Categoria: Ciências Artigos |
Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
GOMES, Henrique José Polato; OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de.
Muitas estratégias usadas por docentes para tornar o ensino mais atrativo, ou com intenção de facilitálo, na realidade podem se tornar sérios entraves na aprendizagem do ensino científico. Com a equivocada convicção que explicam, metáforas e analogias utilizadas, podem não suscitar interesse pela compreensão do fenômeno. Bachelard chamou esses subterfúgios de obstáculos epistemológicos e o objetivo deste trabalho foi identificá-los em alunos de oitava série do ensino fundamental e de primeiro ano do ensino médio, referentes ao ensino de atomística, procurando compará-los, visto que aprenderam este conteúdo com diferentes materiais didáticos. Para tanto, foram aplicados 291 questionários nos quais foram analisados respostas e desenhos, que evidenciam tais obstáculos.
Palavras-chave: Atomística. Obstáculos epistemológicos. Bachelard. Aprendizagem.
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1269 0 bytes Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: 96-109. |
Categoria: Ciências Artigos |
O livro didático de ciências no ensino fundamental- proposta de critérios para análise do conteúdo z |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
VASCONCELOS, Simão Dias Vasconcelos; SOUTO, Emanuel
A crescente discussão sobre a qualidade dos livros didáticos tem provocado sensíveis alterações na produção editorial nos últimos anos. Apesar dos significativos avanços, uma considerável quantidade de professores ainda não tem acesso a instrumentos de análise de livros didáticos. Neste contexto, nós propomos uma série de critérios a serem utilizados por professores de ensino fundamental (6ª série) na escolha de seu livro de Ciências, tendo como modelo o conteúdo zoológico. Os seguintes tópicos foram considerados: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para o debate sobre a necessidade de um maior envolvimento dos professores no processo de escolha do livro.
Palavras-chave: Avaliação de livros. Ensino de ciências. Formação de professores. Ensino fundamental.
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450 0 bytes Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003 |
Categoria: Ciências Artigos |
Epidemiologia e Medidas de Prevenção do Dengue |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
TEIXEIRA, Maria da Glória; BARRETO, Maurício Lima; GEURRA, Zouraide.
O dengue apresenta-se nos grandes centros urbanos de várias regiões do mundo, inclusive do Brasil, sob a forma de epidemias de grande magnitude, e sob a forma hiperendêmica, nos lugares onde um ou mais sorotipos circularam anteriormente. Mesmo considerandose as lacunas dos conhecimentos disponíveis para prever, sob firmes bases científicas, as futuras ocorrências de epidemias das formas graves desta enfermidade,a atual situação epidemiológica e entomológica de extensas áreas de vários continentes evidencia grandes possibilidades para agravamento do cenário atual, pois os fatores que determinam a reemergência destas infecções são difíceis de serem eliminados. O acompanhamento da atual situação de circulação dos quatro sorotipos dos vírus do dengue e o conhecimento das dificuldades que estão sendo enfrentadas para impedir a ocorrência destas infecções e do risco potencial do reflexo destes acontecimentos para a população são fundamentais para que dirigentes e profissionais da rede de serviços do SUS possam discutir, posicionarse e orientar suas estratégias de intervenção neste campo. Este artigo tem como objetivo fazer uma revisão dos fatores determinantes destas infecções, assim como apresentar e discutir as medidas de prevenção disponíveis, apontando algumas reflexões úteis para o debate.
Palavras-chave: Dengue. Fatores Determinantes. Epidemiologia. Prevenção.
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757 0 bytes Informe Epidemiológico do SUS 1999, 8(4):5-33. |
Categoria: Ciências Artigos |
Fotossíntese um tema para o ensino de ciências? |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
KAWASAKI, Clarice Sumi; BIZZO, Nelio Marco Vincenzo.
Que temas eleger para o ensino de ciências? Esta tem sido uma preocupação para o professor de ciências que, a despeito de sua formação inicial, precisa ensinar (e dominar), ao mesmo tempo, biologia, química e física. Propõe-se aqui um desafio para o professor de ciências: que ele eleja o tema da “fotossíntese” para o exercício do ensino. A fotossíntese, em conjunto com outros processos fisiológicos, cumpre uma importante função vital nos vegetais: a nutrição autotrófica. Esta requer o conhecimento integrado de diferentes áreas do conhecimento científico, como fisiologia, bioquímica, ecologia, além das áreas da física e química, dadas as diversas conversões de energia envolvidas nos processos respiratórios e fotossintéticos.
Palavras-chave: Fotossíntese. Concepções dos estudantes. Ensino de ciências.
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562 0 bytes QUÍMICA NOVA NA ESCOLA N° 12, NOVEMBRO 2000 |
Categoria: Ciências Artigos |
Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: analogias para o ensino de ciências |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
VILLANI, Alberto; BAROLLI, Elisabeth; CABRAL, Tânia C. B.; FAGUNDES,Maria B.; YAMAZAKI, Sergio C.
São apresentadas várias analogias e metáforas, construídas a partir de resultados alcançados na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Psicanálise, e utilizadas para interpretar o ensino e a aprendizagem das Ciências. São discutidos o alcance e os limites de tais analogias. Considerações de caráter mais geral sobre a elaboração e o funcionamento das analogias finalizam o trabalho.
Palavras-chave: Metáforas. Filosofia da ciência. História da ciência.
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553 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fis., v.14,n1: p.37-55, abr.1997. |
Categoria: Ciências Artigos |
A Epistemologia de Kuhn |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda
Neste trabalho, é apresentada a epistemologia proposta por Kuhn, a partir de alguns conceitos principais de sua teoria: paradigma, ciência normal, revolução científica, incomensurabilidade. O modelo kuhniano encara o desenvolvimento científico como uma seqüência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade científica adere a um paradigma. Estes períodos, por sua vez, são interrompidos por revoluções científicas, marcadas por crises/anomalias no paradigma dominante, culminando com sua ruptura. A crise é superada quando surge um novo candidato a paradigma. Ao comparar o antigo e o novo paradigma, Kuhn defende a tese da incomensurabilidade. Algumas implicações de suas idéias para o ensino de Ciências são também discutidas.
Palavras-chave: Kuhn. Ensino de ciências.
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502 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.184-196, dez.1996. |
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