. Abordagem construtivista.

Downloads 1034  1034  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V6(2), pp. 227-239, 2001  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID75/v6_n2_a2001.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Relação entre Discurso e Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SILVA, Maria Helena Santos; DUARTE, Maria da Conceição.

Nesta comunicação procura-se apresentar os resultados respeitantes à implementação de um modelo de formação reflexiva, levada a cabo com um grupo de professores estagiários de Biologia/Geologia, confrontando-os com os obtidos em dois outros grupos de estágio que seguiram modelos “tradicionais” de formação. Os resultados dizem respeito a dois níveis de análise das práticas: natureza do discurso utilizado pelos professores estagiários e respectivos orientadores pedagógicos nos encontros de pós-observação de aulas e actividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas nas aulas de regência. Com base nos resultados obtidos foi possível concluir a existência de um isomorfismo quer nos tipos de discurso quer nos tipos de actividades utilizados pelos professores estagiários e respectivo orientador pedagógico. Esta conclusão reforça a importância que deve assumir a formação dos orientadores pedagógicos por parte das instituições que formam professores.

Palavras-chave: Professores de Ciências. Formação inicial. Discurso e prática pedagógica.

Downloads 1046  1046  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V7(3), pp. 231-243, 2002  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID91/v7_n3_a2002.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Conceito de Tempo entre Estudantes de Ensino Fundamental e Médio: uma análise à luz da epistemolog Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARTINS, André Ferrer P.; PACCA, Jesuina L. de A.

Este trabalho tem como propósito central compreender aspectos da construção do conceito de tempo por estudantes do ensino fundamental e médio, a partir do referencial epistemológico de Gaston Bachelard. O estudo principal constou da realização de um total de 17 (dezessete) entrevistas semi-estruturadas. A análise do material permitiu delinear as características mais marcantes do processo de conceitualização do tempo, representado por um caminhar no sentido da objetivação e do racionalismo crescentes. Também foi possível avaliar a pertinência de nosso referencial teórico na interpretação desse processo. Particularmente, as noções teóricas de obstáculo epistemológico e de perfil epistemológico mostraram-se férteis quando confrontadas com os dados da pesquisa empírica.

Palavras-chave: Tempo. Perfil Epistemológico. Gaston Bachelard.

Downloads 1047  1047  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V10(3), pp. 299-336, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID133/v10_n3_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Apresentação e Representação de Fenômenos Biológicos a partir de um Canteiro de Plantas Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; MANECHINE, Selma Rosana Santiago

O presente trabalho propõe uma metodologia para o ensino de ciências naturais baseada na tríade perceber/relacionar/conhecer. A análise realizada fundamentou-se no referencial da semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914). A pesquisa foi desenvolvida com alunos da terceira série do ensino fundamental e mostra que a metodologia adotada possibilita-os perceber, estabelecer relações e conhecer fenômenos naturais construídos a partir das sequências vivenciadas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Semiótica. Relação pensamento e linguagem.

Downloads 1050  1050  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(2), pp.227-261, 2007.  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID169/v12_n2_a2007.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Tomada de Consciência de Conflitos: análise da atividade discursiva em uma aula de ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AGUIAR JR., Orlando G.; MORTIMER, Eduardo F.

Nesse artigo iremos examinar como o conflito entre a visão de senso comum e a visão da ciência é percebido e trabalhado pelos estudantes com a mediação do professor. Para isso, analisamos um episódio de ensino, parte das gravações realizadas no desenvolvimento de uma sequência de ensino de calor e temperatura para estudantes de 8a série (14-15 anos). Utilizamos a estrutura de análise do discurso da sala de aula proposta por Mortimer e Scott (2002, 2003) para tornar visíveis os movimentos discursivos que conduzem à tomada de consciência, por parte dos estudantes, da contradição existente entre dois modelos utilizados por eles em diferentes circunstâncias: o modelo cinético de partículas e o modelo de trocas de calor e de frio.

Palavras-chave: Dinâmica discursiva. Conflito. Linguagem e Cognição. Ensino Aprendizagem em Ciências. Sócio-construtivismo.

Downloads 1054  1054  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(2), pp. 179-207, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID128/v10_n2_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação de Escolares de Primeiro Grau como Estratégia no Controle do Dengue Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MADEIRA, Newton G.; MACHARELLI, Carlos Alberto; PEDRAS, José Figueiredo; DELFINO, Maria C. N.

A proliferação do Aedes aegypti é propiciada pelo hábito de permitir a formação de criadouros em vários tipos de recipientes. Uma das formas de controlá-lo é a disseminação do conhecimento sobre o vetor, por conduzir a conscientização e a tomada de medidas contra a sua proliferação.

Palavras-chave: Dengue. Aedes aegypti. Educação. Participação Comunitária.

Downloads 1069  1069  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Soc. Bras. Med. Trop., maio/jun. 2002, v.35  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Representações do Professor e Implementação de Currículo de Educação Ambiental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GAZZINELLI, Maria Flávia

Este artigo diz respeito à experiência de implementação de Currículo de Educação Ambiental para jovens residentes em torno do Parque São Bartolomeu, importante sítio natural e histórico situado no subúrbio de Salvador, Bahia. O objetivo do estudo foi investigar a influência do sistema de representações do professor na implementação de currículo em Educação Ambiental. Detectou-se que professores reelaboram o currículo de Educação Ambiental em razão de suas representações e valores e que os processos de aprendizagem dos alunos são afetados pelas representações coletivas que os professores têm da natureza, da relação homem/natureza e do processo pedagógico.

Palavras-chave: Currículo. Educação Ambiental. Conhecimento.

Downloads 1073  1073  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 173-194, março/20  Site http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a07n115.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 (18) 19 20 21 22 23 24 »